Richa recua da autonomia financeira nas universidades; fim da greve?

decreto.jpgO governador Beto Richa (PSDB) revogou nesta-feira (10) o decreto que criava o grupo de trabalho para redigir o projeto de lei de autonomia financeira para as universidades estaduais do Paraná. A autonomia financeira pretendida por Richa significava a desobrigação por parte do governo do estado com o financiamento das instituições.

Os comandos de greve das sete universidades e os sindicatos de professores e servidores estiveram reunidos hoje pela manhã com o líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). Na reunião, o governista apresentou a revogação do decreto e discutiu outras questões da pauta de reivindicação dos servidores.

Com mais esse recuo do governo, as greves nas universidades devem ser suspensas nos próximos dias. Das sete instituições, somente a Universidade Estadual de Maringá (UEM) já havia decidido encerrar o movimento, com os servidores voltando ao trabalho na manhã de hoje. Agora é só manter a vigilância sobre a questão da previdência dos funcionários públicos do estado.

O saldo do calote e da tentativa de arrocho promovidos pelo governo Richa fica praticamente zerado. De um lado os servidores preservaram seus direitos já adquiridos e garantiram o funcionamento das universidades; e do outro o governador e a base governista na Assembleia saíram com um enorme desgaste.

Comments are closed.