Datafolha: Brasileiro é contra vender a Petrobras; e agora PSDB e Globo?

do Brasil 247

Globo e PSDB fazem campanha negativa contra a Petrobras com o fito de privatizá-la; Datafolha aponta que 61% são contra a venda da estatal de petróleo ante 24% a favor.

Globo e PSDB fazem campanha negativa contra a Petrobras com o fito de privatizá-la; Datafolha aponta que 61% são contra a venda da estatal de petróleo ante 24% a favor.

Ainda não foi desta vez que uma campanha negativa contra a Petrobras conseguiu convencer a população brasileira da eventual necessidade de se privatizar a empresa.

Pesquisa Datafolha publicada neste domingo revela que 61% dos brasieliros são contra a desestatização da companhia. O levantamento revela que 24% são favoráveis, 5% se dizem indiferentes e 10% não souberam responder.

A rejeição é maior entre os que se dizem simpatizantes do PT: 67%. Entre os que são mais identificados com o PSDB, a maioria, com 56%, também é contra privatizar a empresa. Mas 35% são favoráveis.

No PSDB, algumas lideranças, como os senadores Aécio Neves (PSDB-MG) e José Serra (PSDB-SP) defendem ao menos a revisão do modelo do pré-sal, com espaço para maior participação de empresas estrangeiras. Serra chegou até a apresentar um projeto para reduzir o tamanho da empresa, com a venda de ativos que ele considera desnecessários.

Criada pelo ex-presidente Getúlio Vargas, a Petrobras sempre foi objeto de intensa disputa entre nacionalistas e liberais. Com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que falava em “enterrar a era Vargas”, tentou-se mudar o nome da empresa para a ‘Petrobrax’, para que ela ficasse mais atrativa ao capital externo. Lula, por sua vez, retomou um discurso nacionalista e repetiu gestos de Getúlio, ao mergulhar as mãos no óleo, após a descoberta do pré-sal.

Com a Lava Jato, a empresa vem sendo acusada de corrupção, mas isso ainda não foi suficiente para convencer corações e mentes sobre privatizar a empresa.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Impeachment é pouco

    Vladimir Safatle* – Portal Folha

    Você na rua, de novo. Que interessante. Fazia tempo que não aparecia com toda a sua família. Se me lembro bem, a última vez foi em 1964, naquela “Marcha da família, com Deus, pela liberdade”. É engraçado, mas não sabia que você tinha guardado até mesmo os cartazes daquela época: “Vai para Cuba”, “Pela intervenção militar”, “Pelo fim do comunismo”. Acho que você deveria ao menos ter tentado modernizar um pouco e inventar algumas frases novas. Sei lá, algo do tipo: “Pela privatização do ar”, “Menos leis trabalhistas para a empresa do meu pai”.

    Vi que seus amigos falaram que sua manifestação foi uma grande “festa da democracia”, muito ordeira e sem polícia jogando bomba de gás lacrimogêneo. E eu que achava que festas da democracia normalmente não tinham cartazes pedindo golpe militar, ou seja, regimes que torturam, assassinam opositores, censuram e praticam terrorismo de Estado. Houve um tempo em que as pessoas acreditavam que lugar de gente que sai pedindo golpe militar não é na rua recebendo confete da imprensa, mas na cadeia por incitação ao crime. Mas é verdade que os tempos são outros.

    Por sinal, eu queria aproveitar e parabenizar o pessoal que cuida da sua assessoria de imprensa. Realmente, trabalho profissional. Nunca vi uma manifestação tão anunciada com antecedência, um acontecimento tão preparado. Uma verdadeira notícia antes do fato. Depois de todo este trabalho, não tinha como dar errado.

    Agora, se não se importar, tenho uma pequena sugestão. Você diz que sua manifestação é apartidária e contra a corrupção. Daí os pedidos de impeachment contra Dilma. Mas em uma manifestação com tanta gente contra a corrupção, fiquei procurando um cartazete sobre, por exemplo, a corrupção no metrô de São Paulo, com seus processos milionários correndo em tribunais europeus, ou uma mera citação aos partidos de oposição, todos eles envolvidos até a medula nos escândalos atuais, do mensalão à Petrobras, um “Fora, Alckmin”, grande timoneiro de nosso “estresse hídrico”, um “Fora, Eduardo Cunha” ou “Fora, Renan”, pessoas da mais alta reputação. Nada.

