Classificação das escolas no Enem 2014 revela descaso do governo Beto Richa com a educação do Paraná

enemO desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, divulgado esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não trouxe grandes surpresas ao Paraná. Somente uma escola pública estadual figura entre as 100 melhores do país, o Colégio da Polícia Militar do Paraná, Cel. Felippe de Sousa Miranda, localizada em Curitiba.

O baixo desempenho das escolas estaduais no ranking pode ser explicado pelo descaso com que a área é tratada pelo governador Beto Richa (PSDB) e sua equipe. Semana passada, por exemplo, foram anunciados cortes de R$ 400 milhões no orçamento da educação para 2016.

O baixo investimento na área nos anos anteriores e os desvios de R$ 30 milhões apurados pela polícia, também engrossam o desmonte da escola pública paranaense.

O sucateamento da educação no Paraná já foi sentida na queda da nota do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que despencou da primeira para a 11ª posição no ranking nacional em apenas cinco anos. Mas a “sabedoria” do governador Beto Richa atribuiu a queda da nota à APP-Sindicato e aos professores que, segundo o tucano, “ganham mais que prefeitos do interior”.

Deve ser por isso que Richa resolveu confiscar a aposentadoria dos professores e servidores do estado, e quando esses tentaram barrar o confisco, foram tratados à bala, bomba e cassetete no massacre do Centro Cívico em 29 de abril.

Por isso também o governador deve ter negado a reposição da inflação de 8,17% na data-base de maio, conforme manda a lei.

Porém, além dos professores e servidores, quem mais sofre com essa postura do governo são estudantes. Quem fica comprometido é o futuro do Paraná.

Quanto a Richa, ele é comprometido apenas com o pedágio e os financiadores de campanha. Os tarifaços nas contas de luz e água, reajuste no IPVA e no ICMS, são exemplos concretos de sua prioridade no governo.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I’m all new to blogging and site-building and actually liked your web blog. Very likely I’m going to bookmark your blog . You surely come with fantastic posts. Cheers for sharing with us your webpage.

  2. Com certeza o ensino público, não só no Paraná, mas em todo o Brasil esta refletindo a qualidade de nossos políticos, principalmente os da esfera Federal.
    Cadê os investimentos federais na educação. Cadê a Pátria Educadora, só estão ensinando a propinar.
    Vc Esmael não percebeu que não tem nenhuma escola pública, isso mostra a nossa realidade.

  3. Acho que não é culpa dos alunos, mas nem mesmo do Governador. Porque não é o dinheiro investido em escolas que vai mudar o rendimento deles. Sem contar que é mentira a redução de custos, não é assim de uma hora pra outra que sai dinheiro. Acho que os professores quem devem ter responsabilidade sobre isso, mas a culpa é sempre passada pra cima né. Professores são santos.

  4. Então o Esmael vai ser obrigado a concordar comigo. Quem passa a educação aos alunos são os educadores, que são bem pagos e estudados. Essa é a obrigação do Governo. Ter pessoas qualificadas trabalhando e estipular uma quantidade de aula. A grade já existe, só precisa ser passada. Acontece que seu chefe do PT fez uma greve articulada e deixou os alunos meses sem aulas, isso não interfere na prova? Não faltou conteúdo? Pelo amor de Deus!! Vão analisar e ver de quem é a culpa. Que não tem nada a ver com o Beto Richa.

    • Quem fez a greve da educação fomos nós, educadores do Paraná. Tenho 12 anos de sala de aula, duas especializações e mais de 1200 horas de formação continuada e não sou “massa de manobra” de ninguém. O Enem não é conteudista, sei disso porque trabalho as questões de avaliação com meus alunos. As questões exigem interpretação. Interpretação requer leitura. Leitura requer incentivo, exemplo. Eu leio muito. Os pais dos meus alunos não. Portanto, a culpa da nota baixa do Enem pertence somente aos professores? O que Beto Richa tem a ver com isso? Governantes direcionam políticas públicas sejam elas de qualidade ou não. As políticas adotadas por Beto Richa são as piores praticadas em 30 anos de educação nesse estado (análise de minha mãe,pedagoga em fase final de carreira). Salas superlotadas não permitem atendimento individual e as nossas de Ensino Médio estão com 45 alunos pelo menos.Baixa qualidade na educação se reflete com baixos índices. Tirando que os educadores estão com a autoestima lá embaixo depois de todo o “bom” tratamento que estamos recebendo da atual gestão.

  5. As notas do Enem se resumem a qualidade de ensino que os alunos estão tendo, não tem nada a ver com o governador. Até porque Beto Richa investe até mais que o estipulado na educação e em outras áreas. Professores qualificados existem no Paraná, e muitos ao invés de estarem trabalhando ficam pelas ruas bagunçando e discutindo um assunto que já foi encerrado.

    • Tem a ver com o governador sim senhora. Não temos formação continuada de qualidade desde que ele assumiu. Professor que não se atualiza não evolui e isso se reflete em sala de aula. Não há interesse por parte desse governo que o professor estude, maior prova disso é a tentativa de acabar com o PDE. Beto Richa investe em que? Não recebemos nenhum tipo de material pedagógico diferenciado por parte do estado desde que esse infeliz assumiu. Não estamos indo para as ruas bagunçar, mas sim lutar por direitos nossos e dos nossos alunos! Vem dar uma aula em um turma de Ensino Médio com 45 alunos pra você ver que milagre fará para aumentar a bendita nota do ENEM!

  6. Cadê os revoltados paneleiros?