Obama deixa PT para se filiar ao PCdoB e abre oficialmente ‘troca-troca’ partidário em todo o País

obama_pcdobO sindicalista Messias da Silva, conhecido como Obama das Araucárias, neste sábado (19), rompeu um “casamento” de 20 anos com o Partido dos Trabalhadores (PT) e ingressou no PCdoB (Partido Comunista do Brasil).

A decisão de Obama ganha relevância nacional porque, a partir de seu caso específico, sabemos como serão os próximos dias até 2 de outubro — a data fatal para a troca de partido para quem disputará as eleições de 2016 em todo o País.

Obama das Araucárias abriu oficialmente as porteiras do ‘troca-troca’ partidário nacional. O PT, por falta de clareza em seu projeto eleitoral e de covardia política, é quem mais perderá filiados, prefeitos e potenciais vereadores.

O presidente estadual do PCdoB, Ricardo Gomyde, recepcionou Obama. Assista ao vídeo:

Estima-se que os petistas perderão até 2 de outubro de 1/3 a 50% dos vereadores e quase a totalidade de prefeitos que vão à reeleição.

Economia

No Paraná, devido a conjuntura ruim e desastroso governo Beto Richa, o PSDB também está se desmilinguindo. O partindo lançou há um mês uma “ofensiva” para atrair prefeitos. Resultado: apenas um ingresso na legenda, Marcel Micheletto, do município de Assis Chateaubriand, que abandonou o PMDB, mas já era considerado um “tucano enrustido” desde sempre, pois apoio a reeleição do atual inquilino do Palácio Iguaçu.

Além do PCdoB, quem está atraindo petistas é o PDT de Osmar Dias. A agremiação centrista poderá receber, por exemplo, a prefeita Leila Klenk, da Lapa, e Luizão Goulart, de Pinhais, ambos da região metropolitana de Curitiba.

Eleitoralmente falando, por conta do cenário nacional ruim para o PT e péssimo para o PSDB no estado, quem se converteu na noiva de 2016 foi o PMDB do senador Roberto Requião. “É o partido ‘queridinho’ das eleições municipais do ano que vem, concorda Murilo Hidalgo, presidente da Paraná Pesquisas.”

Deixe um comentário