Assembleia Legislativa do PR é ocupada por funcionários públicos em greve

ocupacao_alepProfessores e funcionários públicos em greve tomaram a Assembleia Legislativa do Paraná, por volta das 17h50, nesta terça (10), depois que os deputados aprovaram por 34 a 19 votos a transformação do plenário em comissão geral (tratoraço).

A base governista tentava aprovar pacotaço de maldades que previa a extinção do fundo previdenciário de R$ 8 bilhões. O governador Beto Richa (PSDB) pretendia meter a mão nesse dinheiro para cobrir o rombo da gestão.

Além das galerias, os manifestantes também tomaram o plenário. Com medo, os deputados saíram em disparada pelos corredores da Casa.

Em breve mais informações.

76 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Pingback: Há um ano iniciava greve histórica de 43 dias na educação do Paraná | Esmael Morais

  2. Pingback: Professores “ocupam” Assembleia Legislativa pela democracia nas escolas do Paraná; assista | FOLHA PONTAL DO PARANÁ

  3. Pingback: Ao vivo: Professores “ocupam” Assembleia Legislativa pela democracia nas escolas do Paraná; assista | Esmael Morais

  4. Tem a lista no UOL notícias. Fiquei orgulhosa dos 19 que votaram contra o pacote, nas fotos eles estão na plenária com os grevistas! Não sentiram medo pois estão com a consciência LIMPA!

  5. Agorá e hora de unirmos desde o norte e extremo sul do nosso Parana convidar nossos senhores deputados Assinar projeto que tramita a pedido dos deputados que nos representa desde novembro 2014
    COMISSÃO Parlamentar de inquérito contra CPI:carlos alberto Richa por não prestar conta no TCE do P/R uso in devido do dinheiro do nosso povo*unidos pelo Parana*

  6. Eu ate aceito ser assaltado por um pivete noiado e armado na rua…Eu não reagiria…MAS SER ROUBADO POR UM BANDO DE PILANTRAS DE TERNO,GRAVATA E COLARINHO BRANCO QUE NEM DE ARMA PRECISAM…E O FIM DO MUNDO. BANDO DE SALAFRARIOS…ESSE DINHEIRO E PARTE DO MEU SUOR E DE OUTROS TANTOS MILHARES DE NTRABALHADORES.

  7. Vamos pro pau mesmo que a imundice da justiça “tente” nos obrigar a desocupar ou voltar ao trabalho. Não será um merda de uma canetada que nos colocará de joelhos. Ainda mais que esta justiça é a pior e mais preguiçosa do Brasil, segundo o CNJ.

  8. Só podia ter barros no meio.

  9. Desrespeita a Constituição, dá de ombros para a Lei de Responsabilidade Fiscal e pensa, como todo mimado retardado, que tudo pode ….. em um país mais sério, com um povo mais instruído, esse tipo de gestor não se criava … já estaria preso! E isso vale para todo o nosso país! Felizmente nosso estado parece estar acordando! ESTAMOS COM VOCÊS SERVIDORES!

  10. Estes deputados bando de traidores que não respeitam o povo que os elegeu.

  11. Engraçado, que era visto que esse governador ia ser um fracasso, e votaram nele, afinal ganhou no primeiro turno, e agora?? ninguém que admitir que votou nele…
    Mas parabéns a classe unidade do funcionalismo público, e principalmente aos professores…
    SABE O QUE DEVERIAM FAZER AGORA OS QUE VOTARAM NELE, SE JUNTAR E TIRAR ESSE INCOMPETENTE DO PODER ANTES QUE ELE ESPALHE MAIS AINDA A “CACA” QUE ELE ESTÁ FAZENDO… FALIU O ESTADO… GENTE VAMOS PROTESTAR CONTRA ESSA VERGONHA, PORQUE SE PREPAREM AI VEM MAIS…

  12. Não vejo hora de encontrar os deputados, pra dar um cacete neles,bando de vendidos.

    • Amigo…também sou de Maringa e adoraria ver a cara do fuinha do Dr.Batista…sempre nas escolas com a desculpa de dar palestras…Sera que alguma escola vai recebe-lo mais? E se diz medico…e trai os servidores da saúde. A Maria Vitoria…sem comentários…Nem aqui viveu…Onde sera que aprendeu a se apropriar indevidamente do que não e dela? Ou com quem aprendeu?

