Sob cerco no Paraná, perde força no país o movimento anti-Dilma

Pedágio

Pedágio “mais caro do mundo” autorizado pelo governador Beto Richa inibiu locaute de caminhoneiros contra Dilma. Movimento tucano pelo impeachment da presidenta encontra resistência no Paraná, que pede nas ruas Fora Richa, impeachment já!!. Governador do PSDB enfrenta greve na educação há 20 dias, que transformou sua popularidade em pó.

à€s vezes é preciso recorrer à  História para que percebamos a importância estratégica do Paraná na geopolítica brasileira. Voltemos a 1894, na cidade da Lapa, onde forças republicanas e legalistas, os pica-paus, resistiram heroicamente 26 dias à  ofensiva militar dos maragatos (os federalistas) que tentavam derrubar a nascente República. Os defensores não tinham munição nem homens suficientes para conter os atacantes. O tempo de resistência foi imprescindível para que o presidente Marechal Floriano Peixoto reunisse força para combater os golpistas de antanho.

Outro episódio histórico, agora em 1930, também passou pelo no Paraná: a revolução comandada por Getúlio Vargas, que pôs fim à  República Velha, rompeu com o modelo agrário e semi-escravista para iniciar o processo de industrialização do país. O comboio getulista permanecera estacionado no município de Ponta Grossa, Campos Gerais, à  medida que as tropas revolucionárias avançavam rumo a São Paulo.

Nos dois fatos acima, o Paraná teve participação preponderante e decisiva. No primeiro, conteve o avanço de golpistas contra a República. No segundo, 36 anos depois, deu passagem para o sepultamento da envelhecida República.

Novamente, em 2015, o Paraná se posiciona contra golpismo contra a presidenta Dilma Rousseff (PT). Armou uma trincheira anti-PSDB em todos os 399 municípios.

Surge aqui no estado um movimento pelo impeachment do governador Beto Richa (PSDB). Mesmo que legalmente não prospere o impedimento, a pressão das ruas serve como antídoto para o tapetão tucano e a palavra de ordem pelo retorno dos militares ao poder.

O movimento de massas paranaense assusta o tucanato local e nacional, pois, de acordo com o próprio senador Aécio Neves (PSDB-MG), em contato com o governador Beto Richa (PSDB), pode atrapalhar em todo o país as manifestações de 15 de março contra Dilma.

Até mesmo a greve dos caminhoneiros estancou-se por aqui, na região Sul. Os bloqueios de rodovias estão agora restritos ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina, pois, não consegue avançar para outros estados. Perdeu força porque se trata de um locaute (paralisação organizada por empresas), que afeta o suprimento dos cidadãos e a economia das localidades. Trata-se de um movimento contra Dilma, organizado por forças ligadas ao PSDB e setores do empresariado e do agronegócio mais atrasados.

A questão do pedágio cuja tarifa é a maior do país, permitida por Beto Richa, arrefece o ânimo do protesto dos caminhoneiros contra Dilma. Pelo contrário. Várias carretas foram vistas nas estradas com a inscrição Fora Richa!. Além disso, conjunturalmente, o governador tucano aplicou nos paranaenses tarifaços no IPVA, no ICMS de 95 mil produtos e nas contas de água e luz.

A greve dos educadores entrou hoje no vigésimo dia, sem que o tucano consiga sair dela. As manifestações de professores e funcionários de escolas transformaram em pó, em um mês, a musculatura que Richa conquistou na reeleição. Outras categorias do serviço público também estão paralisadas, enfim, o modelo do PSDB é o modelo do próprio inferno no Paraná e ninguém quer essa maldade para os brasileiros. Nem para o mais ferrenho inimigo.

47 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O que mais me doí é saber que o povo paranaense trabalham pra caramba, e vem um miserável desses governo incompetente e quebra nosso estado que era um estado rico.

