Richa faz mais promessas à  educação, que desconfia. Greve continua no PR

richa_previdencia_marcha.jpgO governo Beto Richa (PSDB) reconhece a dívida com educadores, mas diz pagar o terço de férias somente no dia 31 de março. A categoria desconfia da promessa, pois, em acordos anteriores, o tucano não cumpriu com o combinado.

“Eles [o governo] querem nos calar agora, voltamos e quando chegar a data limite [de pagamento] – começa tudo de novo, não pagam, sem licenças…”, desabafou a professora Janne Cibelle de Oliveira, de Foz do Iguaçu, onde 5 mil educadores foram à s ruas na manhã de hoje.

Embora o líder do governo na Assembleia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), tenha afirmado em discurso na tribuna, nesta tarde, que já está fechado o acordo! que põe fim à  greve, a APP-Sindicato nega essa informação.

A APP ainda realizará uma assembleia geral da categoria, em data não definida, para decidir se encerra ou não a greve que completa 17 dias.

O diabo é que as outras categorias, que também engrossaram a marcha desta quarta, em Curitiba, não podem ficar na chuva, isto é, sem suas pautas de reivindicação serem atendidas. Foi o que reclamou o deputado Tercílio Turini (PPS), que saiu em defesa das universidades estaduais que estão em frangalhos.

Não são apenas os temas dos demais servidores que ficaram sem respostas concretas. O deputado Ney Leprevost, em contundente intervenção no plenário, cobrou um pronunciamento oficial do governador. O parlamentar exigiu que Richa fale em público que não mexerá nos 8 bilhões da previdência de todos os funcionários do estado. Deve calçar as sandálias da humildade e pedir desculpas para os professores que ele chamou de “baderneiros”!, cobrou.

O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição, acusou o governo de fazer dos educadores os “bodes na sala”, onde o objetivo central era um só: meter a mão nos R$ 8 bilhões da poupança previdenciária dos servidores.

O Blog do Esmael, em parceria com a TV 15, transmitiu ao vivo a marcha da educação e a sessão na Assembleia Legislativa. Foram oito horas ininterruptas de transmissão e reportagens.

69 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Urra, esse pastor deve ser mais um “comomissionado” do playboio..

  2. Boa tarde meus irmãos. Até que em fim a paz volta a reinar nestas terras. O nosso Governador já deu mais do que poderia dar, deu muito mais do que o exigido e merecido. Agora, nós, pessoas de bem contamos com a boa vontade e discernimento de todos os funcionários públicos para que voltem às suas atividades e ajudem o nosso Governador a sanar as contas do Paraná.

    • Por favor…..o governador deu o quê? Ele está querendo retirar direitos…Não pagar o que deve,e vem um indivíduo auto intitulado pastor,dizer “o governador já deu mais do que poderia dar”….vai te catar cara…..É por causa de gente como vc que temos um governador como este.

    • Desculpe pastor! Ele tá querendo tirar nossa futura aposentadoria, roubar nosso dinheiro e devemos voltar, jamais. Deus não ama a injustiça. E o governo não está nos representando justamente, mas nos traindo.Estamos lutando por nosso direito conquistado com trabalho e dedicação, portanto continuaremos!E tenho c

    • Pastor Messias, volte para as sua ovelhas ovinas,
      para de ovelhas humanas você não entende?
      Aonde está escrito que Jesus Cristo é a favor de
      que o patrão retenha a paga do seu empregado?
      Ou você é um tentando confundir as ovelhas?
      Pastor comissionado?

  3. Como assim, professores desconfiam?
    Mas logo de um homem probo e honrado como Beto Richa?
    De um governador eleito com 60% e fumaça dos votos
    em 1º turno?
    Porque desconfiam dele agora?
    Agora é tarde.

  4. Foi decidido que retornaremos na segunda.

  5. O GOVERNADOR BETO RICHA: TIROU TUDO, DEU TUDO E MAIS UM POUCO. É O CHAPOLIN COLORADO “NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA”.

  6. Minha gente. Terra do meu Paraná. Não acreditem em nada do que Beto Richa fala. Vocês já tiveram esta experiência. Portanto barbas de molho!!!! E a Grande Greve Contínua para salvar a PARANAPREVIDENCIA!

