Coluna do Marcelo Araújo: “Sedução e indução no posto avançado”

marcelo_celso_gugaMarcelo Araújo*

Estando entre os “milhões” de leitores assíduos do respeitadíssimo colunista dos domingos, terças e quintas da Gazeta do Povo, Celso Nascimento, minha admiração e espanto por ele só crescem. Mesmo sendo adepto a transitar com seu veículo “chapa cinza” na contramão e com luzes apagadas, além de carteiradas, esse personagem “CHAPA BRANCA” consegue sempre enxergar uma luz no final do túnel para seu pupilo, o prefeito Gustavo Fruet, tal qual um bom pai, padrinho ou tutor. Ainda que não tenha sido detectada tatuagem na epiderme “100% Guga” seu sentimento de proteção e adoração são incontestes.

Não é necessário esforço para desvendar a técnica de sedução e indução que está sendo usada de forma reiterada do correspondente extraoficial no posto avançado na redação do jornalão. Em todas as publicações o colunista aponta as diversas falhas da gestão, erros, rejeições, critica o prefeito e sua equipe, lamenta a delapidação do patrimônio político, dá conselhos e essa é sua técnica para cativar o leitor, pois ninguém discorda de tudo isso.

Após todo esse exercício de sedução inicia a indução. Quando todos esperam que a conclusão será de um irremediável fracasso em uma reeleição ele tenta recolocar a curva dentro do ponto e enxerga uma luz no final do túnel, e começa o processo de indução para a conclusão de que mesmo péssimo ainda é o melhor, que não há concorrência, e que um milagre acontecerá para provar isso.

Num de seus artigos (Pesquisas e Reticências), o colunista chega a impor responsabilidade na timidez da comunicação social e marketing oficiais, e que seus prováveis concorrentes saberiam extrair melhores resultados. Talvez a estratégia seja a comunicação social oficial instalada no Centro Cívico tratar assuntos sérios de forma descontraída, com brincadeiras quase infantis, enquanto o posto avançado da Carlos Gomes, sob a batuta do padrinho/correspondente reveste com seriedade assuntos que são verdadeiras piadas.

Respeitando a opinião e previsão catastrófica para a cidade de reeleição do prefeito, ouso discordar delas e prevejo que seu patrimônio político será todo delapidado ainda este ano e em 2016 criará um saldo devedor impagável. Ouso por ter sido um dos primeiros, quiçá o primeiro, a desnudar e impor duras críticas às falhas imperdoáveis na área de trânsito num momento que o prefeito ainda contava com o crédito, esperança e simpatia da população, hoje frustrada.

Economia

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

FONTES DE CONSULTA:
AUTORIA: Celso Nascimento – Jornal Gazeta do Povo

Em 28/12/13 em ‘O Povo Esperava mais de Fruet’:

Em 15/09/14 em ‘O Aperto de Fruet’ .

Em 13/10/14 em ‘Fruet se Reelege?

Em 12/03/15 em ‘Pesquisas e Reticências

Futuro Incerto e não sabido’ de 24/03/2015

Comments are closed.