Audiência Pública no PR vai debater práticas antissindicais da Fiat no Brasil

antissindicais

Uma audiência pública nesta quarta-feira, dia 17, às 9 horas, vai discutir as questões trabalhistas e sindicais dos trabalhadores da montadora Fiat de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. O Sindicato da categoria está denunciando práticas antissindicais e desrespeito à organização dos trabalhadores por parte da empresa.

O evento será realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná e contará com participação de organismos internacionais e nacionais de defesa do trabalho e da condição humana.

A audiência está sendo organizada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Tadeu Veneri (PT), a pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas Montadoras de Veículos, Chassis e Motores de Campo Largo (Sindimovec), que denuncia a ocorrência de práticas antissindicais por parte da direção da empresa.

Os representantes dos trabalhadores acusam a direção da empresa de não reconhecer o papel do sindicato enquanto negociador das reivindicações dos trabalhadores. Dirigentes sindicais são impedidos até mesmo de participar de reuniões onde se discutem as propostas salariais da empresa. 

Foram convidados para a audiência o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT9), a OAB-PR, a FIOM-CGIL (Itália), Comissão Estadual da Verdade, Secretaria do Trabalho de Curitiba, Prefeitura de Campo Largo, os Sindicatos dos Metalúrgicos de Betim (MG), de Pernambuco e de Ponta Grossa, integrantes da Comissão de Direitos Humanos, os dirigentes da centrais sindicais CUT e Nova Central, advogados e especialistas em direito do trabalho, além de representantes da fábrica.

Economia

Serviço: Audiência Pública sobre práticas antissindicais da Fiat
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa
Dia: 17 de junho – quarta-feira – 9h

Deixe um comentário