Alvíssaras: Caiu o limite prudencial de gastos com pessoal no governo Richa

Lemos_LRFO deputado estadual Professor Lemos (PT), especial para o Blog do Esmael, trouxe neste sábado (30) uma informação alvissareira: balanço do 1º quadrimestre de 2015 revelam que os gastos do governo Beto Richa (PSDB) com pessoal caíram abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com o parlamentar, o balanço aponta redução do limite para 45,97% quando a margem prudencial hoje é de 46,55%, o que corresponde a 90% de 49% da Receita Corrente Líquida (RCL). Para ele, isso é prova inequívoca de que caiu a barreira fiscal que impedia zerar as perdas inflacionárias nos salários dos servidores (abaixo, leia a íntegra do relatório).

Segundo Professor Lemos, se tiver boa vontade, o governo do estado pode acabar com a greve pagando a data-base de 8,17% sem impactar o limite prudencial, pois o índice do quadrimestre seria diluído ao longo de 12 meses e ainda, calcula o deputado, “a perspectiva é de aumento de arrecadação”.

O oposicionista contesta alerta do governo Richa veiculado na “imprensa paga” de que o limite prudencial foi atingido com gasto de pessoal. “Esse alerta tinha validade em dezembro de 2014, agora não mais porque a arrecadação aumentou e os gastos diminuíram. Dinheiro tem para pagar o reajuste dos educadores. Falta boa vontade do governador e esperamos que ela surja”.

A tese do deputado é compartilhada pelo economista Cid Cordeiro, especialista em contas públicas, enviou um relatório detalhado das finanças do estado nesse quadrimestre. Segundo ele, o governo tem caixa suficiente para repor a perda inflacionária dos servidores públicos. O valor estimado pelo reajuste de 8,17% é de R$ 1,08 bilhão, contabiliza.

Leia a íntegra do relatório do economista Cid Cordeiro:

http://s3.amazonaws.com/static.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2015/05/20172707/Pessoal_LRF.pdf

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Antes no gabinete do secretário da justiça não tinha 10 comissionados ; hoje passa de 100; não tem estado que aguente; quantos comissionados tem cada deputado da base?

  2. BETO RICHA, cadê o pagamento dos aposentados????

  3. Não recebi minha elevação de nível de outubro de 2014. São 8 meses de dívidas das progressões. Meu terço de férias só veio pela metade. Não temos convênio médico, tenho que pagar o tratamento que faço e conviver com o a dor. E o governo posta um salário já com as progressões ,sem o desconto do imposto de renda e sem o desconto do paraná Previdência. Assim a dor fica mais aguda ainda. Não dá mais…

  4. Os deputados ligados ao fórum do servidores, foram os que levaram a proposta de mudar a data base e pagar o 3,45%, como fica isso!!!

  5. Falam tanto em crise, mas mantém a televisão EPARANÁ no ar, gastando um absurdo em pagamentos para diversos colaboradores do Governo, diga de passagem as inserções no canal 21 da Assembleia Legislativa outro cabide de emprego. ( gostaria quanto ganha cada um deles).

  6. Richa déspota!!!! PSDBosta!!!!

  7. O Galdino é o campeão de votos….o Juraci não tem voto…..tá querendo o que??? Fica em casa rapaz, já deu emprego para si mesmo na parana fomento, pra mulher com alto salário na secretaria do desenvolvimento social, e o filho é o procurador da junta comercial ! Quer mais, Juvenal??? Este o governo da família!

  8. O degoverno está está ligando em todos os telefones para deixa a mensagem das altas conquistas salarial dada aos professores. Será que consegue enganar alguém com essa garapa?

  9. Quanto ao não depósito em conta no dia de hoje, convém frisar que este mês só se findará no próximo dia 31! Pode ser este o motivo!

    • alderijo se é sobre minha pensão que está falando te agradeço, mais estou preocupada, pois sempre saiu junto com o pagamento dos servidores e deles já saiu na sexta feira que foi o último dia útil do mês.

  10. Claro que atingiu o limite prudencial tão somente com subsídios dos comissionados. É só acabar com os “cabides” e prateleiras de comissionados. Ladrãozada.Perguntem aos puxa-sacos deste governinho de mierda quando Beto Richa trabalhou? No que ele é formado e se formou em alguma profissão se já trabalhou nela?

