Dilma não será investigada porque não há indícios contra ela, destaca Cardozo

da Agência Brasil

cardozo_dilma_teori.jpgAo mencionar a “confusão” de informações veiculadas na imprensa, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou hoje (7) que não há indícios nem fatos que justifiquem a abertura de investigação contra a presidenta Dilma Roussef no âmbito da Operação Lava Jato. Ele negou qualquer interferência do Executivo na abertura de inquéritos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e destacou a autonomia de instituições públicas que atuam nas investigações.

Dos fatos que constavam na delação premiada, não há sequer indícios que possam envolver a presidenta da República. Nada há a arquivar, porque, quando você tem fatos narrados que não justifiquem a abertura de inquéritos, arquiva-se, como foi dito em vários dos arquivamentos referidos nas decisões do ministro Teori Zavascki!, disse Cardozo.

Ele ressaltou que no caso da presidenta Dilma, Zavascki não disse arquive-se!, e sim conclui que não há nada para arquivar. Esse discurso, segundo Cardozo, leva ao entendimento de que não há indicativo contra a presidenta. Aliás, ainda que assim não fosse, é certo que, nos termos da Constituição Federal, ‘o Presidente da República, na vigência de seu mandato, não pode ser responsabilizado por atos estranhos aos exercícios de suas funções’!, disse Cardozo ao citar o ministro do STF.

Cardozo considerou absolutamente inverossímil! a possibilidade de o governo ter interferido e influenciado depoimentos prestados nos acordos de delação premiada, firmados com o Ministério Público. Além disso, afirmou que o governo não tem participação na abertura de investigações em relação a pessoas com foro privilegiado, em decorrência da Operação Lava Jato!.

Imaginar que o governo possa ter algum tipo de interferência para proteger aliados ou para punir quem quer que seja é algo que não se sustenta pela mera análise fática e da realidade institucional que o Brasil tem hoje!, disse referindo-se à  autonomia de instituições como Polícia Federal e Ministério Público (MP). à‰ incorreto imaginar que o governo tenha influenciado, tenha colocado palavras na boca de pessoas que prestaram depoimentos na presença de membros do MP, da força-tarefa que está lá no estado do Paraná coletando informações!, completou Cardozo.

Na sexta-feira (6), o Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou a lista com os nomes de políticos sobre os quais o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu abertura de inquérito no caso da Operação Lava Jato. Entre eles, estão os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O ministro Teori Zavascki, relator do caso no STF, deferiu 21 pedidos de abertura de inquérito.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sem tucano, lista de Janot
    é Golpe de Estado
    Só PT e PMDB na cadeia é o colapso do Governo
    O site Congresso em Foco adianta alguns nomes da lista Janot/Moro.

    Já, antes, o PiG revelou que Aécio Never estava livre como o FHC e o Cerra: são por definição inimputáveis.

    Se não tiver tucano na lista de Janot e Moro, o Golpe Mensalão II se concretizou.

    Janot é o crime da rua Toneleros.

    Ou, mais recente, o Golpe Paraguaio: no Judiciário.

    Viva a Globo !!!

    Ela ganhou !

    Paulo Henrique Amorim

  2. Alguém pode me responder, porque não vai ser investigado o período em que o PSDB governava o Brasil?? Alguma coisa ta errada né, dois pesos e duas medidas, por isso esse país não vai para frente, tem muito nego lambe saco da “Burguesia”. Segundo informações dos próprios envolvidos no esquema, os delatores, o negócio começou a muito tempo atrás, mas é porque quando os “Burgueses” estavam no poder, todo o tipo de fraude nunca era investigado, era simplesmente engavetado, esse era o procedimento adotado pelo Engavetador Geral da União, para proteger seus colegas. Isso é Brasil, o povo tem memória curta, não lembra qual era a situação que viviamos desde a época dos Governos Militares, passando depois para Sarney, Collor e FHC, esquece que conseguiu ter alguma coisa após o PT ter assumido o poder. Mas pode deixar, dor de barriga não da um única vez.

  3. O governo Dilma tá parecendo o Rocky Balboa, levando porrado de todo lado, o olho saltando pra fora, parece nocalteado. Mas não se enganem, Eduardo Picciani, novo lider do PMDB na câmara dos deputados federais já afirmou ontem, no jornal CNT, que mesmo ele tendo votado no Aécio e não na Dilma, a democracia tem que ser respeitada e os 54 M de votos (a maioria)representam a vontade da maioria do povo brasileiro.
    Parabéns ao PMDB e meus pêsames aos outros partidos que atentam contra a democracia, inclusive alguns meios de comunicação de massa que ao invés de informar, desvirtua a população com suas pretensões de “verdade”, pois como diz um ditado anônimo:” ‘a verdade’ é para todo mundo, já TODA A VERDADE é para poucos”.
    Pois bem, assim como no filme o Rocky é massacrado mais no final reage e vence a luta, então temos muitos rounds pela frente.

