Mensalão com propina abasteceu campanha de Richa, diz Jornal Nacional

mensalao_richaO governador Beto Richa (PSDB) voltou esta noite ao telejornal da Globo, que revelou ao país um mensalão na campanha de reeleição do tucano com propinas da Receita Estadual. Estima-se, inicialmente, em R$ 2 milhões o valor do roubo.

O grupo de auditores fiscais da Receita tinha meta de arrecadação de propina e fazia a cobrança e o repasse mensalmente, conforme revelou o auditor fiscal Luiz Antônio de Souza, em depoimento prestado em acordo de delação premiada.

Assista ao vídeo:

De acordo com o advogado Eduardo Duarte Ferreira, que representa o delator, os valores arrecadados eram enviados para Curitiba por meio de empresa “oficiosa”.

A bancada do Jornal Nacional, hoje comandada por Chico Pinheiro e Giuliana Morrone, que gosta mais dos tucanos, também veiculou vídeo no qual Richa tenta esquivar-se dos fiscais da Receita. Segundo ele, o delator do esquema é “criminoso, réu confesso, preso por abuso de menores”.

O governador utilizara o mesmo expediente no final de março para desqualificar seu ex-assessor e ex-fotógrafo particular Marcelo “Tchello” Caramori. O “Taradão do Palácio Iguaçu” acabou entregando o esquema de fraudes comandado pelo lobista Luiz Abi Antoun, primo de Richa, que, segundo delação, arrecadava dinheiro em órgãos públicos para as campanhas eleitorais do parente.

O telejornal global mostrou que o governador do PSDB envergonha o Paraná com suas sucessivas aparições, em horário nobre, sempre em notícias negativas. Como padrão de defesa, Richa sempre tenta se vitimizar. Ele jura que é alvo de “campanha orquestrada” e que há “interesses políticos” por trás das acusações.

Agora a pergunta que não quer calar: o vídeo gravado e distribuído por Beto Richa passaria por um detector de mentiras?

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parece que os MP´S do Parana e de São Paulo estão bastante ocupado em retirar o PT da reta e não tomam um medida contra os larápios que roubam suas cuecas…* Caso propina na campanha de Richa e o caso do Metro em SP.
    Obs. os dois casos caminham em passos lentos para o arquivamento pelos excelentíssimos senhores que investigam o caso.

    A delação punitiva decretada em SP pelo seu Governador, continua a denunciante sem participar de licitações no estado.

  2. e são tão cínicos que participaram do panelaço contra a corrupção…

  3. realmente, pinóquio, o PR não é bobo…

  4. Os tucanos estão não esperavam por essa,o beto Richa,manda bater nos mestres que um dia o educou,recebe dinheiro roubado para sua candidatura politica,eles já mais imaginariam que auguem os delatassem e que a Rede Globo fosse fazer comentários negativo sobre o PSDB,feriu o ego da Rede Globo e dos tucanos safados.

  5. tira este chefe quadrilheiro do governo, pelo amor de DEUS, não deixe ele acabar, de acabar com o nosso PARANÁ

  6. Tem uma quadrilha instalada no governo do paraná, comandada por esse ditador chamado por beto hitler. É a bandidagem no poder..ladrão de dinheiro público, corrupto e covarde, que usa polícia militar com a ajudado do Tribunal de Injustiça, para praticar um roubo a mão armada na poupança da aposentadoria dos servidores. FORA BETO HITLER..impeachment já!!

  7. O que considero o mais estranho é a globo denunciar tucano… que que foi? Não receberam o mensalão do mês em propaganda enganosa? … Eita.

  8. lugar de ladrão é na cadeia e é onde o desgovernador playboy deve ficar.

  9. A Justiça está corrupta também!A maioria dos juizes do Brasil e do Paraná , são pro- PSDB;O escandalo dos zelotes e publicanos , até o momento parece que o judiciario não se interessa.Veja que André Vargas foi pego apenas por levantar a mão cerrada, e pegar uma carona no jatinho do doleiro. Foi o suficiente para cair; Agora essa denuncia de 2 milhões de reais querem esconder; Os juizes não todos precisam tomar vergonha! veja que Moro pega pt ,e não pega psdb. Moro deveria ser o primeiro a se manifestar ,O Xerifão do paraná que Moro ostenta ser, então que faça justiça contra o psdb !

    • Desculpe, discordo em partes com seu comentário, em primeiro lugar não quero defender ninguém, em segundo quem julga em primeira instância assuntos do Estado é o TJ do Paraná e não a Justiça Federal, a qual o Juiz Sergio Moro é um dos titulares. Grande abraço.

  10. O jeito é greve geral! protestar, protestos e mais protestos!!!

  11. Cada dia que se passa, uma nova surpresa negativa. Uma vergonha este governo beto richa.

  12. Mentiroso compulsivo, ladrão inescrupuloso! Ninguém acredita mais na tua máscara: Paraná em peso pedindo por tua saída!

  13. Como não dá pra negar a corrupção na receita estadual e os parentes e amigos próximos envolvidos no escândalo e nas denúncias, vai tentar desqualificar o delator… é o quê restou!!!

  14. Aposto que o “Grande Tucanato” deixará acontecer o impedimento de Richa para ter a “jurisprudência” necessária para pedir o de Dilma.

    • Ouvi o tucano Merval dizer que caixa 2 todo mundo faz. O problema do PSDB é que não conseguem provar que Dilma está envolvida com isso. No caso de Beto Richa, caixa 2 na minha opinião é de menos, o pior é estar assaltando a Previdência dos servidores públicos. Descumpriu o acordo e tirou R$500 milhões da Previdência para pagar a dívida que ele fez no Paraná. Pra mim isso é improbidade administrativa. E neste caso, afastar e julgar Richa, que merece ser preso.

  15. ……e assim o Brasil vai sendo velado para seu breve sepultamento.

  16. “O Paraná não é bobo…” É sim sr governador pois lhe deu a vitória no primeiro turno. Quanta mentira quanta safadeza. Pq que o Requião não venceu… garanto que o IPVA não subiria tanto

  17. Será que aqueles cobertores para a primeira Dama aguentam uma auditoria?

  18. Quem trabalha em empresa estatal do Paraná sabe bem que isso é verdade!! Só tem cargo de comando quem contribui para a eleição… É de conhecimento até dos empregados que os chefes e seus parentes fizeram doações para a campanha do governador e seus aliados… aqueles 31 deputados que votam em tudo que governo determina. Está tudo podre… se puxar esse fio desmonta tudo. Tem mais gente com o C** na mão.

  19. O que mais falta para tirar esse homem que se “Inocenta”vergonhosamente ?

  20. Com certeza, não passaria! Por que? Porque, foi um texto que ele leu diante a uma filmadora.

  21. O Beto Hitler nada mais fez do que o Fábio Goebbels, tentando rebater as denúncias sobre o dinheiro da Receita desviado para a campanha de reeleição. Eles são tão incompetentes que utilizam um dos mais baixos argumentos retóricos, o argumentum ad hominem, que é uma falácia que ocorre quando alguém procura negar uma proposição com uma crítica ao seu autor e não ao seu conteúdo, que até é uma forte arma retórica, apesar de não possuir bases lógicas. A falácia ocorre porque conclui sobre o valor da proposição sem examinar seu conteúdo, o que é absurdo.