Na quarta, 20 mil educadores marcham em Curitiba pela continuidade da greve no PR

Esta segunda-feira (2) foi um dia de muito protesto nos municípios paranaenses. Amanhã, de acordo com a APP-Sindicato, as mobilizações contra se intensificarão em todo o estado. Na quarta, dia 4 de março, no estádio do Paraná Clube, em Curitiba, categoria realiza assembleia e, logo depois, marcha dos 20 mil educadores até o Palácio Iguaçu.

Esta segunda-feira (2) foi um dia de muito protesto nos municípios paranaenses. Amanhã, de acordo com a APP-Sindicato, as mobilizações contra se intensificarão em todo o estado. Na quarta, dia 4 de março, no estádio do Paraná Clube, em Curitiba, categoria realiza assembleia e, logo depois, marcha dos 20 mil educadores até o Palácio Iguaçu.

O governador Beto Richa (PSDB) deverá ser o alvo principal de 20 mil professores e funcionários de escolas, nesta quarta-feira, dia 4 de março, durante assembleia da categoria convocada pela APP-Sindicato.

O Comando de Greve teme que o Estádio Durival Britto e Silva, a Vila Capanema, como é conhecido o campo do Paraná Clube, seja pequeno devido ao engajamento dos educadores no movimento que hoje completou 21 dias.

Possivelmente, a exemplo do que ocorreu em Guarapuava, no dia 7 de fevereiro, quando foi deflagrada a greve, após a assembleia desta quarta, os educadores deverão realizar uma nova marcha rumo ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, onde há um acampamento da APP.

O governo do estado tem apostado na judicialização e criminalização da greve, mas, segundo o presidente da APP, Hermes Leão, Richa jogou gasolina para tentar apagar o incêndio e só aumentou o grau de indignação da categoria, ao tentar tornar ilegal nossa luta legítima!.

A APP-Sindicato tem usado as redes sociais para fazer a contrapropaganda, haja vista que o Palácio Iguaçu destinou R$ 15 milhões para esse combate contra os professores e os funcionários públicos em greve. Isso não é legal! Beto Richa aumentou o IPVA em 40%. A greve é legal!, diz uma dessas inserções no Facebook.

O Blog do Esmael recebeu informação hoje pela manhã, do município de Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, de que educadores foram aplaudidos enquanto panfletavam em um terminal de ônibus sobre os motivos da paralisação nas escolas. O apoio da sociedade é total e 100% das escolas estão em greve!, contabiliza Leão, o novo Rei do Centro Cívico!.

Os motivos da greve

à‰ bom frisar que a greve nas 2,1 mil escolas fora deflagrada porque o govenador Beto Richa demitiu 30 mil trabalhadores na educação; fechou várias turmas e superlotou salas de aula com até 60 alunos.

Desde novembro de 2014, o tucano também deixou de repassar recursos do fundo rotativo, que é utilizado para a manutenção dos estabelecimentos de ensino. Além disso, não pagara a rescisão dos 30 mil demitidos, nem as férias dos educadores do quadro próprio.

Para fechar o “pacote de maldades”, o governador do PSDB quer confiscar R$ 8 bilhões do fundo previdenciário destino à  aposentadoria dos 200 mil servidores públicos paranaenses.

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just new to blogging and honestly savored your website. Very likely I’m planning to bookmark your website . You amazingly have excellent articles. With thanks for sharing with us your blog.

  2. Essa rpc não fala nada dos 8 bilhões que o beto quer tomar do funcionalismo.

    pelos 8 bilhões que nos pertence e o beto quer tirar
    a greve continua

  3. PEÇO ADEUS QUE DE FORÇAS A ESTES GUERREIROS, PARA QUE CONTINUEM LUTANDO…FORA BETO RICHA!!!

  4. O pacotaço ja passou em fev. Agora a aposentadoria dos servidores tem teto de aprx. 4 mil. 35 anos de trabalho com salários 6-7 x menor do que governador para se aposentar com o auxílio moradia de juiz liberalista que se aposenta com mais dinheiro e em menos tempo. Bem, governador so precisa trabalhar 4 anos para aposentar. Os 3 poderes “trabalham” com o dinheiro do mas contra o povo. Serei eternamente ingrato aos que votaram nesse partido e seus lambe sacos metidos a rico.

