Onda contrária a aumentos nos salários e número de vereadores se espalha pelo Paraná

vereadores

A mobilização popular que forçou os vereadores de Santo Antônio da Platina, Norte Pioneiro, a desistirem de um gordo reajuste nos próprios salários para um valor próximo do mínimo (R$ 970,00) e ainda recuarem do aumento do número de cadeiras na casa de 9 para 13 está influenciando outros municípios do Paraná.

A reviravolta acabou dando espaço a uma nova liderança. A comerciante Adriana Lemes de Oliveira virou celebridade nacional ao questionar os vereadores sobre a imoralidade do aumento de 100% nos salários e do número de cadeiras.

Um vídeo mostrando a discussão da empresária com vereadores viralizou na internet e ela é a nova liderança política da cidade. Adriana poderá disputar a prefeitura com o atual mandatário Pedro Claro (DEM).

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os vereadores estão discutindo reduzir o número de vagas na Câmara Municipal. Atualmente, a cidade tem 23 vereadores. Há propostas de redução para 19, 15 e até nove cadeiras. Em Fazenda Rio Grande e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, os prefeitos vetaram reajustes nos salários aprovados pelos vereadores.

Vereadores de Cornélio Procópio, Ibaiti e Siqueira Campos, todas no Norte Pioneiro, também desistiram de tentar aumentar os próprios salários. Na contramão ficaram Araucária e Jacarezinho, que mesmo com a pressão popular, aumentaram o número de vereadores. A primeira passa de 11 para 15 e a segunda de 9 para 13 edis.

Economia

A bronca da população com os vereadores e com os políticos de um modo geral tem lá suas razões de ser. São tantos escândalos de corrupção, e o trabalho desses cidadãos é tão fraco que é difícil não se revoltar. No caso dos reajustes nas câmaras, os parlamentares se justificam dizendo que não podem aumentar os próprios salários, por isso projetam reajustes de acumulados para a legislatura seguinte. Mas o povão não engole.

E a onda de redução de salários e de cadeiras pode continuar em agosto, com o fim do recesso parlamentar em diversas câmaras. Os vereadores não vão querer deixar escapar a chance de fazer “uma média” com a população e limpar um pouco as suas imagens, nem que seja cortando no próprio bolso.

Comments are closed.