Coluna do Bruno Meirinho: Os “paus-mandados” de Eduardo Cunha

pausmandados

Em sua coluna semanal, Bruno Meirinho (PSOL) fala da situação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). Mesmo com todos os indícios de corrupção e a prova de quebra de decoro parlamentar, Cunha ainda preserva uma rede de proteção ao seu mandato. Isso só é possível por que ele tem poderes sobre alguns deputados. Meirinho destaca dois desses “paus-mandados”, Paulinho da Força (SSD) e Celso Pansera (PMDB). Leia, ouça, comente e compartilhe.

Download

Bruno Meirinho*

O que falta para o Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), cair? As denúncias são graves, as provas, exaustivas. Não pode um parlamentar acusado de prática continuada de corrupção e chantagem permanecer no comando da Câmara dos Deputados. Essa permanência depõe contra a imagem dessa casa, já tão desgastada.

A manutenção de Cunha prejudica o bom funcionamento da Câmara. Conhecido pelas chantagens, como a que foi narrada pelo lobista Júlio Camargo, Cunha segue livre para manobrar procedimentos e constranger pessoas.

Segundo relatos, Cunha teria o comando da própria Comissão de Ética, onde sua conduta de mentir em uma sessão da CPI da Petrobrás e tantas outras falcatruas ainda serão analisadas.

Relembrando: em 5 de março, Cunha compareceu voluntariamente – sequer havia sido chamado para prestar esclarecimentos – à sessão da CPI da Petrobrás. Naquela oportunidade, disse que não possuía nenhuma outra conta bancária além daquelas declaradas à Receita Federal.

Mas as contas não declaradas apareceram. Na suíça, mais de uma, e em todas elas constam as assinaturas e documentos de Cunha e sua família.

Mesmo com as evidências desses e de outros episódios de corrupção, Cunha permanece irremovível de sua função. Um cordão de proteção se forma. Paulinho da Força (SD-SP), um dos paus-mandados de Cunha, lidera a defesa do presidente da Câmara: em uma manifestação de solidariedade da sua central sindical em Brasília, os bajuladores gritaram “Cunha, guerreiro, do povo brasileiro”.

Não se sabe o que de tão relevante Cunha teria feito ao povo brasileiro. Sabe-se, por outro lado, que sua conduta de chantagem permanece. Nessa semana, Paulinho da Força apresentou um pedido de cassação do Deputado Federal Chico Alencar (PSOL-RJ).

A conduta é mera provocação, já que não existem investigações ou denúncias contra Chico Alencar que, por outro lado, lidera junto com deputados de outros partidos a campanha para que Cunha saia da presidência da Câmara.

É comovente a subordinação de Paulinho da Força a Eduardo Cunha. Pau-mandado, foi perguntado sobre o que mais Cunha o mandaria fazer. No time dos paus-mandados, está também o Deputado Federal Celso Pansera (PMDB-RJ), que protagonizou vários episódios de chantagem na CPI da Petrobrás, feitos claramente a mando de Cunha. Em recompensa, conquistou um ministério.

O time de paus-mandados é grande, e causa pena que pessoas que conquistaram um mandato tão importante cheguem a esse ponto. Com tanta coisa que um Deputado Federal pode fazer, esses aí resolveram ser “pau-mandado” do Eduardo Cunha.

*Bruno Meirinho é advogado, foi candidato a prefeito de Curitiba. É o coordenador local da Fundação Lauro Campos, instituição de formação política do PSOL. Ele escreve no Blog do Esmael às sextas-feiras sobre “Luta e Esperança”.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Bruno Quem ? Daqui a pouco teremos até comediantes dando opinião neste blog !!

    • Hum,hum… E vc lindo, quem é vc?? sera qvc é lindo mesmo?? olha, eu penso q ñ…Talvez seja o fato de vc ñ ter um espelho em casa… Né lindao,MONTE DE MERDA!!

    • “Bruno Meirinho é advogado, foi candidato a prefeito de Curitiba. É o coordenador local da Fundação Lauro Campos, instituição de formação política do PSOL. Ele escreve no Blog do Esmael às sextas-feiras sobre “Luta e Esperança””. Excerto do texto acima. Você não leu?

