Coluna do Marcelo Araújo: “O grande circo do ‘piá’ Gustavo Fruet”

fruet_circulo_marcelo.jpgMarcelo Araújo*

No mês passado, Curitiba passou a receber no leito de algumas vias círculos na cor azul que despertaram grande curiosidade na população. As apostas eram de seria uma verdadeira gincana ou uma fanfarra patrocinada pela Prefeitura Municipal.

A resposta aos misteriosos círculos foi dada na metade desta semana pelo repórter Douglas Santucci, que acabou com o mistério na última quinta-feira perguntando um especialista, no caso este colunista, que explicou tratar-se de ciclorrotas.

Na sexta a Gazeta (p.11), a Prefeitura de Curitiba ainda publicava matéria aguçando a curiosidade dos cidadãos dizendo que havia relação com bicicletas. (Prefeito, desculpa revelar a piada antes da hora!).

Acho que Gustavo Fruet pensa que não foi eleito prefeito, pois ele tem certeza que administra um circo, onde os curitibanos são feitos de palhaços.

Veja se é papel de um prefeito sinalizar vias com sinalização não regulamentada legalmente, deixando os usuários duvidosos de como se comportar na via por não terem conhecimento da finalidade da sinalização, inexistente na lei, e ainda fica fazendo mistério brincando de esconde-esconde.

Você não tem vergonha, piá? Você segue a crença de que o povo precisa de circo para que os problemas sejam esquecidos enquanto a primeira-dama sugere brioches?

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Oh Esmael, teu blog é o melhor do Brasil, agora tinha que ver á serviço de quem está esse advogadinho e não abrir espaços para idiotas desse nível, que todos sabem antes era baba-ovo do rixa canalha; será que agora esta á mando da ratarada? Ou querem a volta do ducci, pode ter certeza é armação do betinho que quebrou a prefeitura de Ctba, agora o estado e vai ter que acertar seus 2.500 comissionados que levou pro estado, entre os quais deve estar esse palhaço ! O fruet não está muito bem, mas pode ter certeza absoluta, o Gustavo é honesto ! Querem a volta do esquema ducci , rixa canalha, taniguchi, cotrans empresas de onibus e DEROSSO, o beto deve estar com saudades, porque no estado os servidores pensam e não se acovardam. Por último Esmael mande esse idiota passear pelos lados do iguaçu, os leitores ficarão agradecidos .

  2. alemaroli, veja como você está enganado primeiro em relação a mim. Se eu fui apadrinhado me apresente ou diga quem é, pois não o conheço. Aliás, conheci o Dr. Luciano no mesmo dia que me convidou para o cargo. Nunca havia falado com ele antes. Minha carteira não estava cheia de pontos e eu não precisava fazer curso de reciclagem. Tomo como elogio que pessoas pensem que se trata de hipocrisia. Quanto ao Fruet e o Ducci a grande diferença entre eles é a indecisão. Ducci colocava vários secretários para discutir um assunto e decidia na hora. Outro ponto a favor dele é que conhece muito a cidade e o funcionamento da prefeitura, sabe o que fazer e como fazer.

  3. Realmente as magoas e as invejas são claras.. nao sou a favor de nenhum partido, porém, me espanta ler que o Fruet é pior que o Ducci é demais ou tem memoria fraca.. e dizer que participou da adm municipal sem apadrinhamento também é hipocrisia, assim como assumir cargo publico pra ser cabeça de um setor de transito e estar com a carteira cheia de pontos, infraçoes.. necessitando fazer reciclagem.. Menos hipocrisia por favor..

