Camila Lanes: ‘Dia 29 é sinônimo de um plano de abandono de Beto Richa’

Camila Lanes, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), em artigo especial para o Blog do Esmael, analisa o significado do dia de hoje, 29 de setembro de 2015, cinco 5 meses do massacre que marcou uma geração de professores, aposentados, estudantes e simpatizantes da luta por uma educação de qualidade. “O dia 29 de abril representa o descaso com o Estado, não somente com a educação; cada tiro disparado e bomba arremessada não atingiram somente quem estava presente naquela praça, mas atingiu e atinge diariamente o povo paranaense que hoje sofre com um projeto que visa o “estado mínimo” e o mínimo de investimento, o máximo de juros e cobranças de impostos”, escreve a líder estudantil; leia, opine e compartilhe.

Camila Lanes, presidente da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), em artigo especial para o Blog do Esmael, analisa o significado do dia de hoje, 29 de setembro de 2015, cinco 5 meses do massacre que marcou uma geração de professores, aposentados, estudantes e simpatizantes da luta por uma educação de qualidade.
“O dia 29 de abril representa o descaso com o Estado, não somente com a educação; cada tiro disparado e bomba arremessada não atingiram somente quem estava presente naquela praça, mas atingiu e atinge diariamente o povo paranaense que hoje sofre com um projeto que visa o “estado mínimo” e o mínimo de investimento, o máximo de juros e cobranças de impostos”, escreve a líder estudantil; leia, opine e compartilhe.

Camila Lanes*

Hoje, dia 29 de setembro de 2015, completa 5 meses do massacre que marcou uma geração de professores, aposentados, estudantes e simpatizantes da luta por uma educação de qualidade.

Há 5 meses o movimento estudantil, junto com a APP – Sindicato, estava em frente a Assembleia Legislativa protestando contra as medidas retrogradas e impopulares aplicadas pelo governador Beto Richa.

Estávamos enfrentando uma greve que já tinha acumulado mais de um mês. Acampamos com nossos educadores e enfrentamos ameaças e até mesmo as condições climáticas que dificultaram a nossa estadia em frente ao Palácio Iguaçu, o palácio do tirano Richa.

Mas o dia 29 de abril não representa somente o sangue derramado na Praça Nossa Senhora de Salete. Essa data mostrou ao mundo qual a real face de um governo que vem há mais de 2 mandatos ceifando o futuro da juventude, ceifando suas oportunidades.

O dia 29 de abril representou cada indígena morto pelos ”donos da terra” no interior do Estado; representou cada estudante das áreas rurais que tiveram suas escolas fechadas; representa cada estudante que não tem merenda, pois o governo cortou até mesmo da alimentação (1MILHÃO e 300MIL); representa cada professor que é agredido diariamente pelo Estado pela falta de valorização e estrutura; representa cada estudante que não se vê representado por esse sistema educacional falido e falho; representa cada aposentado que hoje que vê sua aposentadoria ameaçada; representa cada agente penitenciário que hoje enfrenta condições sub-humanas de emprego; representa cada diretor que hoje luta contra a possibilidade de não ter mais gestão democrática; representa cada grêmio que é censurado dentro da escola; representa cada estudante que sofreu e sofre com a homofobia, machismo, racismo dentro e fora da escola; representa cada estudante universitário que viu sua universidade estadual fechar por falta de pagamento; representa cada eleitor que acreditou nas palavras rasas de Carlos Alberto Richa no ano de 2014 e hoje se arrepende em ter apertado o 45 no dia da eleição.

O dia 29 de abril, representa o descaso com o Estado, não somente com a educação; cada tiro disparado e bomba arremessada não atingiram somente quem estava presente naquela praça, mas atingiu e atinge diariamente o povo paranaense que hoje sofre com um projeto que visa o “estado mínimo” e o mínimo de investimento, o máximo de juros e cobranças de impostos!

Sabe por que o dia 29 representa tudo isso? Porque tudo isso é fruto de um plano de abandono.

Por isso Carlos Alberto Richa, NÓS NÃO IREMOS ESQUECER!

*Camila Lanes, 19 anos, é presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns! Aqui não estamos falando apenas de política, mas de solidariedade. Os zumbis da Globo já não contam, ignore-os.

  2. I simply want to say I am new to blogging and site-building and certainly savored your web page. Most likely I’m want to bookmark your blog post . You definitely come with remarkable article content. Thanks a lot for sharing your web page.

