Garganta Profunda de Londrina: “Conselhos para o rei que está nu”

carvalho_richa_abiO principal informante do Blog do Esmael no terceiro andar do Palácio Iguaçu, que compreende o gabinete de Beto Richa (PSDB), nesta chuvosa sexta-feira 12, Dia dos Namorados, com riqueza de detalhes, descreve como eram as passagens do governador pela cidade de Londrina, a Capital do Café, e as viagens internacionais que ele fez com as famílias do primo Luiz Abi e do amigo Luiz de Carvalho – ambos coincidentemente presos no dia de ontem pelo Gaeco e Polícia Federal, respectivamente, por motivos diferentes.

Garganta Profunda de Londrina, codinome do X-9 palaciano, observa que Abi e Carvalho foram abandonados à própria sorte e não tiveram nenhuma palavra de conforto de Beto Richa. “Quando o velho José Richa nos deixou, sabe quem estava com ele no hospital em São Paulo? O Luis Abi”, recorda o informante.
Conhecedor de sua psique, a quem julga estar nu, Garganta Profunda de Londrina dá um conselho de graça para o governador do PSDB: “Peça uns três meses de licença. Não precisa ter medo da Cida e do Ricardo”.

Nos tempos de Prefeitura, no primeiro mandato de Beto, Abi e Carvalho formava um “trio de ferro” com o secretário Ezequias Moreira, o homem da sogra.

Leia a íntegra do relatório e do conselho ao governador Beto Richa:

Conselhos para o rei que está nu

Hoje é dia do nosso padroeiro, aqui em Londrina. Por isso mesmo é um dia de muita reflexão.

É muito triste ver o que anda acontecendo com você, Beto.

Teu povo aqui anda cabisbaixo. Dizem que o Jamil foi visto chorando dia destes, ali pelo calçadão. O Vitor Hugo sumiu, não se tem mais notícias dele. O Gustavo que já tinha magoas por ter sido relegado ao segundo plano nas campanhas de vereador e deputado, não tem nem como te defender. Os interesseiros que só queriam as benesses do governo sumiram no mapa. Venha para Londrina hoje e veja quem vai te acompanhar.

Não foi por falta de aviso. Você nunca quis dar ouvido às pessoas de bem que te cercavam.

Lembra dos conselhos do Dr. Scalco e do Nilso Sguarezzi, ainda nos tempos da Prefeitura? E as vezes em que a família da Fernanda te alertou, inclusive a própria Dona Didi?

Quantas vezes aqui em Londrina você chegava no aeroporto, subia no carro do Luis Abi e sumia no mundo? Dizer que não tem amizade com o Marcio Lima? Com o Tchelo, que sempre foi tão bom para você?

Você nunca deu bola para os bons conselhos. As tuas vitórias eleitorais, começando pela primeira quando o Heinz Herwig te elegeu deputado, te fizeram mal. Você passou a se julgar invencível.

Fico imaginando com que cara você olha para os funcionários do Palácio, pra tua assessoria, para os PMs da tua segurança, para os deputados, prefeitos, conselheiros do TC, desembargadores e diz com a maior desfaçatez que não tem ligação com o Luis Abi.

Até quando vai esta conversa de que o Luis Abi nunca ajudou na arrecadação nas campanhas? Ele virou leproso agora? Quando o velho José Richa nos deixou, sabe quem estava com ele no hospital em São Paulo? O Luis Abi.

Você vai abandonar o Luis Abi à própria sorte, como fez com o Luis de Carvalho?

Em 2008 você foi para um cruzeiro e também para Miami com o Carvalhinho, para descansar da campanha daquele ano. Levaram junto as famílias de vocês dois, todos felizes. Em 2010, foi a vez de reunir toda sua família com a família do Luis Abi e passarem dias maravilhosos em Las Vegas, para comemorar a eleição.

Veja só que ironia do destino. Ontem, os dois foram presos.

E você? Nem uma palavra de conforto ou de apoio.

Muito triste, Beto, você parece estar nu.

Vou te dar um conselho, pois te vi crescer e posso fazer isso.

Peça uns três meses de licença, pegue o Fabio Dalazen e o Nego Scarpin e vá esfriar a cabeça em Miami. Ou pegue o André e dê uma circulada na Suíça.

Espere as coisas baixarem, por aqui. Não precisa ter medo da Cida e do Ricardo.

Na tua volta, quando você já tiver feito aniversário, teu inferno astral terá passado.

Comentários encerrados.