Requião: “Paraná é assaltado por um governo incompetente e irresponsável”

do Brasil 247

"O Paraná está sendo assaltado por um governo incompetente e irresponsável e por uma maioria de deputados que ou são completamente desinformados ou completamente idiotas", fuzila o senador Roberto Requião.

“O Paraná está sendo assaltado por um governo incompetente e irresponsável e por uma maioria de deputados que ou são completamente desinformados ou completamente idiotas”, fuzila o senador Roberto Requião.

Diante das manifestações no Estado contra o ‘pacotaço’ do tucano Beto Richa, o senador Roberto Requião (PMDB) afirmou que o “Paraná esta sendo assaltado por um governo incompetente”.

Na três vezes que fui governador do Paraná tomamos um cuidado especial com o fundo de previdência. Nunca deixamos de aportar ao fundo a contribuição patronal do Estado do Paraná. E na crise de 2008/2009 o nosso fundo foi o único que não teve prejuízo no Brasil. Hoje ele, tirando os fundos das grandes estatais brasileiras, é o maior fundo de previdência do país. E nós não tivemos prejuízo porque eu determinei que o dinheiro que garantia a aposentadoria dos funcionários do Paraná só fosse aplicado no Tesouro Nacional!, lembrou o senador.

Mas hoje, o governo que quebrou o Estado, que aumentou em mais de 400% o valor das despesas com cargos comissionados, os famosos aspones !“ assessores de porra nenhuma -, quer meter a mão no fundo de previdência e transformar o fundo em instrumento para pagar funcionários públicos. à‰ um roubo. à‰ como se o governo assaltasse um banco no qual os funcionários públicos depositaram a poupança que garantiria o seu futuro!, exemplificou.

E uma série de deputados irresponsáveis estão votando o fim do fundo por pequenas benesses, para garantir uma ambulância e o domínio de alguns cargos comissionados. O Paraná está sendo assaltado por um governo incompetente e irresponsável e por uma maioria de deputados que ou são completamente desinformados ou completamente idiotas!, criticou.

O fundo de previdência do Paraná hoje tem em caixa R$ 8 bilhões. Este dinheiro é a garantia do pagamento futuro da aposentadoria dos funcionários públicos do Estado, que ao longo das suas carreiras contribuíram para a Paraná Previdência. Um projeto do governador Beto Richa quer autorização para sacar este fundo e pagar dívidas do Estado.

49 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Caros leitores,
    Nós vivíamos em um Estado rico, próspero e promissor. Contudo, o último mandato do “governador” Beto Richa quebrou de maneira sorrateira os recursos que nós paranaenses ajudamos a construir. Não podemos aceitar que, um governo se preocupe em manter cargos comissionados e secretarias meramente como barganhas políticas, que onerem o Estado afim de manter se no poder. Quando o senhor Requião diz que o “governador” Beto Richa é irresponsável e incompetente ele está completamente equivocado, pois não há nenhuma dívida que este “governo” está alcançando as cifras que propunha alcançar, ou seja, não se trata de má administração e sim de um assalto ao Estado do Paraná.

  2. Prezado Esmael e Srs. Navegantes: Evidentemente os srs. sabem tanto ou melhor do que eu de que já na campanha do tal de Richa estava “TUDO NO VERMELHO”. Pois vejam nas mãos de quem estamos: OS MELIANTES CONSEGUIRAM MANIPULAR/MAQUIAR a desgraçada situação financeira e “vomitaram” uma situação confortável e tudo estaria ÀS MIL MARAVILHAS NO ESTADO DO PARANÁ, com direito a vídeos e “testemunhos” convincentes. TUDO MENTIRA DO RICHA E DA SUA “COMPETENTE” EQUIPE !!. E, cá entre nós: “Tem gente batendo palmas para louco dançar”; que o diga o sufrágio !!.