  4. Jean, obrigado pelo apoio! Eu interpreto como inconformismo de invejosos que imaginaram que uma baldada d´água iria apagar a minha chama. Vejo comentários como do Tanso, do PÉ NA BUNDA, Carlos, Carlos CWB e similares e fico imaginando se eles realmente acreditam que abalam. Vejo as tentativas de desqualificar sem haver qualquer argumento que conteste tecnicamente o que eu escrevo, por exemplo, eu afirmei que tal sinalização inexiste na lei e ninguém contestou ou provou o contrário. Ninguém ousa me chamar de bandido ou ladrão e sou acusado de não ter feito mais quando na Prefeitura, mas ninguém consegue apontar erros no pouco que fiz. Não posso dizer que minha vida foi sofrida perto de tantas pessoas que passam provações, mas aos 21 anos eu já era órfão de pai e mãe, já havia perdido a primeira paixão, já tinha perdido meu cachorro. Fiz minha própria carreira sem qualquer apadrinhamento. Publico artigos de trânsito desde 1993 ainda na condição de acadêmico da UFPR. Já caí da bicicleta e quase fiquei tetraplégico. Já sofri uma hipertermia numa corrida em Manaus que causou falência de órgãos e quase tive que transplantar o fígado e fazer hemodiálise. Estava acostumado com aplausos e fui vaiado pela cidade inteira por uma mentira plantada por um jornalista covarde e sem escrúpulos. Será que realmente acreditam causar abalo?

  5. A verdade é que a cada dia o trânsito em nossa cidade está pior e a administração finge que não está vendo e ainda tratam o assunto com brincadeiras de esconde esconde. Vamos virar uma SP, e o prefeito que tem a oportunidade de mostrar a que veio brinca de adivinhar….Lamentável, mas como alguém escreveu acima, vai brincar uma vez só, esse não se elege mais, nem a síndico do prédio dele!

  6. Olha gente! É muita BOSTA para tão pouca gente. Poupem o SACO das pessoas que leem o blog do esmael. Que MERDA!

  7. Carlos, depois de ter ocupado um cargo público qualquer opinião que eu dê pode ser interpretada com conotação político-partidária, e de alguma forma reconheço que este tipo de desmoralização realmente traz essa consequência. Vou confidenciar que eu havia preparado um texto com outro assunto (eixos suspensos de caminhões e multas de balança), mas depois de ler a matéria na Gazeta que a Prefeitura mesmo depois que o mistério havia sido desvendado pelo Douglas Santucci (que me perguntou) ainda insistia na brincadeira de esconde-esconde eu não resisti. O tempo que fiquei na Prefeitura foi pequeno para fazer mais pela bicicleta, mas foi nesse período que foi feita a ciclofaixa da Marechal, um pouco antes da minha entrada o circuito ciclístico do centro, eu implantei a ciclopatrulha na Setran e no Parque Barigui eu que defendi que deveria haver separação nas três pistas do parque entre caminhantes, corredores e ciclistas, pois a idéia era que todas fossem compartilhadas.

    Carlos CWB, exatamente isso! Eu não pedi para entrar mas pedi para sair! Não escrevo para contentar A ou B (ao contrário de você que parece aflito em fazê-lo), portanto plagiando suas palavras que acho inadequadas, pode me chamar de cachorro pois se estou lambendo é o meu próprio e não o de ninguém como você está fazendo. Se com um artigo publicado no blog eu consegui o cancelamento de 60 mil multas erradas de milhares de pessoas, por serem irregulares, imagine que não usei toda minha capacidade para usar do meu direito, o qual exerci no papel de cidadão comum.

    • …tadin do lambe lambe, vai chora…ehehehe…seja home…além do mais não o chamei de cachorro, pois estaria ofendendo os animais. concordo com vc quando diz que usa da sua “capacidade” pra ajudar os outros, quando percebeu erros,,,,pergunta porque só percebe erros no município na pessoa do prefeito, com tanta m…a que teus padrinhos fizeram em apenas 4 anos,,,,até hoje o atual prefeito vem limpando o município das ca….as,,,será que ele é o fraco,,,a diferença é que ele tem caráter e chegou onde chegou, já vc vai continuar lambendo…

  8. Curitiba está abandonada 100%. Buraco por todo lado. Praças não existem mais. Eu me lembro de três obras desse prefeito: 1- renovou o contrato com a Consilux mesmo depois de denúncia do Fantástico. 2- pintou o asfalto da rua sete de setembro e chamou de via calma. 3- pintou círculos azuis em ruas de Curitiba. Agora vai inaugurar nova praça no aniversário da cidade. Pra quê ? Pro mato ficar crescendo e virar mais um antro de drogados. Este prefeito deveria ter a vergonha na cara e não cobrar IPTU na Capital. Ainda bem que será prefeito de um só mandato.

