Deputados da “bancada do camburão” querem instituir a mordaça nos professores do Paraná

mordaca

Um projeto de lei assinado por 13 deputados estaduais, da conhecida “bancada do camburão”, quer instituir a mordaça nas escolas proibindo os professores do Paraná de falarem sobre política, religião ou sexualidade nas salas de aula.

Sob a bandeira de uma pretensa neutralidade, o Projeto de Lei 748/2015, proíbe os educadores de emitirem opiniões, agredindo de forma absurda o princípio da liberdade intelectual conferido aos professores no exercício de sua profissão.

Os professores que descumprirem o que determina o PL, estarão sujeitos a punições previstas no estatuto dos servidores.

Projetos semelhantes vem surgindo em diversos estados, sempre por influência de setores mais conservadores da direita e das bancadas evangélicas nos parlamentos.

É uma reação covarde ao livre debate de ideias e a aceitação da diversidade. Há também a expressa proibição ao que as bancadas evangélicas rotulam de “ideologia de gênero”.

Deve-se levar em conta também que os deputados da “bancada do camburão” vêm sofrendo forte rejeição por onde passam após o “papelão” que eles protagonizaram no massacre dos professores e servidores em 29 de abril, no confisco da previdência e na negativa do reajuste da data-base dos servidores.

Muito dessa rejeição que os deputados sofrem é atribuída a atuação dos professores que não se calaram frente ao desmonte do estado e da educação pública promovido pelo governador Beto Richa (PSDB) e seus deputados amestrados.

A esse projeto, soma-se a nova lei de eleição dos diretores de escola, que destruiu a democracia na gestão escolar. Com os professores amordaçadas, não haverá mais resistência, raciocina(!) a bancada governista.

O PL da “mordaça dos professores” deve ser analisado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep na semana que vem. Assinam o projeto, 13 deputados do PSC do Secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Jr, além de um deputado do PRB, DEM, PMDB, PTB, PSDB e PP.

Veja a lista de todos que assinam o projeto: Deputado Gilson de Souza (PSC), Hussein Bakri (PSC), Pastor Edson Praczyk (PRB), Missionário Ricardo Arruda (PSC), Claudio Palozi (PSC), Paranhos (PSC), Artagão Junior (PMDB), Cantora Mara Lima (PSDB), Elio Rusch (DEM), Cobra Repórter (PSC), Tião Medeiros (PTB), Wilmar Reichembach (PSC) e  Schiavinato(PP).

Leia a integra do Projeto de Lei, o anexo com os “Deveres do Professor” e a justicativa dada pelos parlamentares para instituírem a mordaça nos professores do Paraná: 

43 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esses Deputados são burros o projeto é flagrantemente inconstitucional, uma aberração jurídica.

  2. Com todo respeito ao professores, mais se for para falar de politica nas escolas de forma a ficar colocando a opinião de cada professor sou a favor dessa lei até pq temos, professores partidários que invés de discutir e ensinar a politica na sua forma correta, fica debatendo com aluno qual é o melhor ou pior partido ou politico, acho que devemos sim discutir politica nas escolas mais de forma organizada e anti partidária, ensinando regras, como funciona a politica de onde e como ela apareceu e onde queremos chegar para que os alunos possam conhecer sobre politica e não serem levados aos partidos que o professor que está ali para ensinar dite as regras.

  3. Caros professores do Paraná. Políticos são eleitos pelo povo. Aos professores são conferidas as mais nobres atribuições, de capacitar jovens para seus desenvolvimentos próprios e do Brasil.

    Analisem os partidos, estabelecendo os amigos e inimigos da Educação. A internet tem a faculdade de possibilitar comunicações gerais. Ocupem esses espaços para textos à favor das escolas, professores e alunos, monstrando detalhadamente, o desastre em se eleger “inimigos da Educação”, agregando forças ao espectro estudantil. A Democracia pressupõe a liberdade de expressão, sem a qual definha e morre! Todo e qualquer eleitor tem o sagrado direito de sua manifestação. Mãos a obra!

