A TV Globo não vai mostrar, mas Câmara vai investigar contas secretas de brasileiros no HSBC da Suíça

Sem esperar cobertura da TV Globo, o deputado paranaense Toninho Wandscheer vê elo entre o escândalo envolvendo o HSBC e o Petrolão. Na próxima quarta, dia 18, a Câmara começa trabalhar nas investigações que ligariam que a filial do HSBC no Brasil serviu de guarda-chuva para operações ilegais do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que drenou os cofres da Petrobras. O Blog do Esmael vai mostrar tudo, em tempo real, sem Photoshop.

Sem esperar cobertura da TV Globo, o deputado paranaense Toninho Wandscheer vê elo entre o escândalo envolvendo o HSBC e o Petrolão. Na próxima quarta, dia 18, a Câmara começa trabalhar nas investigações que ligariam que a filial do HSBC no Brasil serviu de guarda-chuva para operações ilegais do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que drenou os cofres da Petrobras. O Blog do Esmael vai mostrar tudo, em tempo real, sem Photoshop.

A Rede Globo, por óbvio, não vai mostra hoje à  noite que a Câmara Federal aprovou o requerimento n!º 10/2015, do deputado federal Toninho Wandscheer (PT-PR), para criação de uma Subcomissão Especial a fim de investigar as contas secretas de brasileiros no Banco HSBC da Suíça.

Ao Blog do Esmael, o parlamentar paranaense informou que a Subcomissão Especial será instalada oficialmente na próxima quarta-feira, dia 18, em Brasília.

Jeitoso que é, o deputado Toninho adiantou que vai procurar o jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL, que detém as informações e a lista com os nomes “SwissLeaks” (vazamentos suíços) porque teve origem no maior furto de dados bancários da história, numa agência do HSBC, em Genebra.

O objetivo da Subcomissão é propor legislação que possibilite a recuperação de ativos originários e produtos de crimes, encontrados no exterior, de forma eficiente e célere, além de investigar as contas bancárias dos brasileiros – objeto de ampla divulgação da mídia nacional e internacional nos últimos dias.

Segundo o parlamentar, toda e qualquer corrupção deve ser investigada.

O HSBC, considerado um dos maiores bancos do mundo, virou alvo nas últimas semanas de escândalo proporcional ao seu tamanho. Registros internos de sua filial na Suíça vazados à  imprensa indicam que a instituição financeira manteve, até 2007, práticas condenadas pelas regras internacionais de combate à  lavagem de dinheiro. O HSBC teria gerido mais de US$ 100 bilhões em recursos de origem duvidosa!, explicou Wandscheer.

O deputado disse ainda, que o Ministério Público suíço abriu inquérito sobre o caso. Fizeram uma devassa na sede do banco em Genebra, na Suíça, e descobriram 8,7 mil correntistas brasileiros com mais de US$ 7 bilhões em depósitos!, disse.

Para o deputado, agora, surge o elo entre o escândalo envolvendo o HSBC e o Petrolão. Integrantes da Operação Lava Jato já reúnem provas de que a filial do HSBC no Brasil serviu de guarda-chuva para operações ilegais do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que drenou os cofres da Petrobras.

Se a Globo não mostra, o Blog do Esmael escancara em tempo real tudo sobre o “SwissLeaks”. Acompanhe aqui.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parabéns Toninho continue a sim..honre meu voto.

  2. Depois que criaram a internet, e popularizou. Cadê que essa merda de redebobo e cia ltda predominam? Só em quem se deixa levar por uma onda de falácias desse naipe e não tem o menor senso crítico.

  3. Essa GLOBO é outra vergonha do país. Vende uma imagem de defensora da democracia, de direitos isso e direitos aquilo, mais na verdade ta preocupada apenas com seus direitos, em aumentar e garantir seu patrimônio…o povo brasileiro não tem a menor importância. Bando de urubus.

  4. Deputado, ou qualquer assessor dele que aqui passe e leia isso. Na minha humilde opinião, Vossa Excelência vai começar errado tal investigação. Somente o fato de que “vai procurar o jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL” já, a meu ver, demonstra um erro de estratégia. Tal pessoa que se diz jornalista, que eu chamo de jornaleiro, que é quem vende jornal, faz parte da mídia podre de nosso país e “seleciona” pessoas, que não tem interesse com seus protegidos, para soltar suas notinhas. Vá a fonte. Vá lá fora, na Itália, Suíça, ou em qualquer outro órgão e/ou jornais e revistas que detém a lista, mas aqui no Brasil, desses daí, não terá qualquer respaldo. Pense nisso.

  5. Deputado, ou qualquer assessor dele que aqui passe e leia isso. Na minha humilde opinião, Vossa Excelência vai começar errado tal investigação. Somente o fato de que “vai procurar o jornalista Fernando Rodrigues, do portal UOL” já, a meu ver, demonstra um erro de estratégia. Tal pessoa que se diz jornalista, que eu chamo de jornaleiro, que é quem vende jornal, faz parte da mídia podre de nosso país e “seleciona” pessoas, que não tem interesse com seus protegidos, para soltar suas notinhas. Vá a fonte. Vá lá fora, na Itália, Suíça, ou em qualquer outro órgão e/ou jornais e revistas que detém a lista, mas aqui no Brasil, desses daí, não terá qualquer respaldo. Pense nisso.

  6. Deputado , assim é que se faz , O Sr mostra como um Parlamentar deve atuar quando ele tem moral e atitude!! parabéns

  7. Em nosso país é tanta corrupção que se investigar bem acaba não ficando deputado ou senador em número suficiente para montar uma CPI. Eu acho que vai sobrar só o Tiririca KKK.

  8. Da mídia golpista não espero nada de verdadeiro. Por isso na minha casa só pega a TVT .

  9. …NÃO TEM PSDB,DEM,PPS,PTB,PP,PMDB,GLOBO,SBT,RECORD,BAND,VEJA,GRANDES EMPRESÁRIOS E,TRAFICANTES…SÓ TEM,PEDREIROS,DOMÉSTICAS,ÍNDIOS,PUTAS,NEGROS,PORTEIROS,GARIS,ENGRAXATES…Á POLÍCIA FEDERAL(?)E O JUDICIÁRIO(?)NÃO SABEM DE NADA…

  10. Patota Sínica Do Brasil (PSDB).

  11. Perderam, se não passar na Globo …perderam tempo.
    Quando é que vocês vão aprender isto.

  12. e Toninho, gostaria muito de ter tido um colega porreta! até agora parabéns! e claro votei em outro candidato.

  13. O PT só foi bom contra o Collor que era meio desarticulado; contra o PSDB, eles têm medo!

  14. e as contas dos funcionários fantasmas da alep que tinha no hsbc prime, diários secretos.