Coluna do Reinaldo de Almeida César: Beto Richa causa até separação de casais ao não convocar novos PMs

Reinaldo de Almeida César, em sua coluna semanal, 'comemora' o reequilíbrio financeiro anunciado pelo governador Beto Richa (PSDB) e lembra que o governo precisa retomar os investimentos da segurança pública como um todo, com ênfase no Programa Paraná Seguro. Ele fala da urgência de se nomear os aprovados no concurso da Polícia Militar, da necessidade de aquisição de novas viaturas, da contratação de mais delegados para a Polícia Civil, enfim; praticamente todas as áreas da segurança precisam de investimentos para funcionarem de verdade. Leia, ouça, comente e compartilhe!
Reinaldo de Almeida César, em sua coluna semanal, ‘comemora’ o reequilíbrio financeiro anunciado pelo governador Beto Richa (PSDB) e lembra que o governo precisa retomar os investimentos da segurança pública como um todo, com ênfase no Programa Paraná Seguro. Ele fala da urgência de se nomear os aprovados no concurso da Polícia Militar, da necessidade de aquisição de novas viaturas, da contratação de mais delegados para a Polícia Civil, enfim; praticamente todas as áreas da segurança precisam de investimentos para funcionarem de verdade. Leia, ouça, comente e compartilhe!

Download

Reinaldo de Almeida César*

Na semana que passou, o governo mandou rufar tambores e acionou as trombetas para anunciar que novos tempos chegaram, as finanças estão no azul e a terra prometida chegou.

Deve ser mesmo verdade, a se considerar o afofado colchão que o baronato da mídia começa a oferecer ao governo.

Outro indicador seguro de que novos tempos chegaram, com as burras cheias no tesouro estadual, é que acólitos do governo, antes tímidos e acanhados, agora abandonaram as sandálias da humildade e voltaram a circular pela corte com narizes elevados e ares de soberba.

Como paranaense, torço que isso tudo seja verdade, que o Paraná tenha mesmo recuperado sua capacidade de gestão fiscal e que os investimentos que há tantos esperamos, estejam presentes em cada alvorecer.

Economia

***

Agora que as finanças encontraram – segundo o governo – o pleno equilíbrio, havendo adequação entre gráfico e físico nos recursos financeiros, o governo pode e deve implementar, a todo vapor, na área da segurança pública, as linhas fundamentais de investimentos do Programa Paraná Seguro.

Um bom começo, seria convocar os quase 3.000 candidatos aprovados no concurso da PM, que desde 2012 vivem a angústia da expectativa de serem, enfim, chamados para a nomeação.

A jornalista Giselle Ulbrich, mostrou, em reportagem lúcida e muito informativa, no Paraná On Line, que esta injustificável demora no chamamento já acarretou separação de casais e perda de emprego. De um lado, dramas pessoais e familiares. De outro, a PM tenta fazer milagre com o baixo efetivo que dispõe e a população aflita, sente a falta de policiamento.

Com fôlego de investimentos renovado, é preciso urgência nos concursos e contratações de 400 delegados para a Polícia Civil e a plena modernização institucional e material das áreas de perícia criminal e medicina legal. Tudo isso, sob a chancela do programa de governo na área de segurança pública, o Paraná Seguro.

Anunciando o governo que agora está tudo bem, que há recursos disponíveis, quem sabe alguém pode, então, resgatar o projeto das Delegacias Cidadãs, ação importante do programa Paraná Seguro e que, até hoje, ninguém sabe, ninguém viu.

Uma vez recomposta a área contábil do Estado, como se propaga na notícia oficial, nada impede que sejam agora retomadas as negociações sobre subsídios e salários da área da segurança pública, assim como restou acordado, em 2011, quando se estabeleceram as novas tabelas remuneratórias para o setor. Naquela ocasião, posso testemunhar, houve compromisso de que melhoradas as finanças, as tabelas de subsídios seriam rediscutidas. Parece ser o caso, hoje, com novo quadro de céu de brigadeiro nos cofres do Estado, tal como anunciado pelo governo.

Neste quinto ano de gestão, o governo comprou menos de 1/3 das viaturas previstas no programa Paraná Seguro e, deixando-as sem manutenção, não preciso nem dizer como estas viaturas hoje se encontram. Nenhuma providência, nem a oficina, nem a divina, dão mais conta destas viaturas.

Assim, tendo recursos agora, o deve governo imprimir força total na aquisição das mais de duas mil viaturas que ainda faltam, previstas no Paraná Seguro.

Se não houver investimento na segurança, continuaremos a ver cenas de faroeste moderno, com carro arrombando joalheria no pleno centro de Curitiba.

E a culpa estará muito longe dos policiais.

***

Vamos realmente torcer para que haja recursos financeiros em abundância no governo. Quem sabe o melhor, aquilo que dizia-se que estava por vir, tenha chegado.

Em certo trecho, a canção “The best is yet to come” diz, em tradução livre, que “você acha que já voou, mas ainda não saiu do chão”.

Se o governo não se cuidar, se não houver maciços e constantes investimentos, este verso, da canção imortalizada por Frank Sinatra, com maravilhosos arranjos de Count Basie e Quincy Jones, poderá se tornar uma frase símbolo da área da segurança pública.

*Reinaldo Almeida César é delegado da Polícia Federal. Foi secretário da Segurança Pública do Paraná. Chefiou a Divisão de Cooperação Policial Internacional (Interpol). Escreve nas quartas-feiras sobre “Segurança e Cidadania”.

Deixe um comentário