  4. Saiu a lista do Janot eu queria ver a do Janene, para conhecermos os políticos paranaenses que eram servidos pelo parlamentar com as verbas das empreiteiras da Petrobras. Ele morreu mas os beneficiados estão bem vivos e atuando na política, ou investiga tudo ou não investiga nada

  5. Estamos carentes de Estadistas no Brasil, mas defender quem colocou o brasil nesta situação é muito difícil. Contra fatos não há argumentos. Aqui se aqui se paga.
    https://www.youtube.com/watch?v=U8plfXQl4mg

  6. OBS: QUALQUER COBERTURA DA GLOBO E CIA É MERA COINCIDÊNCIA

    “Aécio tem o espírito de homem público, íntegro e, além disso, um homem que trará muita sorte para o país”, disse Agripino sobre seu candidato no ano passado. É o show da vida. (DCM)

  7. Na letra de Alfredo Jackson, Joilson Cachaça e Thiago Dibeto, a marcinha fala de um baile onde deixaram o Pó Royal cair no chão, e “o pó rela no p锝 e o “pé rela no pó.”

    Na canção, os sambistas perguntam: “Esse pó é de quem estou pensando?” Em seguida, respondem: “Ah, é sim! “Ah, é sim!”. Mas concluem: “Você sabem, eu também sei de cor. Mas não conta que vai ser melhor.” (DCM)

  8. Pois é, engraçado nossa justiça, muito gozado o modo de agir do MP. É estranho que se julgue a presidente por pertencer a um partido que tenha políticos investigados na lava-jato, mas o que não é estranho é que nem o MP e nem a PF, investiguem o caso do helicóptero de 2013, com 450 kg de cocaína, pertencente a um político mineiro,que foi presidente de um clube famoso de futebol, então mui chegado de outro candidato à presidente. Coisas de brasilis!

  9. Eis a questão Adenilson! Outra observação, a coisa não é bem como o dito pelo ministro Cardozo e que virou manchete no blog “Dilma não será investigada porque não há indícios contra ela”, na verdade ela foi mencionada nas delações sim, porém, não podia nesse momento ser denunciada e estar na lista de Janot pq nossa Constituição não permite. Porém, com o avanço das investigações a coisa pode chegar nela e dar base legal para um impeachment, o qual porém depende de interesse político, o como sabemos tal interesse, por sua vez, depende de pressão popular oq reafirma a necessidade de irmos pra rua 15 e demonstrar nossa força e indignação!

  10. Por um cano entra um gato de um lado e um rato desavisado do outro lado, se escuta um grande ruido, minutos depois o gato sai, o rato nunca sai, o cano esta vazio. Cadê o rato? Oras foi para outra dimensão! Assim sendo não há indicio contra a “presidenta” Dilma. O dinheiro do caixa 2 usado nas campanhas milionárias também veio de outra dimensão? E os brasileiros continuam na dimensão dos otários. Me poupem, como dizia meu avô do couro sai a correia. Por que gastam milhões em campanhas se os salário dos políticos nunca vão cobrir esses custos.

  11. Essa lista tá muito curta!!!
    A Polícia Federal tem que chegar a fundo e tecer investigações que chega até naquelas pequenas prefeituras que o monopólio de prestadores de serviços nunca são quebrados, cresceram juntos com os políticos corruptos e agora ninguem mais consegue desbancar!!! JUSTIÇA, JÁ!!!

  12. A Presidente confia em seus primeiros e segundos escalões este é o problema deveria estes cargos abrir a acesso à s contas destes funcionários e se houver imcompatibilidade cortar já no início e não deixar correr frouxo aí da nisso.Acho que ainda o PT foi o melhor Governo que tivemos.que pena que alguns pela ganância destroem o que poderia ser o ideal.A classe trabalhadora vai sofrer nas mãos destes que so pensam na elite.Rico só ajuda rico esqueçam auxílio vamos voltar a assistir mendincancia nas ruas e sofrimento dos menos favorecidos que dó.

    • Infelizmente só distribuímos a riqueza, não construímos. Uma hora o dinheiro acaba. Dai alguém tem que trabalhar, inclusive os “beneficiados” pelo pseudo socialismo. Trabalhar é mais difícil que gastar. Já imaginou para quem nem gosta de trabalho! Não sou contra politicas de inclusão e emancipação social. Sou contra a eterna dependência em troca de votos. Lembra peça publicitária da campanha da Dilma onde sumia a comida do prato, usada para assustar os menos esclarecidos e usurpar seus votos. Tem alguma coisa errada com o “Rei” ou seja a “Presidenta”