      • Vixe Maria…o rapaz tem defensores digitais!!! Que coisa mais louca!

        • Causa louca???hahahahahahahahahahah, causa louca mesmo, foi a o posiçao brasileira eleger um ladrao contumas presidente da camara para decretar o impeachent da DILMONA PORRETA… KKKKKKKKKKKKKKKK OS PORRAS LOKA DA OPOSIÇAO…! hahahahahahahahahahahahah, eu racho o bico de tanto rir!! O YANK, CUIDADO ,Ñ FIQUE LOUCO, S Ñ VC VAI SER TRATADO POR UM PSIQUIATRA CUBANO??? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.

  2. Num país onde é costumeiro a falta de ética do executivo, do legislativo e do judiciário, e o povo age com passividade, o resultado é esse: o estado de direito vai pro beleléu, os regimentos internos, as leis e a constituição são radicalmente desmoralizadas, não só as instituições.

  3. Pois então quase todo o congresso e a presidenta Dilma são burgueses democratas, porque ela e o PT estão fazendo parte da rede de proteção do Cunha, que não deverá, apesar de ser um vagabundo de primeira linha, rico e surrupiando dinheiro público faz muitos anos, ser cassado.
    O país não é sério, uma vez que se o Cunha for chamado apenas para explicar a origem da sua frota de veículos, já terá dado motivos suficientes para sua cassação. Aliás, se o país fosse sério esse sujeito não seria deputado e muito menos presidente da câmara. E o triste é saber que existem muitos Cunhas dentro do congresso, alguns com folha corrida ainda maior. E contra o Renan, que já renunciou para evitar cassação e ficou riquíssimo na política, não existem comentários deste colunista? É a famosa indignação seletiva?

    • Agora o cunha não presta mais? Não era o herói do “impichement”? Agora querem fazer a população acreditar que o PSDB/DEM não protege o cunha? Por favor mostre-nos os fatos que corroboram a sua tese, quero muito entender os seus motivos.
      Se o PT não votar pela cassação do Cunha talvez eu lhe dê créditos.
      Quando parei de assistir a “globo” e passei a procurar informações em diversos noticiários (tanto da esquerda quanto da direita, vou classificar assim), percebi que a oposição quer somente tomar o poder para encher os bolsos, todo aquele que apoia ladrões para ver seus desejos concretizados não merece crédito.

      • “todo aquele que apoia ladrões para ver seus desejos concretizados não merece crédito”. Então o que falar do PT em relação ao José Dirceu? Ou ao Genoíno? Ou ao SIlvinho Land Rover? E tantos outros?
        A grande maioria dos políticos está habituada a roubar. Tem que parar com essa idiotice de PSDB x PT, porque no fundo são bem parecidos.

        • O que dizer sobre eles? Só tenho a dizer: paguem pelo que fizeram e cumpram sua pena com o rigor da Lei, se houver mais alguém corrupto que seja preso também, mas tudo deve ser feito dentro da legalidade.
          Ainda espero ver integrantes de outras legendas presos! Tem coisa muito pior a solta!

    • Se você ler noticias sobre Carlão Sampaio e Aécio vera que são do mesmo grupo de Cunha e ate tiram fotos juntos e lutam juntos pelo impitim.Procure na NET.
      Penso que Janot vai tirar Cunha a seu tempo. Não existe processo relâmpago.
      Eu gostariac que fosse ainda hoje, mas nao sera. E esta havendo inúmeras brigas de poder na PF. Vejam no site 247 a post “jabuti” etc.

      • Depois da estoria da Carta Preta e a falta de garantias legais, esse buraco em que um grupo de funcionarios publicos meteu o Brasil, ninguém quer dar passos em falso e nem deve.Calma e canja de galinha para todos, e Abaixo Cunha.

  4. Mais do mesmo da democracia burguesa, paus mandados dos paus mandados de quem de fato manda – o capital. Ação direta e autogestão é a solução, o resto é retórica.

    • Se Moro prender a esposa e filha de Cunha, ele renuncia e delata mais da metade do Congresso, o que seria bom para o Brasil. Mas parece que isso não interessa pra tentativa de golpe do PSDB. Assim Moro não faz nada e a grande mídia golpista também não cobra isso dele.