Greve dos bancários começa com adesão alta por todo o Paraná

bancos
Foto da dirigente cutista Eliana Maria Santos, publicada esta manhã no em seu perfil no Facebook, mostra o contraste entre a riqueza (dos bancos) e a pobreza gerada pela acumulação de lucros; “Banqueiros sócios da miséria do país. Os 5 maiores bancos tiveram lucros de cerca de 36 bilhões, só no primeiro semestre deste ano. Um aumento de 27% em relação ao ano passado. #exploracaonaotemperdao!, anotou a bancária.”

Os trabalhadores bancários de todo o país entraram em greve por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira (6). No estado do Paraná o movimento paredista começou com adesão alta, com cerca de 50% de agências fechadas. Na região central de Curitiba, a adesão é próxima a 100%.

O Blog do Esmael ouviu o presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, Elias Jordão, que falou sobre o início da paralisação, confirmando a adesão quase total na área central da capital paranaense. Agora, os dirigentes do sindicato estão se dirigindo para os bairros e para a Região Metropolitana.

Segundo o sindicalista, a pauta de reivindicações é extensa, mas a três principais revindicações são: 1) a melhoria das condições de trabalho, com o fim das metas abusivas; 2) o fim das demissões e da alta rotatividade de trabalhadores; e 3) o reajuste de 16% que contempla a reposição da inflação do ano, mais o aumento real de 5,7%.

Elias afirmou ainda que o movimento começou sem incidentes até o momento, visto que os caixas eletrônicos continuam funcionando. Ele aproveitou para pedir a compreensão e o apoio da população, pois várias reivindicações dos bancários não atendem somente a categoria, mas são de interesse de toda a população, como a queda dos juros e o fim dos lucros abusivos dos bancos.

Em breve, novas atualizações.

Comments are closed.