Richa cancela nomeação de mil educadores e agrava a crise nas escolas, que vão à  greve

concurso_richa_educ.jpgNo final de janeiro, o governador Beto Richa (PSDB) acionou sua fantástica fábrica de propaganda para divulgar a nomeação de 5.522 novos professores e pedagogos aprovados em concurso para cobrir as 2,1 mil escolas da rede pública.

A contratação de educadores concursados seria uma resposta concreta do tucano à s críticas pela demissão de professores PSS, em dezembro, que ainda lutam para receber suas rescisões trabalhistas. Seria…

Pois bem, Richa voltou atrás (ou foi desautorizado?). Ofício do governo do estado, expedido na quarta (4), cancelou a contratação de mil pedagogos aprovados em concurso organizado pela PUCPR.

Note o caro leitor que esses mais de 4 mil professores, se fossem distribuídos nas 2,1 mil escolas, em três turnos, se converteriam em menos de um profissional por estabelecimento de ensino.

Para minimizar a crise, o governo Richa fala em contratar 20 mil novos professores em regime PSS. O diabo é que eram 29 mil no ano letivo. A medida emergencial não cobre a demanda da educação que tem 130 mil profissionais.

Mesmo que os profissionais do magistério quisessem não teriam condições de iniciar o ano letivo na segunda, dia 9. Faltam professores e funcionários administrativos, da limpeza e merendeiras. Sem falar no calote do Fundo Rotativo.

Richa escolheu o conjunto dos servidores efetivos — e a educação em particular — para pagar a conta da crise provocada pela sua incompetência administrativa. Na Assembleia Legislativa, o deputado Tadeu Veneri (PT), líder da oposição, pede CPI investigação sobre o sumiço do dinheiro público tendo como base o histórico de arrecadação cada vez maior pelo tesouro estadual.

Informações atualizadas à s 10h33.

Leia a íntegra do ofício cancelando a contratação:
https://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2015/02/concurso_5mil.pdf

74 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 do Blog do Esmael #NãoVaiDarNaGlobo | Esmael Morais

  2. ESTADO PARANA, QUE E QUINTA MAIOR ECONOMIA BRASIL, SE ENCONTRA EM UM ROMBO FINANCEIRO, BEM FEITO QUE MANDOU VOTAR NO HOMEM. NO MEU GOVERNO EDUCAÇAO E PRIORIDADE, QUEM MANDOU ACREDITAR NELE.

  3. Esse governador quer ferrar com a gente estudante das redes estaduais se ele não tem condições de cuidar de um estado por que se candidatar….

  4. este beto richa quando era para a gente votar pra ele todo mundo pensava q ele ia fazer nosso mundo melhor a educaçao melhorar mas na vdd piorrou agora vai atrasar todo nosso estudo e no final do ano nos temos q pegar recuperaçao isto nao e´ justo os professores quase se matam para trabalhar depois n recebem seu salario e os pedagogos tambem ele so aumenta o bolso dele mas a eduaçaçao nao….

  5. è obvio que eu não posso estar de acordo, com estes desmandos do governo estadual do Paraná os professoraes há muito estão sendo tratados de uma forma vergonhosa pelos governos estaduais, como pelo governo federal do estado brasileiro, além de ganharem um ordenado vergonhoso, gente que estudou durante tantos anos eles são o grande esteio da nação brasileira, sem eles os brasileiros não moldam as atitudes programaticas, de profissionalismo técnico do que um dia terão de escolher na vida o que fazer são eles que nos educam, são eles muitas vezes os nossos verdadeiros Pais quando estes embora vivam connosco, e nem tempo têem para nos ouvir, escutar sobre que caminhos percorrer nas nossas vidas nas opções que temos de tomar são estes professores os nossos grande avaliadores de decisão por isso eu teria que estar solidario sempre com estes professores. josé pinheiro.

  6. isso vc poderia fala ate mais pq e verdade
    parabens

  7. isso e brasil mesmo ta certo

  8. A UNICA COISA QUE O RICHA SABE ADMINISTRAR PERFEITAMENTE É O BOLSO DELE….. LAMENTÁVEL ….. DESRESPEITO COM O POVO PARANAENSE….

  9. Ele mudou o porte das escolas. Um pedagogo para cada 299 alunos, pois somente acima de 300 que da direito a mais um pedagogo. Assim muitos pedagogos qpm estão sem lotação nas escolas, para alguns ofertaram outras disciplinas.

