Censura prévia: Governo Richa proíbe manifestação de PMs pelo WhatsApp

censura_pm_richaOs policiais militares flagrados trocando mensagens ofensivas que exponham a imagem da corporação a situação vexatória serão punidos disciplinarmente pelo comando da PM do Paraná. É o que diz o memorando-circular 69/2015, assinado pelo corregedor-geral da corporação, coronel Arildo Luiz Dias, obtido pelo jornal Gazeta do Povo.

Segundo reportagem de Felippe Aníbal e Diego Ribeiro, a PM quer censurar mensagens trocadas em aparelhos celulares particulares até pelo WhatsApp. O conteúdo terá que ser analisado previamente pelos superiores hierárquicos antes de ser disparado, sob pena de punição. Ou seja, foi instituída a censura prévia para os policiais militares– embora a Constituição Federal garanta a liberdade de expressão.

O governo Beto Richa (PSDB) está muito incomodado com os constantes vazamentos de informações à imprensa, sobretudo dos calotes nos policiais, viaturas sem reparo e combustível, falta de alimentação nos quartéis, dentre outras barbaridades.

“Militares estaduais, fardados e/ou uniformizados, explícita ou anonimamente, têm veiculado vídeos, informações, etc., por intermédio dessas ferramentas, expondo a imagem da corporação a situações vexatórias, constrangedoras e inadequadas”, diz um trecho do memorando.

A Associação dos Praças do Estado do Paraná (Apra-PR) vai entrar com uma ação da Vara da Justiça Militar, visando garantir o direitos dos policiais militares de se expressem livremente.

Comentário do Blog do Esmael: já pensou se a moda pega em outras áreas, a exemplo da educação e da saúde?

Economia

Deixe um comentário