  13. Ainda bem que tem gente com sangue nas veias! e coragem para enfrentar estes malditos!

  14. Cena mais linda do ano ver esse povo invadindo o Plenário. Isso prova a indignação do povo paranaense.

  15. Esta ocupação da ALEP me surpreendeu. Os policiais foram extremamente educados e não houve conflitos e agressões.Os PMs fizeram um corredor para os professores passarem e, ainda por cima davam explicações e mostravam os acessos que deveriam seguir.

  16. Melhor é o povo da sude, deb, dedi, ditec e gabinete da seed na manifestação chupá seed.

  17. Parabéns professores. Espero que protestem em março tbm, e não só quando mexe no bolso de vcs. Abs

    • Alex, não é mexer no bolso. É o pagamento de atrasados.É o não pagamento dos avanços funcionais. É a falta de repasses de custeio que deixam os colégios às moscas.

  18. Aquele bando de covardes escondidos feito ratos….. É uma vergonha..

  19. Por favor!!!
    Investiguem o Pepe Richa e seu esquema de propina.

  20. Canalhas quem são os 34 ,por favor.

  21. Estou orgulhosa dos professores e funcionários de escolas que nos representam hoje em Curitiba!!!!
    Nós estamos fazendo passeata e mostrando a comunidade local o que está acontecendo com o desmando do governador.
    Rezo para que Deus ilumine a todos e tenham força.

  22. o mais engraçado foi ver o traidor do presidente da Alep anunciando a invasão a hora que viu o bicho pegar cagou nas calças de medo kkkkkkkkkkk e muito macho para empurrar o tratoraço na goela dos servidores mas é bundao ao extremo para encarar o povo seu deputado de bosta pede pra sair nojera!!!!

  23. Orientei para confeccionar vários banner’s com os nomes dos deputados traidores e ficar em exposição para que todos possam conhecer e saber quem são os inimigos dos Paraná. Na eleição para Prefeito em 2016 vamos votar nos candidatos contrários ao governador vamos dar o troco.

  24. Essas merdas de deputados que votaram a favor do governador são aquelas porcarias que sempre ganham a eleição comprando os votos do povo, por isso, se acham no direito de fazerem oque querem em seus mandatos. Que noooojo!!! AcáàÁ!

  25. Por muito pouco a previsão do governador Requião não se confirma ! Os deputados iriam apanhar mas covardes como são os governistas fugiram, no mesmo trote do Asno lambe-saco do beto marvadeza, o senhor Robannelli que diga-se de passagem quando vir aqui pra Irati vai apanhar de verdade

  26. Betinho mais uma vez safou o coro bronzeado dele e ferrou com o coro da base de xupação de saco dele….
    INOCENTES kkkkk sairam com a fralda cheia correndo e escondendo no banheiro bom demais a luta continua

  27. Olá, gostaria de saber se alguêm invade a sua própria residência, acredito que o professores NÃO INVADIRAM, pois a ALEP é do Cidadão “Povo” que paga seus impostos e o salário de todos e todas Deputados(as) que Representa o Mesmo, Agora faço a seguinte pergunta quem invadiu o que, já que os deputados não estão cumprindo com o seu papal que é defender o interesse do Povo que os elegeram e mesmo assim cumpri a Vontade do des-governo Carlos Alberto Richa, que lança um “Pacotaço” que acaba não somente com os salários dos Educadores do Paraná mais principalmente com a Educação de todos crianças, adolescente, jovens e adultos do Estado, desta forma deixo aqui a mensagem esse Governo Não Me Representa.

  28. Engraçado, eu não vejo a RPC dar muita ênfase a luta dos professores e funcionários públicos para garantir os seus direitos, direitos esses conquistados com muita luta e apoio de políticos como José Richa. Será que é porque o atual governo é do PSDB. Pergunto agora, onde está o dinheiro do Estado do Paraná? Vamos lá Fantástico, investigue.

