‘A greve continua!’, aprova assembleia com 30 mil educadores; assista

Comandos pelo presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, cerca de 30 mil educadores que lotaram o Paraná Clube decidem manter greve por tempo indeterminado. O governador Beto Richa e o deputado licenciado Ratinho Júnior, dono de uma bancada de 12 deputados na Assembleia, foram alvos de vaias e palavras de ordem.

Comandos pelo presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, cerca de 30 mil educadores que lotaram o Paraná Clube decidem manter greve por tempo indeterminado. O governador Beto Richa e o deputado licenciado Ratinho Júnior, dono de uma bancada de 12 deputados na Assembleia, foram alvos de vaias e palavras de ordem.

Cerca de 30 mil professores e funcionários de escola que lotavam o estádio do Paraná Clube, em Curitiba, nesta quarta (4), decidiram em assembleia geral pela continuidade da greve que hoje completou 24 dias. A votação praticamente foi por unanimidade, o que denota o grau de unidade da categoria.

Na assembleia da educação, o governador Beto Richa (PSDB) e o deputado licenciado Ratinho Júnior (PSC) foram bastante hostilizados.

Nesta tarde, os grevistas deverão acompanhar a sessão na Assembleia Legislativa. O parlamento receberá logo mais, à s 14h30, o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo, para explicar a situação do caixa do governo Beto Richa.

O Blog do Esmael e a TV 15 transmitem ao vivo, desde as 8h30, a mobilização dos educadores, que, segundo a Paraná Pesquisas, têm 90% de apoio dos paranaenses.

Veja o momento exato da votação:

Os motivos da greve

à‰ bom frisar que a greve nas 2,1 mil escolas fora deflagrada porque o governador Beto Richa demitiu 30 mil trabalhadores na educação; fechou várias turmas e superlotou salas de aula com até 60 alunos.

Desde novembro de 2014, o tucano também deixou de repassar recursos do fundo rotativo, que é utilizado para a manutenção dos estabelecimentos de ensino. Além disso, não pagara a rescisão dos 30 mil demitidos, nem as férias dos educadores do quadro próprio.

Para fechar o “pacote de maldades”, o governador do PSDB quer confiscar R$ 8 bilhões do fundo previdenciário destino à  aposentadoria dos 200 mil servidores públicos paranaenses.

41 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu “to” na luta… Eu “to” na luta!!! Com muito orgulho!! Por uma educação de qualidade à todos os meus alunos, inclusive meus 2 filhos!!!

  2. Todos nos deveriamos ligar nossa TV no mesmo programa concorrente do Ratinho durante 1 mes só pra derrubar sua audiencia.

  3. diz a lenda que o parana clube vai usar as imagens da greve pras suas propagandas, já que nunca conseguiu encher de torcedores.

  4. O Roedor Jr. se contaminou com o Beto Richa.
    Penhorou a própria carreira por algum “cascaio”,
    como diria o seu pai.
    Aliás, é + 1 que corrobora a tese de que os filhos
    não herdam o DNA dos pais.
    Ratinho Jr. tá lascado.

  5. Interessante quem está feliz da vida é o esposo da vice governadora com o desgaste de ambos políticos beto e ratinho jr. Asim vai ficar mais fácil pra ele na disputa daqui 4 anos. Eu acho que ratinho pai deve ter abandonado o jr, tadinho dele inocente caiu na ratoeira do betinho.

  6. Se o Beto Richa quer que volte as aulas, quer obrigar os professores a entrar nas salas de aula, sem receber o que lhe é de direito, façamos uma greve de alunos em pró dos direitos de todos os servidores públicos e da própria população, e obrigar esse governadorzinho a cumprir o que prometeu em todas as áreas do nosso estado, porque ele vai fazer o que pra obrigar nós os alunos a entrar na sala de aula? Usar da força policial também? #aLutaEdeTodos

  7. não sou professora do estado, mais concordo com a greve dos professores e a greve dos caminhoneiros, o povo tem que sim se manifestar quando não concordam com o modelo de gestão dos nossos governantes, demonstrar a nossa indignação através de greve e paralisação o povo não pode se calar com tantas injustiça cometida contra o povo.

