Por unanimidade, educação deflagra greve geral contra Richa

greve_educacaoCerca de 10 mil professores, pedagogos e funcionários aprovaram por unanimidade, neste sábado, dia 7, em Guarapuava, greve geral a partir de segunda-feira, dia 9, em todas as 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná.

Os educadores também decidiram acampar a partir de segunda em frente ao Palácio Iguaçu e à  Assembleia Legislativa, que deverá votar a admissibilidade de comissão geral! (tratoraço) e, na terça, a votação do projeto que retira direitos dos servidores públicos do estado.

Os grevistas igualmente planejam pressionar os deputados estaduais em suas bases, isto é, em seus municípios, com acampamentos em frente à s casas dos parlamentares. Além disso, um corpo a corpo com os mesmo em escritórios e na Assembleia.

A expectativa é que 20 mil educadores ocupem o Centro Cívico, na terça-feira, contra o ataque do governo Beto Richa (PSDB) à  categoria e aos demais servidores.

O Blog do Esmael transmite a assembleia ao vivo em parceria com a TV 15 (transmissão encerrada à s 11h15).

88 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. eu acho que se continuar desse jeito,alguem vai matar o \beto \richa

  2. Qual o futuro das próximas gerações, tendo em vista total descaso com a Educacao? Tendo governantes sem etica, sem carater, sem vontade coletiva. Somente vaidade, sede de poder, ganancia e interesses pessoais. Educadores precisam de respeito. Educacao precisa de qualidade, investimentos. Alunos precisam de educacao, senso critico, patriotismo. A Educacao estava na UTI, agora foi a obito. Essa e a vontade dos politicos. Querem votos de eleitores “burros” sem instrucao, voto de cabresto. Nos professores nao deixaremos. Sera necessario volta as revolucoes? Se necessario, assim seja. Liberdade, igualdade e fraternidade. Corrupcao, basta! Impunidade, basta! Politicos desacreditados, basta! Precisamos recuperar valores na sociedade brasileira.

  3. Senhor Beto Richa cade nosso 1/3 de ferias.Isso é uma vergonha aumentar seu salario com nosso dinheiro.

  4. TODOS OS SERVIDORES TEM QUE IR PARA A RUA PROTESTAR. NÃO SÓ OS PROFESSORES.O PARANA TEM QUANTOS MILHOES DE SERVIDORES PUBLICO.VAMOS AMIGOS PRECISAMOS LUTAR PELOS NOSSOS DIREITOS.E TEMOS QUE FICAR DE OLHO PARA O PLAYBOY NÃO LEVAR TODO O DINHEIRO DO NOSSO FUNDO PREVIDENCIARIO.

  5. FORA BETO RICHA, MÁ ADMINISTRADOR DO PARANÁ, TODO ANO O ESTADO BATE RECORDES DE ARRECADAÇÃO E AGORA VEM COM ESTE PAPO FURADO QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA NADA, CORTE O SEU SALARIO E DOS SEUS DEPUTADOS E FAMILIARES. NÃO SABE FAZER GESTÃO DO DINHEIRO PUBLICO. FORAAAAAAA, VOCÊ NAO NOS REPRESENTA.

  6. Sou uma Paranaense em solo Catarinense…e professora. Aqui as coisas também não estão boas….regência de classe incorporada ao piso….uma vergonha! Avante caros professores…sorte e paz a todos. Estou em orações por todos vocês .

  7. Fora Beto! volte Requião,saudadessssssssssssssssssssss…

  8. Apóio totalmente a mobilização dos profissionais da educação, assim como acho que todo o funcionalismo deveria fazer o mesmo. A única pergunta que faço é: Onde estavam todos esses educadores e suas famílias nas eleições onde o governador foi reeleito no primeiro turno ?! Será que bão viram o que ele havia (des)feito já no primeiro mandato ?! Infelizmente teremos que correr demais atrás do prejuízo, mas ainda é tempo ! União dos servidores não apenas contra o governador, mas contra todos os ladrões do povo que aumentam seus salários, seus auxílios moradia enquanto o (des) governo sequer paga os direitos do funcionário.