  7. Para Patrícia Nika >> Como pode chamar professores de folgados ??!! Você tem idéia do quanto é puxado o nosso trabalho??! Nós enfrentamos turmas com muitos alunos, alunos bons, digo com educação(minoria), já alunos problemáticos ( maioria). Só consegue ser professor quem realmente ama o que faz! Eu amo o que faço.Mesmo com horas atividades, a gente acabe levando trabalho para casa, para elaborar provas melhores, criar meios diferentes para facilitar mais o entendimento de alunos com dificuldades, cada aluno é analisado por sua situação.Eu mesma e também muitos colegas já tiramos dinheiro do próprio bolso, para comprar materiais pedagógicos, já que estava em falta na escola.Se acha pouco, vai ser professora! Vá ver de perto como é duro se esforçar o máximo por seus alunos, aguentar desaforos de uma parcela de alunos e pais mal educados e ainda ter seus direitos retirados pelo o governo.Só receber seu dinheiro quando o “governo decide”, isso porque essa palhaçada já vem acontecendo a tempo! Tanto que eu e muitos professores já havíamos passado por isso nos anos (2011 / 2012 / 2013 e 2014). O ano passado teve professores que ficaram sem receber 4 meses, tanto que não tinham mais dinheiro para por gasolina nos seus carros, nem pagar passagens de ônibus. Nós também temos família, contas para pagar! Também fazemos planos para viver! E tem mais, nós também lutamos pelos os alunos! Por que eles merecem estudar em sala com menos de 30 alunos. Merecem ter merendas de qualidade. Merecem praticar esportes e aprender linguas estrangeiras. Merecem ter papel higiênico nos banheiros. Merecem salas de apoios para dificuldades em matemática e português). Merecem serem protegidos pelos agentes educacionais que ajudam a por ordem no pátio e nos corredores. Merecem ter materiais didáticos (onde trabalhei não receberam livros de matemática e outras matérias). Nós professores gastamos do próprio bolso com atividades impressas para cada aluno. Enfim….vá de ver de perto! Analise bem os fatos, para depois concluir alguma coisa.

  8. Como fala o Requião, “o piá de prédio” (Beto), tá querendo passar o papo nos professores. A greve deve continuar e dar mais algumas aulinhas na frente do Palácio Iguaçu pra esse beto aprender e não tratar os professores de troxa.

  9. Só falta a APP SINDICATO aceitar issssssoooooo???
    Acordo, tem que ser para hoje….em conta gotas…esse cara tem o dinheiro aplicado, só pode….e nós pagando JURO…Olha a APP, TEM QUE SER ENFÁTICA….sim,sim…não,não..—-Ah, vamos fazer outra reunião, para ver o que o Governo propõem,etc…e tal….só vão enrolando a APP…tem que executar algo enérgico, vamos tomar posse das Escolas, morar nelas, quem vai pagar nossas contas??? Esse papo molenga, já virou mais que 15 dias…e ainda o Careca Laranja, vem falar que tudo acabou??/ a outra que ele passar no meio dos professores, “sacar sus oídos , y hacer un kebab”…traduzindo..tirem as suas orelhas, e façam um churrasquinho,,,kkkkk

  10. O pior é que o jaguara não foi capaz de comparecer na reunião, covarde e mentiroso, o povo não merece um crapula e inutil.

  11. Nós servidores temos que continuar mobilizados inclusive colocando adesivos FORA BETO nos carros, o Governador Pinóquio chegou ao fundo do poço, está sem saída, mas está querendo passar imagem de tranquilidade p/ a poeira baixar e ele dar o golpe, roubando os 8 bilhões. FORA BETO!

  12. Caros colegas servidores, estamos atravessando uma fase de disseminação de boatos e informações desencontradas e com forte apelo politico partidário. Isso é previsível e percebam vocês, que todos partidos tentam tirar proveito desta situação desastrosa e que, lamentavelmente, demonstra que o cidadão é apenas um acessório e que os políticos não nos enxergam.
    Devemos nos lembrar de que a pauta deverá ser debatida nas comissões de greve para posterior apreciação via assembléia da APP, que efetivamente determinará a continuidade ou não da greve.
    Se todos nós unidos mantivermos o foco e determinação em resistir a esse descaso, poderemos dar continuidade, maior transparência e aprofundamento das questões que surgiram durante este período de paralisação, exigindo explicações e ações coerentes de nossos governantes.
    #tonaluta# FORA DILMA – FORA BETO – FORA DEPUTADOS TRAÍRAS …

  13. Patrícia Nika antes de insultar os professores e escrever que voltem às aulas, volte você à escola e aprenda a escrever “hoje” e “façam”.

