Por Esmael Morais

Coluna do Jorge Bernardi: A prisão de Odebrecht e o silêncio da mídia nacional com a corrupção no governo Richa

Publicado em 25/07/2015

Mas nesta prisão observam-se o caráter das elites brasileiras. Setores da mídia, procuram passar o sentimento de que o presidente da Oldebrecht está sendo injustiçado. Jornais chegaram a publicar, com destaque, argumentos da defesa objetivando criar um clima para tirar o empreiteiro da cadeia. Ora, qualquer advogado (e há milhares de defesas no fórum de Curitiba) utilizam diariamente essas mesmas alegações na defesa de seus clientes, que nenhum destaque tem na imprensa e nem sempre são aceitos pelos magistrados.

O trabalho do Gaeco no Paraná, na Operação Publicano investigando a corrupção comandada pelo primo do governador, Luiz Abi, praticada por fiscais da receita estadual de Londrina, pouco destaque tem recebido a mídia nacional. E praticamente nenhuma divulgação da corrupção na construção de escolas (Seed/Fundepar) e irregularidades no Instituto Ambiental do Paraná, IAP.

Uma sociedade democrática e evoluída tem o dever moral de apoiar os agentes públicos que cumprem com o seu dever, no caso, policiais, promotores, procuradores e magistrados.

*Jorge Bernardi, vereador de Curitiba pelo PDT, é advogado e jornalista. Mestre e doutorando em gestão urbana, ele escreve aos sábados no Blog do Esmael.