Beto Richa prende e agora ‘esfola o palhaço’ por meio de cibercomissionados

A prisão do Palhaço Tico Bonito e a tragicomédia do governo Beto Richa.

A prisão do palhaço Tico Bonito e a tragicomédia do governo Beto Richa.

O governo Beto Richa (PSDB) é mais ou menos o que se pode chamar de tragédia grega no sentido teatral da cultura helênica clássica. Pois bem, a última piada (sem graça) desse governo tem relação justamente com a arte cênica.

Na última sexta-feira, dia 14, durante uma apresentação no Festival de Teatro de Cascavel no Calçadão da cidade, o ator que representa o palhaço Tico Bonito foi preso pelo Pelotão de Choque da Polícia Militar porque fez uma crítica aos policiais e ao governador. Até aí temos um caso de abuso de autoridade e cerceamento da liberdade de expressão. Mas o caso piora.

Nos dias seguintes, Tico Bonito passou a ser alvo de ataques dos cibertucanos da Tenda Digital nas redes sociais que espalharam a falsa notícia de que o palhaço estaria sendo pago para falar mal do governador Beto Richa, pois receberia uma verba de R$ 333,5 mil reais da Lei Rouanet.

O ator Leonides Quadra, que interpreta o palhaço Tico Bonito, tem um projeto aprovado pela Lei, mas ainda não fez captação. Qualquer pessoa minimamente esclarecida sabe que a Lei Rouanet proporciona isenção para empresários investirem em cultura, e que a aprovação é por critérios técnicos.

Mas os ataques covardes se disseminaram e “Tico Bonito”, depois de ser preso no meio de um espetáculo, teve que começar a se explicar a respeito de uma verba que nem recebeu e que tem procedência mais que justificada.

E a piada, cada vez com menos graça, não acabou. Depois da prisão arbitrária e dos ataques tramados nos porões do Palácio Iguaçu, Beto Richa quis posar de bom moço e condenou publicamente a prisão de Leonides. Sim, o mesmo governador que ordenou o ataque aos professores e servidores em 29 de abril no massacre do Centro Cívico, agora quer construir uma imagem de defensor da livre opinião. Richa determinou abertura de inquérito para apurar possível abuso de autoridade da PM.

O último capítulo dessa tragicomédia veio para lavar a alma de quem está vivendo e sentindo a tragédia da gestão de Beto Richa na pele. Leonidas respondeu ao governador Beto Richa de maneira altiva e certeira: “Eu não quero que os policiais sejam punidos, quero que sejam melhor preparados”.

E foi além pedindo a melhor distribuição do contingente policial para que os bairros mais distantes fossem atendidos. Para fechar a resposta, Tico Bonito pediu que o governador concedesse o reajuste que os servidores públicos merecem por lei e devolvesse o fundo de aposentadoria que confiscou.

Para registro, a violência contra Leonides rendeu uma nota oficial da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em repúdio à prisão do artista e repercutiu na imprensa nacional e até em site e portais internacionais como o Les Observateurs da França.

E agora, novos capítulos dessa tragicomédia?

A blogueira Laís Lainy irá entrevistar Leonides Quadra ainda hoje, e a entrevista será publicada em seu Blog até o fim da tarde. Confira.

O video a seguir do Bem Bolado TV mostra um pouco do trabalho de Leonides além do momento da prisão:

Comentários encerrados.