Artigo de Zeca Dirceu: “A CPI da Swissleaks e o silêncio midiático”

swisslea.jpgArtigo de Zeca Dirceu*

Depois de dez anos guardando documentos comprometedores, o ex-funcionário do HSBC, Hervé Falciani, enviou o material para um grupo de jornalistas investigativos, dando origem ao Swissleaks. Poderia ser mais um caso absurdo na esfera internacional, mas o problema foi ainda maior e está no quintal da nossa casa.

As contas secretas no banco britânico ultrapassam seis mil. Mais de 8,6 mil brasileiros estão envolvidos e o rombo em sonegação pode ser de 7 bilhões de dólares. Esse conjunto de fatores renderia grandes reportagens, manchetes de jornais e infográficos em quaisquer mídias do mundo… menos no Brasil.

O caso do HSBC tem sido abafado pela grande mídia, que insiste em esconder os detalhes. Como brasileiro fico bastante preocupado com isso, haja vista a cobertura que os mesmos órgãos de imprensa têm destinado a outros assuntos. Por outro lado, ainda que indignado, sei dos porquês da falta de divulgação deste escândalo que tem sido noticiado quotidianamente na imprensa internacional: a própria mídia brasileira é ré no caso.

O Swissleaks aponta que entre os correntistas suspeitos de sonegação fiscal no HSBC da Suíça estão muitos proprietários de empresas midiáticas. Organizações Globo, Rede Massa, Rede Transamérica, Grupo Abril e Jovem Pan são algumas das citadas.

O que isso significa? Que a luta pela democratização da mídia é cada vez mais urgente. O comportamento da imprensa sobre o caso do HSBC demonstra que existe um jogo de interesses em detrimento (do mito) da imparcialidade pregado pelos jornalistas no Brasil.

Outro ponto que, como cidadão brasileiro, me deixa preocupado, é o silêncio de alguns partidos, bancadas e políticos sobre o caso. O próprio PSDB, que muitas vezes se coloca como defensor da ética e dos bons costumes não quer se posicionar quanto à investigação porque acredita que assim sairá incólume.

Ledo engano. A Comissão Parlamentar Investigativa (CPI) da Swissleaks será instaurada e dará respostas aos cidadãos e cidadãs do nosso país. E o PSDB, que não quer a apuração da CPI, porque governos tucanos atuais e passados estão envolvidos em fraudes escandalosas como a do metrô de São Paulo, precisa ter mais respeito com os brasileiros.

Ademir Venâncio de Araújo, que tinha US$ 1,2 milhão num banco suíço e foi diretor da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) durante os governos de Mario Covas e Geraldo Alckmin, José Luiz Lavorente, que está na companhia desde 1999 e atuou nos governos Covas, Alckmin e José Serra; Mário Manuel Bandeira eleito presidente da empresa no governo Alckmin são apenas exemplos de alguns dos envolvidos no caso de cartel do metrô.

É inadmissível que um rombo de 7 bilhões de dólares não seja investigado. Esse dinheiro pertence a todos os trabalhadores e trabalhadoras, a todos aqueles que batalham por um país melhor. Como deputado federal reeleito pelos paranaenses, cobro uma postura mais comprometida dos meus colegas parlamentares de oposição durante o andamento desta CPI.

Já como cidadão cobro mais seriedade da imprensa na cobertura do escândalo do HSBC. Sei que existem muitos jornalistas comprometidos com a verdade, porém também sei que muitos donos das empresas de mídia manipulam o trabalho desses profissionais.

Também não posso deixar de citar que já estão feitas investigações sobre o caso. A Receita Federal tem apurado as denúncias de sonegação fiscal, enquanto o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), órgão do Ministério da Justiça, tenta recuperar o dinheiro. E por último, uma entidade que tem se destacado como uma das mais importantes do Brasil, está a Polícia Federal (PF) investigando os crimes.

Sabendo da importância da atuação parlamentar neste caso, mais uma vez reitero meu compromisso com o povo e espero que as mais de 6,6 mil contas secretas que pertencem a mais de 8,6 mil pessoas físicas e jurídicas no Brasil sejam investigadas e que os 7 bilhões de dólares voltem aos cofres públicos do nosso país.