  10. Alguém pode me esclarecer: Esse Richa é irresponsável ou louco? No dia 1º de janeiro aumenta o salário dos cargos em comissão / o dele e dos secretários (e não adianta dizer que foi a Assembleia que ele tem poder de veto) e no dia 30 não tem dinheiro pra pagar terço de férias, vale refeição, vale transporte, etc. Isso é uma vergonha. Nunca em 20 anos de Estado vi um governo dar calote em terço de férias. Vergonha pro Paraná.

  11. Não sei porque tanto pedagogo, para ficar dormindo nas escolas, pedagogo e nada na escola é a mesma coisa

  12. Governador vingativo , devido o apoio dos professores ao senador Roberto Requião. Beto Richa está se revelando uma pessoa de péssimo caráter e de total incompetência para um cargo de tamanha importância.

  13. Péssima noticia para os Paranaenses, principalmente quando pessoas que mal sabem escrever criticam aqueles que tanto se esforçam para por nossas crianças no caminho do saber, não devemos esquecer nunca que educação é dever dos Pais. Vão à luta, aliás vamos à luta todos nós, uma vez que fomos todos enganados.

  14. Pois é, sem professores e nossas crianças sem aula, vergonha!!!

  15. Comparar a Marina Silva a esses dois bandidos, me desculpe mas vc foi longe demais Ari.

  16. Não há o que dizer,estamos estupefatos com a ação do governo Parece que o neoliberalismo atacou novamente.ele está terminando o que Jaime Lerner começou,só que de uma maneira surpreendente,enviando para votação sempre para votação de emergência não deixando espaço para contestações.

  17. O MINISTÉRIO PÚBLICO A PROMOTORIA DO TRABALHO DEVERIA ESTAR ACOMPANHANDO ESTE CASO, OU JÁ ESTÁ ACORDADO ISSO TAMBÉM!!!

  18. O filme V de Vingança é bom

  19. boa tarde gostaria de dizer que estou indignado com o governador e com a presidenta Dilma que prometeram mundo e fundo de melhorias e olha a merda que estão fazendo com o paraná e com o BRASIL meus sentimentos com os nossos professores é uma vergonha o governador nem homem não é que homem que é homem honra o que tem no meio das pernas e cumpre o que fala e o que promete,mais em campanha promete tudo só pra enganar o povo que são burros em acreditar nas mentiras e nas promessas que todos os políticos falam em tempo de eleições pra manipular e enganar o povo.Fica ai o meu sentimento de raiva e desabafo com esses ……. políticos corruptos do nosso país.

  20. É triste ver que tanto no governo estadual quanto no federal, pessoas incompetentes e despreparadas tenham sido (re)eleitas, reflexos do descaso com a educação, talvez, resultado de uma sociedade descrente com o poder público, quem sabe, o certo é que devemos ser menos partidaristas e mais nacionalistas, devemos parar de ser “críticos de face”e assumirmos nosso papel de cidadãos, ou continuaremos pagando a conta deste sistema político corrupto e falido.

  21. Se está tão ruim, porque nenhum servidor pede as contas?

  22. A grande duvida da nação hoje ! Qual governante conseguirá terminar o mandato ?
    Com a palavra a ” OPINIAO PÚBLICA “

  23. o goverdo pediu “100” esperando uma greve para negociações e então ele implanta “60” e ai vai ser considerado uma boa negociação para essa APP.

  24. KKKKKK… Pena que os professores petralhas vão sofrer junto, mas os demais.. to nem aí…

  25. Sou uma das pedagogas que ficaram de fora…Só choro…não consigo acreditar, o que esta acontecendo? isso não é humano.Socorrro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Na realidade ele vai deixar para contratar após a aprovação (se for aprovado) o teto máximo para aposentadoria, assim os novos contratados já vão entrar seguindo as regras ditadas por ele.

  27. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, para quem estava achando que estava com as migalhas garantidas, foi-se a vaca pro brejo!
    Isso é só o começo logo ele desnomeia o restante por insubordinação e vai colocar alunos do fundamental para ensinar nas escolas. Seu Beto Richa já está acostumado mesmo a não cumprir as leis.

  28. É isso mesmo que tem que ser feito. A maioria desses professorzinho quer ganhar sem trabalhar. Hoje a escola virou um cabidi de emprego de quem só quer moleza. Com essa economia o Beto pode investir mais na saúde e no Mais medico já que a Dilmona dentuça não está fazeno nada e a população está sofreno as consequencia.

