Coluna do Requião Filho: “A perna curtíssima da mentira de Beto Richa”

requiao_richa_estelionato.jpgRequião Filho*

“O gigante acordou”, já gritava o povo nos protestos de 2013.

O estopim à época foi alguns centavos a mais na tarifa de ônibus. Mas não era só isso! As pessoas começavam a se mostrar cansadas com tanta mentira e tanta corrupção na política, mas a lição não foi assimilada por alguns administradores.

No Paraná, uma crise anunciada. Mesmo com as contas do Estado indo de mal a pior, nosso governador faz sua campanha inteira baseada na mentira. Dizia que o MELHOR ESTAVA POR VIR, que as finanças do Estado ESTAVAM EM DIA e que fechava seu primeiro mandato MELHOR DO QUE ANTES. “Só que não”, dizem hoje os jovens eleitores na gíria popular.

Tenho para mim que a mentira e a falta de palavra são os piores pecados que pode um político cometer.

Olhar no olho do eleitor e fazer uma afirmação que saiba ser falsa ou impossível de ser cumprida é o tipo de atitude que tem marcado e manchado a classe política.
Ora, mas como saber se um político está mentindo? Alguns são especialistas nisso e o eleitor precisa estar atento, principalmente passada a eleição. Afinal, contar uma mentira pode até ser fácil, mas mantê-la… Ah, isso são outros quinhentos…

Para tanto, requer-se habilidade, presença de espírito, boa memória e um raciocínio rápido. As crianças são um bom exemplo. Quando querem uma bronca ou sabem que esta ou aquela atitude não terá nossa aprovação, sempre “melhoram” a verdade ou inventam uma alternativa mais palatável.

Pegar crianças na mentira é fácil, basta pedir-lhes que expliquem novamente ou recontem várias e várias vezes a mesma estória. Nunca falha! Elas sempre se enrolam. Psicologia infantil esta que pode, muitas vezes, ser aplicada facilmente em nosso meio adulto e não menos esperto, brincalhão…

Peça para o governador contar novamente a mesma história.

– Na eleição era que tudo estava ótimo e que o melhor estava por vir. Na sequência emplacou um tarifaço com aumento de IPVA e de ICMS, já para cobrir o caixa de um Estado que mal conseguia pagar a folha.

– No início do ano tinha urgência em implantar todas aquelas medidas do pacote de maldades, que segundo ele era a única solução para pagar a dívida do estado, agora, retira todos os projetos e diz não ser mais tão urgente assim e que encontrará outras maneiras de resolver o problema financeiro;

– Antes: Precisava retirar o quinquênio dos professores. \ Agora: Afirma que isto seria caótico, e que não se pode mexer nos direitos dos professores;

– Em2014: Promete que não ira mexer no percentual de cobrança dos servidores inativos. \ Em 2015, foi a primeira coisa que fez.

Para quem dizia na eleição que não faria reformas bruscas, assumir agora que a economia que está sob seu comando há anos está se deteriorando é, sem dúvida, porque sabia desde o início que isto estava por vir.

Fico imaginando que bela herança teria deixado o atual governador caso não tivesse sido eleito. Talvez a mesma que ele próprio deixou para a prefeitura de Curitiba, que sofre com contratos envolvendo empresas do transporte coletivo na Região Metropolitana da Capital.

Mentira tem perna curta! Mais cedo ou mais tarde, a verdade vem à tona.

*Requião Filho é advogado, deputado estadual pelo PMDB, vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa do Paraná, especialista em políticas públicas. Escreve à s quintas no Blog do Esmael.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E quanto as nomeações dos pedagogos concursados?Diz ele ter nos nomeado a todos.No entanto,sou pedagoga e por incrivel que pareça ainda não fui nomeada.Somando são 525 profissioaguaraguardando as promessas do Beto Richa.