  4. O Mino Carta terá razão? Ele disse que “Alguma coisa vai mudar quando houver muito sangue na calçada”.

  5. SÓ nos resta as urnas,voto secreto ai sim vamos mostrar que de verdade e quem fica e quem vai EMBORA.

  6. Desculpem a minha ignorância, mas alguém poderia responder como uma lei estadual pode sobrepor a carta magna?

    Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber;
    III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    • Isso mesmo, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber !!! e não semear o partido ideal para o aluno, ou seja o professor tem que ser igual a narrador de futebol independente quem faça o gol tem que gritar, pode até dizer se foi falta ou não mais não torcer para um ou para outro, ou seja professor tem q ensinar os caminhos mais não impor as regras e partidos a serem seguidos, ensine a pescar mais não de o peixe, ensine sobre política mais não não coloque vc tb a mordaça em seu aluno.

  7. QUEM ACHA QUE NÃO HÁ DOUTRINAÇÃO POLÍTICA, SINDICAL,E ESQUERDISTA, FAÇO UM CONVITE A VISITAREM O COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO IRACY SALETE STROZAK NO INTERIOR DO PARANÁ, AI SIM VCS VÃO VER A REALIDADE E QUEM NÃO ENTRA NO TREM OBA OBA DELES E PERSEGUIDO E RIDICULARIZADO NO SEU AMBIENTE DE TRABALHO, QUE MAIS PARECE UM PAIS SOCIALISTA, SO FAÇAM UM LEVANTAMENTO NO NRE LOCAL DE QUANTAS DENUNCIAS JÁ SE FOI FEITA SOBRE ESTES FATOS E QUANTOS PROFESSORES JÁ SOFRERAM COM ISTO , E QUANTAS PUNIÇÕES O REFERIDO COLÉGIO LEVOU ISSO EU SEI “NEM UMA” , TALVEZ COM ESSA LEI SEJA MAIS FÁCIL PUNIR A DOUTRINAÇÃO RADICAL!

  8. Esmael, eu defendi esses professores e inclusive quando deu aquele quebra pau.,levei dois amigos meus para dormir na minha casa, até porque além deles, tenho parentes que são professores também, mas aconteceu um episódio comigo nesta semana passada, fui a um evento de inauguração de uma obra que com certeza vai dar muitos empregos numa cidade do vale do Ivaí. lá estava 10 pessoas dessa tal de APP,. que na minha opinião representa partido politico e nãoprofessores, alguns professosres que estavam lá ficaram com vergonha e disse que essa entidade não os representa, são tão mal educados que vaiaram até o Padre e o Pastor que estava la, dando bençãos. não os professores de verdade, mas essa turma da APP, teriam que ter apanhado mais. começo a achar que o beto tem razão, pau nesses vagabundos dirigentes dessa APP.

  9. Os deputados podem fazer o que quiserem com os professores, tiram os nossos diretos, nos batem, jogam bomba de borracha, mas fechou a porta da sala de aula, ninguém nos cala.

  10. ONDE VCS LERAM ESSA BARBARIDADE??? O PROJETO SO NAO QUER OS NOSSOS FILHOS TENHAM EM SALAS DE AULA, PROFESSORES FALANDO A FAVOR DESSE OU DAQUELE PARTIDO POLITICO, E NAO ENGOLBA COMO FALARAM SEXUALIDADE E ETC…AFINAL PROFESSOR ESTA EM SALA PARA ENSINAR: MATEMATICA, HISTORIA, GEOGRAFIA E PRO AI, E NAO ENSINAR OS FILHOS A COMO SEREM REBELDES SEM CAUSA

    • Claudia, querida! Você eh professora,ou mãe de aluno? Se for professora, deveria saber que recebemos do Ministerio da Educacão as diretrizes para a montagem do Curriculo Basico a ser ensinado. Se for mãe de aluno, va ate a escola onde seu filho estuda e procure se informar sobre o assunto Não fique escrevendo tolices.

    • A partir do momento em que o aluno estuda e aprende matemática, história, geografia e outras disciplinas, já se torna um rebelde, porque sai da ignorância e esse é um processo sem volta. Acho que você está reclamando que eles serão rebeldes, mas sem a SUA causa, que parece ser a de que o ensino é para formar bois de presépio.

  11. POR QUE DA OPRESSÃO E DA PERSEGUIÇÃO INCONSTITUCIONAL PASSÍVEL DE SER ALVO DA AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE?
    BETO RICHA, CORRUPÇÃO POLÍTICA E ADMINISTRATIVA QUAL A LIGAÇÃO?

    Considerando todos os tipos de denuncia de corrupções noticiados na imprensa paranaense no atual governo estadual e partindo da noção de desvio de poder doloso, causador da disfunção pública absoluta, Beto Richa representa no aspecto penal-administrativo, o pior do lado criminal dos atos de corrupção pública, com condutas das mais ruins em termos de criminalidade funcional. Mas não investigadas e abafadas.
    Enfim nos processos de desconstrução do Estado e do aumento do custo de vida para os pobres como ocorre no Paraná com praticamente eliminação das fronteiras entre o público e o privado, para haja legitimidade e terreno para corrupção política que é o uso do poder público para proveito, promoção ou prestígio particular (Beto Richa e o PSDB representam tudo isso), ou em benefício de um grupo (de direita) ou classe (a elite das oligarquias capitalistas) , de forma que constitua violação da lei ou de padrões de elevada conduta moral.
    Resumindo: A corrupção política é o uso das competências legisladas por governo corrupto para fins privados ilegítimos. Desvio de poder do governo para outros fins, como a repressão direta e indireta de ou supostos opositores políticos depois de violência policial em geral.

  12. CENSURAR OS PROFESSORES DE ABORDAR QUALQUER ASSUNTO EM SALA DE AULA É O MESMO QUE QUERER PROIBIR UM CANTOR DE COMPOR E CANTAR PARA SEU PUBLICO. O CANTOR COMPÕE E CANTA, O PROFESSOR SE ESPECIALIZA E ENSINA. E O GOVERNADOR E SEU GRUPO DO CAMBURÃO CENSURAM OU PELO MENOS TENTAM A VOLTA DA DITADURA NO PARANÁ. FORA FASCISTAS O PARANÁ E O BRASIL SÃO ESTADOS LIVRES DA DITADURA.

  13. Nenhuma lei (não duvido que seja aprovada) vai nos calar. Política é um componente curricular. Mostrar aos alunos o que os governantes fazem ou deixam de fazer, faz parte de todas as aulas. Outros temas, como sexualidade e religiosidade, também.

    • É, acho que eles são tão burros, que esquecem que somos nós que ficamos direto com os alunos em sala de aula. Quanto mais eles tentam nos calar, mais nós nos manifestaremos!

  14. Sugiro redefinir essa sigla política auto chamada
    como PSC: de Partido Social cristão,
    para Partido Sem Cristo.

  15. Os Professores foram a maior categoria a votar no ditador
    agora aguenta, bom cabrito não berra

  16. SE O PROFESSOR FOSSE CONCIENTE POLITICAMENTE ESTE GOVERNO DO ESTADO DO PARANA JA TINHA IMPLODIDO ,FICARAM SENTADO VENDO DE CAMAROTE A DESTRUIÇÃO DO PARANA UNS IDIOTAS.

  17. bancada do ratinho em peso fora outros falsos e falsas pastoras,o paraná chegou no fundo do poço com esses 13 idiotas.

  18. Estamos amparados por pelo menos 4 documentos importantíssimo para a educação básica.
    Será que conseguem?

  19. É uma reação que já se esperava de um bando de ignorantes conservadores que ainda vivem na década de 70.
    Não conseguiram acompanhar as mudanças sociais ocorridas no País e levaram um choque de realidade a partir da greve dos professores.
    O segundo choque, ainda mais forte, virá com a resistência da sociedade e das instituições democráticas às suas ações retrógradas e obscurantistas.
    O terceiro choque, para quebrar de vez a espinha desses fascistas, será a resposta que virá das urnas.