    • Olha Patrícia, se o dinheiro que o Beto não pagou aos professores fosse usado dignamente na saúde, eu como professora, faria um sacrifício o resto da minha vida e abriria mão do meu salário, mas sabemos que isso nunca acontecerá. O governo não está tirando da educação e aplicando na saúde, ele
      está engordando a própria conta, deixa de ser ingênua Patrícia e bom seria se você nunca tivesse precisado de um professor. É uma pena constatar q exista ainda uma pessoa com a cabecinha como a sua. Fique com Deus1

    • Patrícia, não veremos a cor desse dinheiro “economizado”, vai tudo pro bolso do Betinho. Acorda.

    • Patrícia você foi muito infeliz no seu comentário, sem educação nao tem saúde, nao tem medico não tem nada. Mas respeito ao falar dos professores, nao use este termo “professorzinho” nossa profissão é muito digna e não tem nada de moleza. Ofender e caluniar é crime saiba disto!

    • Percebe-se que você realmente fugiu da escola. Primeiro vai aprender a escrever para depois falar do que você não sabe poque o seu texto está cheio de erros de português e professor trabalha muito e ganha muito pouco.Eu sei que não vai entender isto. VAI APRENDER ESCREVER!!!!!!!!!!!!!
      VAI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Patrícia… logo se observa que você não frequentou a escola como deveria, matando aula, isto é certo… primeiro aprenda a escrever corretamente. Cabide não cabidi, sofrendo e não sofreno e a sua concordância é sofrível… Procure uma escola e frequenta as aulas menina!

    • Que pena, Patrícia, ler um comentário infeliz como o seu, que certamente nunca esteve em uma sala de aula para ter uma mínima noção do que é ser professor, de fato, colocando-os num nivelamento baixo. Aliás, você também deve ter fugido da escola como estudante, pois não sabe sequer escrever corretamente palavras básicas de Português. Lamentável!

    • realmente Patricia não sou professor e nimguem n minha família é . vc não deve ter estudado ou feito curso algum pra ser tao desprezível para uma das classes trabalhadora mais digna que conheço . uma falta de respeito para com os mesmo ,talvez fosse a uma sala de aula e desse uma aula com essa sua inteligência toda vc não iria gostar de ser chamada de menos inteligente ;se é q me entende

    • Patrícia, acho que precisa se informar melhor: é cabide, sofrendo as consequências. Ao contrário de você, tive bons professores que levam a sério a educação.

    • isso e verdade patricia

    • Meu Deus guria….percebe-se que o que faltou à vc foi “professorzinho” para lhe ensinar ao menos escrever direito, ja que educação e respeito se aprende em casa, ou seja, vc, além de analfabeta tb naum teve pais para lhe darem educação…muito triste pra vc!

  29. Richa lembra-me aqueles moleques quando pegam a direção de um carro possante e saem por aí, furando sinal, tomando a frente de pedestres na faixa, gritando palavrões, buzinando à toa, não suportando estar atrás de um outro automóvel e ultrapassam em lugar proibido com velocidade muito acima do permitido…
    Já vi um desses no trânsito. Moleque irresponsável na direção é desastre na certa.

    • Adams! Você fez uma comparação ótima. E pensar que esse moleque sai matando e praticamente não acontece nada com ele. O disfarçado de Governo (beto )também faz acontecer desastres e tudo continua numa boa. No mínimo não deveria ocupar nada que envolva política. Nunca MAIS.

  30. PARA A GRANDE MASSA, OS PAGADORES DE IMPOSTOS QUE MANTÉM O ESTADO:
    Pessoal o negócio é trabalhar bastante e ganhar dinheiro, daí você compra carro, paga escola pros filhos, paga plano de saúde E FICA LIVRE DESSAS GREVES e poder ser feliz”¦

    O Negócio é se livrar do que é público, tudo que é público é ruim”¦

  31. Não tem pé e muito menos cabeça, se confirmada essa noticia, é a maior desgraça, sobre a administração pública, um mando e desmando total. O objetivo final é jogar classe contra classe, os PSS, principalmente a classe dos professores serão o fiel da balança e o bode expiatória dessa armação, abram os olhos…

  32. Pelo que estou sabendo ele não cancelou a contratação, apenas para pedagogos é que vai ter nova distribuição porque teve muita confusão, e não foram contratados pedagogos pss porque os diretores reclamaram muito sobre a rotatividade dos pedagogos que não podem dar continuidade no trabalho que iniciam nas escolas, o que é verdade pois sou pedagoga pss, e que a intenção é chamar mais pedagogos do concurso, o que é certo, pois todos os pss fizeram o concurso se não passaram a culpa não é do governo, pois muitos passaram só no meu nre passaram 282, que devem ser chamados, no próximo concurso devem estudar e passar aí acaba a agonia de pss.

