Por Esmael Morais

Coluna do Luiz Claudio Romanelli: Parlamento e responsabilidades

Publicado em 10/08/2015

Não tirando a culpa do governo, tivessem as medidas corretas sido aprovadas no tempo certo, como ocorreu no Paraná, talvez essas situações fossem diferentes. Mas porque não foram tomadas? Talvez preferiu-se deixar a popularidade em alta e maquiar a realidade, mesmo correndo o risco de a situação tornar-se insustentável. E as consequências disto estão aparecendo: inflação em alta, desemprego aumentando, dólar em disparada e a desconfiança generalizada que a economia ainda vai piorar.

Aqui, a um custo político alto, mostramos a responsabilidade ao iniciarmos os ajustes ainda no fim de 2014, antevendo que a situação do país seria difícil. Foram medidas duras, mas que a base aliada na Assembleia Legislativa, aprovou sabendo do compromisso que tem com o futuro do Estado e com as políticas públicas. Todos sabem o que ocorreu depois, muito devido à partidarização e interesses em cima de um debate que deveria ser mais técnico do que político. Como resultado, todos nós estamos pagando um preço alto pelas medidas aprovadas, mas ainda este período será reconhecido como fundamental para o equilíbrio das contas públicas.

Mas o fato é que foram essas medidas, que já estão permitindo que nós vivamos uma situação diferente de outros estados e da União, que não tiveram, seja por medo, irresponsabilidade ou um certo populismo, fazer os ajustes necessários. Estamos colocando as contas em dia, retomando as obras e investimentos e garantindo recursos aos municípios. Também cumprindo os compromissos assumidos para pôr fim às greves, como implantar as promoções e progressões dos professores da rede estadual, das universidades e também dos policiais militares. Só para citar alguns exemplos.

Neste momento é preciso que o Poder Legislativo, em todas as suas esferas, tenha a responsabilidade de atuar para que o Brasil saia da crise, e não agravar ou criar mais uma. No Paraná, já fizemos a lição de casa. No Brasil o risco é que os dissimulados, ávidos por poder, novamente golpeiem a democracia.

*Luiz Cláudio Romanelli, advogado e especialista em gestão urbana, ex-secretário da Habitação, ex-presidente da Cohapar, e ex-secretário do Trabalho, é deputado pelo PMDB e líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná. Escreve às segundas-feiras sobre Poder e Governo.