  8. Ridículo professores de universidade e alunos votando junto pela greve. Na próxima assembléia vou levar todo o povo do barraco e o totó p votar

  9. Sem palavras……. Muito lindo a união da categoria amo estes professores!!!!!!

  10. …CADÊ O CAMINHONEIROS PARA LUTAR CONTRA O PEDÁGIO MAIS CARO DO MUNDO ???…PORQUE OS PROFESSORES NÃO GRITAM PALAVRAS DE ORDEM CONTRA O TARIFAÇO ???…PORQUE OS SERVIDORES DOS OUTROS DEPARTAMENTOS DO ESTADO NÃO VÃO PARA Á LUTA ???…POR QUÊ, O QUE REALMENTE INTERESSA, É O PRÓPRIO RABO DE CADA UM…BANDO DE FDPs,FODAM-SE!!!

  11. Não sou funcionário da Educação, sou do quadro geral e estou apoiando o manifesto dos educadores e funcionários da educação. O pai desse Governadozinho foi um ótimo governador de nosso estado, principalmente para o funcionalismo público, ele deve estar se mexendo na Tumba onde foi enterrado vendo todas as cagadas e falcatruas que seu filho Betinho esta fazendo para o povo do Paraná, como é fácil vc na campanha Política falar mal do outros governantes não olhando pro seu próprio rabo, como é fácil mentir para o povo do Paraná que o estado estava estabilizado financeiramente, Parabéns aos professores e funcionários da educação ao Sindicato que esta firme nas suas exigências, parabéns a Polícia que esta mantendo a ordem pacificamente nas manifestações, não agredindo funcionários como aconteceu anos atrás no então Governo Alvaro Dias que e companheiro do mesmo partido PSDB do Beto Richa, quando colocou a polícia a cavalo contra os professores, o nosso estado é um dos estados mais ricos de nosso país e não pode passar por uma desmoralização dessa, isso mancha nossa imagem perante o Brasil e pelo mundo. Também quero aqui parabenizar os deputados de Oposição que votaram contra as medidas impostas pelo Governador, e quero deixar meu voto de repúdio aos que votaram a favor do pacotaço, pois estes parlamentares não pensaram no povo e sim neles próprios, votando a troco de cargos e benefícios, mais bem feito pra aqueles que votaram pra estes caras que deveriam ser representante do povo e não puxa saco do governador.

  12. Mais uma vez eu pergunto: Onde está o ministério público do Paraná que vê toda essa gestão fraudulenta desse PINÓQUIO e não toma nenhuma providência! Será que estão de acordo com essa administração sofrível que esta levando o estado a bancarrota?

  13. Ratinho Júnior massa, filho do então Carlos Roberto Massa conhecido como Ratinho,os dois subiram no palanque e fizeram campanha para o Playboy Beto Richa.
    Nem uma critica por parte de Carlos Roberto Massa em seu programa do SBT, isto é Incrível
    Carlos Roberto Massa, que sempre critica a bandidagem, a roubalheira,a incompetência e irresponsabilidade de políticos, ele diz ser cidadão Paranaense.
    Estou comportando como inocente, a espera de uma crítica por parte do Carlos Roberto Massa, contra seu amigo do peito e compadre Beto Richa.
    Em verdade são dois idiotas, o Beto Richa e Carlos Roberto Massa!!!

    • É isso aí. Se fosse governo do PT estaria em todas as primeiras páginas, nos telejornais e até em plantão do JN. Mas o governador é do “ninho”, portanto, blindado pela mídia golpista.
      Parabéns aos trabalhadores/as da educação do Paraná. A luta continua!!!

    • E isso ai vamos encher o e-mail do ratinho, aquele safado que so faz critica levando vantagem, vamos cobrar uma posicáo dele agora quero ver o que ele fara.