  33. Tudo indica que nos quatro anos erraram em quase tudo e pelo jeito houve uma embromação pensada para manter as aparências e garantir a reeleição.

  34. O Governador está mau assessorado, um governo se faz com bons auxiliares, no caso de Beto Richa os seus secretários, quase de modo geral deixam a desejar nas questões de gestão pública.

    • Concordo plenamente com você, Sandro Miro da Mota e digo mais, na minha concepção, para ser Secretário de Educação teria que ter a formação acadêmica no magistério.

  35. Caro Esmael,
    Esse edital apenas cancelou a distribuição de aulas que foi realizada em dezembro.
    Pra maiores informações veja com foi tratado do site da app: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=10982.

  36. Falácia e mais falácias partindo deste seu ponto de vista quem tem casa não deveria receber auxilio moradia, quem tem salários acima dos 30,000 (proventos diretos e indiretos) como os poderes legislativos, judiciário, ministério publico e lideres dos executivo não deveriam receber auxilio alimentação, e etc…
    Mais um exemplo de estado justo o Dep Traiano anuncia concurso, gratificações, promoções e tudo mais para a ALEP, este exemplo de “probidade”, “dignidade” e “integridade” que é nossa Assembleia Legislativa do Paraná, nos corredores já esta alinhavando a aposentadoria dos deputados….
    Este é o governo justo que consta nesta reportagem.

  37. mas esse decreto, na verdade, cancela a distribuição de aulas de dezembro e nao essa de fevereiro.

  38. E pensar que para evitar tudo isso, era só ter
    votado no Requião para governador.
    Professores que não entendem nada de História recente, de Economia, e de Política, vão ensinar
    o quê?
    Vou reciclar um bordão da campanha ao governo do
    estado em 2014.
    “Taca-lhe pau Richa véio”!
    Seus professores otário-eleitores “gostiam”.

    • É isso mesmo, Tonico, Requião herdaria toda essa confusão, mas daria solução, graças a sua competência, conhecimento e amor pelo nosso Estado.

    • Sou professor e não votei nesse imbecil. A maior parte dos professores não votou nele. Na verdade há até que diga que isso é retaliação pelo apoio de grande parte dos professores ao Requião.

  39. O cavalo do Mazza, jornalista antigo e aliado da turma Lerner-Beto-Cassio-Ducci, comentou agora pela manhã na mafiosa CBN que se não tiver dinheiro para pagar o funcionalismo em fevereiro, de que adianta a greve. Por que ele não fica sem seu ? Dinheiro que seus patrões, RPC e CBN, surrupiaram do(s) governo (s).
    Agora eu gostaria de saber do incompetente playboy onde estão os dinheiros dos impostos e dos empréstimos, assim como aquele dinheiro que o Governo Federal mandou por conta das enchentes no litoral do Paraná e que ele fez sumir. Não fez nada e deixou a população na merda. Ele não é só caloteiro, é também exremamante desonesto.
    Outra coisa, a isenção dada a Renault por mais alguns anos (que já era grande) não seria bem vinda ao caixa do governo.
    Corte o auxílio moradia dos magistrados.

    • o Mazza é um tremendo de um pilantra,aliado da massa que desmoraliza o Paraná.o jeito é ter mais um Ney Braga pra consertar o que foi destruído nesse estado!!!

  40. Infelizmente como professor eu estou perdendo a fé. Pensando em mudar de profissão, só tenho um ano de trabalho. Estudei tanto pra isso. E com apenas um ano já me deparei com motivos suficientes para querer desistir. Eu não trabalhei por amor, eu trabalhei com amor. Pois preciso do meu salário para sobreviver. A situação que estamos vivendo é absurda. Emagreci 3 kgs no ultimo mês, já que não tenho fome nem sono. Nunca pensei que iria passar por isso.

  41. Cpi já! Sou aluna do curso de Formação de Docentes, portanto futura professora, não apoio o desrespeito com a Educação… Que país é esse? No qual tudo é mais importante que a educação, futebol é importante, bolsa familia é importante, educação não?

  42. O GOVERNADOR E SEU SUPERSECRETÁRIO IMPORTADO, ESTÁ PERDIDO, JÁ NÃO SABE O QUE FAZ, PARECE A MARINA SILVA, UM DIA DIZ UMA COISA, NO OUTRO DIA FAZ DIFERENTE, CANCELA TUDO E AÍ POR DIANTE.