Richa avisa que não vai recuar de projeto contra servidores públicos, diz deputado Professor Lemos

Argumentaram que o governo precisa diminuir a folha de pagamento!, lamenta o deputado Professor Lemos, que acompanhou a reunião palaciana com uma comissão de diretores da APP-Sindicato (professores Hermes Leão, Teresa, Marlei e Mário Sérgio). Pelo governo estiveram Fernando Xavier (Educação), Eduardo Sciarra (Casa Civil) e o líder Romanelli. A greve dos educadores é inevitável!, aponta o parlamentar.

Argumentaram que o governo precisa diminuir a folha de pagamento!, lamenta o deputado Professor Lemos, que acompanhou a reunião palaciana com uma comissão de diretores da APP-Sindicato (professores Hermes Leão, Teresa, Marlei e Mário Sérgio). Pelo governo estiveram Fernando Xavier (Educação), Eduardo Sciarra (Casa Civil) e o líder Romanelli. A greve dos educadores é inevitável!, aponta o parlamentar.

O deputado Professor Lemos (PT) saiu de uma reunião do Palácio Iguaçu, no começo desta noite, com notícia nada animadora para os 200 mil servidores do Paraná !“ sobretudo os 100 mil educadores da rede pública do estado.

De acordo com o parlamentar, o secretário da Educação, Fernando Xavier, e da Casa Civil, Eduardo Sciarra, escoltados pelo líder do governo na Assembleia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), avisaram que o governo Beto Richa (PSDB) não vai recuar do projeto que retira direito do funcionalismo público.

Argumentaram que o governo precisa diminuir a folha de pagamento!, lamenta o deputado do PT, que acompanhou a reunião palaciana com uma comissão de diretores da APP-Sindicato (professores Hermes Leão, Teresa, Marlei e Mário Sérgio).

De acordo com Lemos, a assembleia geral da categoria no sábado, dia 7, em Guarapuava, contará com a participação de 10 mil educadores.

Será a maior de toda a história da APP!, prevê, ao observar que o governo Beto Richa (PSDB) declarou guerra aos servidores públicos, e, em especial, contra os educadores paranaenses.

Os servidores reagiram rápido aos ataques do governo do estado. Vamos à  greve geral a partir de segunda-feira, dia 9!, elogia.

A mensagem governamental também extingue o adicional por tempo de serviço do funcionalismo público estadual efetivo (quinquênio), previsto no Plano de Carreira. Essa conquista equivalente a 5% do salário, a cada cinco anos trabalhados, até completar 25 anos de carreira.

O Palácio Iguaçu solicitou que a Assembleia transforme comissão geral (tratoraço) na semana que vem para aprovar, sem muito debate, as medidas contra os servidores públicos.

57 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to say I am just beginner to weblog and truly savored this web-site. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog post . You definitely come with terrific articles. Kudos for sharing with us your webpage.

  2. I just want to mention I am just all new to weblog and absolutely enjoyed you’re web site. Probably I’m likely to bookmark your site . You actually come with wonderful articles. Appreciate it for revealing your webpage.

  3. Governador se VC faliu o PR para se reeleger, não somos nos professores que temos que pagar a conta.por favor.

  4. é simples,, basta esse deputadinhos não votarem,,, mas… devem ta td “amarrado” como dizia meu avô

  5. Eu sou agente educacional I, e estou na greve dos educadores, eu gostaria de receber notícias no meu e-mail, sobre os acontecimentos da greve!

  6. Os professores de Ibaiti estão indignados com a falta de respeito do governo com os profissionais da educação. Não podemos aceitar que nossos direitos e os direitos de nossos alunos sejam desrespeitados tão vergonhosamente. Os educadores do Paraná merecem respeito. Precisamos nos unir em prol

  7. Beto Richa pior governador que o Paraná ja teve bem feito pra quem votou nele eu votei no Requiao

  8. O que mais decepciona no Richa é ele ter a cara de pau de dizer que o Estado está quebrado! Ridículo ele alegar que a folha dos funcionários e professores sobrecarrega os gastos do Estado, se sabemos que a folha dos professores têm recurso do Governo Federal através do FUNDEB. Além de suas atitudes de mudar a legislação dos funcionários públicos! Isso é no mínimo inconstitucional! Abuso de poder e a APP precisa entrar com uma ação de inconstitucionalidade!