    Se você não colocar ao menos um cartaz, vai dar na cara de que seu “apartidarismo” é muito farsesco, que esta história de impeachment é o velho golpe de tirar o sujeito que está na frente para deixar os operadores que estão nos bastidores intactos fazendo os negócios de sempre. Impeachment é pouco, é cortina de fumaça para um país que precisa da refundação radical de sua República. Mas isto eu sei que você nunca quis. Vai que o povo resolve governar por conta própria.

    *É professor livre-docente do Departamento de filosofia da USP (Universidade de São Paulo). Escreve às terças.

  2. em breve esse tiozinho de barba branca também estará no sistema penitenciário do Paraná.

  3. Privatiza no meu nome… Prometo pagar tudo…

  4. Sou a favor da privatização da Petrobras…

  5. A grande massa é desinformada e cai nesse papo furado de “O PETRÓLEO É NOSSO”…

    Acredito que o povo brasileiro não precisa de uma estatal do petróleo, porque ela só o sacrifica, nossa gasolina, o custo da nossa estatal é caro. Imagine a Petrobrás concorrendo em um mercado verdadeiro de livre concorrência, até quando se manteria? O petróleo pode continuar sendo nosso, porque o governo precisa extraí-lo? Outras empresas poderiam extrair e o governo continuar arrecadando imposto sobre o petróleo e pronto…
    Para quem faz bem uma estatal?
    Para quem tem um emprego estável e não pode ser demitido (coisa que poucos brasileiros o tem).
    Para quem tem um cargo nomeado, amigo de algum político influente.
    Para a Oderbrecht e similares que mantém margens saudáveis em seus negócios e seus controladores enriquecem cada vez mais…
    Para o governo, que a cada dificuldade de caixa sobe o combustível de acordo com a sua vontade, baixa o preço para ficar bem com o seu eleitor e depois coloca o valor nas alturas…
    Só….
    E o povo fica ainda caindo nessa bobagem de que o PETRÓLEO É NOSSO…. O Petróleo é deles…. Prova disso é o preço alto da gasolina, é só olhar na placa dos postos de combustíveis.

  6. Vender a PETROBRÁS? Com certeza nós brasileiros não queremos a venda da PETROBRÁS, apenas que ela seja administrada de forma COMPETENTE e RESPONSÁVEL !

  7. Ninguém esqueceu da Vale do Rio Doce, uma empresa estatal que na época da venda foi avaliada em 90 bilhões e foi vendida por 3 bilhões, e os compradores utilizaram credito do BNDES…….seria como vender uma Ferrari de 500 mil por 5 mil reais e ainda emprestar o dinheiro para o comprador.

    • Se tivesse a Vale, com certeza outro escândalo estaria sendo investigado. É um absurdo ter estatal para financiar campanha de partido político…
      E o que o povo ganha com essas estatatais? Uma banana?

  8. Projetos equivocados, inacabados e superfaturados +
    gestão temerária + corrupção = valor 0 da Petrobras.
    Não precisa vender, do jeito que está a empresa vai
    paralisar ou postergar obras, e acabarão tendo que
    entregá-la em troca das dívidas já contratadas.
    E não me venham com aquela estória de investigar
    desde 1997, a Petrobras foi entregue saudável e
    valorizada ao PT.
    Poderá significar + 1 década perdida para o País.

  9. A Petrobrás e o petróleo são do povo Brasileiro.abaixo rede esgoto,imprensa golpista e os doadores do patrimônio da pátria o pessoal do Fernando Henrique Cardoso,playboy de Ipanema,picolé de chuchu,bolinha de papel e aloisio 300 mil.todos safados e vendidos

