Coluna do Requião Filho: Pelo fim da velha política, #ForaBetoRicha

requiao_colunaRequião Filho*

Pedido de investigação. Requerimento de informação. Pedir a renúncia de Beto Richa. Cogitar a cassação do governador por crime eleitoral. Todos estes atos do meu mandato têm sido atribuídos a minha pouco idade e a fato de eu ser político de primeira legislatura. Não! Pode ter certeza que não.

Traço o meu caminho político e a minha atuação na Assembleia de acordo com aquilo que acredito. Me dizem que não terei resultados, que o jogo não é assim.

Não me elegi para jogar o jogo da velha política. Me elegi acreditando que era possível mudar as regras desse jogo. Se não for possível mudar as regras, com certeza, não irei segui-las.

Os políticos resignados, os velhos políticos de velhas ideias, os políticos da politicagem, estes sim não deveriam mais estar em cena.

Vejam o governador Beto Richa. Relativamente novo de idade, uma promessa de uma nova liderança, e o que temos na realidade? Temos um jovem governador praticante da velha política, praticante da politicagem, que joga nas regras do jogo sujo e vil que mancha a história do nosso estado.

Um governador autoritário. Um governador que mandou surrar professores em praça pública. Um governador que não aceita opiniões contrárias à suas.

Um governador do diálogo que não aceita discutir a data-base. Essa recusa pode custar ao governador a sua base na Assembleia. A esperança é a última que morre.

Fiscalizar e legislar, são estes os deveres do poder legislativo. Às vezes parece que a Assembleia se esquece disto.

Requerer informações, abrir CPIs, debater e questionar as mensagens do governo, apresentar projetos de lei e discuti-los em várias comissões, trabalhar em prol do interesse do povo paranaense, tudo isso se perde pra que tenha espaço a velha política… politicagem dos politiqueiros… Aquela do toma lá dá cá. Aquela velha história de troca de favores, indicações, se sobrepõe aos interesses legítimos do nosso estado.

Não faço parte desse jogo. Seja pela juventude, pelo primeiro mandato, pela teimosia ou pelo romantismo utópico da minha visão política! O que importa é que as regras desse jogo eu não sigo.

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas.

27 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns Deputado, precisamos de pessoas que realmente cumpra o cargo ao qual foi eleito. O povo não suporta mais tanta roubalheira, tanta injustiça.. e que no final da estória ainda tem que arcar com as consequências de tanta arbitrariedade. Precisamos de pessoas que respeitem os nossos direitos, e parem de usar os recursos do governo de forma irresponsável, prejudicando assim o bem estar comum. Como se não bastasse, ainda temos que pagar de novo a mesma conta. Haja indignação!!!

  2. Pelo fim da velha politica? Concordo, porem só vou levar isso a sério qdo nao ver filhos e sobrinhos de politicos fazendo discursos de cima de um caminhão. Até provem o contrario são todos farinhas do mesmo saco.

  3. Espero que você faça a diferença na politica do Paraná . . .

  4. deputado gostei da tua postura, ate falei com teu pai em Bituruna, quando voce vir a Uniao d vitoria presiso falar com voce

  5. Quero muito acreditar que suas palavras são verdadeiras, porque, sinceramente, nós não aguentamos mais tanta corrupção, roubalheira, festa com nosso dinheiro. Até quando seremos um país de exploração sem medida, um país de “jeitinhos” sem soluções, um país sem educação, saúde, segurança. Um país em que as leis funcionam ou não conforme o prestígio e a conta bancária do cidadão. Realmente espero que seja diferente.

  6. As manifestações estão ai para todos verem. E até já foi realizada dentro do Shopping Mueller o Fora Beto reduto da nata curitibana. Só falta parte dos deputados tomarem consciência e começarem a pensar nas possibilidade de Fora Beto para acabar com está triste história do Paraná.

  7. Pelo fim da velha política, PELO FIM DOS VELHOS POLÍTICOS E DOS SEUS FILHOS, SOBRINHOS E DEMAIS PARENTES. CHEGA DE POLÍTICA DE FAMÍLIAS NO PARANÁ E NO BRASIL.

