Servidores em greve e manifestações por todo o Paraná sacodem governo Richa. Se balançar ele cai?

movim.jpgEnquanto o governador Beto Richa (PSDB) se esconde, diversas categorias de servidores estão em greve e realizam manifestações por todo o Paraná. à‰ a pior crise de governabilidade na História do Estado. A batalha contra a venda da Copel, travada no final do governo Lerner, virou café pequeno perto da imobilidade do tucano.

Falta dinheiro para tudo, menos para aumentar o salário dos comissionados e conceder benefícios imorais a conselheiros, procuradores e auditores do Tribunal Faz de Conta do Estado (TCE). Em protesto hoje pela manhã em frente ao prédio do órgão, em Curitiba, educadores diziam querer trocar seus salários pelo auxílio-moradia dos marajás que fingem fiscalizar as finanças públicas (clique aqui).

As universidades estaduais sofrem com retenção das verbas de custeio. A Universidade Estadual de Londrina, segundo reportagem do Jornal de Londrina de hoje, vive a maior crise de sua História e não possui recursos para custear as contas mais básicas, como água, luz, insumos para laboratório, materiais de higiene e limpeza.

Devido a crise no custeio, aos calotes que o governo já aplicou no terço de férias, e ao ‘pacote de maldades’ que Beto Richa tentou aprovar no tratoraço, os técnicos administrativos e professores das universidades estaduais estão em greve. As adesões começaram no dia 9 e foram crescendo no decorrer da semana passada. Não há previsão para início das aulas nas universidades.

Os servidores do Detran-PR também engrossaram o movimento grevista estadual retomando uma paralisação que havia sido suspensa no final de 2014. Parados desde quarta-feira (18) eles também protestam contra o calote e o “pacotaço”, além de reivindicar melhores condições de trabalho, carreira própria e mais servidores para a autarquia.

Além desses, também estão em greve servidores estaduais da saúde e, é claro, da educação. Com isso os hospitais estaduais operam de maneira ainda mais precária que de costume, e como todos sabem, o ano letivo de 2015 ainda não começou na rede pública estadual de ensino.

Para um governo que dizia que o melhor está por vir!, a crise não é mais financeira, é de confiança e de governabilidade.

Neste sábado, as manifestações serão pelo Impeachment de Beto Richa. Se a mobilização realmente transbordar dos movimentos dos servidores e contagiar a sociedade, a situação do governo tucano pode ficar insustentável.

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I am new to weblog and seriously loved your web blog. Very likely I’m planning to bookmark your blog post . You actually have exceptional well written articles. Cheers for sharing your website page.

  2. ESTE PLAYBOIZINHO NAO E HOMEM O SUFICIENTE PRA SER GOVERNADOR TENDO EM VISTA QUE SE ASSEMELHA A DILMA NAS MENTIRAS QUE ANTECEDERAM AS ELEICOES E VEJAM AI COMO ESTA O PARANA DO RICHA LOCA E O BRASIL DA DILMANTA EMPEACHMENT NELES EMPEACHMENT JA EMPEACHMENT SIM.

  3. GENTE!! ATÉ O BETO RICHA ESTÁ NA GREVE, SUMIU!!!
    SERÁ QUE VAI REPOR OS DIAS SUMIDOS??
    CUIDADO BETO RICHA VAI LEVAR FALTA E DESCONTAR NO SEU PAGAMENTO, LEMBRE-SE VOCE É EMPREGADO DO POVO.

  4. A sociedade paranaense assiste perplexa o desmonte de tudo o que ela conheceu como ordem, rotina e disciplina. Assiste atônita o governador e seus deputados fazerem loucuras, voltarem atrás, fazerem novas loucuras e expor de forma inédita para a população a forma como o governo funciona nos bastidores. Isso tudo sem escolas para seus filhos, sem poder renovar carteira de habilitação, sem atendimento à saúde, com os presos nas cadeias públicas sem vigias, com policiais absolutamente desmotivados e inquietos. E pagando mais caro por todos esses serviços. Onde isso vai parar?

  5. Este governo do Paraná já começou bichado, se sacudir mais um pouquinho cai de podre!

  6. Não é só a UEL que está em vias de fechar. A UNICENTRO de Guarapuava, também está com os dias contados se não receber as verbas de custeio. Dia 27 será o dia D para a UNICENTRO.

  7. Será que depois dessa o Ratinho ainda consegue?
    Estou duvidando!!!
    Bem que o Alvaro Dias (PSDB)avisou que o Paraná estava abandonado.
    O povo não quis acreditar.
    Veja aí o resultado.

  8. Este safado foi eleito logo no 1 turno, por mais puto q eu fique, infelizmente nós temos oq merecemos, neste caso escolhemos. Brasileiro idiota, ficam ai sem ver a porra de um jornal 4 anos, e no período de eleição acredita na propaganda da tv. O richa é um playboy que vai bater o pé, fica de pirraça até aprovar toda essa merda q não conseguiu aprovar ainda. Covarde

  9. Esse Beto Hitler ficou louco, internem ele

  10. Pede pro ratinho asumir kkkk kkkk , ele é o sucessor do beto daqui a quatro anos kk kk kk.como ja avia dito vou dar muita risada.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. Quem dera ele caísse mesmo…. mas vai derrubar como se o bonito nem fica mais no Paraná…. ele vai viram cidadão honorário é de Santa Catarina.