  10. Já que concordo com muitas das políticas. Inclusive apoio a criação das Universidades federais pelo partido PT, o povo tem o direito a educação, e como por essa opinião fui chamada de Pmoradianogenta, devo dizer que me incluio nos 67%. É triste ver o ódio impregnado nos corações e mente das pessoas. É triste ver uma classe que não se sensibiliza com as dificuldades que a maioria passa.
    É revoltante ver o primo de Beto Richa arrotar no dia 15 contra a corrupção e SER ELE O CHEFE DO BANDO QUE ESTA ROUBANDO O PARANÁ . E esse imoral governo dizer que os servidores “tem que dar sua cota de sacrifícios” e querer tirar nossa Previdência!
    Proponho que o Beto sua vice seus secretários seus 34 deputados seus comissionados DOEM SEUS SALÁRIOS PELOS PRÓXIMOS 4 ANOS COMO ” COTA DE SACRIFICIO” A e que devolvam o imoral auxilio moradia. ..

  11. Bom..
    Evitaremos derramamento de óleo..
    Pergunta para a DIREITA..
    Como o Petroleo chega até meu bolso??
    Já que toda a riqueza do país é minha
    também, pois sou nascido aqui.
    E como o FERRO da Vale chega no seu bolso??

  12. A situação da Petrobrás é delicada e exige medidas urgentes para saneá-la. Fica a dúvida entre a privatização ou deixar sob o controle do governo para servir de fonte de recursos para financiar campanhas políticas e enriquecimento ilícito de diretores.

  13. Vender que piada, a Petrobrás tá falida, tenha dó.
    Atualmente a empresa é a mais endividada do mundo, segundo dados do Bank of America Merril Lynch. Os dados mais recentes do endividamento da estatal foi divulgado pela própria Petrobras em agosto de 2013 e relata uma dívida líquida de R$ 176,280 bilhões.
    Antes de vir a tona o escândalo já havia rumores de falência.
    Essa falácia do pré sal é outra comédia.

    • Falida??? Porque o mega ladrão especulador George Soros estaria comprando milhões em ações da Petrobrás? Só pra ajudar a empresa a pagar suas dívidas? Por que será que bancos e governo estadunidense estão patrocinando esses boatos de falência da Petrobrás? Quando será que Globo, Veja, Folha de São Paulo e Estadão estão ganhando para destilar todo esse ódio à empresa? E o pior a massa cheirosa está caindo na conversa deles… Acreditam que com privatização a gasolina vai baixar de preço. E vocês acha que a máfia dos postos de gasolina vai permitir? Acordem… Privatizar não é nem nunca foi uma boa solução para os problemas do Brasil.

  14. melhor ela ser roubada pelos brasileiros que ser roubada pelo tio sam, apesar dela ser pública a gasolina é a mais cara do mundo isso sim teria que mudar o valor da gasolina é um roubo.

    • Marcelo Santana, quando fala que a gasolina no Brasil é a mais cara do mundo, você perde sua credibilidade perante qualquer pessoa bem informada. Se dê ao trabalho de fazer uma pesquisa no google e verá que há muitos países com a gasolina mais cara que o Brasil. O campeão de preço alto, pelo menos até pouco tempo, era a Turquia.

  15. Quem vendeu a Petrobrás foi o PT, através do Zé Dirceu (sim, ele de novo…) e dos diretores nomeados por políticos. Venderam para os fornecedores , que fizeram o que tiveram vontade. Bando de picaretas que fica toda hora tentando politizar assunto policial. Essa tática petista não cola mais. Esse vagabundo do Dirceu vai em cana novamente, acompanhado por toda a corja que segue seu modelo de negócio. Chega desse papo escroto de Globo, Veja, etc…Aliás, por que o governo não acaba com a concessão da Globo? Por que a Dilma não processa a Veja, como havia prometido? Porque são vagabundos,que só discursam e não tem o menor interesse em providências práticas.

  16. Brasileiro é contra saquear a Petrobrás; e agora PT, PP e PMDB?

  17. Vender o que ??. Muito me assusta ver comerciais na TV (velha midia como diz o blogueiro) dizendo que a Petrobras é nossa. Nossa não cara palida, eu não quero este monte de dividas. A Petrobras é hoje a empresa mais endividada do mundo, e vocês querem dizer que ela tambem é minha? Quando a empresa estava bem, era deles, agora quebrada é nossa? No cú!!. Podem ficar para vocês. Quem pariu Mateus que o embale !