  2. …EM QUALQUER PAÍS SÉRIO,OS GÂNGSTERS DO PSDB,DEM,PPS,ESTARIAM PRESOS, HÁ MUITO TEMPO,NO ENTANTO,QUEM DEVERIA PRENDE-LOS,FAZ PARTE DA GUADRILHA.EM TEMPO:…ATÉ ÃS FORMIGAS VERMELHAS DA AMAZÔNIA SABEM,O JUDICIÁRIO(?)DO PARANÁ E/OU BRASIL,NÃO VALE,O QUE O GATO ENTERRA…ACORDA PARANÁ,ACORDA BRASIL!!!

  3. O movimento anti PT e anti tudo que o PT e mais uma dúzia de políticos malandros representam apenas cresce. O movimento da sociedade é pela ética, pela verdade e pela justiça. Qualquer político que se enquadre no alvo no movimento vai sofrer a pressão. Junto com toda a quadrilha federal do PT, o Richa foi enquadrado junto. A realidade é esta. Tenho conhecimento de vários estados em que já vivi, e observo atentamente aqui da Bahia. O povo do Paraná, meu povo do Paraná é exemplo, e arrasta multidões para que seja efetivamente realizada uma limpeza em todas as camadas do governo. Fora Richa, fora Dilma, abaixo Lula!!!!!

    • O comentário mais coerente que li aqui! Parabéns! E outra coisa Esmael Morais e alguns outros comentaristas… o país inteiro está indo pro buraco, 20 Estados mais o Distrito Federal estão endividados, gastaram muito mais do que arrecadaram, Estados estes comandados tanto por PSDBistas, PTistas, DEMocratas, PDTistas, PMDBistas. No Rio Grande do Sul os hospitais começaram a rejeitar o atendimento via SUS por falta de pagamentos…. e lá não é um PSDBista que governa ou que governou nos últimos mandatos. Dilma mudou a legislação pra não ser punida por gastar mais do que arrecadou! Sejamos coerentes, Dilma é uma porcaria como governante, Beto é outra porcaria como Governante, então, nós – POVO BRASILEIRO, temos de nos opor a qualquer governante ruim, seja de qual partido for! Eu vou pra Rua sim e nós Guarapuavanos e moradores de regiões próximas vamos em peso pedir os impedimentos de Dilma e de Beto!!!

  4. BETO RICHA FORA ,FORA BETO RICHA ALIAS FORA TODA SUJERADAA DO PSDB O BRASIL PRECISA SE LIVRAR DESSES ORDINARIOS BURQUESES…

  5. Não é porque eu desaprovo o governo Beto Richa…que Quer dizer que aprovo o governo Dilma…

    Não podemos misturar alhos com bugalhos…. Uma coisa é uma coisa….Outra coisa é outra coisa…

    A gente tem que esquecer a cor que o politico veste…vermelha ou azul…e olhar para o que ele faz para a população…

    Tem MTA gente ai defendendo a Dilma pq é do PT….e não vê o que ela está fazendo com o nosso país…ela vai de mal a pior… O Beto TB…esta indo mto mal….então o protesto é para os dois…

    Precisamos de uma terceira vi urgente no país…
    Fora PT e PSDB

  6. Parabéns ao povo do Paraná. Isso é só uma pequena amostra do que um governo do PSDB pode causar num estado, imagine o que poderia causar num país!

  7. Sou professora estadual, tenho vários anos de magistério pela frente, sou politizada, como convém a um professor, mas reitero que estou nessa luta pela retomada dos direitos e da estrutura educacional que os paranaenses demoraram décadas para construir. A minha indignação é tão poderosa que não há espaço para análise partidárias. Assim pensam meus colegas de trabalho e lutas, e iremos mover céus e infernos para voltarmos à normalidade.Nosso povo não merece o que está acontecendo. Onde estão as autoridades que deveriam criminalizar Richa e seu bando por improbidade administrativa, falsidade ideológica, fraude eleitoral, calote em fornecedores e assalariados, lesa constituição quando não cumpre o atendimento dos serviços aos cidadãos e ainda aumenta os impostos dos mesmos? Onde a lei para essa turma de desrespeitadores da lei? É o caos generalizado.