  12. Onde o Povo Paranaense estava com a cabeça e reeleger esse cara?

    Bem feito.

  13. Só naum mecham com a viCtória se naum ela chora e não pede mamá pra mamanzinha dela a noite. tadinha da filha do leitão zarolho e da vice governANTA turista

  14. Esmael vc naum vai acreditar, pois existe uma folha circulando na greve, onde relata um pouco do Descaso que o líder (Romanelli) do desgoverno Beto Richa mantém uma penca de comissionados cupinchas eleitorais seu no Instituto das Águas mas nunca aparecem para trabalhar, é humilhante isso.

  15. Pena que tudo isso não vai dar em nada… só baderna mesmo

  16. PODERIA SER PEDIDO O IMPEACHMENT, SOMENTE PELOS 613 MILHÕES SACADOS DA PARANAPREVIDÊNCIA EM 2012, O MAIS GRAVE, FOI O ASSANTO FEITO AOS DEPÓSITOS JUDICIAIS, GUARDADOS HÁ MUITO TEMPO NO BANESTADO E HOJE NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, QUE SOMENTE PODERIA SER SACADO POR ORDEM E ALVARÁ JUDICIAL QUAL O JUIZ QUE AUTORIZOU? NÃO SABEMOS.

  17. Para começar a tirar o poder destes larápios, temos que prestar atenção nas eleições municipais do ano que vem, NÃO votando nos prefeitos que eles apoiam nas suas bases eleitorais, porque, em 2018 vem a troca de favores, e os prefeitos vão pedir para seus cabresteados votarem neles. Com as tais das “emendas parlamentares” que tinham que acabar numa reforma politica, os deputados compram os prefeitos liberando as verbas bem na época das eleições….

  18. Só se for agora, Esmael!
    Cansou esse moleque de recado da turma tucana! Fora irresponsável, desonesto, larápio, moleque fujão!
    Segundo o pessoal da saúde, vários serviços, como reparos elétricos e hidráulicos, recebem verbas três, quatro vezes maiores do que foi licitado! E some tudo na poeira, sem mesmo a direção dos hospitais ver isto!
    Quem licita?
    Quem gasta?
    Vale verificar essa denúncia, caro Esmael!
    Verbas para escolas públicas também sofrem o mesmo processo de fermentagem e sumiço!!!
    Imorais, aves de rapina, desmanteladores do estado de direito PÚBLICO!!!
    Não nos representam!

  19. Parabéns aos servidores públicos do Paraná pelas atitudes tomadas em relação ao pacotaço enviado pelo governo estadual. A situação financeira precária do Estado, demonstra a sua incapacidade de gestão, contrariando todas as promessas de campanha (“choque de gestão”, “fazer mais com menos” e etc). O que se vê na realidade, é o loteamento da máquina do Estado aos partidos coligados, na sua sanha de obter proveito nos próximos 4 anos. Basta ver as nomeações no Diário Oficial….(ex: SEMA, SEIM, SEPL, IAP, IPAGUAS, MINEROPAR, ITCG,etc) Há um desprezo total pelas equipes técnicas dos órgãos e entidades estaduais, que são defenestradas para abertura de cargos para os apadrinhados. Falar em gestão pública nesta situação, soa como brincadeira, mas infelizmente estas coisas acontecem….parece de propósito… é piorar o que já está ruim….

  20. vixe… agora já estão somando as fileiras dos servidores em greve, os outros servidores do poder judiciário (analistas e administrativos), pois os juízes estão levando o vergonhoso “auxílio moradia” de R$ 4.500,00 pra quem já ganha 20 ou 30 mil retroativamente aos 5 anos junto com os membros do Tribunal de contas …

    Beto richa renuncie !! pois se o poder judicario nas pessoas dos analistas pararem o caos estará quase completo…falta a policia militar (que é proibida)

    Teremos INTERVENÇÃO FEDERAL NESSE DESGOVERNO ABSOLUTO !!

    ARTIGO 34 INCISO III PARA O BETO RICHA LER, SE É QUE TEM VONTADE DISSO NESSE MOMENTO GRAVÍSSIMO DO ESTADO.

  21. POVO DO PARANÁ, AMIGOS SERVIDORES PÚBLICOS, MENOS (JUÍZES, PROMOTORES E MEMBROS DOS TRIBUNAL FAZ DE CONTA) a situação já está no limiar, ou seja, chegamos na penúltima fase, caso os servidores militares paralisem suas atividades ( o que é proibido) apenas suas esposas o podem fazê-lo, estaremos já na iminencia daquilo que chamamos de INTERVENÇÃO FEDERAL NOS ESTADOS, cabido somente quando a ordem pública estiver comprometida, artigo 34 inciso III da Constituição Federal. Já não temos mais os amigos agentes penitenciarios nas respesctivas unidades prisionais, ou seja, o BETO RICHA – PSDB estrangulou todo serviço público possivelmente causando um perigo iminente a cada familia paranaense, sem saúde, sem seguyrança, sem educação nenhuma…

    bETO RICHA renuncie para ajudar o Paraná !!!!!

    ou teremos obrigatoriamente A INTERVENÇÃO FEDERAL aqui !!!