  9. Tanso, você não foi feliz ao usar os árbitros de futebol como suposto paradigma de masoquismo e muito menos desprezo às suas mães. O erro não está no profissional que faz seu trabalho, e sim em quem não tem educação para respeitá-lo. Realmente você tem razão ao dizer que não são as críticas que me amordaçam, tampouco os elogios que me movem, eu falo publicamente o que eu penso, e todo aquele que se expressa publicamente está sujeito.

    Carlos CWB, veja quanta diferença. Eu tendo 22 pontos em recurso, com todo direito de continuar recorrendo, nunca tendo usado qualquer artifício para me beneficiar (tudo documentado, o que aliás o Celso Nascimento não tem coragem de ver, mas qualquer um pode) preferi pedi para sair. Em compensação a atual Secretária que não entende nada de multa, envia irregularmente mais de 60 mil multas que precisam ser canceladas porque eu denunciei, que multa indevidamente guincheiros que eu precisei organizar uma ‘caminhonata’, que faz uma campanha da Vó Gertrudes eivada de erros de continuidade e informação, que encobre um comissionado que besunta com graxa carros estacionados irregularmente…continua como dantes. Realmente compartilhar boquinha com essa equipe não combina comigo.
    John de Miami, basta o prefeito não passar tanto recibo de incompetente que minhas mágoas cessarão.
    Continuo percebendo que as críticas são centradas no inconformismo pessoal, que parece estar causando mágoas e dores de cotovelo, pois não há nenhum argumento que procure dizer que estou errado em dizer que tal sinalização inexiste, que as pessoas devem ser informadas sua finalidade ou qualquer outro que me desqualifique. Portanto…

    • Não se abale com os anencéfalos Marcelo. Siga firme demonstrando as peripécias dignas de cirque du soleil do pior prefeito da história de Curitiba…

  10. Tanso, você não foi feliz ao usar os árbitros de futebol como suposto paradigma de masoquismo e muito menos desprezo às suas mães. O erro não está no profissional que faz seu trabalho, e sim em quem não tem educação para respeitá-lo. Realmente você tem razão ao dizer que não são as críticas que me amordaçam, tampouco os elogios que me movem, eu falo publicamente o que eu penso, e todo aquele que se expressa publicamente está sujeito.

    Carlos CWB, veja quanta diferença. Eu tendo 22 pontos em recurso, com todo direito de continuar recorrendo, nunca tendo usado qualquer artifício para me beneficiar (tudo documentado, o que aliás o Celso Nascimento não tem coragem de ver, mas qualquer um pode) preferi pedi para sair. Em compensação a atual Secretária que não entende nada de multa, envia irregularmente mais de 60 mil multas que precisam ser canceladas porque eu denunciei, que multa indevidamente guincheiros que eu precisei organizar uma ‘caminhonata’, que faz uma campanha da Vó Gertrudes eivada de erros de continuidade e informação, que encobre um comissionado que besunta com graxa carros estacionados irregularmente…continua como dantes. Realmente compartilhar boquinha com essa equipe não combina comigo.
    John de Miami, basta o prefeito não passar tanto recibo de incompetente que minhas mágoas cessarão.
    Continuo percebendo que as críticas são centradas no inconformismo pessoal, que parece estar causando mágoas e dores de cotovelo, pois não há nenhum argumento que procure dizer que estou errado em dizer que tal sinalização inexiste, que as pessoas devem ser informadas sua finalidade ou qualquer outro que me desqualifique. Portanto…

    • …o piá, quer dizer vc pediu pra sair…ehehehe…é um coitado mesmo, se acha que iria ficar…ehehehe… quando foi descoberto que é um mau motorista, que não respeita as leis de trânsito, se vc vem recorrendo é prq fez m…e como pseudo entendido, deveria ter vergonha de ter os pontos que tem, simplesmente pra se mostrar e se achar um expert…..quanto a boquinha, realmente não combina mesmo, se service pra alguma coisa tava trabalhando ao invés de ficar lambendo s…dos antecessores….