    • Concordo com a Professora de Verdade. E também pergunto : ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DESTE ESTADO? NÃO PODEMOS MAIS CONFIAR NESSAS INSTITUIÇÕES, QUE DESGRAÇADAMENTE, É REPRESENTADA POR SERES TÃO IGNÓBEIS, OS QUAIS NÃO ESTÃO “NEM AÍ” PARA O QUE ACONTECE COM A POPULAÇÃO!!!! VERGONHA, VERGONHA PARA UM ESTADO TÃO PUNJANTE COMO O PARANÁ…

  8. eu pelo menos não estou nem aí se é PT ou PSDB ou qualquer outro, começou a fazer barbaridades e prejudicar o povo, vai pro cacete, não quero nem saber.

  9. Essa greve dos caminhoneiros o próprio Esmael Morais publicou um post com o apoio dos caminhoneiros aos professores, só que a tal greve dos caminhoneiros surgiu exatamente para encobrir na Mídia o movimento anti-Beto Richa que enfraquece consideravelmente o PSDB nos estados do Sul. A greve dos caminhoneiros surgiu para desviar o foco, assim ela se sobressai sobre o movimento do funcionalismo público no Paraná que tendia se alastrar para outros estados governados pelo PSDB que sofrem o mesmo desmonte. O post original do Esmael Morais foi compartilhado do Blog do Caminhoneiro, que é comandado por um ardoroso defensor do PSDB, o golpe foi exatamente este, os tucanos para contar com o apoio dos professores fizeram crer que era um movimento expontâneo só que os líderes do movimento dos caminhoneiros são tucanos e tem um que já foi até vereador no RS. Tentou-se assim criar uma cortina de fumaça sobre o PSDB. O próprio Aécio Neves já demonstrou isso ao sugerir que o Beto Richa acabe com o movimento dos professores, pois no fundo o PSDB sabe que o Fora Richa é maior que o Fora Dilma. Aqui o link de uma das primeiras paralisações as outras surgiram após o cerco ao Beto Richa. http://blogdocaminhoneiro.com/2015/02/greve-empresarios-iniciam-paralisacao-de-caminhoes-em-vilhena-ro/

  10. O Brasil sempre teve crises e conflitos, isso é tão natural quanto nascer, viver e morrer. Infelizmente nosso Brasil não foi uma colônia de povoamento como os EUA, se o fosse seríamos nós os brasileiros a mandar na economia mundial.
    De Vargas à J. Goulart pensou-se num Brasil para os brasileiros e não como na colônia, a dependência ao estrangeiro. Até a ditadura tentou um certo nacionalismo atabalhoado, porém sem sucesso.
    Os governos que se sucederam, Sarney, Collor/Itamar e FHC não tiveram essa “visão pactual” e, inclusive de Collor à FHC o que houve foi uma forte desestatização e submissão ao capital estrangeiro. Mais uma vez, a “velha repetição da colônia”.
    Só no governo Lula houve a tentativa de unir capital e trabalho nacionais em prol de um desenvolvimento do Brasil para os brasileiros, promoção da classe pobre para patamares mais altos de consumo, ascensão social e crescimento econômico record da ordem de 7%. Mas hoje, a economia no Brasil e no mundo vêm sofrendo uma grande estagnação, principalmente em países europeus.Aliado a tudo isso temos uma classe média insatisfeita por sentir-se alijada do poder político brasileiro e das decisões sobre os rumos da nossa economia. Esse mesmo grupo é liderado por forças políticas de profunda orientação liberal. As mesmas forças que querem desestruturar um governo que tem por base o desenvolvimento econômico e social baseado no aproveitamento dos recursos minerais do solo nacional.
    É aí que entra a Petrobrás, como fator estratégico. Afinal ela contribui com 10% do PIB, além de financiar 75% das obras do PAC nos projetos de infraestrutura.
    Privatizar a Petrobrás é o golpe fatal em qualquer tentativa de projeto de nação, pois ela é estratégica para um projeto político que,ainda em vias de se construir, privilegia com seus recursos a educação para que o Brasil possa se constituir através dos brasileiros.