  14. Professores continuam lutando pelos seus direitos….sejam irredutíveis caso não tenham solução…estamos juntos

  15. Meu caro! Ja sabiamos que a greve continuaria. Tivemos reunião em cada municipio e votamos pela continuidade e depois o representante levou esta decisão ao nucleo dos municipios e depois os nucleos levaram para ontem na reunião do conselho e comando da greve e como soubemos todos os nucleos voraram na continuidade e hj na assembleia era para dar legitimidade da nossa vontade.

  16. Veja só, o Gustavo não devia ter feito aliança com o partido do ratazana…
    Criem vergonha na cara e extirpem estes falsos cristãos de Curitiba.

  17. Perceberam que a RPC TV no parana tv não tocou no assuntu do fundo do paraná previdência de 8 bilhões

  18. Ontem tivemos uma grande manifestação contra o pacotaço em Ponta Grossa, mas até o momento só foi noticiado isso.

    http://www.diariodoscampos.com.br/imagens/galeria/2015/03/professores-fazem-passeata-em-frente-da-prefeitura-municipal/32083/

    O senhor prefeito de Ponta Grossa alinhado politicamente com o desgovernador criticou os servidores públicos e vive salientando sua “excelente” administração, mas não comenta sobre as condições dos CMEIS da cidade, professores sem hora atividade, não contratação de testes seletivos,sendo contratado professores em regime de dobra, a qual triplica os custos da educação e reduz o numero de funcionários nas escolas municipais, demostrando um descontrole total na secretaria de educação do município, sem contar a festa de cargos comissionados dentro da prefeitura! portanto senhor prefeito de Ponta Grossa lave a boca para falar dos servidores estaduais.

  19. Os mais de 8 bi da Previdência pertencem a todos os servidores do Paraná! Onde estão esses servidores? Greve Geral no Estado! O Paraná precisa parar a incompetência desse desgovernador e essa Assembléia Legislativa medíocre!

  20. Os educadores mostraram mais uma vez maturidade, e senso lógico nas decisões, a responsabilidade aumenta para todos, mas com coragem ha como enfrentar o outro lado, e conquistar o que falta, como por exemplo a readmissão dos 29 mil PSS…PELA GREVE GERAL…PELA VITÓRIA DOS EDUCADORES…

  21. Será que depois destas invertidas (Invasão e tomada da ALEP, Caminhada dos 100 mil com protesto e agora com decisão pela continuidade da poderosa greve) Beto Richa vai querer continuar tentando mexer nos 8 bilhões do Paraná a Previdência Pública dos Servidores Públicos do Paraná?

    O Paraná Previdência e outras formas de garantias de aposentadorias no serviço público, embora ainda, foram pontos progressivos da Constituição de 1988, fruto de todo o processo de mobilização da década anterior. No entanto, a política neoliberal de desmonte dos serviços públicos (sucatear, terceirizar e privatizar), como ocorre no atualmente no Paraná, chegou ao país logo depois e os fundos de previdência públicos de Servidores Públicos começaram a ser dilapidados.
    Já no governo Collor, se preparava uma ampla reforma, que acabou sendo adiada pelo seu impeachment. No entanto, em 1999, o governo FHC, no auge das privatizações e sucateamento do Estado, conseguiu implementar uma reforma que, além do fator previdenciário, instituía ataques como a troca do termo “tempo de serviço” por “tempo de contribuição”. A resistência dos trabalhadores públicos, por sua vez, impediu um ataque mais profundo. Mas as tentativas de se acabar com as previdências públicas se mantiveram.
    Agora o governo “betorichiano” , surpreendendo a muitos, depois de eleito quer impor um duro ataque às atuais e futuras aposentadoria dos Servidores Públicos do Paraná. A “reforma” do Paraná Previdência quer acabar com a aposentadoria integral do setor, criando um fundo complementar ( a ser regulamentado se aprovado pela ALEP o desmonte do fundo de 8 bilhões de reais do Paraná Previdência) recentemente). Agora, se sabe que essa reforma, que provocou greves e manifestações dos Servidores Públicos do Paraná deveria ser aprovada através da compra de políticos. Ao mesmo tempo em que o governo e grande parte da imprensa alertam sobre um suposto déficit para abrir um rombo que vai ser utilizado, depois como justificativa para acelerar essa malfadada e maldita “nova reforma” no bendito Paraná Previdência dos Servidores Públicos.

