Araupel, que doou R$ 150 mil na campanha, agora pressiona para Beto Richa descer a lenha no MST

araupel

A empresa Araupel trouxe manifestantes do Sudoeste do estado, nesta segunda-feira (24), para exigir que o governador Beto Richa (PSDB) use a força contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (PSDB). Eles estão reunidos no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, e pressionam para que o tucano force a desocupação da fazenda Rio das Cobras que fica no município de Quedas do Iguaçu.

A empresa que explora a produção de papel no Paraná está colocando seus trabalhadores e fazendeiros da região contra o MST usando o argumento da perda do emprego se a ocupação continuar.

O problema é que já foi provado na Justiça que a fazenda Rio das Cobras pertence à União e que o título de posse usado pela Araupel para explorar a área é falso. Além disso, o MST defende que a utilização de grandes áreas para reflorestamento e produção de papel é prejudicial à natureza, causando a desertificação e degradação dos solos.

O deputado Requião Filho (PMDB), em sua coluna de 28 de maio de 2015, aqui no Blog do Esmael, denunciou que a Araupel doou R$ 150 mil para a campanha de reeleição do governador do PSDB. Segundo o parlamentar, à luz da Justiça, a empresa é considerada “invasora”.

Na realidade, nas palavras de Requião Filho, a Araupel estaria usando os trabalhadores e moradores da região para cobrar a fatura das doações que fez à campanha de Beto Richa no ano passado. Resta saber se o governador vai entrar nessa e colocar a polícia a serviço dos latifundiários do papel.

Com o retorno da posse da fazenda para a União, o MST propõe que seja construída uma universidade para os trabalhadores do campo no local.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Bom dia, Belo post, só que a invasora benefícia madeira pra exportação e mão produz papel, seria bom corrigir

  2. Reforma Agrária já para gerar empregos no campo e alimentos mais baratos e saudáveis, sem veneno.

  3. Aparentemente a aAraupel quer influenciar a opinião pública para tomar posse de uma área de posse discutível. Quero é saber da minha aposentadoria, dentro de 13 anos com subsídios da Fundação Copel.
    Afinal a conta de luz está alta e temos que aproveitar essa graninha extra. Dentro da Copel todo mundo já está aprendendo falar Chinês/mandarim ou Inglês com sotaque de Hong Kong. Atenção minha gente.

  4. ERRATA.
    Na 1ª linha maior, no meio do texto:
    :quem é o MST que defende que a utilização…

  5. Vamos à raiz do problema.
    A decisão da juíza da vara federal ainda pode ser
    apelada, agravada, e sei lá mais o quê.
    No caso dos títulos serem falsos e/ou obtidos por
    grilagem, o que fez o Instituto Nacional de
    Colonização e Reforma Agrária, durante todos esses
    anos em que isso ocorreu e ocorre?
    Serve pra que esse INCRA?
    O povo de Quedas do Iguaçu e região, foi consultado
    sobre a conveniência ou não, e sobre os
    benefícios ou malefícios da permanência da Aurapel
    na região?
    Ou só vale o lado e a versão do MST?
    Por outro lado, reintegração de posse foi dada à
    União, e não ao MST, e é ela quem decide o destino
    a ser dado à área.
    Tudo isto posto, cabe perguntar: quem é que o MST defende que a utilização de grandes áreas para reflorestamento e produção de papel é prejudicial à natureza, causando a desertificação e degradação dos solos?
    Quem são os seus diretores, responsáveis, ou
    integrantes?
    Há um cadastro de todos os seus participantes, e de
    seus candidatos a assentados rurais?
    O movimento não recebe verbas, ajudas, e doações?
    Como o MST “manuseia” dinheiro, terras, e gente,
    não deveria ter um CNPJ?
    Não deveria também ter uma sede física?
    Isso deveria ser exigido pelo próprio governo, e
    estar sujeito às fiscalizações da CGU, TCU, e
    demais órgãos fiscalizatórios e controladores da
    União?
    Resumo da ópera: nem a Aurapel, e nem o MST, tem
    razão.

  6. Estuoefaciento-me diante dos aplausos para o atraso. E principalmente por atraso provocado por massa paga e conduzida por títere que que tambémabocanha rendosos tufos de grana do erário.

  7. João, não discuta com petistas sectários e alienadinhos!!

  8. Deveriam analisar toda a situação social que envolve a cidade e região, e não pensar que é só a Araupel que está promovendo essa manifestação. Outra não existe fazendeiro junto com os manifestantes são apenas funcionários que querem trabalhar dignamente e pessoas preocupadas com o bem estar de todos. Vamos pensar em quantos mil empregos serão eliminados na região se a situação permanecer como está. Existe previsão de ser eliminado Escolas, lojas, postos de combustíveis, lojas de roupas, lanchonetes entre outros. Todos demitindo pessoas que se obrigam ir embora da cidade para dar lugar a um grupo de pessoas que querem terra sem condições de desenvolver uma agricultura de qualidade para se sustentar do que produz. O que será de Quedas do Iguaçu???

  9. Se o batman fosse secretário com certeza tinha tiro porrada e bomba nos sem terra, mas como o beto não quer mais queimar o filme em bater no pessoal.

  10. Predador ou isca ? como podemos definir,ARAUPEL venlha a nos ou vosso reino,beto lixo a cada dia seus cumprisse batem.Como e simples sempre lixo se junta ao lixo beto lixo e isso,agora que jogar mst na jogada.

  11. Ainda que aprovaram o projeto que empresa não pode mais fazer doação . Paraná está quebrado fora PSDB canalhas o partido que governa para os milionários .FHC privatizou a vale e olha a desgraça que se deu em Minas Gerais. Fora do poder tucanada

  12. A baderna do “Exercito” de Lula.

    • Badernaço, você sabe ler ou se faz de bobo por conveniência???
      A BADERNA está sendo promovida por um pelotão do exército de financiadores da campanha do PSDB no Paraná. Afinal, quem queria invadir e ocupar a Fazenda Rio das Cobras, utilizando-se de falso título de posse, era a Araupel. E, conforme decisão judicial, essa área pertence exclusivamente à União. Portanto, quem quer baderna e quem são os baderneiros???

      • deixe de ser mal informada se os títulos são falsos porque não fora-o vistos antes ? estamos defendendo uma empresa que a 40 anos gera empregos e rendas pra região pra quem esta la fora e fácil condenar ,mas vá a um assentamento do MST e veja com seus próprios olhos oque eles fazem ,eles não conseguem produzir nem oque gastão pois tenho empregado meu que e assentado ,então porque um pedaço de terra ?me explique seus intelectuais venha a quedas e me procure terei prazer em te mostrar quem realmente ganha com assentamento

    • O agrotóxico que você ingere deve causar delírios.