  3. Tenho filho em escola publica , esta uma Vergonha, faltam professores, muitos deles desqualificados para darem aulas, pois são contratados de qualquer forma.e m critérios e muitos sem formacao pra lecionar, ao contrario existem professores concursados bem remunerados e que não se incomodavam com seus colegas contratados,pouco se importando com a qualidade de ensino, uma vergonha esta educação pública do parana

  4. José e Fernando, o governador traiu o povo. E até mesmo os eleitores que votaram nele estão revoltados e indignados. Os eleitores têm ciência que devem cobrar uma postura honesta dos seus governantes, sejam eles os seus candidatos ou não! Fica aqui a dica: autoriza o governo que você tanto defende a descontar de conta vocês, todo mês os valores recolhidos para às vossas aposentadorias. Ah! E se vocês tiverem uma poupança, um fundo de garantia ou estiverem pagando um fundo complementar de previdência, não esqueçam de doar ao governo. Ele está precisando para pagar as promessas de campanha.

  5. olá leitores hj dia de reflexão, mas recebi uma mensagem, O Beto segurando várias bombas nas mãos, pergunta senador Álvaro Dias ,oqu eu faço com isso??
    o Álvaro responde sorrido Joga nos Professores ká.ka….

  6. JÁ ESTÃO PREPARANDO OUTRO INCOMPETENTE PARA SER ELEITO EM 2018, TEM ATÉ NOME DE BICHO….AGUARDEM………REQUIÃO SEMPRE RISPÍDO, MAS LÚCIDO.

  7. Alguém pode me dizer por que comissionado não faz greve e nunca fez greve??? O PSDB Odeia funcionário público, sempre foi assim. Nesses 4 anos foi um massacre … Se o pacotaço era um “ajuste” por que essa correria toda de aprovar num piscar de olhos??? O povo tem de entender que é evidente que tem algo muito errado. Onde estão os atuais Secretários do Beto Richa que parece que nao tomaram posse!! o Senhor Ratinho conivente e omisso, escondido na toca, se preparando para encher seus bolsos e querer vir a ser prefeito, governador, senador etc … Qual a qualificação dele administrativa para isso e para tantos outros??? E teve 300 mil votos, segundo as urnas. Olha o que está sendo plantado para nossos filhos e netosss … ACORDA POVO.

  8. TA-CA-LHE PAL
    REQUIÃO VELHO!!!
    TA-CA-LHE PAL

  9. Dá-lhe pau Requião Velho. Esse Beto deveria levar umas 3 puxadas de “açoiteira” com 3 nós na laçada, para amaciar o couro e cair na real, só assim iria perceber a realidade. Chega desse cara ser o algoz do povo do Paraná, chega de desfaçatez, chega de hipocrisia, quem planta colhe. Eis o resultado.

  10. Aproveitando Senador Requião o Sr sabe por onde anda o Catão de pinhais e moral de cueca do Alvaro dias que não aparece para defender o seu coleguinha de partido kkkkk.ele podia aproveita e arrumar uma manchete para aquele panfleto que ele defende a revista Veja.Governador incompetente do Psdbosta quebra o Paraná

  11. É isso ai Requião pau nestes vagabundos e entreguistas da pátria Fernando Henrique Cardoso ,Aécio neves o playboy de Ipanema e o Beto rocha o playboy incompetente do Paraná maia a imprensa golpista. Bando de safados

  12. E põe incompetente e irresponsável isso!!!
    Requião por favor cuide de nossa Paranaprevidencia.

  13. Tive que rir para não chorar, quando estava lendo a entrevista do secretário de fazenda do Paraná no portal do uol, ele teve a cara de pau de falar que o que eles estavam cortando as regalias dos professores. Agora fica a pergunta, porque não vai tentar cortar o auxilio moradia dos juizes, já que beneficio é regalia tem que começar a cortar de que ganha mais.

  14. Por andar o aspone Genildo Fala Merda que as vezes entrava com o nick de Professor da Rede Estadual? Apareça defender o seu chefe aqui Fala Merda…

    Ou ainda está se recuperando do cagaço que passou no Iguaçu essa semana?

  15. VOLTA REQUIÃO…
    VENHA MOSTRAR COMO SE GOVERNA UM ESTADO…

  16. Sou professora há 28 anos, entrei no mandato do José Richa (que deve estar se revirando no túmulo), peguei os 3 mandatos do Requião, penso que não houve melhor governador para a Educação. Eu tinha a impressão, até o momento, que o Álvaro Dias tinha sido o pior governante que o Paraná já teve, mas me enganei, o Beto é o cara mais sem noção que entrou no poder até hj.Pior é pensar que faltam 2 anos para eu me aposentar. Tenho até medo, porque se o Governo caloteiro enfiar a mão no fundo previdenciário, vou ter que morrer dentro da escola.