  9. OLÁ BETO RICHA BOM DIA PELO AMOR DE DEUS TENHA PIEDADE DOS NOSSOS PROFESSORES ACERTE OS SALÁRIOS DELES ELES MERECEM ELES NÃO ESTÃO VAGABUNDIANDO NÃO ELES ESTÃO ENSINANDO FAZENDO O TRABALHOS DELES EU MESMA SOU UMA DAS ALUNAS ESTUDANTES E EU PRESCISO DOS PROFESSORES NA SALA DE AULA E OUTRA MUITOS CONFIARAM EM VÇ E DERAM O VOTO DE CONFIANÇA AGORA MOSTRE A GRATIDÃO POR TODOS E POR AQUELES QUE NÃO VOTOU EM VÇ SEJA GENTIL

  10. Com todo o respeito que devemos ter aqui mas tem outro blog que da nojo de ver é descarado lambe saco do governador playboy ataca até os professores acusa de receber salario médio de 8 mil sendo que a tabela não fala nada disso, liga a metralhadora contra os outros que ele esta na oposição como PT Gustavo Fruet, Dilma, e até os Professores Servidores, mas alisa com flanelinha de veludo o patrão que só pode ser né dois pesos e duas medidas descaradas só publica elogios e rasgações de seda e nada do caos que este governador playboy colocou o Paraná. Lamentavel por isso prefiro esse blog!

  11. Concordo com a indignação de vocês,merecem muito mais mesmo,mas infelizmente os maiores prejudicados dessa história são nossos filhos que dependem das escolas publicas… 🙁

  12. Essa praga de governador deveria se chamar BETO RELINCHA, trata os funcionários como um cavalo, só faz asnices e age como burro…

  13. Deputados o problema esta em suas mãos, e a consciência esta na sua cabeça, mas temos certeza que na próxima eleição, estamos fazendo campanha contra os que votarão a favor ao Beto Richa. vocês não tem noção a força numa sala de aula principalmente quando temos registro tem visível do problema, o que aconteceu em 2015.

  14. Enquanto nos professores penamos, o novo secretário do esporte do paraná Douglas Fabricio, deputado Qui de campo Mourão, viaja a nossas custas com seu assessor Ivo e coloca fotos no Facebook, que raiva, esmael morais apure isso

  15. Estou com vocês professores!!! Nós pais temos a obrigação de estarmos nas ruas lutando pela educação de nossos filhos!!! Pais.. ergam esta bandeira!!!

  16. O velho Richa deve estar revirando no túmulo com as atitudes de seu filinho betinho. Só existe uma palavra pra expressar suas ações: VERGONHA!!!!!! fORA BETINHO. Quem não consegue governar deve RENUNCIAR!

  17. Parabéns aos professores e todos os funcionarios públicos é greve contra o ditador RICHA, fora governo corrupto incompetente.

  18. QUANTO A VOCÊ claudio……LEMBRA DO Collor? ENTÃO C DIZIA INTOCÁVEL……GRACAS A DEUS U POVO TA ACORDANDU…..AGUARDE-NOS…..SURPRESAS…..A GUERRA ESTA DECLARADA…….

  19. VAMOS LA BRASIL!!!!!! CHEGA DE ROUBALHEIRA!!!O POVO BRASILEIRO APOIA OS PROFESSORES……

  20. Sinto uma grande revolta em relação ao governador,mentor dessa grande tragédia na rede publica de ensino,mais aponto muito mais severamente aqueles que contribuíram para a atual sisituação,porque esse caos já estava anunciado,todos nós integrantes da categoria já tínhamos em mente o que poderia aconteçer com esse indivíduo no poder e mesmo assim insistiram em enaltecer essa pessoa e deixá-lo no poder…

  21. Dineri , Parabéns pela grande vitória que o seu irmão conquistou. Abraço muito grande e beijinhos

    Salete

  22. Quitandinha 100% juntos. Na segunda-feira estamos na rua em protesto e na Terça feira tds educadores na ALP.

  23. APOIO imensamente essa greve, mas ainda acredito que, junto à vcs, Toda a população deveria se juntar para manifestar apoio à EDUCAÇÃO NACIONAL, que é sempre tratada com descaso. Força galera.