  29. DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DO GOVERNO BETO RICHA, VOCES SÃO UM BANDO DE TRAIDORES .

  30. Força colegas agora esse governo vai respeitar nossa classe que de tanto apanhar se levantaram a hora é essa. E esses deputados que votaram que estão a favor dessa governador pulhas sem caráter a hora de vocês chegará e 4 anos passa rápido não esqueceremos nem deixaremos esquecer lembrem-se quem bate esquece quem apanha jamais

  31. Nossa categoria está de parabéns. Mostramos que estamos unidos contra o desmonte do Estado do Paraná, que é o que está fazendo o governador playboy. Fora Beto Richa, fora Cida Borghetti, fora Traiano.

  32. Era visto que os nobres Deputados nessa votação à maioria fariam de tudo pra suspender essa votação, jogando a bola pra comissão geral… Essa manobra já era prevista… Queria entender por que ninguém tentou um mandado de segurança para impedir o início dessa votação? Como é feito nos fórum… Muitos vão dizer os magistrados acabam de receber um auxilio moradia, etc.. Que esses movimentos que coordenam chama-se magistrados de outros estados vizinhos…

  33. Força professores!!! TODA TOMADA DE CONSCIÊNCIA IMPLICA UMA TOMADA DE POSIÇÃO!!! Somos trabalhadores. Agora não tem como recuar: cidadania, manter direitos é o que nos uni. Façamos por merecer o respeito de nossos familiares, das novas gerações, dos estudantes, das comunidades.

  34. Força professores!!! TODA TOMADA DE CONSCIÊNCIA IMPLICA UMA TOMADA DE POSIÇÃO!!! Somos trabalhadores. Agora não tem como recuar: cidadania, manter direitos é o que nos uni. Façamos por merecer o respeito de nossos familiares, das novas gerações, dos estudantes, das comunidades.

  35. Os manifestantes são servidores públicos que estão sendo roubados. Estão defendendo os 8 bilhões que forem descontados dos seus contracheques para garantir suas aposentadorias e que o governo quer roubar para pagar as dívidas que contraiu de forma irresponsável. O governo tem real consciência do que está fazendo, por isso não quer discussão a respeito do assunto.

  36. Informações me chegam que o Romanelli, foi visto saindo por um cano de esgoto próximo a Assembléia Legislativa…

  37. Pessoal o PSC partido do lineuzinhu e ratão é que acertou a parada da votação, negociaram tudo e mais um pouco dos cofres, vejam a materia :
    http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/ratinho-garante-verba-para-secretaria-e-psc-vota-com-richa-a-favor-do-pacote/
    Seria de bom grado publicar todos os nomes antigos e os “novos” , acampar na frente da casa deles, ir nas Igrejas nas portas comunicar o povo evangelico o que estao fazendo nesta roubalheira da thurma do richa!!!
    alias porque em jandaia ninguem fala drato porque tem medo de morrer??? acho que chegou a hora de publicar quem é este que manda mesmo no psc e no jr!!!imundicia!!

  38. Não está fácil de entender. Talvez, os correligionários do governador entendam, até com facilidade, em função da índole e da malícia semelhante. O recurso financeiro de 8 bi é do PR PREVIDÊNCIA e tem a finalidade de custear o pagamento de aposentados e pensionistas. Esta é a destinação e o governador que abocanhar este recurso? Para que? Como? Se este recurso é dos funcionários públicos e, conforme o bom senso ordena, não pode ser usado para outros fins. Creio ser até um crime de apropriação indébita. Abuso de autoridade. Ele terá que passar com um trator sobre a Presidência, diretoria e conselhos do PR PREVIDÊNCIA? Até prova em contrário todos são iguais perante a Lei ou ninguém, absolutamente ninguém está acima da Lei.

  39. Me permita uma correção, não é invadiu, não se invade a casa que é nossa Esmael Morais, E sim ocupou, uma vez que aquele espaço mesmo com sua atuação pífia, é a casa do povo do Paraná…

  40. Engraçado fizeram a caca e depois ficaram com medo de apanhar. Para fu#?!#$ os servidores públicos 19 pilantras tiveram coragem de votar favor do pacotão.
    19 sem vergonhas que devem ser muito bem lembrados na próxima eleição com garantia de campanha por parte dos servidores como ati cabo eleitorais.