  22. Hora de botar tucanos gordos, tucanos magros, filhos de tucanos, cagões e cia ltda, todos pra correr daqui!!!

  23. muito bom ver que esse governo é um castelo de areia, sempre agiram com truculência e arrogância, os tratoraços sempre foram uma afronta ao povo paranaense. Os governistas já não se entendem mais, o governo está se mostrando abatido e não vê soluções para sua crise, os aliados já já começarão a pular desse barco furado. De tanto levar porrada, uma hora será nocauteado.

  24. Na manhã desta sexta-feira, 20, em Assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores do Judiciário do Estado do Paraná ““ Sindijus, os servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná votaram pela manutenção do estado de greve e agendaram a primeira paralisação dos serviços para o próximo dia 24, terça-feira, quando o Governo do Estado do Paraná deve enviar à Assembleia Legislativa do Estado projetos de lei polêmicos, que atingem os direitos dos servidores estaduais como um todo.
    Um dos projetos de lei unifica os dois principais fundos que compõem o Paranáprevidência, órgão criado em 1998 como uma espécie de poupança para o pagamento dos servidores aposentados, liberando o Poder Executivo para usar o valor ali acumulado que, uma vez zerado, ameaçaria o pagamento das futuras aposentadorias.
    A paralisação tem por objetivo demonstrar à população e aos Poderes Executivo e Legislativo a insatisfação e indignação dos servidores do Judiciário estadual com as recentes medidas de austeridade adotadas pelo Governo do Estado, que pode vir a enfrentar uma greve também neste setor caso não recue na intenção de sacrificar os direitos dos servidores.
    A ANJUD esteve presente à Assembleia Geral e convoca todos os Analistas Judiciários e demais servidores para que se mobilizem no dia 24 de fevereiro. Após a paralisação, os servidores se reunirão novamente em assembleia para deliberar e votar sobre os próximos passos da categoria como um todo. – See more at: http://www.anjud.com.br/#sthash.xtCUJ2Uo.dpuf

  25. O povo deve se organizar, simplesmente ir pra rua e pedir o Impeachment sem um motivo legal e com um respaldo da lei, como por exemplo improbidade administrativa, é pura perda de tempo. Portanto seria muito importante desde o inicio do processo que os organizadores do movimento procurassem respaldo legal, para ai sim fortalecer o pedido de ” Impeachment já”, sendo que não deve ser muito difícil de achar um podre com provas reais desse governo sem vergonha.

    • Os 613 mihões que ele SACOU do PARANAPREVIDENCIA em 2012 para pagar o funcionalismo não serve?

      • Existe prova formal?
        As contas dele foram reprovadas pelo tribunal de “faz” contas?
        se foram aprovadas não vale.
        A questão é organizar provas cabais e formais, simplesmente o disse que me disse não funciona, neste caso o senhor Bagre Richa coloca um bode espigatório e sai de ileso da maracutaia.

        • Protestos de rua ajudam muito. Para a base legal é preciso assinar o abaixo assinado do deputado Tadeu Veneri que pede o impeachment do Richa é só entrar e assinar. Fortalece o movimento.

      • VOCE É TÃO HONESTO, PORQUE NÃO DEVOLVEU O DINHEIRO,POIS SE TRATAVA DE RECURSO INDEVIDO. HÁ TEM MAIS O DINHEIRO TEVE UM BOM DESTINO,PAGAR TRABALHADOR, DIFERENTE DOS RECURSOS DA PETROBRÁS QUE VÃO PARA AS MÃOS SUJAS DO PT.

  26. Estou na dúvida com este larápio!
    Este governador é um frouxo(não tem coragem de comparecer nas reuniões, mandando apenas os borra botas do robanelli e do xiárria)
    Este governador é um bhunda mole(não tem coragem de aparecer em público.
    Este governador é um cara de pau(Em entrevista no dia seguinte a reeleição afirmou que os primeiros 4 anos foi pra “arrumar”(arruinar) a casa e agora é que o Pr iria crescer pois as bases(kkkkkkkkkkk) foram lançadas. Já decidí ESTE (traste)GOVERNADOR É UM COMÉDIA. Pra encerrar: e a cara de pau da Justiça do Pr que se cala, consente e se locupleta desta “ajudinha” de 4 pau e poucos pra (kkkkkk) auxílio moradia? Vale transporte de trezentão pode cortar, mas esbanjar quase cinco conto por mes pra cada um dos nababos pódi? É a compra dajustiça?
    Fiquemos espertos, tudo é pano de fundo! O que ele quer mesmo É METER A MÃO GRANDE NOS 8 BI. fIRME NA PAÇOCA PROFESSORADA!