*Zeca Dirceu é deputado federal pelo PT do Paraná

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E quem é esse zeca Dirceu… o rabo dele esta infestado de moscas… o pai dele é um pilantra de marca maior, se fosse um país realmente sério já estaria comendo grama pela raiz

  2. Faz um artigo esclarecendo as habilidades do papi como consultor

  3. Parabens ao site por postar isto!
    Quero ver se vocês conseguem repercutir isto a um alto nivel.

  4. Vamos perguntar pro Zeca como o dinheiro das empreiteiras foram parar na conta de seu pai, Ah! me esqueci foi consultoria.

    • fico endignado quando vejo o sujo falando do mal lavado…acho que presidente no brasil é só para ocupar cargo por que nao manda nada fica a mercê do congresso e do senado eu nunca vi tanta sujeira juntas com alguen vai investigar e sao cumprice e estão todos no mesmo barco ai fica dificil né.

  5. Zeca vc parece de outro mundo né, até parece que não é filho e quem é. Seu pai é um dos que tem dinheiro lá, engraçado o nome dele vc não citou.
    Engraçado seu pai mesmo preso conseguiu ganhar mais de 3 milhões em consultorias, que magico que ele é. me poupe de tanta ironia cara, quem é vc pra falar dos outros. Concordo com vc que muita gente tem dinheiro lá, alguns de propinas, desvios e tudo mais. Mas vc é a última pessoa que poderia fazer um texto deste, queimou mais ainda seu filme, pois ser filho do Dirceu moralmente já é ruim, financeiramente é bom, vc jamais poderia escrever isso, tudo bem que vc não tem culpa, não pediu pra nascer filho do Dirceu.

    • brasileira , voce falou tudo, parabens

      • O erro de Dirceu não justifica o roubo de toda a nação, praticada pela elite A da panela. A corrupçao é idosa ela não nasceu no gov. do PT.

        • Concordo, a corrupção vem desde que o Brasil existe e pelo que vemos, jamais será extinta. Esta senhora idosa já completou 514 anos e pelo visto chegará aos 1.000 anos antes que alguém resolva dar um veneninho e matá-la de vez. Os ladrões do FHC não são diferentes dos ladrões do Lula, tampouco diferentes dos ladrões de Dilma e por aí vai, o que não justifica é o fato do PSDB de FHC ter roubado, que o PT de Lula e Dilma tenham o mesmo direito, não é verdade? Este menino, o Zeca Dirceu, me pareceu um bom menino quando o conheci, mas acompanho um pouco sua trajetória política e já percebi que é igual ao pai, ou seja, não vale muita coisa não!

    • Vcs partidarios sao uma merda mesmo neh.sempre quando fala em investufacao que provalvimento podem estsr metidos, vem vom lororas de quem hah foi investigafo e sendo punidos e que voltou a ser investigado, facam me o favor…..acho onde a fumaca tem que ser cerificado que nao a fogo….e demais ser filho de mau elemento nao quer dizer que o mesmo o seja…

  6. Atenção, povo: amanhã, às 09:00, o Deputado Eduardo Cunha vai estar na Alep para inaugurar o projeto Câmara Itinerante! Que tal organizarmos um aot contra esta figura?

  7. Por isso mesmo vemos a velha midia indo cada vez mais pro rallo.
    Quem em sã consciência aguenta assistir final de semana afora Faustão, Silvio Santos, Fantástico, BBB???
    Jornal Nacional, novelas, programas da tarde e seus assuntos imbecilizantes…
    A cada dia que passa, mais e mais pessoas buscam alternativas para Programas de Ratinhos, Raul Gil e similaares.
    Assim o é com os órgãos de imprensa. Hoje é mais coerente acompanhar os acontecimentos por blogs como este e sites noticiosos de grupos independentes, que não têm rabo preso com nenhuma quadrilha mantenedora do poder.
    Qualquer salafrário, desonesto, ladrão tem conta nesta latrina.
    Faz-se vista grossa para os desmandos trabalhistas que este antro impõe aos que lá honestamente trabalham. O ministério do trabalho não diz nada!
    Que vão todos para a cadeia!
    Juiz Moro e e Dr. Dalagnol neles!!!

  8. Só queria deixar registrado que é impressionante como alguns apresentam um raciocínio tão infantil, em termos lógicos, que chega ao ponto de crer que depreciar o autor do texto vai retirar a validade dos argumentos levantados.
    Argumentos se refutam com argumentos.
    Se ñ sabe formular um, melhor ficar calado.
    E pior, tentar denegrir uma pessoa por atos alheios, mesmo que praticados por pessoa próxima, é simplesmente abjeto.