  14. mandato ETERNO, por sinal!!!
    Eta povo s/ memória!!!

  15. essa patricia deve ser uma daquelas que voa com betinho de helicoptero…lambe-botas comissionada…que tipo de serviço?

  16. Fiquei sabendo que o ilustre deputado Romanelli vai estar nesta sexta-feira em Wenceslau Braz ás 16 horas na Posse do novo Presidente da Amunorpi, atenção professores de Wenceslau Braz e região vamos convocar todos para uma grande recepção de Desagravo a esse cidadão Inimigo da Educação e dos funcionários públicos do estado do Paraná. Vamos levar faixas, cartazes, nariz de palhaços etc…

  17. TO ACHANDO QUE O PROFESSOR LEMOS VAI APOIAR O FIM DA GREVE, APP VAI ENCAMINHAR PARA O FIM DA GREVE, E ME DIGAM O QUE ESSE GOVERNO MENTIROSO APRESENTOU PARA ACABAR A GREVE, PAGAR ALGUMAS DIVIDAS COM ESTILO CARNE DO BAÚ DA FELICIDADE, ENFRENTEM O SINDICATO E CONTINUEM ESSA GREVE.

  18. Espero que os professores se mantenham firme na luta, mais uma vez o governador mente tentando manipular o povo…..vergonha deste Beto Richa….

  19. Sinceramente, acho que ele nao honrara nem de perto esses acordos, e as licenças, so depois de junho?e o terço de ferias 31 de Março?me poupe ele nao cumpre nada do que fala, querem apostar, que a greve vai acabar e ele nao vai cumprir?

  20. Quem acredita na palavra desse beto richa, enquanto todas as revindicações não forem atendidas a greve continua, e não adianta ele dizer “eu vou fazer” se a palavra dele é lixo, tem que cumprir, ação e não promessas mentirosas que não cumpre.
    E ele quer pegar os 8 bilhões que é o fundo de previdencia do funcionalismo para ele.
    Não está tudo certo, está tudo errado.
    beto richa mentiroso.

  21. beto richa crie vergonha na cara , seu veako da pohh , se liga caloteiro

  22. Um remédio amargo para fazer o povo paranaense refletir e finalmente aprender a votar.O legislativo e executivo paranaense um conservadorismo autoritário e retrógrado. O Estado está afundando lentamente em um mar de dívidas, e quem paga o pato são os professores e demais classes dos servidores públicos.
    Lembrando que a população já presenciou fato semelhante e o cúmplice da cavalaria pisotear os professores goza de um mandato no senado

  23. Sou funcionário do QPPE lotado na SEED. Espero que cumpra o prometido, pois estou aguardando minha promoção desde de 17 de julho de 2013, ou seja a quase dois anos.

  24. Boa noite!!! Sinceramente não acredito nas palavras do Governador!
    na minha opinião ele tá cedendo alguns tópicos só pra acalmar a greve. Mas na verdade ele quer os 8 bilhões da Pr previdência. Ele e seus deputados aliados não vão desistir. E, se não tem dinheiro como ele pode afirmar que logo as finanças estão equilibradas, só um leigo acredita nele. Desculpe! mas é minha opinião.

  25. Sou pai de aluno e apoio os professores,diante dos governos voltados para CONCHAVOS POLÍTICOS e o mal serviço que estão prestando a população.
    O problema não é só a pagamento dos professores.
    Tenho dois filhos em escolas públicas,Estadual e Municipal.
    Visitei a Escola Estadual Ernani Vidal e a Municipal Lauro Esmanhoto, às duas estão com graves problemas nos telhados,a Ernani Vidal,a sala fica com 7 cm de água chegando a dar goteiras na sala debaixo e o quadro caiu devido ao encharcamento,já a Lauro Esmanhoto as salas do piso superior cheia de goteiras,sem falar que em caso de incêndio não têm saídas de emergência colocando em risco todos os alunos de quatro salas.