  11. Qualquer curitibano que enxergue um milímetro à frente do nariz sabia que o Fruet é fraco, meio sonso, que não tem brilho nos olhos, que se fosse eleito nada iria fazer nada de concreto.

    Pois é, só que o que irrita a gente é ver comentários da turminha da máfia Ducci/Beto/Lerner/Derosso, vir encher o saco aqui no Esmael!

  12. RUA SEM BURACO… KKKK
    NÃO VAI PRECISAR PINTAR MUITO C* AZUL

  13. Bem, acho que o colunista tem razão sobre sinalização não regulamentada… é assunto sério, concordo.
    De quem foi a ideia?
    Parece cômico…
    Dizem que será uma surpresa aos ciclistas! Bem, eu sou ciclista…
    GOOGLE STREET VIEW?
    Qual será a definição?

  14. Essa aparente mágoa já encheu o saco. O Fruet é fraco, ok, mas você usa o espaço apenas para extravasar seu recalque. O antecessor, para o qual você trabalhou, é outra bela porcaria. O fato é que aquela Curitiba das boas idéias, das soluções inovadoras, já não existe faz tempo. Vira o disco, vai viver a vida livre das frustrações.

  15. A inveja é uma mer…né, o da porta de cadeia, nem chupando vc consegue uma vaguinha….e como não tem o que fazer, fica escrevendo bobagem…é verdade de multa vc entende, afinal perdeu o cargo porque tinha mais de duzentos pontos na carteira, usando de artifícios que hipócritas como vc sabe fazer muito bem. Vai trabalhar sujeitinho.

  16. A Prefeitura está pintando “o olho da rua”, para onde devem ser mandados o prefeito e todos os narizes marrons que o acompanham.

  17. Marcelo sempre seco e direto. Detonou o Fruta

  18. O círculo azul é para colocar os comissionados inúteis desta administração que não fez a faxina nas regionais.
    Hoje o oportunista Jorge Bernardi, faz pedido de extinção dos cargos, mas no fundo ele só quer aparecer… afinal de contas a convenção do PDT está próxima e o tiozão amigão do Wilson Picler agora dois anos depois vai “mostrar serviço”??? Quanta hipocrisia.

  19. Partidarizar as ciclovias incentiva agressões a ciclistas.

    • Ed, você está certíssimo, É lamentável que o articulista tente envolver na lama político-partidária essa questão tão sensível e importante para nossa cidade.

      Marcelo, o Fruet pode estar fazendo pouco em relação à ciclomobilidade, mas até agora fez muito mais que seus antigos patrões, Richa e Ducci. Antes de criticar as ações dele, demonstre um mínimo de dignidade e olhe-se no espelho.

  20. Olha a Geni do blog de novo. Ele sabe que vai ser xingado, ovocionado e atingido por toneladas de estrume virtual, mas parece gostar disto. É como aquele cara que escolhe ser árbitro de futebol. Não tem qualquer apreço pela mãe e pra isso não cessa de se exibir e proferir sandices e bobagens. Bora jogar [email protected] na GENI Araújo.

    • Pra quem já levou um PÉ NA BUNDA da turma do Beto Luciano e continuou babando o…s e mantendo veneração, me surpreende a valentia do “Bacharel Especialista” em chamar o Prefeito de “Piá”. Justo esse “Bacharel Especialista” que tem tanta admiração e aPREÇO por aquele outro, verdadeiro, Piá de Prédio.