  9. Tem muita gente bacana envolvida, noticiar sobre essa sujeira só jornalista independente…Ainda pode ter agente do governo de 2º ou 3º escalão que pode estar envolvido e sacanear no repasse de verba de publicidade ainda.

    Eu acho que a receita vai dar uma dura nos mais pobres e tudo vai virar PIZZA…

  10. E quem vota em beto e aécio tem moral pra falar de alguém?

  11. Depois de 12 anos no poder, o PT com a faca e queijo na mão, maioria da base no congresso, STF e Ministério Público aparelhado ao partido, pergunto:

    PORQUE NÃO HOUVE PUNIÇÃO AOS ENVOLVIDOS DE CORRUPÇÃO NO GOVERNO FHC? PORQUE OS TAIS PALADINOS DEFENSORES DOS POBRES NÃO APLICAM O RIGOR DA LEI SOBRE ESTES QUE TANTOS CONDENAM?

    Eu como todo o brasileiro, estamos de saco cheio de tanta conversa fiada pra boi dormi, como esse monte de asneiras ai em cima sem começo nem fim que não leva a lugar nenhum. Aí está mais uma prova de que A PRODUTIVIDADE DOS POLITICOS NO BRASIL NÃO JUSTIFICAM OS ALTOS SALARIOS E DEMAIS AUXILIOS.

  12. Deputado filho de presidiário e integrante do PT não tem respaldo para falar de ninguém!

  13. A grande imprensa é canalha mesmo… este caso tem que ser investigado, pois vai desmascarar quem realmente são os donos destes canais…

  14. KKKKKKKKKKK,
    Filho do Zé cobrando .
    Piada pronta.
    Parabéns

  15. Duas perguntas, caro Zeca:
    1- por que precisa de CPI? A lista não é suficiente?
    2- qualquer um se assombra com sonegação de U$ 7 bi, ok. Mas quando o governo federal vai começar a punir os sonegadores de R$ 500 bi/ano (segundo o sonegometro)??? Por que o Levy ao invés de taxar a CIDE não retornou com a CPMF com 0,01% não para arrecadar, mas sim para rastrear toda e qualquer operação financeira para começar a pegar os sonegadores que deixam de engordar os cofres públicos em quase 25% do PIB?
    grande abraço.

    • Penso igual IACO. uma apertada na sonegação e a coisa já ajudava bem. A começar com a Globo (1.2 Bi) e o Itau (5.0 Bi) já nem precisava de aperto nenhum. Agora, da CPMF esqueça. Não passa no congresso (do jeito que esse congresso está, com 400 picaretas, segundo Cid Gomes e o chefe deles, presidente da câmara) de jeito nenhum. Mas, são 500 bilhões indo parar no ralo da sonegação, e mais 100 bi na questão de contrabando e descaminho, principalmente cigarros.

  16. E o ratinho metido a justiceiro, bem que me disseram que nas manifestações tava cheio de ladrão e bandido, vestido de assessores, jornalista, empresário honesto.
    Esse povo ladrão não aceita que não tá sobrando mais pra eles.

  17. Silencio mortal do PSDB demonstra que seu comprometimento nao é contra os malfeitos,nesse caso é com os malfeitores.

    • Só para constar, ter conta na Suiça não significa nada, qualquer um pode ter.
      O que é ilicito é usa-las para lavagem de dinheiro ou sonegação fiscal, que bem como o articulista está sendo investigado, no entanto ainda não há nenhuma comprovação que as contas foram usadas para esses propositos “obscuros”…
      Agora já que o Deputado está tão preocupado com a moral, ética e os bons costumes, que tal esclarecer porque o papai JOSÉ DIRCEU recebeu 30 milhões de reais a titulo de CONSULTORIA (veja só, deve ter sido muito boa não é mesmo? já que as empresas dominavam o mercado de obras no pais) de empresas que COMPROVADAMENTE admitiram o pagamento de propina para diversas pessoas, inclusive da alta cupula do PT (da qual adivinha, dirceu faz parte –que coincidencia!!)
      Alguma palavra baby Dirceu?!

      • Mais se a conta não é para lavar dinheiro ou sonegar, qual o motivo de abrir uma conta na suíça e manter milhões lá?? Aqui também tem banco. Vai morar la então ué….tão roubando aqui e levando pra lá, só isso.