Dilma comenta vazamentos da Lava Jato: “Não respeito delator”; assista

do Brasil 247
dilma_nyA presidente Dilma Rousseff se manifestou publicamente pela primeira vez sobre o vazamento de trechos da delação premiada do empresário Ricardo Pessoa, da UTC, no âmbito da Operação Lava Jato. “Não respeito delator”, declarou.

Pessoa disse aos investigadores da Operação Lava Jato que doou R$ 7,5 milhões para a campanha de Dilma em 2014 e que o dinheiro seria fruto do esquema de corrupção na Petrobras. As doações a campanhas feitas pela UTC, no entanto, incluem parlamentares da oposição e foram maiores à campanha presidencial do senador Aécio Neves, do PSDB (R$ 8,7 milhões).

Assista ao vídeo

“Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é que é. Tentaram me transformar em uma delatora”, disse Dilma, em Nova York, onde se reuniu nesta segunda-feira 29 com investidores financeiros e empresários do setor produtivo.

A presidente ressaltou que a empreiteira também doou para seu adversário na disputa. “Eu não aceito e jamais aceitarei que insinuem sobre mim ou a minha campanha qualquer irregularidade. Primeiro porque não houve. Segundo, se insinuam, alguns têm interesses políticos”, acrescentou.

Economia

Dilma colocou ainda como motivo para refutar as acusações o fato de ser mineira e ter crescido com lições sobre a Inconfidência Mineira. “E há um personagem que a gente não gosta, porque as professoras nos ensinam a não gostar dele. E ele se chama Joaquim Silvério dos Reis, o delator. Eu não respeito delator”, criticou, em referência ao homem que traiu os inconfidentes.

A presidente assegurou que tomará medidas contra Ricardo Pessoa caso ele faça acusações contra ela. Mas defendeu que tudo seja investigado, inclusive as denúncias que constam da delação. “Tudo, sem exceção”, disse.

Abaixo, reportagem da Reuters sobre as declarações de Dilma a jornalistas:

Dilma nega irregularidades em campanha e diz que não respeita delator

NOVA YORK (Reuters) – A presidente Dilma Rousseff negou nesta segunda-feira qualquer irregularidade em sua campanha eleitoral e disse não respeitar delatores, depois que a imprensa divulgou que o dono da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, teria afirmado em sua delação premiada, no âmbito da operação Lava Jato, que deu dinheiro à campanha da petista.

A presidente disse a jornalistas durante visita a Nova York que todos os recursos arrecadados por sua campanha foram legais e registrados e afirmou não aceitar que insinuem qualquer irregularidade contra ela ou sua campanha eleitoral.

“Eu não respeito delator”, declarou a presidente aos jornalistas. “Até porque, eu estive presa na ditadura e sei o que é. Tentaram me transformar em uma delatora… Eu garanto para você que eu resisti bravamente”, disse Dilma, sobre o período em que foi presa e torturada durante o regime militar.

Dilma defendeu que a Justiça investigue todas as informações dadas por Pessoa, mas disse não aceitar “jamais” que insinuem irregularidades em relação a ela.

“A minha campanha recebeu dinheiro legal, registrado… Na mesma época que eu recebi os recursos, pelo menos uma das vezes, o candidato que concorria comigo recebeu também, uma diferença muito pequena de valores, eu estou falando do Aécio Neves”, completou a presidente.

“Eu não aceito e jamais aceitarei que insinuem sobre mim ou sobre minha campanha qualquer irregularidade”, acrescentou Dilma, afirmando ainda que nunca encontrou Pessoa.

Na sexta-feira, a imprensa divulgou que, em seu processo de delação premiada, Pessoa entregou ao Ministério Público uma lista de políticos que teriam recebido dinheiro da UTC Engenharia proveniente de propinas pagas para obtenção de contratos com a Petrobras.

Na ocasião, o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, que foi tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, emitiu nota afirmando que a campanha da petista recebeu 7,5 milhões de reais em doações da UTC Engenharia, que foram legais e registradas junto à Justiça Eleitoral.

Em entrevista coletiva no sábado, o ministro voltou a comentar o assunto e questionou o fato de doações feitas pela empreiteira a outros candidatos não terem recebido o mesmo destaque dado aos recursos destinados à campanha petista e viu vazamento seletivo nas informações divulgadas sobre a delação de Pessoa.

A Lava Jato investiga um esquema bilionário de corrupção na Petrobras em que empreiteiras formaram um cartel para obter contratos de obras da empresa. Em troca, pagavam propina a funcionários da estatal, a operadores que lavavam o dinheiro do esquema, a políticos e partidos.

Pessoa, que fez acordo de delação premiada em troca de redução da pena, é apontado pelo Ministério Público como o chefe do clube de empresas que cartelizavam as licitações da Petrobras.

BASES PARA O CRESCIMENTO

Antes da entrevista para os jornalistas, Dilma participou do encerramento de encontro com empresários em Nova York. Em discurso, a presidente afirmou que há uma grande demanda por infraestrutura no país e disse que o Brasil passa por uma fase de construção das bases para a retomada do crescimento econômico.

“Estamos em uma fase de construção das bases para o novo ciclo de expansão do crescimento e faz parte dessa estratégia a adoção de medidas de controle da inflação e do equilíbrio, e a busca do equilíbrio fiscal”, discursou a presidente, que defendeu ainda a necessidade de aumento da produtividade da economia.

“Para aumentar nossa produtividade, precisamos aumentar nossa taxa de investimento, sobretudo investimento em infraestrutura… Sobretudo em um período de maior restrição fiscal, como nós atravessamos hoje, é preciso transformar a demanda potencial por melhor infraestrutura em projetos viáveis de investimento para o capital privado. É essa a demanda sobre nós”, afirmou.

(Reportagem de Daniel Bases)

Comments are closed.