  11. CLARO QUE CAIU….ELE NÃO PAGA NINGUÉM!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Richa será o responsável pelo fim do PSDB no Paraná. Têm gente decente neste partido. Porém, o que temos visto é a escória se pronunciando.
    Morra o PSDB na Paraná

    • A minha torcida é Para que o PSDB morra no Brasil inteiro nas próximas eleições. O comentário é um só se Aécio ganhar nas próximas eleições, tudo que Richa ainda não tirou, vai ser implantado no Brasil inteiro; fim da licença especial, anuênio, quinquênio e até mesmo décimo terceiro salário, privatização do ensino, e carteira assinada p/ quem depende, isso poderá provocar até uma guerra civil no Brasi assim como ocorreu no Egito Síria etc..etc..

  13. Não paga os professores se não quiser, mas isto é estratéja dele se der o aumento merecido para os professores podem os alunos continuar tendo uma boa educação e dando estudos para os pobres ai ja viu né? Vao competir com os ricos e vai falta mão de obra bruta, os ricos vão ter Q sujar as mãos.
    E ainda não vao votar mais nestes enganadores.

  14. Beto Richa está passando informações mentirosas pelo telefone à população. Acabei de receber ligação telefônica do Governo informando que até janeiro os professores terão 12% de aumento. É revoltante.

  15. Por intransigência do Governo do Paraná, o atraso dos Educandos em 2015 afetará o futuro do Estado e a concorrência cultural com os outros Estados. É o inicio da decadência do Estado do Paraná.

  16. Eu sempre soube que era má vontade desse desgoverno pica pau em resolver a questão…Digo mais, não votei nesse crápula, me orgulho disso, porém sofro com todos o descaso dos que aí estão, o Carlos Alberto Richa, vulgo Beto Richa, não me representa.

  17. É óbvio que isto nunca foi uma questão técnica.
    O que há é uma quebra de braço entre os professores e Beto Richa, uma questão politica.
    Beto foi humilhado mesmo quando conseguiu aprovar o confisco da previdência, trocou capital politico por dividendos econômicos.
    Como o norte desta administração é servir de escada para a projeção politica dele (nenhum projeto, nenhuma proposta além de um vago “o melhor está por vir” embasa esta afirmação), agora tenta arrastar os professores para uma situação de descrédito e assim recuperar o prestigio perdido.
    Derrotar os grevistas é uma das únicas vitórias fáceis que visualiza ao seu alcance.
    A dificil? Governar bem o estado.
    Mas parece que isto ñ lhe apetece…

  18. Pingback: Alvíssaras: Caiu o limite prudencial de gastos com pessoal no governo Richa | psiu...

  19. Mas é que tem que sobrar pois tem as categorias mais prioritárias que terão mais auxílio-alguma-coisa ainda este ano.

  20. Outra coisa que deveria CAIR são os gastos com publicidade, as cifras são milionárias e são muito boas para um setor, uma vergonha em tempos da dita crise, dinheiro que daria para construir e reforma centenas de escola. Receber estudante em uma escola com estrutura renovada, ampliada, com wcs novos, e com condições de atender mais e melhor sem lotar salas isso deveria ser uma prioridade, e ainda pagar o que deve e valorizar o funcionalismo, que é quem de fato atende a população. Na nossa escola estamos com um protocolo já vai para 3 anos de reforma e ampliação, só faltava o dinheiro e agora? Portanto, gastos com publicidade NÃO DEVERIAM EXISTIR, a propaganda de um governo se faz aos olhos do povo, ou seja, vendo de fato o que este, seja ele municipal, estadual ou federal fez de fato.
    Como vai ser, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO em tempo de “choque de gestão” de que choque estava falando? Acho que daquele que causa a paralisia de tudo a sua volta.

    • Se ele não soltar grana pra publicidade ( comprar. Mídia), ele cai. Você acha que a Rede Massa, TV Tarobá, RPC, vão continuar dando apoio a ele sem grana? Kkkkkk

  21. A falta de transparência e de planejamento é visível neste governo. Base dele precisa trabalhar, assessorá-lo melhor. Com essa vice e com esses aliados ele não precisa de OPOSIÇÃO.

  22. Bom dia.Esmael sabe dizer me se alguem dos servidores ficou sem receber os salarios ontem?

    • Valdir minha pensão que nunca atrasou,sempre caiu junto com o pagamento dos servidores(último dia útil) e até agora não foi depositada. Mandei um comentário, não sei porque não está aparecendo.

      • Catarina,a minha aposentadoria tambem nao caiu ate agora.

        • Também não tenho saldo, esse Beto moleque não depositou a minha aposentadoria, filho duma senhora que explora o servidor, pois não contribuiu e recebe do nosso caixa.Aliás será que ela também não recebeu.

  23. Representantes assim nos dão esperança de que nossos direitos ainda existem…