  9. Lamentável, pois quem não dá valor na EDUCAÇÃO paga caro pela IGNORÂNCIA.

  10. MINHA NOSSA!
    EDUCAÇÃO É A ÚNICA SAÍDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS E ESTÃO CONSEGUINDO FAZER ELA SER PIOR DO QUE JÁ ESTÁ.
    ESSES POLÍTICOS FEDEM A PIOR E MAIS PODRE CARNIÇA FÉTIDA QUE PODE EXISTIR!PERDERAM A VERGONHA,NÃO TEMEM ABSOLUTAMENTE MAIS NADA PORQUE OS MESMOS QUE ROUBAM,QUE MENTEM E DETURPAM A LEI SÃO OS MESMOS QUE FAZEM A LEI.
    ESTÁ CADA VEZ MAIS ESCANCARADO NA CARA DO CIDADÃO A FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO QUE PAGA MAIS DO QUE PODE EM IMPOSTOS E NÃO VÊ RETORNO NENHUM.
    SABEM NO QUE VAI DAR ISSO TUDO?A VOLTA DO PROLETARIADO.E O POVO CONTINUA INDIGNADO MAS NÃO MOVE UM DEDO DE CORAGEM DE PROTESTAR DE MEDO DE PERDER SEU BOLSA FAMÍLIA.

  11. Se for mesmo confirmada a noticia que foram canceladas as nomeações dos professores concursados os cinco mil e tanto, aí é o fim da picada, creio que o homem enlouqueceu, um verdadeiro descalabro…não faz sentido algum, a resposta é a greve geral não ha outro jeito concordo…

  12. Não ha outro jeito, é ruim para todos, mas a greve geral é inevitável, deve ser bem organizada e com paciência para causar um grande impacto, e acabar de vez com toda essa imoralidade, (abaixo os lambe cus de autoridade),

  13. SE ele não tem $$$$$$$, vamos fazer campanha para que o governador, secretários e deputados recebam o bolsa família ate equilibrarem as contas.

  14. É so esse Pilantra desse governador retirar os 150% do aumento que ele deu aos comissionados qdo assumiu o primeiro Mandato..
    parabens aos trouxas que o reelegeram novamente.

  15. Quem está dando a cara a tapas com o pacote de maldades II é o Sciarra. O governador não está nem saindo do palácio. Depois ai aparecer como se nada tivesse acontecido.

  16. PREPAREM-SE PARA BATALHA ! VAI SER UMA DAS MAIS DIFÍCEIS E HISTÓRICAS! TeMOS QUE ABAIXAR O NARIZ DESSE GOVERNADORZINHO MOSTRAR COM
    QUEM ELE EDTA LIDANDO E VAMOS PEDIR O APOIO DA SOCIEDADE E DOS PAIS POIS ELES PENSAM QUE SÓ LUTAMOS POR SALÁRIOS, NÃO SABEM QUE A ESCOLA DE SEU FILHO NÃO TEM NEM
    PAPELHIGIENICO PARA ELE

  17. Porque não começam a diminuir os salários deles mesmo de uma forma ou de outra eles também são funcionários públicos pois trabalham para o público e são pagos pelos mesmos. É uma vergonha esse governo onde elevam os impostos nas alturas e em vez de reconhecer os verdadeiros educadores (que são os professores) aumentam o próprio salário e depois o caixa está no vermelho e não tem como pagar em dia professores e funcionários públicos. Vai a m…. Beto Richar diminua o seu o o salário isso sim

  18. O QUE HÁ DE MAIS ESPETACULAR NÃO É APENAS O FATO DE O GOVERNADOR BETO RICHA, COM O PACOTE DE AUSTERIDADE QUE LEVOU AO MATADOURO CENTENAS DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DO PARANÁ, TER DADO AO SEU ANTECESSOR ESCOPO PARA VER VALIDADAS AS SUAS ACUSAÇÕES DE MARKETING ELEITORAL, MAS TAMBÉM O FATO DE QUE, COM TAIS MEDIDAS, TER SE REVELADO, POLITICAMENTE, UM ESTRATEGISTA BURRO, INSANO E INCONSEQUENTE!

  19. Gostaria de saber… pq ele não começa a reduzir os gastos no parlamento…. pq ele pagou o retroativo dos juizes do alcilio moradia de 4 mil reais, para pessoas que ganham 10 mil por mes…. mas reduzir quadro de professores…. retirar o vale transporte de um professor que ganha 1500 reais esse beneficio é muito para o professor…. lembrando que esse valor já é com o vale transporte….. agora tirar 400 reais e ainda temos que gastar mais 400 para ir trbalhar é simples…. um professor vai ganhar por mes menos que um salario minimo, pois temos os descontos mensais dos impostos que pagamos…..