    • Querida companheira, Eliana Aparecida da Silva!
      Infelizmente tenho algo a acrescentar, que é o seguinte: Para você faltam 02 (dois) anos para se aposentar… Para mim ainda faltam 11 (onze) anos, mas caso o PACOTAÇO fosse nos enfiado goela abaixo, ter que ficar por tempo indeterminado (você em sua sala de aula, eu em unidade penail) talvez não fosse o pior…. pois gostaria de lembra-la e a todos os nossos companheiros na batalha que sem o fundo previdenciário, no caso de nossa morte ou invalidez HOJE não teríamos o recebimento de nosso benefício.
      Fica com Nosso Deus (Pai de Isaque, de Jacó, de Jesus…) pois o beto e sua laia com certeza devem ficar com deus deles o deus “dinheiro”.

    • “Álvaro Dias pior governante??!!” Só pra vocês. Pra mim foi o melhor da história do Paraná!! Vocês não aprendem mesmo. Continuam com uma cabecinha pequena e medíocre. Só enxergam o mundo em que vivem. Aprenda o seguinte: O estado não produz riquezas. 0,00. Todo o sustento do estado vem dos contribuintes do setor privado e em sua maioria através dos impostos embutidos no consumo de produtos de empresas privadas. Até quando você compra um xampoo, é igual a 0, aliás pior. Pois vira imposto sobre imposto. Por serem concursados esperava mais raciocínio lógico.

  17. Se é isso mesmo Requião entao peça ao STF Intervenção no Estado. E tire esses ladrões do Poder.

  18. Gente,prenderam de novo o sujeito que era rufião que ajeitava menores para figurões em Londrina.
    O mais grave é que o cara tinha um codigo de barras tatuado com dizeres 100% Beto Richa.Ai tem,

  19. Coincidência o governo do estado resolver tirar direitos dos professores bem na época que nomeou como assessor especial do governador o Sr. Ramiro Waraftig, ex-secretário de educação do lerner!!!!. Pra quem não acredita é só ver o decreto de nomeação n 225/15.

  20. Com um Sec de Segurança deste, o Valentão do Pedaço, Francischine, que estava pessoalmente protegendo os NOBRES DE…PUTA….DOS, e que tem verdadeira loucura para APARECER……Uai! O que será que ele que? Quem sabe ser prefeito de Curitiba? Desta vez, o tiro saiu pela CU…LADRA! Com um Sec da Fazenda deste, MAURO RICARDO, o ator mexicano, o Papai Dureza, o grande idealizador do pacote maravilhoso, vai ajudar o BÉÉÉÉÉTO que quer ser SENADOR. Aliás, alguma coisa do SENA ele tem, pois adora correr de KART e DOR, vai ver que gosta de sentir, quando o PARMITO entra no seu CU…….CAIXA ÚNICA. EM TEMPO:já foi aprovado o auxílio moradia para o TCE? Os juízes e desembargadores já receberam os atrasados do auxílio moradia? Quantos secretários já fazem parte dos Conselhos fajutos do Estado? E tem a HIPOCRISIA de dizer que vai cortar PRIVILÉGIOS? Ora, MAURO RICARDO, ator mexicano, VAI TOMAR NO CU……CAIXA ÚNICA.

  21. Senador Requião, mais do que nunca precisamos da sua experiência administrativa, para que o nosso Paraná não seja transformado num novo Maranhão. Estamos preocupados, em Londrina, o homem de confiança do C. Alberto, Delegado da Receita estadual, foi preso hoje, por estrupo de vulnerável. O comentário corre solto sobre outras falcatruas, relacionadas ao ofício do marginal preso. A coisa está horrível.

  22. Como o povo vota como têm votado, é preciso BLINDAR o fundo de previdência para que os bandidos de plantão não o assaltem.

  23. Esmael quero parabenizar pela cobertura dos acontecimentos desta semana em tempo real e sem cortes e propagandas. Agora a tarde escutei de um senhor comentando com um grupo de pessoas que descobriu este meio de comunicação e comentou que deveria ser transmitido todos os dias, determinado tempo, as noticias relevantes pois é um canal de credibilidade.

    Parabéns a todos do canal 15.