  22. Como esse governado Beto Richa é um incompetente. Gastou recursos públicos mais do que arrecadou e agora não tem dinheiro 💲 nem para bancar comida nas escolas públicas. Ou seja, está devendo para todo mundo. E o poder Legislativo mostra-se um poder incompetente, pois não cumpri seu verdadeiro papel que é fiscalizar o Executivo. E quem paga o preço por essa desorganização é a população com aumentou de impostos, enquanto os deputados, aumentam seus próprios salários e dão auxilio moradia para juízes e promotores.

    • Renan correto o seu comentario,somente você esqueceu de um detalhe,o injusto desconto dos aposentados 11%, depois de terem trabalhado uma vida toda, pessoas com 60,70,80, e até 90 anos,muitos doentes e com sérios problemas de saúde,uma punição severa que esta fora de toda racionalidade humana.

    • assistiram a “não” importancia que a RPC deu ao caso hoje, gente? parecia que era algo sem importancia. Será que receberam parte dos 15 milhões que o Beto vai injetar na midia?

    • OBRIGADA, ESMAEL MORAIS, POR FAZER SUAS REPORTAGENS VOLTADAS AOS FATOS COMO ELES REALMENTE SÃO E NÃO COMO O GOVERNO QUER QUE SEJA.

    • O povo do PR precisa ler este livro: Para desvendar essa trapaça bilionária, impune, o jornalista Wilson Gasino lançou o livro “Histórias sobre Corrupção e Ganância”, relatando os bastidores do maior roubo da história do Paraná, a história proibida do bilionário rombo no Banestado. imagine quem era o governador e deputados na época! é só pesquisar.

    • é bem isso esse governador tem que ser deposto ele ta afundando o parana esta todo individado já…

  23. A questão da Paraná Previdência deve ser de todos os servidores e não apenas da Educação, cade os servidores de outras repartições do estado?

    • Muito bem dito. Onde estão os outros? Estao compactuando com esse descalabro de governo do psdb? governadorzinho de araque, mentiroso. Vamos povo, unam-se

  24. Não falei que a greve ia continuar? Arrisco até a data para encerrar a greve, dia 18 nova assembléia com retorno as aulas para o dia 23 de março. Ontem você não publicou meu comentário quero ver você ter coragem de publicar esse.

    • Que a greve iria continuar muitos já sabiam, pois eram claras a vontade da maioria de manter a greve, e digo mais, por mim a greve pode voltar amanhã se o governador se comprometer publicamente que não vai mexer na previdência do funcionalismo, caso contrário apoio a continuidade.
      Daqui a pouco vai faltar data de retorno para os videntes de plantão.

    • Calma mãe DINÁ, o importante é ele acertas as contas – com beto richa,ROMBO nas contas do governo estadual cresce 80% -fonte:folha de londrina.

  25. Orra, se meu paranazinho tivesse um público desse a gente tava na primeirona!
    Bravo professores! Essa greve é pra encher estádio de gente, e o governo de medo!!

  26. Não tem sentido parar a greve antes dos problemas serem resolvidos. Este governador tirano que fica tentando manter a aparência com suas entrevistas arranjadas, fazendo politicagem e arrombando com o estado, tem que perder o poder. O paraná, sempre foi conhecido por ser um dos pilares brasileiros economicamente, exposto desta forma vergonhosa, agora Estado a fora. Fora BETO RICHA!!

  27. Enquanto o Beto Richa nao desistir de colocar a mao nos 8 bi da previdencia a greve tem que continuar.