    • É isso mesmo professor, o sujeito não valoriza o trabalho dos educadores, para ele é algo descartável, desprezível, que quando enche o saco é jogado no lixo. Só um ser abominável pode ter idéias e ambições como esse calhorda, um tirano, um larápio, penso que a escória da escoria não teria espaço para ele. VAMOS PARA A GREVE MEU CARO, É O ÚNICO CAMINHO, NÃO HA OUTRO..

  20. Os políticos fazem coligações sujas e antagônicas, movendo até o inferno para ganhar as eleições, passando com rolos sobre direitos de todos os trabalhadores. E nós, ficaremos de braços cruzados assistindo este brutal desmonte dos principais seguimentos da sociedade???

  21. Senhores leitores deste blog, isto tudo que esta acontecendo é porque o que se fala nos jornais na tv nos radios é petrobras e pt.
    mas estes anti-povo que se acham donos do poder no paraná esquecem que a grande ferramenta hoje é a internet, eles tem milhares de “treinados” para blogar, twittar, facebokar, etc tudo contra o pte o que é oposição no paraná
    DICA BASICA : ESQUEÇAM BANDEIRAS VERMELHAS DO PT ETC LEMOS VENERI, QUE ESTES SÃO CARIMBADOS E PELA MIDIA LIGADOS AO PT DILMA PETROBRAS ETC, E ELES VÃO USAR ISTO EM TUDO QUE PUDEREM !
    Então fica a sugestão :
    1) manter o nivel ponto a ponto deste projetos e argumentar primeiro nas classes atingidas;
    2) elencar quem são os deputados estaduais a favor e contra e fazer mesmo antes de qualquer votação “geral” na boca maldita e divulgar o maximo os emails dos “eleitos pelo povo”;
    3 ) achar as fontes dos votos deste pro-richa : ex militares pm paranhos, roma cidades dele procopio norte velho etc mara lima na bleia prackzic universal ricardo arruda mundial e por ai vai, tem que ir na fonte dos votos explicar aos eleitores de cada um que fazem parte da base eleitoral como eles estão votando contra o Povo Trabalhador, e são a maioria que votarão com certeza com o chefe play-boy.
    Desta forma ndo até as fontes dos votos de forma esclarecedora os proprios eleitores irão cobrar destes “eleitos” uma posição coerente e decente!
    Finalizo dizendo que não adianta xingar, palavrão na web, disseminar ódio, etc, mas manter estas bandeiras de conquistas em ALTO NIVEL,assim conseguirão o apoio de toda a Sociedade Parananense e reverter as canetadas sujas do sangue trabalhador deste “governador”.!

  22. Acho que a assessoria do governador deveria estudar a Lei de Responsabilidade Fiscal onde fica expresso que para reduzir os gastos com pessoal deverão ser cortados inicialmente os Cargos em Comissão.

  23. O governo está pirado, ai!!!coitado!!! CPI nele, onde está o dinheiro o gato comeu ??????

  24. Todo o funcionalismo público estadual deve parar! Chega deste incompetente querer tirar todos os direitos adquiridos com luta!

  25. Governo incompetente, veremos se eles continuam na mesma linha quando o Paraná mostrar sua cara! O conto de fadas acabou! Impedimento para esse governador e seus asseclas já! GREVE GERAL DE TODO O SERVIÇO PÚBLICO POR TEMPO INDETERMINADO!!!!!!!!! FORA RICHA!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. Ta na hora do povo e da oposição botar fim em todas essas maracutaias do governo.

  27. e os 18 milhões mensais em cargos comissionados não precisa cortar?

