Apesar de Beto Richa, Paraná sobe ao posto de quarta economia do país

campagnolo_richaO presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, não tem dúvidas de que o Paraná ascendeu à posição de quarta maior economia do Brasil graças ao empreendedorismo e esforço contínuo de empresários e trabalhadores do estado.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o estado do Paraná respondeu por 6,3% de todas as riquezas produzidas no país em 2013, superando o resultado do Rio Grande do Sul, com 6,2%.

O presidente da Fiep tem razão no que diz, pois, o governo Beto Richa (PSDB) passou todo esse tempo jogando contra o setor produtivo. O tucano, por exemplo, faz sua profissão de fé a luta pela manutenção do ‘pedágio mais caro do mundo’ nas rodovias paranaenses — o que diminui a competitividade dos produtos locais.

Além do pedágio, Richa joga contra o emprego para os trabalhadores e os negócios para os empresários ao aumentar impostos (tarifaços) e fazer vistas grossas com a existência da “indústria da propina” em órgãos públicos como a Receita Estadual, fatos esses que afugentaram investimentos. A Procuradoria-Geral da República (PGR) investiga se o próprio tucano não se locupletou com o dinheiro desviado na campanha de reeleição.

O empresário Edson Campagnolo, líder dos industriais paranaenses, cobra um melhor ambiente para os negócios para que os produtos do estado possam competir em igualdade de condições com os de outras regiões do país e do mundo. Segundo o presidente da Fiep, é preciso que o governo do estado melhore a qualidade da educação básica, desonere ao máximo a produção e desburocratize procedimentos que dependem do da administração pública.

Beto Richa, por óbvio, até aqui, tem ido na contramão do que prega a Fiep: fecha escolas, aumenta o custo dos produtos, diminui a competitividade das empresas locais, aplica tarifaços na água e luz, em falar nos reajustes no ICM, dentre outros tributos de responsabilidade do governo do estado.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O PIB cresceu tanto para Edson Campagnolo, que ganhou as eleições esses dias e em seguida dispensou 10 gerentes, 10 psicólogos e a coordenadora de RH do estado da FIEP, entre outros colaboradores que fizeram questão de tratar como lixos.
    O que cresceu foi a gana de esconder o caixa dessa organização.

  2. Se o PIB do Paraná cresceu, a grana não chegou no bolso do professor, na merenda dos estudantes e na melhoria das escolas. Neste período, houve aumento da violência no estado, várias rebeliões nas penitenciárias, funcionários públicos sem um plano de saúde que preste, etc. Enfim, não há muito o que comemorar.

  3. Como não se quebra um estado em um ano, acho que seria melhor a manchete: “Tarso Genro conseguiu ser pior até que Beto Richa”, embora este ainda tenha 3 anos de choque de (in)digestão pra quebrar a firma.

  4. Não esqueçam que as empresas paranaenses dão duro no pedaço e outra o Rio Grande do SUL parou de crescer , esta no fundo do poço enterrado nas dividas, com isto muitos empresario gaucho foram, embora para outros estado , como MT RO BH.

  5. MARCIO Adriano,Histórico sim ficará beto como o mais IMCOMPETENTE governador do estado,aos Empresários e Empregados Desejo força e um feliz 2016.ja para este desgovernador beto,um bom e bem quente INFERNO.

  6. Narcio adriano.historico sim mas ironico voçê colocar em palavras um nome que jamais sera esquecido beto lixo sequer fez ou fara alguma coisa para o estado,beto lixo não tera nunca o respeito da grande maioria dos paranaenses.um desgoverno voltado a não ser pelo orgulho de ser beto lixo.HISTÓRICO sim beto lixo tambem vai ser HISTÓRICO.

  7. A economia do Paraná cresce bem acima da média nacional há muito tempo, muito antes do playboy assumir o poder. Seria interessante o blog levantar esses dados pelo IBGE para desmentir o betinho, pois não me lembro de cabeça agora.

  8. GOSTARIA DE FAZER UM COMENTÁRIO HISTÓRICO.
    Em 1917 a revolução russa estabeleceu uma nova foma política e administrativa de desenvolver o estado e o papel do mesmo na sociedade um pesamento de igualdade entre as pessoas e justiça social esse é o pensamento comunista e que a religião seria o óquil do povo e por isso a religião deveria ser abolida do coração dos homens.
    karl Marx tem uma frase interessante : ” não é consciência que determina a vida mas sim a vida que determina a consciência.” Mas o comunismo caiu com seu muro, e o com ele sua ideologia ; os comunistas infiltraram-se em igrejas como católicas e protestantes que na verdade são as super-estruturas do pensamento ocidental para usar seu pensamento de umildade , piedade e justiça social para manipular o pensamento das pessoas e da consciência social para chegar ao poder e com um projeto de poder sistêmico e contínuo ; nunca foi valor para os socialista um plano de estabilidade da economia mas a distribuição de renda e igualdade entre as pessoas mas a raiz da distribuição de renda está na estabilidade e constituição de planos de estabilidade monetária pois a inflação é um imposto antipopular que corre a renda das pessoas e da família brasileira . E a realidade afirma minhas palavras não apenas por teorias ou estatísticas mas com a realidade .
    Na a essência literal das minhas palavras é a convicção que não sou comunista e muito menos socialista ; o que necessitamos é da equidade entre o estado e o mercado para o desenvolvimento e o progresso de um povo . E mesmo com fortes restrições do governo federal perante ao governo do estado do Paraná , o mesmo estado consegue se estabelecer como a quarta economia da nação brasileira . Fruto da força do trabalho de todos os paranaenses . O comunismo foi derrubado junto com o muro de berlim na Alemanha . Devemos ter um olhar progressista , a proteção ao emprego,e o olhar do estado para educação , saúde e segurança e assim construir a cada dia uma sociedade com ordem , desenvolvimento e progresso e atacar o câncer de nossa sociedade a corrupção e por fim o nosso respeito ao governador Beto Richa por em seu governo o estado do Paraná ultrapassar o estado do Rio Grande do sul e ser hoje a quarta força econômica da nação brasileira .

  9. Isso pois os guerreiros são as empresas que lutam para superar a crise,já este DESGOVERNO 100 caráter nada faz. Beto lixo tambem deu mais um titulo AO ESTADO COMO UM DOS QUE MAIS DESMATARAM NA MINHA CIDADE A PRINCIPAL DERRUBADA fOI UM DOS SIMBOLOS DO ESTADO que SÃO AS araucÁrias PINHEIRO MAIS POPULAR UMA VERGONHA.