    • Perfeita colocação. É evidente que esta tentativa de desestabilização do governo e da Petrobrás tem um interesse comum. Privatizá-la. Afinal, estamos falando da maior reserva de petróleo o mundo!

    • Sérgio,são poucos os depoimentos tão perfeitos e inteligentes como esse seu.Parabéns,é de pensamentos assim que estamos precisando.Tudo o que está ocorrendo nada mais é do que o impacto causado pelo pré-sal.A tentativa de golpe está na cara.Sabemos que estamos vivendo outros tempos,mas é bom ficarmos de olho e não cairmos nessa.Prá frente BRASIL,LULA-DILMA e quem for do bem!

    • Parabéns, pela perfeita colocação Sérgio, esse também é grande interesse da mídia para depois conseguir privatizar a nossa empresa.

    • A sua colocação e que esclarece por que os derrotados na eleição passada estão querendo a todo custo provocar um golpe de estado.

  11. Minha gente. Não vamos esquecer da nossa PARANAPREVIDENCIA. Isto tem que ser lembrado toda hora. Pois o Beto Richa e o PSDB estão de olho grande e a mão suja enorme. Portanto sempre alerta!

  12. vergonha a velha mídia nao relata o que esta acontecendo no paraná.. o governo malandro aqui querendo limpar o nome dele falando mal dos professores, esse bagaceira ja esta fazendo tudo isso de maldade com o pt na presidencia.. imaginem se o aécio ganhasse?? como seria??? pode ter certeza que nós estávamos fritos

  13. O BETO RICHA SE ENFIOU EM UMA ENRASCADA POLÍTICA..E COMO NÃO SABE NADA DE POLÍTICA ..NÃO CONSEGUE SAIR DELA.E O PARANÁ QUE PAGA O PATO DA INCOMPETÊNCIA DO PIA DE PRÉDIO

  14. O que se esperar de políticos do “PSDB” Partido Só Dos Banqueiros.
    O PT é horrível mas infelizmente o PSDB conseguiu se superar, governa só para os ricos.

    • E o Pt governa para quem?

      • Todos os 64 deputados do PT votaram contra a terceirização. Os deputados do PT são os únicos(PSOL e PC do B), que votam a favor dos trabalhadores. Portanto, o PT ainda é o partido dos trabalhadores. A globo e grandes jornais passam o contrário para que fiquemos contra o PT, a mída, os grandes jornais e revistas estão no comando do País, junto com o PSDB, DEM, PP, PPS e assim por diante. Querem acabar com o PT para governarem a seu modo, contra os trabalhadores. São Paulo esá quebrando com O PSDB a vinte anos. Devemos tomar cuidado com a mídia.

    • sinceramente , acredito que o PT não tão ruim assim como tão pintando…fiquemos atentos a GLOBO está por tras disso tudo…se é bom pra GLOBO é ruim para o BRASIL

      • Só que não é apenas a Globo que está noticiando, está estampado em todos os meios de comunicação e os fatos falam por sí, independente daqueles que querem tirar proveito da situação.

  15. Texto tendencioso esse. Uma manifestação contra Beto Richa não é necessariamente a favor de Dilma. E uma manifestação anti-Dilma também não significa ser pró-Richa. Isso seria subestimar a inteligência do povo paranaense. Ambos cometeram a sua cota de maldades (uso essa expressão para não baixar o nível, como eles merecem). Não se trata de escolher lados, como num jogo de futebol. Está errado, tem que ser criticado!

    • Como se diz: Esta é a sua opinião, porem os fatos falam por si só.

    • Concordo com Abilio. Não é pq estamos contra o Richa que somos a favor da verme da Dilma.

      • Somos? voce quer acredita que todos concordam contigo? serio mesmo?.