  20. Com essa os PROFESSORES se tornarão mais fortes,pois a mordaça não pode ir até as URNAS,esse direito não pode ser mudado,já o bando do CAMBURÃO vão ter o troco,isso nos alegra, de imediato um PROFESSOR pode se tornar um ÓTIMO politico,mas um mal politico não pode de imediato se tornar um professor.nem mesmo o governador ser professor,bando do camburão que vergonha.

    • Concordo completamente.
      Na verdade, nós, professores, ainda fazemos “pouca política”. Mas nas eleições municipais e estadual vamos fazer um montão de HORAS EXTRAS. Dentro e fora das escolas.

  21. Isto tem que parar no STF

  22. Esses são os políticos do PSDB e seus filiados que se dizem defensores da moral e da ética. PSDB é a maior farsa deste país, recheado de playboy, facistas, entreguistas da pior espécie…

  23. A culpa disto é dos próprios professores que nao tiveram coragem de votar contra o pia de prédio agora estao sofrendo a classe nunca esteve tão desunida se continuar assim o ensino do pr vai ser o pior do país.

  24. 5ª FEIRA ESTARÃO EM SARANDI. DESDE HOJE MAIS DE 20 VIATURAS JA ESTÃO ESPALHADAS ENTRE AS DUAS CIDADES FAZENDO OBSERVAÇÃO E RESCALDO. PARA RECEBER A BANCADA CAMBURÃO

  25. Deixamos para trás a “ditadura militar” para testemunhar o nascimento da “ditadura civil” no Estado do Paraná. Mais esses mesmos políticos que votam um projeto de lei que cria uma ditadura, não seriam os mesmos que combatiam a ditadura militar?? A DITADURA não é uma exclusividade de militar, pode ser civil também, basta que o poder recaia nas mãos de bandidos como esses deputados e esse governador do paraná. CALHORDAS

  26. Requião 2018.Vai estar um vôzinho mas vai botar toda essa quadrilha do camburão no seu devido lugar.Vamos continuar dando nossa opinião em sala de aula. Principalmente falando mal da bancada do camburão.

  27. Não se governa mais nesse estado, apenas se procura “formas” de calar e enganar o POVO…..

  28. ALEP é um reduto de emasculados e se sentem ofendido pelas sandices por eles praticados!

  29. nem em presidio se faz isso.

  30. Só falta colocar um Soldado Militar na porta da sala… e se falar alguma coisa… vai preso…

    Que Democracia é essa… E a Liberdade de expressão em qualquer local???? A liberdade é constitucional…

    Isso é uma afronta a inteligencia da população, assim como fere a constituição federal!!! TO PASMO…

    QUANTA BOBAGEM EM UMA LEI PARA AMORDAÇAR A COMUNIDADE ESCOLAR… A ESCRAVIDÃO E O CORONELISMO JA ACABARAM FAZ MUITO TEMPO…

    • Concordo completamente.
      Na verdade, nós, professores, ainda fazemos “pouca política”. Mas nas próximas eleições vamos fazer um montão de HORAS EXTRAS. Dentro e fora das escolas.

  31. Total retrocesso na educação,onde vamos parar?
    Tudo tem um preço, votam errado, trabalham para candidatos errado é o que da.
    Vejam quem os paranaenses mandaram para Brasilia,até agora nem um deputado se manifestou contra o Cunha!
    Do jeito que vai só falta tirarem o direito dos pobres votar.

  32. Isto e considerado mais um dos absurdo q nossos politicos vem fazendo…..sera q nao tem outros problemas p se preocuparem, ficam querendo tapar o boca e usar ditadura em sala de aula.?????
    Sera q temem o que??????
    Qual e suas intençoes com esta lei?????
    Tenho VERGONHA e nojo desses politicos….

  33. Este projeto de Lei é Inconstitucional. A APP tem que tomar uma providência urgente.

  34. O Paraná teve uma geração de professores que enfrentou a ditadura militar. Hoje o PSDB e seus penduricalhos estão tentando ressuscitar o espírito da ditadura militar. Não vão conseguir. O PSDB é a Arena (partido que dava sustentação ao governo militar e se encarregava no plano civil de negar os direitos dos civis) de ontem. Como a Arena, vai se ferrar!