    O ENSINO VAI DE MAL A PIOR NAS DUAS GESTÕES RICHA E FRUET

    FORA DILMULA
    FORA BETO 171 RICHA
    FORA FRUET

  26. Zeca Urubu está ferrado! E o blog do Fábio Campanha para Beto Hitler e o PSDB só desqualificando e rebaixando as greves!

  27. Faço um apelo aos professores sindicalizados que vão a Assembléia e votem contra o fim da greve.
    Sinceramente, observou-se nos discursos de dirigentes da APP uma tendência em conduzir a categoria para o fim da greve.
    O que o governo fez exatamente o que fez em anos anteriores, promessas. A greve de 2014 foi uma prova disso, e o que vimos hoje no Centro Cívico foi o velho filme de 2014.Sair da greve após uma grande manifestação apenas com promessas vazias.
    Estamos perdendo uma oportunidade de ouro, mostrar que podemos aprofundar o debate sobre educação.
    A greve deve continuar!!!

  28. Vai pagar dia 30 de fevereiro

  29. Pelo movimento, valeu mesmo…exemplo de força e garra, além de determinação, honraram o povo do Paraná, face ao tirano Richa…em toda guerra alguém paga e se sacrifica pelos outros…neste movimento os professores PSS serão a parte prejudicada e sacrificada….19 mil professores (PSS) pelos números da APP e do Governo Richa, não terão aulas em 2015…SÓ VOCÊ PROFESSOR PODE MUDAR ESSA SITUAÇÃO, POIS ISSO NÃO ESTA CERTO NÃO…PELA VITÓRIA TOTAL…PELA EDUCAÇÃO..PELOS PROFESSORES…FORA RICHA VOCÊ NÃO PRESTA…

  30. só um demente acredita no betinho play.

  31. E o SAS??? Estou com exame pronto desde início de janeiro e os médicos não atendem por falta de pagamentos! Não dá para acreditar em tamanho desprezo do governo. :C

  32. Hoge assisti no RPC ao meio dia a entrevista do Beto. ele falou que já está tudo certo, então cambada de folgados, volte para o trabalho e fassam por merecer o seus salario. Bai-bai.

    • O mentiroso falou só mentiras.
      O mês de fevereiro vai até dia 28, não existe 31 de fevereiro.

      E ele quer pegar os 8 bilhões que é o fundo de previdencia do funcionalismo para ele.
      Não está tudo certo, está tudo errado.
      beto richa mentiroso.

    • Você acredita nele? Vixi precisa repensar em suas crenças!!!

    • Que comentário mais infeliz. Inescrupuloso por excelência.

    • Volte à escola primeiro… Façam e hoje… Olha como vc escreveu

    • Professores, depois de lerem o que a patricia escreve vejam que vocês fazem muita falta. Continuem a luta por um futuro melhor…. Inclusive o dela.

    • Não se preocupe nicagona ,o teu dindin e dos outros tres mil comissionados está garantido ; o pior é a minha contribuição para o Paranaprevidencia que o chefinho que afanar !

    • Patricia, não sou muito de usar esse espaço par responder, mais sua colocação me deixou intrigado…para começar…Hoge..é hoje…cambada o significado é:Significado de “cambada” sf (cambo+ada1) 1 Conjunto de objetos ou animais, enfiados ou pendurados; molho de chaves. 2 Grande quantidade. 3 Agrupamento de pessoas ou de animais ….
      Te falo, o seguinte:Somos uma classe que não depende de sua análise, com atraso intelectual profundo,para ser mais “idiota”, e com Deficiência intelectual ou atraso cognitivo é um termo que se usa quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento mental e no desempenho de tarefas como as de comunicação, cuidado pessoal e de relacionamento social.
      Estas limitações provocam uma maior lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento dessas pessoas.
      Se precisar de uma escola,pública, tomara que nunca tenha vaga…para você parar em uma “privada”(aqueles banheiros antigos de fazer …aquilo mesmo)……

    • “fassam” ou façam?! Folgada é você, sua comissionada incompetente. Volte para sala de aula e aprenda as regras básicas da ortografia. By-by fulaninha puxa-saco…

    • Somos folgados? Lutar por direitos que envolve toda uma população não somente uma classe é ser folgado? Na escola em que trabalho há pais nas filas de espera para abertura de turma que jah é superior a 50 alanos…. O que significa q essas criança s não estão garantidas em sala de aula devido ao fechamento de turmas pra diminuir gastos… As férias até hoje não foram pagas, os avanços atrasados desde 2013…então não somente hoJE me considero muito folgado… Sugiro entrar na fila de espera e se matricular em uma escola para atender mais de cidadania e TB aperfeiçoar o português.