  3. Camila Lanes assim como a UPES, UNE, UBE etc. representam muito os interesses estudantis, né? só querem ser mais um órgão de base para apoio petista, os estudantes precisam de apoio de verdade!

  4. Aproveite seu tempo melhor e vai estudar menina…que aí sim você ganha mais!

  5. Mais uma cara pintada.
    Quais as acoes praticas, atividades, encontros, congressos que essa presidenta tem feito a frente dessa entidade?

  6. Parabéns Camila,
    Ao contrário da “analfabeta” nas questões de direitos, igualdade, a tal Marcia, você soube expor os fatos!!!

  7. O piá não para com a gastança, agora está no UOL, mostrando os 30′ de mentiras de suas “obras em todos lugares”. Alguém deve meter uma camisa de força (cadeia) o mais rápido possível antes que crie mais um CU nas nossas costas. Já disse que todo dia deve ser DIA DE PROTESTO, até que o mal seja extirpado de vez. Acho que até mesmo expor algumas maldades pessoais não seria nada impróprio, já que está botando nosso toda hora, depois de gozar no privado. Alguém sabe de alguma? Parece que será uma tempestade maior que a dos últimos dias.

  8. Interessante essa guria, Camila!
    Articulada, escreve bem, ideias bem explicitadas…
    melhor que alguns colunistas aí do plantel, Esmael.
    Não queria dizer, mas não estou aguentando:
    10 x 0 contra o Romanelli.

  9. Lindinha, firme na luta.

  10. Um aluno na escola pública custo muito mais que 1000 reais por mês a todos nós. Fiquei pensando, colégios de ponta em Curitiba como Bom Jesus, Dom Bosco, etc custam em seus anos mais caros no máximo 1000 reais em média. E são infinitamente melhores que a escola pública. Por que não acabar com a escola pública e o governo daria um tipo de “voucher” para o cidadão escolher a escola que queira???

    • por que comissionado não pensa antes de escrever besteira????????? deve ser por ter Beto na cabeça.
      ela cita sem conhecimento de causa, instituição com um ou no máximo três prédio de localização.
      faça a conta com 2.300 escolas. acrescente localidade.
      e faça a matrícula numa e volte aos bancos escolares.

    • MARCIA LEMES.
      VOCÊ É DOENTE.

    • Essa lógica Márcia, infelizmente, já fiz tem algum tempo atrás. A conclusão é mais ou menos na mesma que você chegou. A questão é: a) Cumpre-se a constituição, que é dever do Estado dar saúde, educação, e etc? … Ou privatiza tudo e que se foda? … A resposta é a seguinte (a minha, ao menos): Enquanto estivermos votando em pessoas de direita, eles quebram, detonam, arrebentam, para privatizar, dar, doar, amealhar. Os partidos de esquerda, até tem boas intenções em relação a saúde, educação, segurança. Mais a coisa está tão deteriorada que quando conseguem se eleger, até arrumar alguma coisa, vai muito tempo. A direita (e centro direita) até “acha” que o estado tem que dar esse suporte, mas da maneira que o dinheiro vai para as privadas e elas, as privadas, mantém a saúde, educação, etc … Como o atraso do Brasil é de mais de 50 anos, impossível criarmos tantas escolas e universidades para suprir esse atraso. Fora as forças conservadoras que puxam contra pois querem de toda maneira privatizarem e pegar o dinheiro. Daí fica assim, cai na esquerda, arruma alguma coisa, cai na direita, detona o que foi feito … e nós no meio. Sem nada. Vou te dar um exemplo a se acompanhar: O governador do Maranhão, que depois de muito tempo conseguiram retirar o poder dos (família) Sarney. Daqui a 4 anos, pode escrever aí, não se reelege. Volta tudo ao poder anterior. Não adianta que ninguém acompanha, ninguém está nem aí, só metem a boca e geralmente em quem os ajuda. Síndrome de Estocolmo.

  11. Camila, parabéns! É isso mesmo que está ocorrendo! Continua o Beto Richa e tucanos em geral cobrando altos impostos sem nenhum retorno para os contribuintes. E isso é roubo!!

  12. “Porque tudo isso é fruto de um plano de abandono.” Parabéns Camila, seu texto expressa com veemência o projeto de governo que estabelece as trincheiras de defesa ou estratégias de ação do PSDBismo paranaense. Para mim, já chega desta oligarquia!
    #BetoHitler