Coluna do Enio Verri: “Além do pessimismo dos urubólogos”

verriEnio Verri*

Recorde na produção do Pré-Sal e lucro líquido de R$ 5,33 bilhões! O que representa uma surpresa para o mercado financeiro e uma derrota aos pessimistas, nada mais é do que a força da maior empresa brasileira, a Petrobrás.

O relatório positivo da Estatal no primeiro semestre de 2015 e os 800 mil barris de pré-sal produzidos diariamente, um novo recorde, não apenas reitera a solidez da Petrobrás, como também, da política econômica brasileira estruturada desde o primeiro mandato do Governo Lula.

Trata-se, assim, de enxergar além do pessimismo dos urubólogos que a todo custo tentam rebaixar o Brasil e, passar a examinar sob um olhar crítico e responsável, conferindo ao País, o tamanho que o torna tão respeitado internacionalmente.

Abandonou-se o Brasil de Fernando Henrique Cardoso que emparelhou a Petrobrás, cultivou a corrupção e, agora, foge de sua responsabilidade, se eximindo de culpa ao atirar para todos os lados. Como também, esqueceu-se no passado o País que vendia suas estatais a preço de banana.

O Brasil de hoje é do desenvolvimento social, do Minha Casa Minha Vida, do Plano de Aceleração do Crescimento, do Pronatec, do Bolsa Família, do Ciência sem Fronteiras, dos institutos federais e que, pela primeira vez, combate a corrupção nos órgãos públicos e privados.

Economia

É a nação que aposentou o engavetador geral da República, concedeu autonomia a Polícia Federal e investiga esquemas de corrupção em diferentes esferas do setor público e privado. É o mesmo que respeita os movimentos sociais e não trata os trabalhadores com balas de borracha e nem gás lacrimogênio.

O País que sustenta os bons resultados da Petrobrás e o recorde de produção ao passo que se aprofunda no combate a ilegalidades dentro da estatal, prova mais uma vez o caminho traçado é árduo, mas coreto.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Comments are closed.