àndios e professores ocupam Secretaria da Educação em Pato Branco (PR)

Professores se uniram na tarde desta quinta (5) à  ocupação do Núcleo Regional de Educação da SEED em Pato Branco.

Professores se uniram na tarde desta quinta (5) à  ocupação do Núcleo Regional de Educação da SEED em Pato Branco.

Dezenas de índios da região de Pato Branco, Sudoeste do Paraná, ocuparam no início desta tarde (5) o Núcleo Regional de Educação (NRE) — órgão vinculado à  Secretaria de Estado da Educação (SEED) — para protestar contra dispensa de professores PPS na aldeia Nitótu.

O cacique Miguel Alves, da Escola Estadual Indígena Nitótu, reivindica o pagamento dos PSSs, manutenção de projetos sala de apoio, sala de recursos.

Segundo informações preliminares, o governo Beto Richa (PSDB) retirou o projeto da cultura indígena da aldeia. Além disso, os índios também exigem a construção da nova escola prometida na campanha.

Os manifestantes indígenas convidaram os professores a se juntarem a eles no período desta tarde. No local ocupado, cada vez mais pessoas chegam para se solidarizar com o protesto.

Ontem à  noite, educadores da região de Pato Branco aprovaram proposta de greve geral que será levada à  assembleia geral da categoria neste sábado, dia 7, em Guarapuava.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I’m beginner to blogging and definitely enjoyed this web page. Most likely I’m want to bookmark your website . You actually come with great well written articles. Thanks for sharing your blog.

  2. I just want to tell you that I’m beginner to blogs and truly savored your web page. Most likely I’m likely to bookmark your website . You definitely have excellent stories. Thanks a lot for revealing your website page.

  3. Parabéns pela luta dos nossos irmãos indígenas. Unificou com os educadores. Esse é o caminho. Greve Geral!

  4. O PSDB é o retrocesso total na área de Educação.

  5. Betinho que tal você cai fora,pois queremos trabalhar sossegados cadê os projeto na área de educação nas escolas indígenas,paga nossas férias? por favor!

  6. O governador Beto Richa está acabando com o Paraná!! Ele era o governador nos anos anteriores, o que fez? o nosso estado está falido!!!! mas ele deu aumento de salários para os deputados, está roubando os professores! não pagou as férias! é direito de todo o trabalhador, está pisoteando em cima dos professores, tirando benefícios já adqueridos, ladrão!!

  7. Impeachment já p/ senhor Beto Richa !!!! N~ consegue cumprir c/ pagamentos de servidores ?!?! Faz promesas mas depois faz cortes incabíveis ,n~ investi na educação ,sáúde , segurança e outros , então FORA ! Fora incompetencia ! Fora maldades!!! Ninguém suporta mais esses desmandos!!!!!!! Maligno sai de nossas vidas!!!!!!!!!!! P? todo o sempre!!!!!!!!!!!

  8. Caro Esmael, está na hora da população pedir o IMPEACHMENT do governador. Vamos colocar um quiosque nas grandes cidades do Paraná, solicitando assinaturas, para dar entrada posteriormente na assembleia do Estado. O nossos deputados de oposição se reduziram a 5 (cinco) se não me engano.
    NOTA: PELA MÁ ADMINISTRAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO, ESTA MEDIDA TABEM PODERÁ SER REALIZADO PARA O NOSSSO PRESIDENTE DILMA

  9. As aldeias Guarani da região Oeste do Paraná começam a sentir o pesadelo do calote do governador. As famílias extensas que depende do salário dos professores e funcionários das escolas indígenas para o sustento familiar, já estão sem alimentos que não produzem (arroz, feijão, óleo, etc) pq tb as terras para plantio de comida está nas mãos do agronegócio com soja e gado. A vida de nossa está se tornando um pesadelo com esse governo, que nem concurso para escolas indígenas conseguiu fazer, e assim todos contratados são PSS.

    • Olha, CRISE existe…mais quem não planta nada, não come nada…será que não arrendaram a terra????
      Povo mal acostumado, não plantam nem um pé de salsa,cebolinha…querem tudo na boca….a questão alimentar é PREGUIÇA….

      • Verdade jenuario…Sou a favor da inclusão, mas não da preguiça.

        • Queridos colegas isso não é preguiça, é desânimo pq a cada dia que passa estamos perdendo quase tudo do nos resta, a ambição, a ganância de vocês faz com que isso aconteça. Desde o princípio é assim, estão tomando todas as nossas terras e acabando com ela. Com todo respeito digo á vocês, estudem um pouco mais sobre a cultura indígena, as tradições, os costumes, para depois postar alguma coisa. E se alguns índios arrendam terras o problema é de cada um e vocês não tem nada a ver. Cuidem da vida de vocês, que nós queremos apenas RESPEITO e VALORIZAÇÃO. Pensem no que vocês nos devem, e se for preciso queremos mesmo tudo na boca, por tudo o que vocês roubaram de nós, nossas TERRAS!!!!! E se hoje estamos em manifesto é porque estamos requerendo nossos direitos. Um abraço, de uma índia que quer mais RESPEITO!!!!!

      • Jegueuário, eu já plantei um hectare de alfafa para te alimentar seu filho de uma égua.

  10. Cadê o excelentíssimo Secretário de Educação que não tem coragem de ir à público defender sua pasta. É outro banana… Que não entende nada de Educação.

  11. Pessoal, vamos assinar e ajudar a dar início ao PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, BETO RICHA (PSDB) ) por descumprir a Constituição, onde não cumpriu o índice mínimo de 12% de receita do governo do estado na saúde nos anos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Bem como requerem a criação de uma CPI para apurar as razões de não estar pagando as contas do estado, por não pagar os direitos dos policiais militares, não pagar direitos dos funcionários públicos, por não cumprir os acordos com transporte coletivo, por aumentar o próprio salário estando em crise de caixa. por que autorizou pagamento de aluguel de 8 (oito) veículos pagando uma verdadeira fortuna. Para apurar ainda onde foi parar a arrecadação do Estado e os motivos que a receita não está sendo suficiente para cobrir as despesas, bem como as razões de do Estado não ter dinheiro para honrar os compromissos. Para apurar todas as irregularidades que vem sendo noticiado na mídia. Para apurar finalmente se houve ou não desvios de recursos do tesouro público para outros fins. URGENTE.
    https://secure.avaaz.org/po/petition/AO_DEPUTADO_TADEU_VENERI_ALEP_ASSEMBLEIA_LEGISLATIVA_DO_ESTADO_DO_PR_ABERTURA_URGENTE_PROCESSO_DE_IMPEACHMENT_DO_GOVERNA/

  12. TODO DIA APARECE UMA NOVIDADE MALIGNA CONTRA A EDUCAÇÃO POR PARTE DESSE DESGOVERNADOR DO PARANÁ

  13. Até os índios estão sendo prejudicados por culpa deste governador incompetente! Fez o quê com o dinheiro senhor Richa? Cadê o dinheiro do Estado do Paraná?