  41. Parabéns a todos os professores que estão nesta luta, contra um governo opressor que desrespeita direitos trabalhistas conquistados pela classe ao longo do tempo. É preciso dizer um basta tanto ao governo federal, quanto ao governo do Estado do Paraná, que estão literalmente massacrando a classe trabalhadora.

  42. Enquanto isso, ali do lado, os Conselheiros do Tribunal de Fazde Contas, vão se auto conceder o AUXÍLIO MORADIA no valor de R$ 4.000,00/inútil. E para isso a grana não vai faltar.

    • Pois é. TCE cheio de “moral” prá cima dos Prefeitos e Vereadores (inclusive com apoio de setores da imprensa), seguindo o caminho dos Juízes e Promotores querem receber auxílio moradia. Quanta imoralidade!!! – Quem vai nos acudir, se a sociedade não se organizar e enfrentar essa corja?

    • Pois é. TCE cheio de “moral” prá cima dos Prefeitos e Vereadores (inclusive com apoio de setores da imprensa), seguindo o caminho dos Juízes e Promotores querem receber auxílio moradia. Quanta imoralidade!!! – Quem vai nos acudir, se a sociedade não se organizar e enfrentar essa corja?

    • Para os camaradas do Beto sempre haverá dinheiro em caixa, para que ja concedeu este mesmo valor para os magistrados ano passado, fazer isso para os conselheiros é fichinha.

  43. esses deputados e o governador acham que só porque o povo elegeu eles, vamos ter que engolir tudo que é sapo????? Ta na hora de dar um basta nessa vergonha que está se tornando esse Paraná falido. O certo é GREVE GERAL. Deveria parar TUDO pra mostrar pra esse bando quem é que faz o Paraná.

  44. Professores e demais funcionários públicos em creve “bem vindos” à realidade suja da política paranaense, onde tudo é comprado inclusive os “ilustríssimos” deputados. Continuem na luta que o povo paranaense está com vocês e, tenho certeza, que DEUS também.

  45. Isso já estava desenhado, de tanto apanhar os professores se levantaram, um monstro de força eclodiu, ninguém segura mais, com ou sem cavalaria, com sou sem bombas, os professores, o povo do Paraná, não vai arredar pé das suas reivindicações, e dos direitos já adquiridos…A CULPA É TUA RICHA, SAIA DAÍ EM QUANTO VOCÊ PODE, O PARANÁ NÃO MERECE ESSE GOVERNO…VOCÊ NÃO PRESTA RICHA…PELOS PROFESSORES, PELA DIGNIDADE, PELA VITÓRIA…

  46. Tinha que dar uma surra de cinta nesses deputados que não defendem quem os elegeram… e legisla em causa própria ou em favor de certos grupos econômicos…

    • E nossa gloriosa Policia Militar? Como Fica? Também são funcionários públicos meus irmãos… E cabe a cada um de vocês combater todo crime e prender ladroes. Vcs também estão sendo roubados…Juntem-se a nos.

    • Eu tb quero a lista dos 34,Esmael. Divulga ai. Obrigada.

    • http://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/tratoraco-veja-como-votou-cada-deputado/

      Veja como votaram os deputados no requerimento para que a votação ocorresse no regime de comissão geral, o popular “tratoraço”:

      A favor
      Alexandre Curi (PMDB)
      Alexandre Guimarães (SC)
      André Bueno (PDT)
      Artagão Júnior (PMDB)
      Bernardo Ribas Carli (PSDB)
      Cantora Mara Lima (PSDB)
      Cláudia Pereira (PSC)
      Cobra Repórter (PSC)
      Cristina Silvestri (PSC)
      Dr. Batista (PMN)
      Elio Rusch (DEM)
      Evandro Júnior (PSDB)
      Felipe Francischini (SD)
      Fernando Scanavaca (PDT)
      Francisco Bührer (PSDB)
      Gilson de Souza (PSC)
      Guto Silva (PSC)
      Hussein Bakri (PSC)
      Jonas Guimarães (PMDB)
      Luiz Carlos Martins (PSD)
      Luiz Cláudio Romanelli (PMDB)
      Márcio Nunes (PSC)
      Maria Victória (PP)
      Mauro Moraes (PSDB)
      Missionário Ricardo Arruda (PSC)
      Nelson Justus (DEM)
      Palozi (PSC)
      Paulo Litro (PSDB)
      Pedro Lupion (DEM)
      Plauto Miró (DEM)
      Schiavinato (PP)
      Tiago Amaral (PSB)
      Tião Medeiros (PTB)
      Wilmar Reichembach (PSC)