    • Patrícia, sem professora ou professor você não é nada, então pense antes de escrever. Aliás pelo visto além de tudo lhe falta formação e informação.

    • Sua idiota, o Paraná está nessa draga por causa de pessoas como vc, que aceita tudo que o sistema impõem. E tenha respeito com as pessoas, sua mal educada, vc deve ser uma decepção para sua mãe, já que educação vem de berço e cambada de folgados é vc, uma pessoa, um peso inútil sobre o planeta terra.

    • Patricia comissionada, quanto o teu patrão te paga para você defender o teu chefe? Ta ocupando o lugar do comissionado Fala Merda aqui é?

    • Folgada é vc querida…vai achar oque fazer , que nós só queremos oque é nosso e o oque é da comunidade escolar direito de uma boa educação, coisa que falta pra vc.

    • Antes de chamar qualquer pessoa de folgada aprenda primeiro escrever corretamente as palavras.

      Hoje e façam
      Deveria voltar a estudar!

    • Patricia vai escovar essa boca pra poder falar bobagem…

    • Patricia nanica Colona,porque vc não vai lamber sabão,vc é daqueles eleitores que acridatam nas mentira desse senhor.Com certeza vc não é nem de perto paranaense para fazer esses comentaqrios.

    • Pois é Patrícia Nika Ghonna, infelizmente ainda existe pessoa como você que acredita que está tudo certo. Professores não são “Cambada de folgados” como você diz no teu comentário infeliz. Nota-se que para você a educação não tem importância. E é bem isso que os políticos querem: ter um eleitorado analfabeto, facilmente manipulável nas urnas, que não sabem nem ao menos escrever corretamente, pois hoje se escreve com J e não com G assim como fassam não existe mas creio que quis dizer façam.

    • Patrícia quando se vê um notícia, deve se ouvir os dois lados da situação. Você ouviu o Beto Richa, uma pessoa, contra mais de 200 000 funcionários públicos.Um contra 200 000, quem está falando a verdade. E querida cambada é de ladrões e quem tá roubando aqui não são funcionários públicos e sim o governo. Todos temos direito de expressão, mas só devemos nos pronunciar nos assuntos que temos pleno conhecimento, ao contrário temos que se calar. Aprenda!

    • Paticia, eu gostaria de saber quem é você para defender tanto o governo assim. Uma coisa é certa: Tem o rabo preso. Coitada de você Patricinha, está precisando urgentemente voltar à escola para aprender sobre muitas coisas, inclusive escrever. Com certeza não sabe ler também, por isso fala tanta merda, pq não sabe interpretar.

  33. Prometeu aos professores para o dia 31, e o 1/3 de férias da Policia Militar? Nossa categoria devido ao militarismo criminalizar nossa manifestação pública não podemos participar das manifestações e nem mesmo criticar o governo, mas saibam que a maioria dos policiais (praça) apoia os professores pois o pacote de maldades afeta a todos que servem a este estado e afeta meu futuro e o futuro das pessoas que dependem de mim. Assim como todo o povo, nós militares estaduais estamos cansados dos desmandos da administração pública com o dinheiro dos impostos absurdos que pagamos. Porque não fazem uma auditoria e mandam embora centenas de comissionados sem função que consomem cada um mais de R$6.200 por mês?

  34. Me espanta como é fraco esse governador…ultimamente nem o cunhado tem poupado críticas. É meu povo, o governador não tem jeito.

  35. Beto Richa quer mudar o calendário paranaense, antecipar o dia 1° de abril para dia 31 de março.

  36. “31 de março” se ele atrasar 1 segundo vira 1 de abril ai todo mundo caiu na mesma mentira que foi contada por diversas vezes pelo governador Pinóquio!
    Alguém ainda acredita nas promessas dele? para quem ja chegou a assinar documentos e depois voltou atras, nem mesmo uma assinatura do pia de prédio é garantia das promessas!
    Ou paga tudo que deve ou seremos enganados de novo!