  24. Será que este dinheiro já não foi gasto ?
    Será que o que está sendo descontado dos salários está sendo corretamente depositado no fundo ? queremos ver o extrato desta conta para termos certeza que este dinheiro não foi desviado

  25. Requião: há que se investigar se os 8 bilhões ainda estão lá ou já gastaram . O Paraná tem o direito de saber e o governo tem a obrigação de divulgar documentos provando que este dinheiro ainda não foi mexido e se o que está sendo descontado dos salários está sendo depositado corretamente.

  26. Estou acompanhando as reações nas mídias e cheguei a conclusão que querem impor ao povo do PR é o seguinte, toda a culpa dos problemas do nosso estado é de quem votou no BETO, existe somente Funcionários Públicos, o resto não presta, todos os Deputados que não fazem o que os grevistas querem são bandidos e ladroes, na minha opinião estão sendo usados pra fins políticos partidários, começaram como uma revolta dos professores pelos problemas da educação e esta se transformando em uma plataforma politica, não sou contra as reivindicações dos funcionários públicos, mas muitos que estão ai gritando não merecem o que ganham, tratam mal a população e tem muitas regalias podem ter certeza que o povo esta acompanhando bem de perto essa situação e os que votaram no BETO podem não estar gostando dessa confusão, alguém vai ter que pagar toda essa despesa e com certeza sera nós simples trabalhares que não temos tantas mordomias, se cuidem pois ele vai ficar mais quatro anos.

    • Acorda cara vc é maluco tem garçon ganhando mais que eu que sou servidor público não temos vale alimentação nem vale transporte nem plano de carreira não que garçon não tenha valor mas eu estudei para estar lá você deve ser do psdb ou algum sangue-suga comissionado não é possivel que uma pessoa em sã consciência possa ter dito o que vc disso

    • Cara, que planeta você você? Que mordomias eu tenho como professor? 40 alunos socados numa sala apertada, só se for. Acorde e vá se informar sobre as bobagens que escreveu.

      • só quem vivencia nosso dia a dia companheiro tem a verdadeira noção do que se passa. duvido que esse povo que aqui reclama q somos malvados ao “governador” não estudou e nem se preparou para ter um futuro um pouco melhorzinho dos que nascem pra quebrar asfalto nesse país. queria ver vocês que reclamam comandando sala com 48 alunos, não poder nem se movimentar porque não tem espaço que por lei é garantido por nós e não é cumprido sem ventilador porque esta quebrado. falar é fácil dificil e ver quem quer ficar em nosso lugar

    • Com todo respeito Sr José… acompanhando nas mídias (ou na Rede Bobo) alienado!!! Chegou a conclusão??? Babaca!! Se tivesse mesmo acompanhando “as mídias” não estaria escrevendo o que escreveu…. Que mundinho tu vive??? Babaca

    • Caro Sr. José…. boa noite
      Assim como você, também estou acompanhando pela mídia todos os acontecimentos referente à mobilização dos funcionários públicos do Paraná. Mais ainda que o senhor, eu vivo a realidade do funcionário público, saiba que dentro do quadro do funcionalismo público existem várias categorias diferentes, algumas com muitos benefícios, outras, porém, sem nenhum. Eu, particularmente, sou professora, vou citar aqui algumas das minhas regalias: Compro meu próprio papel para provas e atividades, também compro tinta e tenho o prazer de poder imprimir em minha própria residência e no meu horário de folga, porque a hora-atividade é feita na escola e meus equipamentos, que o Estado não paga, estão em minha casa; também compro o pincel para escreve no quadro e não esqueço da recarga, claro, porque um dia a tinta acaba; ah!!!! mas sempre que a escola precisa de algo diferente também contribuímos. Está vendo Sr José quantas regalias temos!! Não sou filiada a nenhum partido político, pouco me importa a que legenda um deputado pertença, o que importa é o caráter e compromisso que este representante do povo tenha.Sou professora há 23 anos, já passei por vários governos, dificuldades, salários até piores do que tenho hoje, entretanto nenhum governo desse Estado até hoje atrasou meu pagamento ou retirou direitos adquiridos com muita luta, porque se eu não lutar pelos meus direitos, os “Sr. José” que acompanha os acontecimentos apenas por mídias selecionadas vão sepultar até os diretos que nunca tive. logo se vê, Sr. José, que numa sala de aula só passou nos seus anos de estudo, parece que não serviu muito para aprender a pensar. Sou professora, gosto de ser professora, continuarei a ser professora, desejo que como professora contribua para formar indivíduos pensantes que não dependam apenas da mídia para formar opinião, desejo que meus alunos conheçam muito bem a realidade antes de emitir opinião a respeito.

