Coluna do Enio Verri: “O clima é tenso e de desrespeito aos paranaenses”

verriEnio Verri*

Praças do Centro Cívico, Curitiba. Cerca de 1.500 policias a postos. O cenário é de guerra. O risco é grande. Talvez uma ameaça terrorista ou operação contra o tráfico de drogas no Paraná. Mas não é. Trata-se de um simulacro de 30 de agosto de 1988.

Se na década de 80, o ex-governador Alvaro Dias (PSDB) soltou a cavalaria nos professores, o atual, Beto Richa (PSDB) criminaliza servidores públicos em greve pelos seus direitos ao ameaçá-los e confrontá-los com desnecessária força coerciva.

No estado das contradições, onde deputado anda de camburão e polícia bate em professores, o clima é tenso e de desrespeito aos paranaenses. Nos municípios, viaturas paradas, escolas sem estrutura e servidores e postos de saúde sem remédios.

No Paraná do governador que não paga fornecedores e atrasa salários, a solução é agraciar grandes empresários e amigos pessoais, enquanto confisca o fundo previdenciário dos servidores públicos para cobrir o rombo nos cofres públicos, inacreditavelmente, efetuado em sua primeira gestão.

Em pouco mais de 4 meses, Richa completa a trilogia de erros crassos e desacato com os paranaenses: tentativa de confisco do Paranaprevidência, deputados do camburão e, agora, o incentivo a batalha entre servidores – policiais militares contra grevistas.

Economia

O Governo do Estado parece não ter aprendido com os próprios erros. Descumpre com o compromisso firmado e avalizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná de que encaminharia o projeto de lei que modifica o regime previdenciário dos servidores públicos após o exaurimento de diálogo.

Sem a devida conversação e contra o posicionamento do Ministério da Previdência Social, o governador, em regime de urgência, atira o projeto polêmico nas mãos de sua base aliada e se retira no sossego da residência oficial, sem ouvir as vozes das ruas.

Pois bem, se “o melhor está por vir” reproduzido por Richa representa 1 milhão de alunos sem aulas, efetivo de policias reduzidos nas cidades do interior e confisco do Paranaprevidência, o que esperar para os próximos meses?

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *