Veja essa: Decreto de Beto Richa “proíbe” professor que participou da greve de ficar doente

licenca

O ano de 2015 não está sendo fácil para os professores e para a educação pública do Paraná. Depois de encararem duas greves para defender diretos já consolidados, como o fundo de aposentadoria e os avanços na própria carreira, os servidores da educação estão encarando jornadas extenuantes para repor as aulas perdidas. Isto tudo sem falar no massacre de 29 de abril e do golpe aplicado na data-base dos servidores.

Em função de reveses conjunturais, muitos professores adoeceram. São quadros depressivos e outros males desencadeados pela fadiga, além da própria tensão que a lide com centenas de crianças e adolescentes causa. Há também os casos que nada tem a ver com a situação profissional, coisas da vida. Mas os professores que aderiram à greve não têm direito a convalescer, conforme resolução — espécie de decreto — da Secretaria de Estado da Educação (SEED).

Acontece que o documento da SEED que orienta a reposição de aulas da greve determina que os professores, mesmo afastados por motivo de saúde, reponham as aulas quando retornarem ao trabalho. Ou seja, nem a doença exime os educadores da reposição das aulas. Se isso não for possível, eles deverão receber faltas e ter os dias descontados.

Além disso, os professores que tiveram atestados médicos que não foram lançados no Sistema de Administração Escolar (SEA), como as licenças inferiores a 3 dias, terão os mesmos ignorados e os mestres deverão repor as aulas mesmo assim.

A resolução da SEED que orienta a reposição das aulas foi publicada no final de junho. A APP-Sindicato reuniu-se com a secretária de Educação, Ana Seres, e contestou a resolução. A entidade publicou uma nota questionando diversos pontos do documento. Mas a questão das licenças médicas está causando mais revolta a cada dia na medida que os casos de doenças entre os professores vão crescendo.

Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, a reposição posterior em caso de doença, além de ilegal, seria complicada pois o calendário para reposição já está apertado.

“Como um professor poderá repor suas aulas depois dos outros? Isso é mais um caso de punição, e não de reposição. Se um professor entrar em licença por um período de um mês, por exemplo, ele deverá ser substituído por outro, que também fará a reposição da greve, é assim que deve funcionar” completou.

O fato é que Beto Richa (PSDB) elegeu os professores como seus principais inimigos. Parece que na cabeça do governador, os educadores são os responsáveis por tudo de ruim que acontece em sua administração. E olha que não é pouca coisa de ruim que vem acontecendo…

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. SÓ UMA PERGUNTA: A APP ESTÁ DE FÉRIAS ?
    É PQ ATÉ AGORA NADA MUDOU, SÓ PIOROU, E PELO JEITO VAI FICAR PIOR DO QUE JÁ TAVA.

    SÓ PODEM ESTAR DE FÉRIAS!

    PROFESSOR DECEPCIONADO GRAÇAS AO GOVERNO, SINDICATO, ASSEMBLEIA (BANCADA DO CAMBURÃO), PIB, CONJUNTURA GLOBAL, POLUIÇÃO DOS RIOS, DESMATAMENTO, SANTOS NA ZONA DO REBAIXAMENTO, ENVERGONHADO PELA SITUAÇÃO EM QUE CHEGOU A CARREIRA DE PROFESSOR NO ESTADO.
    É 2015 VC ESTÁ SENDO UM ANO PERDIDO E PARA JAMAIS SER ESQUECIDO.

    JR.

  2. Isso… Somos responsáveis pela bandidagem de Richa e seus comparsas. Somos responsáveis pela sangria que esses vampiros de Richa e sua gangue estão fazendo no estado do Paraná.

  3. VIVEMOS NA IDADE MÉDIA,

    TRABALHAMOS PARA COMER, E ROUBAM NOSSA COMIDA, NOSSOS SALÁRIOS, E NÃO BASTANDO, NOSSOS DIREITOS.

    A PRINCIPAL LIÇÃO DISSO TUDO, E NÃO ACREDITAR EM NADA, E EM NINGUÉM.

    QUALQUER CANDIDATO A CARGO POLÍTICO, DEVE SER MUITO BEM PESQUISADO, ANALISADO, INVESTIGADO, PARA DEPOIS TER ALGUM VOTO DE QUEM QUER QUE SEJA.

    DE PREFERÊNCIA GENTE NOVA, AINDA NÃO ENVOLVIDA NESSA SÓRDIDA, DITADURA E GANÂNCIA DE PODER.

    NÃO A REELEIÇÃO, DE TODAS AS FORMAS. SÓ PARA CASOS EXTREMOS DE GENTE SÉRIA E COMPROMETIDA COM A POPULAÇÃO.

    ESSA É A LIÇÃO APRENDIDA.

