Deputado Romanelli, líder de Richa, cogita sair do PMDB antes de ser expulso por Requião

limpinhoO novo partido que deve resultar fusão do PSB com os “limpinhos” do PPS poderá abrigar os deputados que forem defenestrados de suas legendas por se alinharem ao governador Beto Richa (PSDB) e terem votado a favor do confisco da previdência dos servidores.

Conforme o Blog do Esmael noticiou, a executiva do PMDB já determinou que seus filiados entreguem os cargos no governo estadual e o PDT ensaia o expurgo dos seus deputados que votaram com o governador no episódio do massacre dos servidores no último dia 29 de abril.

Pois bem, o presidente do PSB do Paraná, Severino Araújo, já fez uma visita ao deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) na manhã desta quinta (7). O assunto foi justamente a criação do novo partido, uma possível tábua de salvação para o líder do governo na Assembleia que está na marca do pênalti no “MDB velho de guerra”.

O novo partido seria uma janela a mais, prevista na lei, para as puladas de cerca de parlamentares sem que eles percam os mandatos eletivos.

Além de Romanelli, o ex-governador Orlando Pessuti possui cargo no governo Richa, isso sem falar dos deputados Alexandre Curi, Artagão Jr. e Jonas Guimarães do PMDB; mais André Bueno e Fernando Scanavaca, do PDT, que votaram todos a favor do confisco previdenciário e na prática integram a base aliada de Beto Richa, contrariando a orientação dos seus respectivos partidos.

Por seu lado, o senador Roberto Requião, principal liderança do PMDB no Estado, segue com sua cruzada contra a corrupção no governo de Beto Richa. Na noite de hoje, Requião faz um comício em Ibaiti, Norte Pioneiro, para anunciar que o PMDB deixará oficialmente o governo tucano daqui a 25 dias.

Economia

Os acontecimentos dos últimos dias vão servindo, pelo menos, para esclarecer as posições das lideranças políticas do Estado. Até agora, alguns mais “habilidosos” vinham conseguindo se equilibrar colocando um pé em cada canoa. O problema é que a canoa de Beto Richa começa a fazer água, e quem insistir nela tem tudo para afundar junto.

Comments are closed.