  5. PSDB governando pra você! Ó anos noventa gloriosos, quem não se lembra… vamos lá, todos dia 15 na manifestação pelo impchment…

  6. Nenhum direito a menos! A greve dos servidores continua! A previdência é do servidor! Que os ricos paguem a conta da crise e não os trabalhadores!

  7. SE ELE CUMPRIR O QUE FOI DISCUTIDO NAS TRÊS REUNIÕES, JÁ PODEREMOS VOLTAR SIM!
    SENÃO, MUITOS VÃO VOLTAR E O MOVIMENTO VAI SE FRAGILIZAR!

    • Voltar sem concretizar o que prometeu e desistir dos 8 bilhões. Se perdemos o fundo previdenciário assim ficaremos fragilizados. Nõa basta o que prometeu, tem coisas a ser acertada. E ainda nossos terço de férias e avanços.

  8. A Professora de Verdade disse simplesmente A PURA VERDADE;o caloteiro vai continuar sendo CALOTEIRO. FORA BETO, MAURO E XAVIER. BANIDOS TRAVESTIDOS E POLÍTICOS. GESTORES E MEIA TIGELA.

  9. Vamos prá cima deles!
    Conversa prá boi dormir, eles podem contar prás mães deles!
    Couro neles, galeeeeeraaaaaa!

  10. acho que o Beto RICHA tem que primeiro cumprir o que falou depois os professores voltam ao trabalho não dá p.acreditar nesse governador caloteiro.

  11. Gostei do Rei Leão do Centro Cívico.
    Eu também estou na Luta.
    E bola prá frente…

  12. Esse governo é um fiasco

  13. Concordo com o comentário da Professora de Verdade, mas preocupa saber que aquela escola mencionada na RPC TV, hoje no jornal do meio dia, já tenha retomado as aulas!
    A APP conversou com aqueles profissionais para ouvir deles se estão contentes com o que ainda há por vir?
    Eles receberam alguma “promessa” para retornar para as atividades?
    Fiquem ligados!

  14. Nunca foi vista uma manifestação tão eloquente e tão embasada em fatos concretos e o jovem e belo governador nunca esperava por isso, e blefou, só que o funcionalismo e simpatizantes estavam com o “gato” nas mãos. Parabéns para os corajosos e para o governador que manda a inteligência da policia contra os que ele chama da baderneiros só resta renunciar enquanto é tempo.

  15. Justamente na quarta o mentor dos pacotacos estara na assembleia … ai ai ai

  16. Acho que o Beto está perdido. Fez… pague…
    Mas o Esmael não fala nada da Dilma, a presidanta que esta mais perdida que cachorro que caiu do caminhao de mudanças.
    E por isso que nao da para botar fe.

    • O PT é em qqer circunstância um partido mto mais decente que qqer um de direita. A Dilma, apesar de presidente, nao apita muita coisa. A briga da direita é contra o povo e naturalmente contra o pt pois é um dos partidos que realmente tem outra postura às demandas do povo.

      Nao existe lógica política nenhuma em ser contra o Richa e a Dilma ao mesmo tempo. A unica e explicação é a falta de entendimento do “jogo” ou ser anarquista e para falar assim têm que condizer e morar na rua como punk/microbio.

      • Não ha como servir a dois reinos…se ler com clareza vai ver que é um único reino…apenas o reinado mudou de nomes…corrupção, intrigas, falências tudo igual…na época dos milicos, do FFHHCC, do Lula lá…e da Dilma, é a mesma coisa…todavia ha uma saída chefe…insistir, insistir, e insistir, até encontrar o projeto certo, que melhore a vida do povão…quer outra saída…aí é só transformando o Brasilzão cheio recaídas em uma BÓSNIA…o que os golpistas querem já…

  17. Os professores devem manter a greve até Beto Richa desistir de todo o pacotaço. São 8 bilhões que estão em jogo. Dinheiro dos funcionários públicos, não do governador.