  2. Requião Filho:
    Você sabia? que eu não recebi, décimo terceiro, férias e pagamento, estou em casa porque sou PSS, e não tem vaga pra eu dar aula,
    Eu achei que a APP, iria lutar pela nossa classe PSS, mais nada, sem nenhuma esperança;
    Deixa eu te contar um caso que aconteceu comigo à anos atrás. Eu tinha pego aula pelo PSS (encontrei uma Professora na Cidade de Campo Mourão, já aposentada, me cumprimentou e perguntou o que eu esta fazendo toda sorridente disse, consegui pegar aula pelo PSS (ELA DEU UMA GARGALHADA E DISSE FILHA, PSS É IGUAL PANO DE PRATO, SÓ SERVE PARA COBRIR AS COISAS PARA NÃO CAIR MOSCAS, AQUILO ME RASGOU POR DENTRO), mais o que fizeram aos PSS, agora acredito no que ela quis dizer.
    Queria teu pai como GOVERNADOR, mais escolheram O BONECO DE PORCELANA, o que fazer agora esperar mais 4 anos, e sem aula, e sem receber.

  3. O colunista é outro piá de prédio oportunista querendo aproveitar a imagem de seu truculento pai para ganhar a vida as custas do povo. Política por estas plagas parece ser um defeito genético. Vide Beto Richa, Maria Vitória, Requião Filho, Artagão, Anibelli, Paulo Litro… Tudo tranqueira!
    Novas lideranças tem sido esmagadas pela sanha cleptomaniaca desta “elite” política.

  4. O Pedágio abaixa ou Acaba ?

    • Não abaixa e nem acaba, aumenta (Maringá/Guaira está chegando o pedágio naquela Rodovia) e pior ainda meu caro Armando, todos os processos que havia contra as concessionários, colocados no mandato do nosso grande Governador Requião, foram retirados pelo atual (des)governador Betinho Pinóquio e trocados por grana para financiar sua campanha.

  5. Perfeito o playboy é isto mesmo, um bobalhão manipulado por um partidinho pilantra… só fez besteira, dilapidou o patrimônio do Estado (Escolas, Unidades e órgãos públicos abandonados, verdadeiras ruínas, carros se deteriorando sem manutenção), endividou o Estado sem realizar nenhuma obra, gastou o dinheiro com milhares de comissionados e boa parte sumiu. Lembrando que agora saiu o relatório da COPA e o Prefeito luciano ducci e o Gov. beto richa terão que responder por todas as irregularidades com empréstimos, desapropriações por improbidade administrativa.

    • EXCELENTE, O BETINHO PERDEU MESMO A LINHA. Não fala mais coisa com coisa, ou melhor, só fala coisa. Depois desse relatório da COPA virão outras como empresas de ônibus metropolitano, etc.

  6. Perfeito tua coluna, só poderíamos usar Dilma/Beto não?? porque…serve perfeitamente para Dilma que foi tão mentirosa quanto nosso Play !!

  7. PORQUE O FILHINHO DO PAPAI NÃO LEMBRA O QUE SEU PAI FEZ COM O IPE(INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO ESTADO ) E DEPOIS O QUE FEZ NA PARANA PREVIDÊNCIA?
    QUER SER JUSTO ENTÃO SEJA

  8. E quantas mentiras deveremos escutar ainda?! Seria bom para o Beto Richa brincar de vaca-amarela, assim tem a oportunidade de não falar mentiras ao estado do Paraná. Boa Requiao, muito bem colocado

  9. BOBALHÃO ,, FALASTRÃO,,

  10. É tão desesperado e urgente o desejo do governador em aprovar a rapinagem na Parana Previdência que me faz pensar que ela já foi rapinada! Agora quer regularizar a rapinagem e pintar de legalista! Então deputados da oposição, olho vivo!

  11. CERTÍSSIMO REQUIÃO FILHO, TEMOS DE FICAR ATENDO E ESPERTO, E NÃO DEIXAR ELE METER A MÃO NOS 8 BILHÕES DO FUNDO DA PARANAPREVIDÊNCIA, AO CONTRÁRIO ESSE DINHEIRO SERÁ DISSIPADO EM MENOS DE 3 MESES.