Coluna do Marcelo Araújo: “Na ‘Prefs’ de Guga não falta capivara nem circo”

Marcelo_Prefs_Fruet
Marcelo Araújo*

Neste ano a ‘Prefs’ de Curitiba entrou na brincadeira do ‘Dia da Mentira’ divulgando que uma área do centro da cidade teria a circulação de automóveis abolida. Mesmo sem detalhes ou critérios de como seria implantado esse projeto, teria havido um alto percentual de aceitação. Restaria saber se aqueles que apoiaram a iniciativa também estavam de brincadeira, enganando a própria prefeitura e a mídia que nos dias seguintes repercutiu o apoio da população como verdadeira.

Mesmo no dia da mentira há certas atividades que essa postura é inconveniente. Não creio que passageiros numa aeronave receberiam bem uma brincadeira sobre uma falha mecânica, ou um médico que fizesse brincadeiras sobre o estado de saúde de um paciente. Conduzir uma aeronave, tratar da saúde ou gerir uma cidade são atividades que não oferecem margem para brincadeirinhas.

Mas o problema é que este espírito jocoso que incorporou na ‘Prefs’ não se manifesta apenas no dia teoricamente adequado, é todo dia. Poucos dias antes a Prefeitura utilizou a personagem Elle Driver do filme ‘Kill Bill’ para dizer que ela (Elle) não trabalha no sistema municipal. Sério?! Sim, é verdade, a assassina do filme não trabalha.

Houve também o episódio dos círculos azuis que estavam sendo pintados no leito das vias para tirar a atenção dos motoristas e demais cidadãos que tentavam desvendar o mistério que foi desfeito por mim aqui no Blog do Esmael.

Colocar o uniforme da Guarda Municipal numa capivara do Parque Barigui é outra brincadeirinha de mau gosto que não foi nem poderia ter sido bem recebida pela corporação, aliás qualquer paspalho deveria saber.

Economia

no último 9 de abril, o jornalista Rogério Waldrigues Galindo, da Gazeta do Povo, a quem respeito como profissional, com base nos milhares de likes e curtidas, afirma que a Fanpage ‘Prefs’ é o maior legado do prefeito Gustavo Fruet — o Guga.

Entretanto, discordo do jornalista. Likes e curtidas não parecem ser critérios científicos de avaliação até porque a rede social não comporta ‘don’t like’ nem ‘não curti’ com apenas um toque, portanto não creio que tal suposto sucesso resistisse a uma pesquisa do Murilo Hidalgo.

Ainda assim o sucesso seria da Fanpage e não da gestão, e isso creio que está bem claro, e mostra que o prefeito tenta salvar sua gestão inspirado nas lições de Cezar na antiga Roma, dando pão e circo ao povo.

Não havendo pão nem albergue resta o circo. Prefeito, enquanto a presidenta Dilma Rousseff e o governador Beto Richa fazem contagem progressiva dos dias de mandato (100, 101…) o seu já está em contagem regressiva (630, 629…), portanto menos palhaçada!

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas terças-feiras para o Blog do Esmael.

Comments are closed.