  18. Infelizmente não podemos acreditar em um governador que não honra seus compromissos com todo o funcionalismo público e ainda quer confiscar o fundo da Prprevidência para cobrir dívidas que ele fez durante sua campanha para reelger-se entre outros gastos exorbitantes que faz com a cúpula que o apoiam. Nós que pagamos impostos mensalmente não podemos ser responsabilizados por sua péssima administração que levou o nosso Paraná a falência. IMPEACHMENT JÁ SEM PERDÃO.

  19. Compare as fotos da família Richa no dia da posse e seus semblantes hoje…no dia 05/03 o governo Richa deve receber uma resposta certeira e única…esta claro que nada vai mudar, para ele a escola pode ser a mesma de 12/2014 (menos 19 mil PSS)…a falta de verbas, de reformas e etc, isso vai continuar…se você tem dúvidas educador, então vote pelo fim da greve, agora se você enxerga que é possível recuperar a educação pública no estado, vote pela continuidade da greve…JÁ DEU PARA VOCÊ RICHA, VÁ EMBORA…PELA GREVE GERAL…

  20. A APP TEM QUE FECHAR O COLÉGIO DO JARDIM SOCIAL, FURANDO A GREVE SERVIÇO DO GOVERNO DO PARANÁ..JA DEU NA RPC SEGUNDA EDIÇÃO..COM CERTEZA A IDEIA É ENFRAQUECER A GREVE ATE A AGORA VITORIOSA E COESA E MOSTRAR QUE JA EXISTEM DESUNIÃO NA GREVE. ACORDA APP,É A GUERRA DA INFORMAÇÃO

  21. Estaremos todos juntos em Curitiba. Mga todos Unidos.

  22. Isso é uma vergonha!

  23. PROFESSORES, PARABÉNS A TODOS, ESSE GOVERNO DO PARANÁ NÃO VALE O QUE O GATO ENTERRA.

  24. Amigos educadores do Paraná, não vamos entrar neste conto de fadas. O Piá de Prédio fez nada além de divulgar o acordo. Não podemos voltar, vamos todos para a luta.
    Amigos professores, deixem seus outros afazeres e vamos a luta. Nosso trabalho nestes dias é a luta. Este governo está querendo passar o mel em nossa boca e continuar com suas maldades.
    Ele está sangrando em todas as partes. Vamos todos, unidos vamos a luta. Não se deixem iludir, até agora não fez nada do prometido. Ele é como um touro, aliás, está é a melhor figura dele, como um touro sangrando, esta se debatendo, e logo, logo irá morrer, desde que não deixemos a luta.
    Vamos em frente. Até o fim. Participei da luta em 88 e sei o que estou dizendo. Vamos em frente.

  25. Esmael,acho interessante mudar o discurso em relação ao número de dias em greve. Na verdade hoje completam 13 dias LETIVOS.

  26. A GREVE CONTINUA, APESAR DAS ESPERANÇAS DE TODOS QUE, AO PROLONGAR A ASSEMBLÉIA PARA QUARTA, DARIA TEMPO PARA QUE O GOVERNO IMPLANTASSE AS MEDIDAS PROMETIDAS.INFELIZMENTE, O GOVERNO AINDA NÃO MANDOU DINHEIRO PARA AS ESCOLAS, NÃO RODOU O NOVO PORTE E CONSEQUENTEMENTE, NÃO CONTRATOU SERVIDORES ESSENCIAIS PARA O FUNCIONAMENTO DAS MESMAS. HÁ UMA MOROSIDADE INEXPLICÁVEL PARA A EFETIVAÇÃO DESSA MEDIDA. MENCIONO QUE O QUE O GOVERNO OFERECE À CATEGORIA É O REEXAME DO PACOTAÇO E DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA, E AQUILO QUE JÁ ERA CONQUISTA, ELE CONDICIONA A ORÇAMENTO E REGULAMENTAÇÕES. OU SEJA: SE VOLTARMOS HOJE, DE NADA ADIANTOU NOSSA LUTA POIS O AVANÇO NA SUCATEAMENTO NA EDUCAÇÃO PARANAENSE CONTINUARÁ DE FORMA MAIS TRANQUILA. NAO RECUAREMOS, RESISTÊNCIA , LUTA E UNIÃO!