    FICAR AGORA SE DEGLADIANDO É BOBAGEM.
    UNIR E CONTINUAR LUTANDO DIA A DIA, É A MELHOR SOLUÇÃO.

  4. …mais um ato ilegal desse desgoverno ïnocentado” de todas as barbáries… ….

  5. E a licença maternidade?
    Nessa mesma resolução diz q o professor terá a oportunidade de repor suas aulas após a licença, só não diz como! E o mesmo vale aqui, estou de licença até final de dezembro, se eu não repor os 16 dias letivos referentes a segunda greve até final de fev serei penalizada com falta e desconto e como estou no probatório não posso ter faltas…
    Também me pergunto cadê os advogados do sindicato nessa hora, que medidas estão sendo tomadas…
    Só tenho indignação!!

  6. Não existe estabilidade, ledo engano de quem pensa assim.

    • Encontrar espaços para amadurecer idéias, analisar a conjuntura com muita informação. Ir além do próprio umbigo.Não existe um “sem Beto” se um projeto claro, vivo e comprometido de cidadania. A luta pela valorização do magistério, melhoria da educação pública e consolidação do Estado Democrático de Direito é uma luta sem trégua. Os 3, 4 ou 8 por cento foi apenas uma bandeira tática. O governador ultrapassou todos os limites de abuso de poder e de autoritarismo. Elegeu uma categoria que ousou não se encantar com o seu discurso de desconversa. Como disse a Andréia, alimentar a cisão é dar armas para o inimigo. Se a APP não está correspondendo aos anseios da categoria, use suas instâncias para pautá-la. Deslegitimá-la é um tito no pé.

  7. Margot, qual sua profissão e quanto voce ganha?

  8. APP CADÊ VCS. NÓS PROFESSORES DE FATO SOMOS O SINDICATO. ACONTECE QUE DESDE QUE VOLTAMOS VCS DIZEM QUE A LUTA CONTINUA, E QUEM ESTÁ AGUENTANDO O ROJÃO EM SALA DE AULAS LOTADAS, SAS CADA VEZ PIOR, SALÁRIO DEFASADO E AGORA DESCONTADO, CARREIRA E PREVIDÊNCIA AMEAÇADA, REPOSIÇÃO NO RECESSO DE JULHO, SÁBADOS, FERIADOS … COM TRÊS GREVES 2014 E 2015 O QUE CONSEGUIMOS?
    NADA, NADA, NADA, PIORAMOS AINDA POR CIMA.
    QUE LUTA É ESSA QUE SÓ LEVAMOS BORDOADA, AI VEM MAS SE NÃO FOSSEM AS GREVES ESTARÍAMOS PIOR, BALELA, SE AS GREVES TIVESSEM SIDO BEM CONDUZIDAS ESPECIALMENTE A DE 2014 QUE ACABOU COM AMEAÇA DE MULTA E SAÍRAM CORRENDO PARA ACABAR COM ELA, NÃO ESTARÍAMOS NESSA SITUAÇÃO. DEMORAMOS TANTO PARA FAZE-LAS PARA ISSO?
    AGORA EM 2015 2 GREVES E A MESMA COISA, ATÉ AGORA NÃO SABEMOS SE NOSSA GREVE FOI LEGAL OU ILEGAL, QUEM SE FERROU DIREITINHO NESSA HISTÓRIA TODA FORAM OS MILHARES DE PROFESSORES E PROFESSORAS QUE AGORA AMARGAM EM SALA DE AULA COM TUDO INCLUSIVE O QUE ERA DIREITO GARANTIDO AMEAÇADO.

    ENTÃO APP CADÊ VCS ? O GOVERNO ESTÁ SENDO GOVERNO, DO JEITO ERRADO MAS SENDO GOVERNO E VCS ESTÃO DE FATO SENDO UM SINDICATO, PENSANDO SÓ NO FORA R.

    ACHO BOM AS COISAS MELHORAREM, SE NÃO VOU SER MAIS UM A DESFILIAR, OS QUASE R$ 40 QUE PAGO POR MÊS JÁ ESTÃO FAZENDO FALTA, AINDA MAIS COM SALÁRIO DEFASADO PELA INFLAÇÃO, DESCONTADO, AVANÇOS ATRASADOS, UMA CARREIRA DESTRUÍDA ESSA FOI A ÚLTIMA “CONQUISTA”.

    BOM DEIXA DE CONVERSA E DESABAFO, VOU FAZER COMO OUTRO MILHARES DE PROFESSORES, CORRIGIR MAIS OU MENOS 450 PROVAS E ACERTAR MEUS 13 DIÁRIOS EM PLENO SÁBADO E NAS “FÉRIAS”.

    JAMAIS VOU ESQUECER!

    JR.

    JR.

  9. Tem que acabar com a estabilidade no emprego, botar estes “professores” que só pensam em greves e em garantir mais direitos para trabalhar. Quem não quer, que vá para a iniciativa privada, simples assim.