      Contra
      Adelino Ribeiro (PSL)
      Ademir Bier (PMDB)
      Anibelli Neto (PMDB)
      Chico Brasileiro (PSD)
      Evandro Araújo (PSC)
      Gilberto Ribeiro (PSB)
      Márcio Pacheco (PPL)
      Márcio Pauliki (PDT)
      Nelson Luersen (PDT)
      Nereu Moura (PMDB)
      Ney Leprevost (PSD)
      Paranhos (PSC)
      Pastor Edson Praczyk (PRB)
      Péricles de Mello (PT)
      Professor Lemos (PT)
      Rasca Rodrigues (PV)
      Requião Filho (PMDB)
      Tadeu Veneri (PT)
      Tercílio Turini (PPS)

      Não votou
      Ademar Traiano (PSDB), por ser presidente, não vota.

    • Como bem disse a professora Marlei para a TV 15: a gente consegue controlar o povo até um certo ponto. A partir do momento que ele percebe que vai ser roubado, se revolta, e aí ninguém segura!
      Dá-lhe, galera! Camaçada de pau nesses canalhas!

  47. Estou orgulhosa dos/as servidores/as públicos/as, especialmente das/os professoras/es.Esse é um grande exemplo às crianças, que fora da escola têm a oportunidade de aprenderem uma linda lição sobre civismo.

  48. absolutamente correto, mas não quebrar a assembleia, quebrar a cara desses deputados…

  49. Comissão Geral é golpe contra a democracia. Difícil acreditar que deputados eleitos pelo voto popular se prestem a tamanha semvergonhice,…com certeza os professores e servidores não vão deixar assim. A população precisa se unir a eles, nas redes sociais, nas manifestações, em apoio irrestrito para o bem da educação,…

  50. Sou Paulista. …e moro em Ponta Grossa. Me orgulhava do Paraná. …Agora morro de vergonha. Cambada de …

  51. – Meus corajosos colegas… parabéns… se não fizessem isso nossa carreira teria sido jogada no lixo.
    – Vocês colocaram em jogo a vossa integridade física por nós e merecem todo o nosso respeito.

  52. alguem pode me dizer quem foram os deputados que votaram a favor

  53. Isso mesmo temos que invadir, mostrar para esses deputados vendidos que o povo não está aguentando mais.

  54. Eles retornarão ainda hoje para dar prosseguimento à votação????

  55. Lindo, é o povo tomando o que é seu a casa do povo, fora essa cambada de vendidos, #forabeto #foraromanelli #foratraiano #foratraidoresdopovo

  56. NESSA HORA DÁ VERGONHA SER PARANAENSE ESSAS PRAGAS DE DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DO PACOTAÇO DE MALDADES SÃO DA MESMA LAIA DO BETO RICHA E MERECEM IREM PARA O INFERNO, DESCLASSIFICADOS, FALTA ME ADJETIVOS CHULOS PARA CLASSIFICÁ-LOS.

  57. que vergonha, tenho vergonha dos MEUS governantes, professores e funcionários públicos continuem nessa luta e invade memo que a rua é noix 👊

  58. tomara que quebrem de pau o Romanelli e o Traiano…

  59. Isso mesmo! O povo tem de ocupar a ALEP! Deputados não são representantes do povo? Estão com medo do que?? Não vamos mais permitir esse tipo de autoritarismo. A ditadura acabou!

  60. Invasão da Assembleia?! Esta é a casa do povo!!!! O governo deveria saber disso!!! #forabeto #vergonhaparana #grevetamojunto

  61. #ForaBeto Meu Deus abençoe e proteja os servidores!Meu namorado e minha sogra estão lá.