‘A moda pegou’: agora é Gustavo Fruet que quer meter a mão na aposentaria dos servidores de Curitiba

ipmc1Os sindicatos de servidores de Curitiba (Sismac, Sismuc, Afisc e Sigmuc) estão se mobilizando para tentar barrar a tentativa do prefeito Gustavo Fruet (PDT) de se apropriar do dinheiro das aposentadorias.

O prefeito apresentou em outubro uma proposta para reduzir o valor do repasse mensal feito ao Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). Pelos cálculos dos sindicatos, o prefeito quer cortar R$ 10 milhões do repasse mensal ao IPMC.

Para embasar a proposta, a Prefeitura afirma que IPMC é superavitário. Mas os sindicatos questionam que o Instituto ainda não pagou os novos planos de carreira para aposentados e pensionistas por falta de recursos. Com o corte no aporte municipal, os servidores temem que todas as aposentadorias futuras sejam inviabilizadas.

A proposta da Prefeitura de Curitiba é similar ao confisco protagonizado pelo governador Beto Richa (PSDB), que meteu a mão na aposentadoria dos servidores estaduais para engordar o caixa do governo estadual. Na ocasião, a mobilização dos servidores foi debelada de forma criminosa pelo governo através da PM no evento que ficou conhecido como o massacre de 29 de abril.

No mês passado, a secretária de Finanças Eleonora Fruet prometeu que não iria “pegar” o dinheiro da previdência dos servidores municipais. A declaração foi uma tentativa de se diferenciar do governo estadual, mas pelo jeito, segundo os sindicatos, foi pura demagogia.

Para barrar o confisco municipal das aposentadorias, os servidores estão convocando uma assembleia unificada para o dia 18 de novembro. Eles sinalizam com a possibilidade de greve geral, caso Fruet insista em meter a mão no IPMC.

Leia a minuta do Projeto de Lei da alteração do IPMC:

Com informações do Sismac e Sismuc.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Os servidores e a população estão muito “fruestados” com tudo isso. Sad but true.

  2. Senhor amado não acredito que o prefeito Fruet ta querendo ferrar com o servidor municipal, que isto prefeito? O senhor esta acabando com tudo que nós conquistamos, cadê nosso núcleo de recursos humanos que atendia os funcionários na própria secretaria? Qual é a proposta de crescimento de carreira? A prefeitura tá bichada, só tem viado na PMC, na RH então nem se fala, um bando de incompetentes, além da secretaria ser uma pessoa antipática. Acreditamos que Fruet e Mirian era a favor de nos funcionários pua demagogia!!

  3. Putz, Fruet decepcionou bastante, muitos deram um voto de confiança nele. A valorização dos servidores através do plano de carreiras foi somente para a guarda e educação, os demais estão no aguardo até agora e sem respostas. E agora mais essa. Parece que político é quase tudo da mesma laia mesmo, infelizmente.

    • A guarda ele não valorizou. Continuou com a mesma despesa de pessoal, apenas tirou dos mais novos para dar aos mais antigos.
      Os mais antigos tiveram 40% de aumento e os com menos de 10 anos passaram a ganhar menos do que ganhavam em 2012 (muito antes do plano).
      Por isso houve a greve e acabou sem benefício nenhum.

  4. moda?
    Se apropriar de dinheiro que não é seu, é roubo.

    Abram bem os olhos, pois a justiça é tarda nesse país.

    Os servidores, foram massacrados, e até agora nada de resposta da justiça com relação ao confisco da previdência dos servidores do Paraná.

    O que aconteceu, no dia 29 de abril de 2015, por si só já é ilegal e imoral,

    nunca deveria passar pela cabeça de alguém esse ato de confisco, mas aconteceu e ainda continua…..

  5. Tucanaço. Tem tudo de tucano, é tucano, já foi tucano. Alma de tucano. Só está em partido diferente, mas atua como tucano.

  6. Quem são os conselheiros que aprovaram isto? Que funcionários são estes? Gente comprometida com seus cargos. A história é sempre a mesma.

  7. Ele sempre foi comparsa do beto, só saiu do partido para ser
    candidato e o povão foi na onda agora aguenta os dois.

  8. Até tu, “Fruetus”?!?
    Beto rixa tem mais 3 anos de mandato para aproveitar a
    pilhagem do Fundo Previdenciário dos professores.
    Mas você, “Fruetus”, só terá 1 ano, e pode esquecer a
    reeleição.
    “Ti” contaram não?

  9. TUTTI FRUTTI E ANALFABETU HITLER AMIGUINHOS DESDE O PREZINHO ERA TUCANO BRAVATEIRO ATÉ ONTEM, MORRE DE SAUDADE DO AMIGUINHO, eu poderia dizer que, FRUTTI É O PREFEITO QUE COPIA, COPIA TUDO QUE NÃO PRESTA DO PIÁ DE PRÉDIO, mas o povo gosta!!!

  10. o freut é o prefeito dos ricos e não está nem aí com o funcionalismo público e com a população. e´muito estranho essa cede pelo dinheiro dos aposentados.

  11. Desde o início a irmã vem minimizando custos e maximizando receitas, só esqueceu de administrar as pessoas. Quando se cuida das pessoas os números aparecem e não ao contrário, isto qualquer administrador sabe. Por outro lado, o irmão perdeu o trono para a hidra, que controla todas as secretarias com seus informantes e delatores e que servem apenas para isso.
    Bem, degringolou geral. Vamos ver se eles também conseguem acabar com a previdência do Município. Será que os funcionários vão deixar?

  12. ATÉ VOCE FRUET. POR ESSA EU NÃO ESPERAVA.

  13. Sorte que a vice é do PT e ela e o partido vão poder censurar publicamente o prefeito por esse absurdo…ou só é absurdo quando é feito pelo Richa? Vamos ver se teremos uma aula de coerência e política brasileira. Como dizia a minha avó, a língua é o chicote da bunda!!!!