  10. Ele tá bancando o esperto com os professores promovendo a desunião, dizendo que professores que estavam na escola, mesmo sem alunos não tem que repor, fazendo descontos na folha de pagamento dos servidores,dizendo que o professor que participou da greve e ficar doente deve repor, caso contrário será descontado é um joguinho sujo. O negócio agora é manter a cabeça fria, manter a tranquilidade, não entrar nesse jogo,porque o objetivo maior é promover o desmonte da escola pública.Isso é sinal de que a união dos servidores o incomoda.

  11. isso me faz lembrar quando O EX governador Requiao nao pode faser protesto nas rodovia pedagiada do estado,com uma tal justica,declarou INTERDITO proibitorio asim a justica foi pronta a proteger os ladroes dos pedagio do parana,justica vergonha.isso e a mesma coisa contra os professores um impedimento ou interdito proibitorio nao pode ficar doente.este e sim um verdadeiro canalha.

  12. Esse moleque também não passa de um doente.

  13. O absurdo dos absurdos é professora que terá que fazer reposição durante a licença maternidade.

  14. BEM que este cara poderia se enforcar um picareta amenos no estado,vamos seja o primeiro puxe a fila desgovernador.

  15. Ele ta cag… e andando para a população, para os estudantes, etc… so interessa a ele o salário dele e de seus comparsas…
    Quando vamos nos livrar desse imcompetente (des)governador????
    o funcionalismo publico do paraná tá pagando toda a conta de serem competentes para esse desgoverno… sem promoções, progressoes, atraso nos direitos, mas a cupula do 1º escalão, tudo em dia… principalmente os comissionados, pois querem garantir a boquinha nas proximas eleições…
    FICAR DOENTE??? NÃO TE PERTENCE MAIS… ELE QUER QUE MORRA MESMO… ASSIM ECONOMIZA MAIS UNS SALARIOS…

  16. E ao mesmo tempo o governo premiou os poucos professores que não aderiram a greve ( que ficaram na escola sem alunos) , estes não precisam repor, e em alguns casos ainda tem professor substituto. Por ai se percebe a visão deste governador, total descaso e descompromisso com o setor mais importante de qualquer sociedade.

    • Desde o começo dessa GREVE…já deu para perceber que seria um furo na água….
      Depois da greve…desunião total com os docentes…só poderia dar nisso….afastamento médico,depressão, professor estressado. salário descontado,etc….
      E APP DE BRAÇO CRUZADO, SEM CONSEGUIR NADA, A APP FOI SITIADA …SE ACUOU…NÃO É PODEROSA…INFELIZMENTE …AGORA É ESPERAR PARA 2018…O PIOR ESTÁ POR VIR…

    • O Creusa… visto que vc está bem por fora mesmo… deve ser uma dessas tapirus terrestris que ganha muito mais do que merece… mentezinha miúda e medíocre.

      • Por que a Cleusa está por fora? Se ela é uma tapirus terrestris (gastou todo latim?), você é um homus escrotus, pelego comissionado do Dick Vigarista. Não há nenhuma mentira nas palavras da professora: professores que furaram a greve foram dispensados da reposição sim, porque para o governim palha não importa a perda de conteúdos dos alunos, mas sim como punir os que se opuseram a ele.

        • professores precisam ser mais unidos, enquanto houver divisão de opiniões, a luta será frágil e obterá pouco ou nenhum sucesso… e quem perde é a educação…é o estudante…é o povo…e é isso que interessa para os políticos…educação sem qualidade…povo sem visão política…é oque eles querem… não partidária, mas dos interesses do próprio povo…somente uma educação de qualidade, com professores qualificados, bem preparados e unidos poderá transformar essa sujeira que chamam de política numa política democrática verdadeira, ensinando aos nossos jovens o que é política de verdade para possam escolher pessoas capazes para governar, porque hoje em dia não sabemos escolher nossos representantes políticos por falta de informação e até mesmo falta de opção, pois os bons são minoria e ainda acabam perdendo porque são poucos os eleitores esclarecidos que conseguem ter o mínimo de visão política para votar…é preciso unir forças e continuar lutando, pois não será da noite para o dia que se conseguirá melhorar a situação…………………..

      • E VC É O QUEM É ? RESPEITE O COMENTÁRIO.

    • Eu aderi a greve de fevereiro e duas semanas da segunda greve, depois do dia 11 de maio voltei para a escola e , MESMO O GOVERNO ME PREMIANDO, como você disse ai, EU ESTOU REPONDO as minhas aulas…. Eu não aceitei contratar outro professor pra trabalhar em meu lugar…

  17. Nem decreto, nem do governador Beto Richa… O fato é que alguém elegeu o Beto Richa (PSDB) como seus principal inimigo rsrsrsrs