Salários dos professores do Paraná estão abaixo da média nacional

salariosO Portal G1 fez um comparativo nacional dos salários dos professores das redes públicas de ensino dos 26 estados e do Distrito Federal e a conclusão desmente o governador Beto Richa (PSDB) que afirma que os professores do Paraná ganham altos salários, acima da média nacional. “Até mais que muitos prefeitos!”, jura o tucano, que utilizou inclusive o Portal da Transparência para massacrar o magistério.

Considerando a carga horária de 40 horas semanais de trabalho, o salário-base médio no país é de R$ 2.711,48 para professores com diploma de licenciatura no início da carreira. No Paraná, os professores recebem R$ 2.473,22 pelas mesmas aulas.

Pelo levantamento, em pelo menos 15 estados os salários dos professores são superiores ao do Paraná. Se consideradas as gratificações, esse número aumenta.

Mas não são somente os salários que estão baixos. Em menos de cinco anos, o Paraná caiu de primeiro para 11° colocado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, esse levantamento é importante pois desmente a propaganda e as falas do governador Beto Richa sobre os salários dos professores e mostra que os professores estavam certos em fazer greve e lutar pela reposição dos 8,17% na data-base.

“A posição do Paraná ainda tende a cair, pois com a lei aprovada pela Assembléia Legislativa na segunda-feira, nosso reajuste será somente em outubro, e bem abaixo da inflação”, completou o professor Hermes.

Economia

Veja abaixo o gráfico da comparação: 

salario-professor-estadual

Comments are closed.