      • Professora Maria Solange, Parabéns pelo seu comentário, a ele tenho apenas que acrescentar que este José devesse ler Olavo de Carvalho em O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota.

      • Parabéns Maria Solange pelo seu comentário, de uma pessoa que tem conhecimento da situação, poderíamos acrescentar também que nem todos tem a regalia de ter uma sala de aula com mais de 40 alunos sendo que a lei diz que deveria ser 25, ou contribuir mensalmente com a taxa da APM pois o valor que o governo repassa ou melhor repassava, pois os últimos meses nem isso fez, e olha seu José eu não sou professor e muito menos servidor público mas sou pai de aluno de escola pública e acho que as situação só está assim por incompetência deste Governo.

    • Sr. Josè.
      O Sr. pode até estar acompanhando na mídia o que está acontecendo, mas não está entendendo nada com certeza.
      Para defender essa corja só deve estar for da realidade. O Sr. está com medo ?
      Eu nunca votei no Beto e estou pouco me importando se o povo que votou nele gosta ou não. Meu voto é livre, é um direito meu, assim como é livre e de direito a manifestação em movimentos sociais. Acorda, seu José e não se preocupe. O Beto não vai se reeleger.

      • Clara Reynaud, parabéns pelo seu comentário, e sinceramente também acho que ele não está entendendo é nada. também nunca votei neste Beto Richa, neoliberal e da turma da privataria, e espero honestamente que ele nunca mais seja eleito ou reeleito.

    • Sr. José, concordo com o que disse e vou além… O povo do Paraná perdeu a lucidez. Beto Richa foi um dos melhores prefeitos que Curitiba já teve em toda a história, com uma dezena de premiações de melhor gestão em prefeituras do país. E agora que ele tenta fazer o que é necessário, o que é indigesto, teve sua reputação alterada de excelente gestor para incompetente e etc… COMO?! Simples, populismo dos opositores utilizando meias verdades somado a povo mal informado. Esse governo no traz um enorme aprendizado onde escancara o quadro trágico sobre o futuro do país. É a prova de que mesmo tendo gente bem intencionada no poder, tudo pode ficar pior. Historicamente no Brasil, o ambiente administrativo do estado, do topo a base, é engessado por normas estúpidas e leis burras. O lado irônico disso é que, os mesmos servidores que são contra as privatizações e que defendem o ensino estatal como modelo de excelência no ensino, caem em contradição ao expor os diversos problemas que enfrentam no dia a dia, reclamando do péssimo ambiente em que trabalham, no intuito de justificar direitos adquiridos de forma a compensar as dificuldades, num flagrante explícito da ineficiência de nossas escolas que dependem de licitação até pra comprar toner. A falta de visão destes servidores é frustrante. Se for pra ficar com o modelo atual, prefiro que se dê um vale do estado pra pagar escola particular, onde certamente está com custo por aluno menor que do estado. No setor de educação, o Brasil tem professores em sala de menos, e demais ocupando cargos administrativos. Dá 1,5 não professor para cada professor. A média mundial é de 0,8. A China tem 0,28. Isso demonstra que a manobra do Governador para corrigir esse quadro era perfeita. Coisa de Margaret Thatcher. A coragem em tentar medidas tão impopulares, merece respeito. São raros os que encaram tarefa tão difícil. A história, que nos últimos dias tem sido contada PELA METADE, pelos opositores de Richa, demonstra com clareza os malefícios do populismo impregnado em nossa malfadada constituição, que promete o céu mas não fornece a escada. A tragédia que os gastos públicos nos trarão, são só uma questão de tempo. Não dá pra enganar os números. E pra completar nossa tragédia, o filho do ex-governador desponta como nosso Maximilien de Robespierre piorado. Estamos fritos.

      • O Fernando em questão não é o puxa-saco do Fernando Franchisquini, aquele que sozinho prendeu o Abadia?

