Redução do número de vereadores ganha apoio nas redes sociais em PG

via Blog da Mareli Martins.

vereadorespg

Depois de reclamações da população em relação ao número de vereadores, mais uma vez, a Câmara de Ponta Grossa discute um projeto que prevê a redução do número de cadeiras do legislativo. Nas redes sociais, o convite para a participação popular, está ganhando força.

A sessão marcada para esta quarta-feira (22), às 14h, promete ser bem “agitada”. Se o projeto for aprovado, ainda terá que passar por uma segunda discussão, em aproximadamente dez dias, depois da primeira votação. Depois disso a lei será encaminhada para o prefeito, que poderá sancionar ou vetar.

Na página do facebook “Mostra a cara Ponta Grossa”, há várias postagens que chamam a população para o tema. Nas postagens são citados inúmeros motivos para a redução de 23 para 9 vereadores: mais qualidade do que quantidade, criação de leis absurdas por parte dos parlamentares, falta de representatividade, falta de projeto de qualidade, falta de fiscalização do poder público, que é uma das funções dos vereadores.

O projeto da autoria do vereador Pascoal Adura (PMDB), recebeu quatro emendas. Pascoal defende a redução de 23 para 19 parlamentares. As outras propostas cogitam a redução para 21, 15 ou a9 vereadores.

Economia

De acordo com o presidente da Câmara dos Vereadores, Sebastião Mainardes Júnior (DEM), a expectativa é que a população participe da discussão. “A participação popular é muito importante. Esperamos que as pessoas possam participar deste debate, que é extremamente relevante para nossa cidade”, apontou o vereador Mainardes.

Nos corredores da Câmara Municipal muitas informações circulam. Alguns vereadores acreditam que a redução não passa de “politicagem”. Outros aproveitam para fazer mais “demagogia”. E também existem aqueles que realmente acreditam que é preciso diminuir o número de vereadores. Mas uma coisa é certa, está na hora do povo marcar presença. Depois não adianta ficar só reclamando!

Comments are closed.