  24. Quem sabe agora fica para a historia a Revolta de Guarapuava e se torne realidade o fim do governo deste tala Carlos Alberto, que quer destruir as carreiras de Estado e que a população que fiquem com os deputados companheiros do governo….Vamos ver como vai se comportar o Carlos Roberto Massa JR, Luiz Claudio Romanelli, Gilberto Ribeiro e outros para ver de que lado estão

    • Peço que marquem os nomes dos deputados que votarem a favor do extermínio dos direitos adquiridos com muita luta pelos professores, para que possamos fazer outdoors e colocarmos em todas as cidades do Paraná, para que seus nomes fiquem marcados para sempre….

  25. Esta greve precisa ter duas frentes: 01 grupo maior instalado na Assembléia e outro instalado na porta da SEED para impedir a entrada dos funcionários e persuadi-los a adesão! Somente assim a greve terá peso!Além da RPC móvel acompanhar o grupo que ficará a Assembléia.A APP Sindicato deve ter apoio da mídia neste momento!É o futuro do funcionalismo e dos professores que está em jogo!

  26. Sou professor PSS e estou dentro mas confesso que para a minha categoria de temporários essa luta é meio que uma guerra do vietnã, meio sem causa ja que o sindicato só se mobiliza pra valer quando atinge os efetivos. e diga-se de passagem que esse sindicato passou os quatro anos tomando cafezinho com o governado e votou em peso no Beto Calote. Como bem disse o Governador Requião, beijaram o chicote com que agora apanham na bunda

    • E não so beijaram o chicote como agora precisam dos PSS pra desmanchar a merda que fizeram

      • Mais uma vez muito cuidado, os PSS (professores), serão a moeda de troca, no conflito, pouco vai ser solucionado para os PSS, o que deveria ser feito mesmo era pagar já os salários e outra pendências para os PSS (muitas estão passando por um verdadeiro sufoco), mas de todo, a mobilização não é ruim, precisa dar um basta nesse governo moldado na doutrina maquiavelista, que a parte vencida seja a outra, o momento é de união, todos a greve geral…

  27. A adesão de todos os servidores publicos do Estado seria com certeza a melhor providencia a ser tomada.
    A união dos servidores mostrará sua força a todos os poderes. Afinal o poder emana do POVO, e a ele “deveria” ser exercido !!

  28. Que pena q td os brasileiros tivesse noção da situação do país e fossem p/ a rua tb seria um tapa na cara dessa cambada de vagabundos q ainda foram reeleitos; vergonha sem tamanho

  29. Acredito que neste momento temos de divulgar juntamente com Beto Richa, os outros inimigos públicos do Paraná, os deputados estaduais que o apoiam. Engraçado!!!! Se o Paraná está em crise porque aumentar salário de deputado? Esta luta não é só dos professores, é de todos aqueles que de alguma forma se sentem lesados.

  30. parabens professores e servidores de guarapuava.

  31. Ta na hora da populacao nao so do estado do parana mas do brasil abrir o olho e perceber que o que os politicos estao fazendo com os trabalhadores desse pais e com seus votantes…brasileiros…..fora richa e fora dilma.

  32. o melhor a fazer é sepei nele,o que será de nossos filhos sem os mestres nas escolas? O QUE ADIANTARIA MANDAR NOSSOS FILHOS DIA 9 P AS ESCOLAS ,SE ELAS NÃO TEM CONDIÇÕES DE ATENDER SUAS NESSECIDADES.VAMOS ATRÁS DOS NOSSOS DIREITOS ,NÃO É SÓ OS PROFESSORES Q ESTA NESSA,NOS PAIS TAMBÉM QUEREMOS UM AMBIENTE DIGNO E ADEQUADO A NOSSOS FILHOS

  33. Claudio, vc q deveria por esse teu rabo grande entre as pernas e ir encher o saco dos seus patrões. Vá catar pulgas na careca disfarçado do Beto!