  28. A Alep eleita pelo povo, com exceção de seis deputados, legisla em causa própria, não para o povo. Já digo que não concordo em tudo com os outros seis deputados, mas essa minoria, apesar de seus defeitos, seus erros, estão defendendo os cidadãos paranaenses que dependem dos serviços públicos das mãos do governo paranaense e seus 48 deputados aliados. Daqui a quatro anos, a maioria do povo continua votando nos praticamente mesmos deputados que legislam defendendo seus próprios interesses. Aceito a vontade do povo, mas desconfio que o povo não sabe o que faz.
    Esses políticos paranaenses falam em aumentar impostos para fazer políticas públicas, que absurdo, para o bem do povo, tem que reduzir, não aumentar impostos. Oras, a carga tributária assalta cada vez mais o bolso dos paranaenses e é investido pouco dinheiro em saúde, por exemplo. Se não existissem tantos impostos confiscando seus rendimentos, mais paranaenses poderiam escolher como gastar melhor seu dinheiro, sobrando mais dinheiro para lazer, consumo, teriam condições de optar por pagar por serviços privados, como plano de saúde, ou usar o SUS. Mesmo aumentando impostos, esses governos investem pouco em saúde, segurança pública e educação. Muitos que tem condições pagam duplamente, altos impostos e serviços privados. Os mais pobres não podem, devido a altos impostos, salários baixos, e até mesmo desemprego, sofrem no sistema público de saúde…
    Seis deputados estão fazendo oposição a esse governo paranaense e aos 48 deputados que falam amém ao governador, prejudicando o povo paranaense que os elegeram, seis deputados estão defendendo o povo paranaense das mãos desse governo e seus 48 deputados aliados que falam amém a tudo o que diz o governador. São aumentos de impostos, redução de investimentos em serviços públicos, fim dos planos de carreira de servidores públicos paranaenses. Outra vez, com exceção de seis, 48 deputados estão falando amém ao governador. Eu desconfio que muitos paranaenses que estão pagando absurdos em impostos, como IPVA, aumento da conta de água… e não recebem melhoria nenhuma em serviços públicos, mas piora, podem eleger novamente os mesmos deputados, para o Palácio Iguaçu, idem, alguém da mesma ideologia de governo.
    Se o povo paranaense votar diferente nas próximas eleições, estarão escolhendo políticos melhores para ser investidos de poder, se assim procederem, os paranaenses farão bem a si mesmos, ao Paraná, ao Brasil. Mas se votarem como vem votando nas últimas eleições, então, talvez vou acreditar que para os paranaenses tanto faz quem são os ocupantes do poder no estado, que lhes apetecem isso mesmo.

  29. Nos Estados Unidos os primeiros momentos que os eleitos pelo povo são investidos de autoridade, chama-se inauguração, no Brasil chama posse. Ou seja, o primeiro momento de um governo, uma legislatura, nos Estados Unidos é chamado de inaugural, alguém assumindo um cargo político.
    Aqui no Brasil chama posse, eles tomam posse do que é público, loteiam o que é público entre amigos, distribuem cargos entre amigos, são conchavos e mais conchavos. No Paraná, por exemplo, os cargos comissionados não param de aumentar, com rendimentos altos, e aumentos e mais aumentos de impostos para gerar arrecadação, e o governo dá a entender que os culpados são os servidores públicos, e até os servidores aposentados, que eles estão falindo o estado. O sucateamento dos serviços públicos, da dívida do estado, está sendo tudo colocado na conta dos servidores públicos e até dos servidores públicos aposentados.

  30. Por onde esse Carlos Alberto passa ele deixa quebradeira. Vejam o caso da Prefeitura de Curitiba, o IPMC e o ICS com rombo de milhões, a linha verde, o ICI, que engessa a administração municipal e por ai vai….

    E o “corajoso” nem compareceu na abertura dos trabalhos da Alep e não tve peito de ir à Cascavel, hoje…
    Playbosta ….

  31. O melhor é chamar de volta o Álvaro Dias.

  32. Nós funcionários públicos, independente dos cargos, do estado do Paraná devemos nos unir contra estas pessoas que nunca trabalharam, mas sempre mamaram as custas de nossos impostos, como o Sr. Governador.

  33. Greve mesmo sem discussão, porque do jeito que está a próxima paulada será suspensão da reposição da inflação.
    E sinceramente se passar esse projeto NÃO VALE MAIS A PENA SER SERVIDOR PÚBLICO DO PARANÁ, é sério façam as contas.

  34. E aí Lemos, Você e a APP vai abandonar o barco?

    • Espero que não com eles já é difícil sem eles imaginem…, é preciso que alguém, um representante dos PSS, se integre com a comissão de greve e negociações, para que se evite as tradicionais traições de final de greve….(a memória ainda não falhou…)

  35. Temos que fazer greve por tempo indeterminado, não podemos recuar com as ameaças que virão, temos que ser firmes e ir a luta,não podemos voltar enquanto não ganharmos essa luta..

    • A greve é necessária. Tanto para lutar pelos direitos quanto para exigir melhores condições.
      Avanço para os trabalhadores e para os trabalhos prestados à sociedade.
      Pena que a sociedade não vê com bons olhos a greve.
      Não entendendo o porquê dessa luta, a sociedade não se une como fizeram nos protestos de 2013.

  36. Essa é a política de um partido cuja sigla é PSDB. Funcionário público sempre é punido quando eles estão no poder. Beto Richa conseguiu extrapolar as maldades de seus antecessores Alvaro Dias e Jaime Lenner. Vamos ter que aguentar mas, daqui a quatro anos está em nossas mãos mudar esta situação e nunca mais colocar um desses no poder.

  37. Romanelli, você é muito sujo. Eu não confio nas urnas eletrônicas porque não consigo entender que hajam idiotas suficientes para eleger alguém como você e outros sócios do playboy. Vamos fazer a vida de vocês virar um inferno. Não tenha dúvida.

