Agentes penitenciários decidem por greve geral na luta da data-base

sindarspenOs agentes penitenciários do Paraná deliberaram por greve geral no Sistema Penitenciário em protesto contra a falta de segurança, dentro e fora dos presídios, e também pela luta da data-base de 8,17% dos servidores públicos. A decisão foi tomada nesta terça-feira (19), em assembleia gral da categoria, em Guarapuava. A greve dos agentes inicia no próximo sábado (23) e não tem data para terminar.

Na assembleia, também foi aprovada uma moção de repúdio contra gestores que praticam assédio moral e perseguição aos agentes que organizam a luta sindical na base.

A deliberação pela greve aconteceu depois que o governador Beto Richa (PSDB) anunciou reajuste de 5% na data-base.

“A relação do governo do Estado com os servidores públicos já estava desgastada por conta da lei aprovada na Assembleia Legislativa que redefiniu regras ao Paraná Previdência. Mesmo assim ele insiste em acabar com os direitos dos trabalhadores, pois a data-base é garantida por lei estadual que determina que a reposição da inflação deve ser feita sobre o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) que está em 8,17%,”, afirma. Petruska Sviercoski, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Paraná (Sindarspen).

Ainda segundo Petruska, outro problema é a falta de segurança. “O Sistema carece de investimento e, para ajudar, o governo sacou o dinheiro existente no FUPEN (Fundo Penitenciário), que é destinado para garantir melhorias no Sistema Prisional”, comenta. Ela ainda destaca que o posicionamento do governo em relação aos servidores preocupa a classe, pois a SESP (Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária) fechou as portas para negociação da pauta com a categoria e insiste em ignorar a situação caótica em que se encontra o Sistema Prisional.

A greve geral não implicará na redução do efetivo dos agentes penitenciários com a intenção de garantir a segurança dos servidores e também de toda sociedade. “Já trabalhamos em um número muito inferior ao necessário. Para garantir as atividades essenciais com segurança não poderíamos retirar mais nenhum agente.

Além da distribuição de alimentação, atendimentos a emergências médicas e cumprimento de ordens judiciais, a categoria vai tomar todas as providências para garantir a segurança dentro das unidades penais durante o movimento paredista”, explica Petruska. Ainda segundo ela, atividades como escola, trabalho, pátio de sol, visitas de familiares aos presos e entrega de sacolas não vão acontecer.

Os servidores também aprovaram uma moção de repúdio contra gestores que praticam assédio moral e perseguição aos agentes que defendem a luta sindical na base denunciando os problemas das unidades. A “Campanha Marcelo Pinheiro, por segurança nas unidades penais”, lançada na noite desta terça-feira (19), durante sessão da Câmara Municipal de Guarapuava, também foi objeto de votação e aprovação. A partir de agora, os procedimentos de segurança serão intensificados em todas as unidades do Estado de forma permanente.

A Assembleia geral contou com a presença de cerca de 200 servidores de Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão e Curitiba e Região Metropolitana.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Até que enfim. Mais uma categoria a reunir forças com os professores. Para melhorar, poderiam vir os trabalhadores na saúde tb.

  2. Vergonha total, os deputados sem querer acabam confessando seus crimes, eles dizem que são contra tirarem as vantagens do TJ,MP,porque eles tem a caneta pesada, e podem prejudicar eles.. prejudicar em que? é porque estão com os rabos presos. progressões, promoções, quinquenios, anuenios, terço de férias, data base, isso tudo é direitos dos servidores. Agora auxilio moradia, e tantas outras coisas mais, isso é PREVILEGIOS. Acorda senhores deputados. junta todos vcs, e vão espantar porcos.

  3. Força companheiros! Unidos pelos nossos direitos!

    Unidos venceremos e Beto vai cair!

  4. Espero que o Beto não mande Bater nestes Agentes Penitenciários !

  5. De nada adianta todas essas manifestações senão mudar os atuais gestores do Depen.

  6. Admiração e apoio para esta classe tão negligenciada…força agentes, estamos com vcs!!

  7. Se a classe da educação está péssima, estes estão na cova.
    Homens de verdade eu posso descrever a coragem e ousadia de ser o pelotão de frente.
    Estava em 29/04 e vi o quanto lutam por uma carreira e de vida melhor. Parabéns… vamos a luta.

    • Também estava lá e apoio sua classe. Fico indignada ao saber que estamos a perigo com a deficiência no numero de agentes penitenciários. Venceremos os perseguidores pq sabemos lutar e esses repressores não sobrevirão muito tempo. O mundo gira e como alguns diretores de escola, seus superiores que por ora abusam do poder não mais estarão ditando as regras, o governo fascista será extirpado pelas vozes da grande maioria, o povo.

  8. ISSO MESMO PESSOAL VAMOS NOS UNIR!!!!!!!! AGORA SINTO ESTAMOS PERTO…MUITO PERTO DE DERRUBAR O DÉSPOTA!!!! FORÇA TODOS JUNTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. O sistema Penitenciário é tão importante quanto as forças policiais, é uma continuidade da ação das policias, do que adiantaria prender indivíduos se não existisse esta classe de trabalhadores. O que não consigo entender é o porque de tanto descaso por parte do governo, para com os Agentes Penitenciários, isso que não estou me referindo aos reclusos, estou falando dos servidores.

    • O descaso não é só com agente penitenciário. Todos governos anteriores agiram assim. Sabe por que? Porque nossos votos(funcionalismo público)não representa NADA. Nunca representou NADA. Vamos ver como vamos votar na próxima.

    • Meu Caro Peão…

      Que pelo seu nome deve ser um peão mesmo deste Governador Beto Richa…

      Porque nesses 4 (quatro) anos de Governo Beto Richa, o Sistema Penitenciário do Paraná e os Agentes Penitenciários, ficaram a mercê dos descaso deste Governo, e com tudo que ocorreu de violência dentro dos presídios, da falta de segurança pra toda categoria e também a outros funcionários que exercem a função administrativa que também adentram nos presídios…

      Como já disse em um outro comentário com o título;

      “Agentes penitenciários denunciam “2º massacre” do governo Beto Richa”

      Que disse que nem sei o porque os Agentes Penitenciários do Paraná, estão sentindo-se perseguidos, assediados, intimidados, injustiçados, etc…., pelo Governo Beto Richa.

      No ano passado antes das eleições, os Agentes Penitenciários dos Paraná, defenderam a reeleição do Governador do Beto Richa de unhas e dentes, contra o então Candidato a Governador, ROBERTO REQUIÃO.

      Mesmo sabendo da incompetência nesses 4 (quatros) anos de mandato, agora vem com manifestação de repúdio de “FORA BETO RICHA!”

      Nada de virar a casaca, vocês tem tem mostrar firmesa, mostrar que são duro na queda….

      Se votaram neste Governo é porque já tinham e muito que ele é…

      Sem essa agora de frouxar a tanga…

      PARABÉNS A TODOS OS AGENTES PENITENCIÁRIOS POR TER VOTADO NESTE GOVERNO, ISTO MOSTRA QUE É UM GOVERNO QUE MAIS SE IDENTIFICOU COM A CATEGORIA.

  10. Ontem o povo no Shopping Muller disse em alta voz o que todas as pessoas de bem do Paraná desejam “Fora Beto Richa!”.