UPE empossa diretoria que terá tarefa de promover o “Fora Beto Richa”

richa_pachecaoA União Paranaense dos Estudantes (UPE) realizará solenidade de posse da sua nova diretoria para o biênio de 2015-2017 no dia 5 de setembro, sábado, às 10h, no Casarão da entidade, em Curitiba.

A nova diretoria tem como presidente o estudante de Jornalismo da PUC, Bruno Pacheco, eleito no 45º Congresso da UPE, que terá a tarefa política de promover a campanha “Fora Beto Richa” entre os quase 500 mil universitários e a sociedade paranaense.

Pachecão, como é conhecido o dirigente estudantil, já mostrou as credenciais no final de junho quando deu uma “catracada geral” nos deputados durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa (clique aqui para relembrar).

O novo presidente da UPE é filiado ao PCdoB, da linha albanesa cujo líder principal no Paraná é Ricardo Gomyde. A diretoria também comporta gentes de outras agremiações partidárias como PT, PMDB, PDT e PSOL. Mas há na cúpula da entidade estudantes que não se organizam em juventudes de partidos políticos.

A nova diretoria da entidade também aponta uma série de desafios para a gestão, entre elas a defesa das universidades estaduais onde a situação é caótica. Pela primeira vez na história, todas as 7 instituições de ensino superior do estado permaneceram simultaneamente em greve, fruto não só dos ataques aos direitos dos servidores e professores, mas também pelo sucateamento dessas universidades, com os corte de verbas imposto pelo governador Beto Richa (PSDB).

A UPE planeja durante a gestão fortalecer a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE) com a garantia dos 10% do PIB, além dos debates acerca do Plano Estadual (PEE) e dos Planos Municipais (PMEs), assegurando que as metas dessas leis estejam alinhadas com as discussões dos movimentos educacionais.

Economia

Serviço: Posse da nova diretoria da União Paranaense de Estudantes
Data: 5 de setembro, sábado, às 10h da manhã
Local: Casarão da UPE, R. João Manoel, 142 – São Francisco, Curitiba

Deixe um comentário