    • Esse Romanelli é um baba ovo filho de uma ronca e fuça…

    • Eu como pai, estou envergonhado por ser brasileiro e paranaense.Na época de juventude as escolas estaduais eram as melhores e as particulares seriam somente para quem não tinha opção. Hoje o ensino caiu, escolas fechavam, educadores que estudaram tanto para lecionar ganha menos que um presidiário. Cade a honra de ser paranaense hem seu políticos??? Seus netos e filhos necessitam de um lugar melhor, assim como todos que dependemos de sua atuação para nos representar. Vocês políticos deveriam nos defender perante as injustiças e não nos assassinar deixando muitos na sarjeta. Tenho pena destes políticos que estão fazendo isso com a própria família paranaense que é a sua, mas tenho orgulho de pessoas que brigam contra corruptos e aqueles que esqueceram por que foram colocados no poder.

  38. Engraçado porque não diminuem a folha de pagamento começando com os salários deles que são os maiores e diminuem as mordomias….É pra acabar mesmo….

  39. Algo sobre os pagtos das recisões dos PSS

    • Quem imaginava que o governo tinha chegado ao fundo do poço com o “pacotaço” do final do ano se enganou, além da suspensão do PDE e do Mais Educação; do não pagamento das promoções, das progressões, do terço de férias; do atraso do fundo rotativo; da demissão de milhares de funcionários e professores; do não pagamento da rescisão dos PSS, do fim da aposentadoria integral; do confisco de 50% das pensões dos futuros pensionistas. Hoje foi apresentado pelo governo Beto Richa um novo pacote de maldades: a extinção da gratificação por tempo de serviço ““ o chamado quinquênio ““; a partir deste ano serão revistos os critérios de promoções e progressões de carreira, que dependerão agora de avaliações periódicas; haverá novas restrições à concessão de licenças para professores públicos estaduais, a decisão para a concessão do benefício será exclusiva do secretário de Estado da Educação e do diretor-geral da Pasta; o governo também pretende deixar de pagar vale-transporte para os funcionários públicos que estiverem de férias ou em licença.

      • Pessoal concordo com tudo isto. mais uma coisa eu concordo com o governo, quem está de férias ou licença não deve mesmo ganhar o vale-transporte, isso é justo.

        • Então que paguem o auxílio alimentação que todos os demais recebem e nós não.Porque comer, a gente come mesmo de liçensa ou de férias não é mesmo?

        • Vc tem razão joao carlos, penso como vc, porem esse “vale trasnporte” na verdade é um aumento que não tivemos e depois ele concedeu em forma de vale transporte.

        • O problema é que os governos tem que sustentar bilhões em bolsas, luz fraterna, panela cheia, leite das crianças, etc etc etc. Assim não dá mesmo. Portanto senhores servidores, pensem que os governos não possuem recursos infinitos. Os senhores deveriam ser contra todos este direitos para quem não tem direito. Agora evidentemente que os governos cortam do funcionalismo para sustentar assistencialismo que lhes darão votos. Assim, apesar dos servidores estarem com toda a razão, afinal um professor não pode ganhar essa mixaria, os governos também não conseguem sustentar todos. Pensem nisso. Vamos apoiar nossos professores.

      • SOU PROFESSORA PSS DO MUNICIPIO DE ANTONINA , CONCORDO COM A GREVE POIS NÓS PSS NÃO RECEBEMOS NOSSO ACERTO E O GOVERNO MANDA FECHAR ESCOLAS E TURMAS, APOIO A DECISÃO DA DIRETORA ANA PAULO DO COLÉGIO PROFESSORA MARIA ARMINDA EM NEM ABRIR A ESCOLA NA PRÓXIMA SEGUNDA FEIRA POIS A ESCOLA NÃO TEM CONDIÇÕES FÍSICAS E FINANCEIRAS PARA O INICIO DO ANO LETIVO, PARABÉNS A DIRETORA ANA PAULA QUE TEM CORAGEM DE SE PRONUNCIAR CONTRA O GOVERNO

    • Lamento mas não ha previsão, o governo vai usar os PSS (professores), como moeda de troca para acabar com a movimentação paredista em andamento, fiquem atentos pois no final quem perde mais é categoria como todo, (sobre o pagamento é possível depois do dia 20 do corrente, ele precisa alimentar o caixa…(veja são apalavras do secretario da desfazenda), agora desse governo sem pé nem cabeça espere tudo caríssimo…boa sorte

    • Ele prometeu que serão entre 23 e 28 de fevereiro, resta esperar pra ver