Exposição de fotos revela o avesso do Porto do Paranaguá

bannersite
Com o título “Um Outro Porto” o fotógrafo Ivan Ivanovick, que também é colaborador do Blog do Esmael, realizou durante os últimos meses um ensaio fotográfico registrando o entorno urbano do Porto de Paranaguá. A exposição abre nesta sexta-feira (2), às 20 horas, e ficará até o fim deste mês na Casa Monsenhor Celso, no Centro Histórico de Paranaguá.

As fotos mostram os contrastes e a disputa de espaço entre a cidade e o porto, bem como os impactos que a atividade portuária causam em seu entorno. São ruas, trilhos, armazéns e esteiras de transporte de grãos, além dos caminhões, contêineres, trens e pássaros disputando espaço num painel melancólico de sujeira e abandono.

O projeto é apoiado pela Lei 1973/96 de Incentivo Fiscal para a Cultura no Município de Paranaguá.

Para Ivanovick, “Paranaguá é uma cidade privilegiada com muitas belezas naturais e com uma rica arquitetura histórica. Há muitos fotógrafos que fazem belos registros desses aspectos, digamos, mais palatáveis da cidade. No entanto, as entranhas dos armazéns cinzentos, das filas de caminhões, dos trens enferrujados, dos pombos comendo os restos dos grãos espalhados pelas ruas carecem de registro.”

O fotógrafo acrescenta ainda que, mesmo o Porto, quando é retratado, é em belas fotos aéreas, mostrando grandes navios atracados, recebendo as cargas de milhares de toneladas; nunca aparecem os caminhos que as cargas fazem pela cidade até chegar ao cais.

“O registro das entranhas desse Porto, que é a realidade vivida por uma grande parcela dos parnanguaras, é uma forma de fazer com que as pessoas se identifiquem, se reconheçam na sua própria realidade e possam refletir e agir sobre ela e até mesmo encontrar beleza nessa paisagem cinzenta.” diz Ivanovick.

Economia

Serviço: Exposição de Fotos “Um Outro Porto” de Ivan Ivanovick
Abertura: Sexta-feira, 02 de Outubro de 2015 às 20 horas
Exposição: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11:30h e das 13:30h às 18h. Sábados, das 9h às 13h.
Local: Casa Monsenhor Celso
Largo Monsenhor Celso, 23, Centro Histórico, Paranaguá – PR

Comments are closed.