        Vamos analisar a situação por um momento, (se tiver capacidade), Se não fosse Dilma, quem seria? No segundo Turno só havia 2 candidatos. O adversário de Dilma é o “grandioso” Aecio Neves, o mesmo que disse que seguiria o modelo de governo de Richa para governar todo o Brasil!!!!
        (nem vou mencionar em todos os escândalos que ele e o grupo de tucanos e aliados estão envolvidos, que chegam a ser muito maiores comparados ao de seus adversarios)

        Não estou aqui para defender o PT, nem Dilma, mesmo tendo votado nela, a coisas acontecendo no pais, mas temos que analisar com sabedoria, se a vida do paranaense esta difícil, com imposto tão alto, (conta de luz, agua, mercado ….) nós sabemos muito bem de quem é a culpa.

        E no caso dos servidores públicos, com seus direitos, suas aposentadorias ameaçadas, mal recebendo seus salario, (provavelmente ontem, ou hoje, é/foi o dia de pagamento, e tem gente que recebeu menos da metado do salario de 30% a 40% do valor total), sendo que, eu diria que são eles os primeiros a injetarem dinheiro na economia locais, (ou da onde as empresas obtem lucro para sustenta seus negocios e pagar seus empregados?), como ficará a economia, se este pessoa não tiver dinheiro para pagar suas contas?

        Ah professores na minha familia, e este mês, ( e desejo que seja o unico), se tivermos dinheiro para pagar o mercado e a conta de luz, … será um milagre!!

        Eu espero que as coisas melhorem, pois caso contrario, esse podera ser o inicio do fim (ragnarok?)

        • … Apenas completando o que soube de última hora.
          Numa roda de conversa entre amigos na frente de um bar/restaurante, em sua maioria comerciantes de media/grande empresas locais, (interior do parana). Estão preocupados com a situação atual do estado, pois têm notado que seus negócios não estão prosperando como antes, as vendas estão a baixo do esperado, visto que parte da população local é de aposentados, servidores públicos e professores ( 4 escola estaduais, universidade) estão cautelosos com a atual crise no estado, com medo de fazerem compras e não dar conta de honrarem seus pagamentos. Estão preocupados, ao imaginarem que isto pode ser apenas o começo.

        • Sofremos isso aqui em MG com Aécio Neves e Anastasia…Parece que só muda de endereço , mas a maneira deles governarem é idêntica à do Richa … Aécio Neves para não ter que ser julgado por improbidade administrativa (pelo fato de não ter repassado ao INSS a contribuição previdenciária dos funcionários do estado de MG) efetivou de maneira irresponsável quase 100 mil funcionários da educação….ACREDITE, em MG nós derrotamos Aécio…Nós , nossos alunos, nossa família, nossos amigos derrotamos o PSDB em MG….Não sou partidário , mas uma coisa é certa PSDB nunca mais….Eles destroem a educação , quanto mais burras forem as pessoas melhor para eles!

          • Muito bem Rafael então você sabe o que os paranaenses estão passando mas tem uma cúpula grande que apoia esse milionário veja o município de Fazenda Rio Grande o prefeito do PSDB foi cassado entrou com vários recursos e não assume que deixou o município num caus que para se recupera vai alguns anos realmente a forma deles administrar é essa mas eu acredito que os votos de cabresto tão aos poucos acabando graças ao PT o povo não esta mais alienado

          • RAFAEL LISBOA, aqui no Paraná não é diferente do seu estado.
            SOFREMOS na mão dos seguintes governadores:
            ÁLVARO DIAS PSDB
            LAIME LERNER PSDB
            BETO RICHA PSDB.
            Precisa falar mais alguma coisa?

        • Perfeito! Publique como matéria principal Amon.

      • Eu diria que o verme na situação é Richa….Cuidado com o que a Globo diz …a a GLOBO está atolada no SWISSLEAKS… A Globo quer detonar o PT pelo fato deste não ter-se rendido à ela. Todos Sabemos que o PSDB foi subserviente à Globo e esta deve favores ao PSDB , pois lucrou muito….

      • Concordo com Abilio e GFB…

    • Concordo com o Abilio Bedin, tanto o Governador do Paraná quanto a Presidente estão “pisando na bola” e criticar um não significa apoiar o outro.

  16. O Richa tá calmo, não foi passear de helicóptero, tudo calmo naquele heliporto que te falei.