      • Fernando você também paga os salários dos comissionados, auxílio moradia dos Juízes, aluguéis de prédios publico etc..etc..Será que você não foi taxado, IPVA,ICM,Luz, água, ou você acha que come e bebe sem pagar imposto?
        até o papel que você usa p/limpar aquele lugar, também é taxado. Privatização não é sinal de qualidade, pois visa o lucro dos acionistas e não o bem da população, veja o ex: da SABESP, tudo vira mercadoria.

      • Mais um alienado, que tenta engrandecer um neoliberal que está ferrando com todos, Saúde, Educação é direito do povo e dever do Estado, mas isso não acontece na sua integra, e está bem longe de acontecer, portanto não tem nada a ver com partidarismo e sim com compromissos assumidos com o povo. mas parece que isso é somente em período eleitoral depois de eleito pode-se tudo. inclusive meter a mão grande em um fundo de previdência dos servidores, para pagar contas do Governo, Governo este repleto de cargos comissionados, e mal gerido. Sinceramente senhor Fernando, creio que você poderia deixar a gente dormir sem este seu comentário.

    • Quanta idiotice, você já parou para pensar quem pagaria a conta dos 8 bilhões, caso ele efetuasse a retirada do fundo dos Funcionários públicos? Seu babaca, mania que o brasileiro tem de dividir as classes, os recursos mudam de um lugar para outro, apenas isso. Acho sim que toda a população deveria se mobilizar este governo é incompetente mesmo, votei nele e nunca mais voto, o cara é tão fraco e inseguro que nem consegue olhar para uma câmera ao dar uma entrevista, fica desviando o olhar.

    • Cida Garb.Você deve ser um daqueles que se afastou dos bancos escolares ou terminou algum curso através de cola. Fique aí então com sua ignorância. Antes de escrever disparates, vá visitar as escolas públicas do Paraná. Verifique se o quadro docente está completo. Verifique se materiais didáticos estão disponiveis, se há merenda escola.Você é um trouxa elevado ao cubo.

    • Cida Garb.Você deve ser um daqueles que se afastou dos bancos escolares ou terminou algum curso através de cola. Fique aí então com sua ignorância. Antes de escrever disparates, vá visitar as escolas públicas do Paraná. Verifique se o quadro docente está completo. Verifique se materiais didáticos estão disponiveis, se há merenda escola.Você é um trouxa elevado ao cubo.

      • Seu José, desculpe, mas lhe faltam informações. É só ver o desespero do Beto Richa e dos senhores deputados da situação que estão enfrentando. Promessas de campanha, apadrinhamentos, 4 mil comissionados no Estado, na Assembleia todos os diretores ganham 20 mil reais e NENHUM É FUNCIONÁRIO DE CARREIRA. O Rossoni privatizou o Poder Legislativo e agora o atual Presidente, loco de alegre, permaneceu com os Comissionados mandando em funcionário de carreira. Prometeram concurso e nada. Será que são tão competentes esses que ganham 20, 25 mil reais como comissionados? Viram todos cabos eleitoras pagos por nós e agora o Beto Babaca quer pagar as promessas de campanha.

    • jose se toca nao tem nada de politica nisso mas quem votou no beto e cumplice sim nos somos educadores e nao estamos falando mal do povo, deixa de ser fascista seu idiota.

    • Caro José A da Silva, você é um dos que votou no BETO. Me parece que você não está entendendo bem a situação, ou simplesmente não quer entender, se apropriar de um fundo de previdência, o qual os servidores contribuem mensalmente, para quando forem se aposentar exista garantia de recebimento. hoje o governo não está depositando o percentual patronal e ainda está querendo pegar o que os funcionários depositaram. bom mas para você meu caro isso é mordomia. esse seu discurso é tão neoliberal quanto o do governo, portanto pegue esse seu neoliberalismo e vá passear. ou então pague o IPVA a vista pois assim não sentirá tanto o reajuste do mesmo que foi de 40%
      ou então fique sem consumir os produtos da cesta básica que tiveram o percentual de ICMS reajustado, mas é claro eu ia me esquecendo a culpa é do Governo Federal,que não está conseguindo controlar a inflação, entendo que você deveria filtrar melhor as informações que chegam até a vossa pessoa.

  27. Governo sem rumo, sem direção clara, sem planejamento, mas competente em achar culpados.