  8. QUE DEUS ABENÇOE SEMPRE SUAS IDEIAS E IDEAIS!!!!!! E, COMO DIZ AS ESCRITURAS: ” ÀQUELE QUE MUITO FOI DADO, MUITO SERÁ COBRADO”. EM FRENTE! NA LUTA SEMPRE!! PARABÉNS!!!!!!

  9. Esmael, cade meu comentário que estava nesse post?

  10. Todo o apoio do povo a você Exmo senhor deputado Requião Filho. Primeiro mandato e exercendo-o a favor do povo. Me parece que os velhos políticos terão que aprender com você o que é ser eleito para representar a vontade da população. Bancada do PMDB aprendam com um menino que possui ideologia e sabedoria.

  11. O que falta para entrarmos com um impeachment? é todo um estado contra ele!!! juro que não entendo. Edith

  12. Em relação à sua tese utópica, e segundo que vi nos comentários, diz o velho ditado: “Um sonho que se sonha só, é um sonho só… um sonho que se sonha em grupo é o começo de uma realidade!”

  13. Parabéns Requião Filho, pode ter certeza que o povo paranaense estará sempre te apoiando se continuares co essa visão.

  14. Muito bom isso, só que duvido acontecer, quem toma na cabeça é só os pobres, o resto dão um JEITINHO brasileiro…
    BRASIL não existe justiça e nem politica…

  15. APROVADO. SE VIER PARA GOVERNADOR EU AQUI EM MINHA CIDADE FAÇO CAMPANHA PARA O ELE.

  16. Requiao Filho. A gora mais do que nunca acredito que meu voto em sua pessoa foi o mais certo. Sempre admirei nas pessoas a ousadia em favor do bem comum. Compactuo com seus posicionamentos e apoio sua coragem. Sao de jovens com essa tempora que hoje mais se precisa. Va em frente. O fruto não cai longe do pé como já diziam nossos pais. Parabéns. De fato vc e filho do nosso REQUIAO!

  17. E é exatamente por causa dessa postura que teve meu voto e meu apoio.

  18. Parabéns. Primeiro passo é sonhar, acreditar que é possível … dai você verá quantos sonham com você. Essa união é forte. Precisamos urgentemente de mudanças, a esperança é o que nos motiva a levantar e suportar mais um dia.
    Obrigado por ser diferente, por sonhar e especialmente por lutar para transformar esse sonho em realidade.

  19. Requião Filho, mantenha o ritmo e não desanime com os inúmeros velhos políticos que tentam e tentarão mudar o rumo da tua caminhada. Façamos de nossas utopias a revolução que esperamos para o nosso mundo. Estamos juntos!

  20. Na verdade o Richa não é um jovem aplicando a velha politica e sim ele é uma mera marionete do grupo do Lerner. O governador de fato é o Tanigushi. Os objetivos claros são vender a copel e a sanepar, pedagiar as estradas, sacar todo o $$$ do estado. isso desde que o lerner era governador

  21. Parabéns pela sua postura que está enobrecendo a ALEP, apesar de tão mesquinha! A cada dia te admiro mais.Tão jovem e tão brilhante em seus discursos! São políticos como você e seu pai que ainda nos fazem ter esperança de ver um mundo melhor.

  22. “Não me elegi para jogar o jogo da velha política. Me elegi acreditando que era possível mudar as regras desse jogo. Se não for possível mudar as regras, com certeza, não irei segui-las”.

    Isso aí; aqui em casa o senhor teve 100% dos votos e é justamente isso que esperávamos!

  23. São essas atitudes que fazem de você político de futuro promissor. Acredito que esse é o caminho. Vá em frente e o povo estará ao seu lado. Coragem , força de
    vontade e idealismo não lhe faltam.

  24. Gosto de acreditar que gente como você existe, não espero milagre da sua parte, mas espero que você nunca deixe de acreditar em sua palavras e realizar o que elas ditam seja forte e vigoroso e se não deixarem que continue não se alie a eles tenha respeito a si e aos seus eleitores, pois nada mais na vida vale do que poder sair na rua sem ser apontado como o político que vende a alma por um “papel de bala”.

  25. Não aceite esses conselhos para se tornar bombeiro tão cedo.
    Não se avexe não, Requião.É isso que eles querem, continuar governando sem oposição e na manha do subterfúgio.
    O Paraná precisa, urgente, uma renovação de seus representantes