  34. Os trabalhadores não podem pagar pelos erros cometidos por governantes em qualquer esfera. Principalmente aqueles com remuneração mais baixa. O ajuste deveria começar pelos salários mais altos. Alguns ajustes precisam ser feitos, sem dúvida, as coisas evoluíram, mas sem prejudicar a carreira dos funcionários. Esse um princípio que qualquer administrador deve estar atento e até para exigir de sua equipe.

  35. E complementando o comentário do Zé o secretário da educação foi indicado pelo senador Álvaro Dias

  36. Fato histórico.Nunca havia assistido a tanto descaso. Durante todos esses anos da minha carreira de professora, nunca vi tanta afronta, com perdas de direitos adquiridos e com professores sem receber o salário. É a primeira vez que não recebemos o terço de férias. E essas pessoas ligadoas ao governador, expressando ideias tao levianas sobre os educadores do Paraná… gostaria que soubessem que os profissionais que entram em greve sofrem durante esse processo. Ninguém faz greve por diversão! Algo muito grave ocorreu para que se deflagrasse a greve. O que me parece mesmo é que nosso governador não está preparado para governar o Estado do Paraná, tendo em vista que a maioria dos servidores públicos do Paraná está insatisfeita. Beto Richa não sabe administrar conflitos e o pior é que está muito mal assessorado, rodeado por pessoas que só querem aproveitar, não medindo as consequências que ele, o governador, vai amargar no futuro. Se o Estado está quebrado é porque está sendo mal administrado. Como ocorreu isso e somente agora o governador percebeu?
    Alguém de bom senso e que realmente se preocupa com o Beto Richa, precisa dizer a ele que pare de brincar de governador antes que enterre o Paraná.
    Outra sugestão é que familiares do governador e seus assessores estudem mais sobre os problemas da educação no Paraná e no mundo para depois emitirem opiniões. Assim evitam de se passarem por pessoas imaturas, desinformadas ou incultas ao ponto de serem induzidas a emitir opiniões ridículas e de má fé.

    • Com certeza foi o governo dos últimos 4 anos que deixou o Estado assim, que por coincidência foi ele mesmo….

  37. BETO RICHA vai fazer o que bem netende no paraná e via ganhar todas, sabe porque , porque muitos dos professores votaram nele e em seus deputados, PRA ESSS PROFESSORES QUE NÃO SABE O QUE É O NEOLIBERALISMO, PROCURE SE INFORMAR, AI VCS NÃO VOTEM MAIS EM DEPUTADOS QUE DEFENDEM ESTA IDEOLOGIA, ESTADO FORA DA ECONOMIA, FHC FEZ ISSO QNDO VENDEU O PAIS, AGUENTEM PROFESSORADAS , PODE FICAR 90 DIAS SEM AULA BETO NE VAI LIGAR SINTO MUITOEM DIZER MAS OS PROFESSORES JA PERDERAM ESTA FAZER O QUE, INFELISMENTE, GOVERNO LERNER, FHC VOTEM VOTEM KKK O DURO VAI SER OS PROFESSORES VOLTAR COM RABO NO MEIO DAS PERNAs pra sala de aula, noliberalismoooooooooooooooooooo , nojooooooooooooo

  38. PESSOAL…ESTAMOS EM GREVE…MAS ESSA GREVE , ESPERO, QUE NÃO SEJA SÓ NOSSA, PORQUE NÃO LUTAMOS, AGORA, POR SALARIO MELHOR, MAS POR UMA MELHOR EDUCAÇÃO E MELHORES CONDIÇÕES DE EDUCAÇÃO PARA NOSSOS FILHOS. ALUNOS, SEGUNDA-FEIRA, VISTAM PRETO (LUTO PELA EDUCAÇÃO) E VAMOS PRA FRENTE DA ESCOLA MOSTRAR PARA O GOVERNO E OS DEPUTADOS COM QUEM ELES ESTÃO LIDANDO….MAS VENHAM SÓ AQUELES QUE ESTÃO DESCONTENTES…OS QUE ACHAM QUE NÃO MERECEM COISA MELHOR, PODE FICAR EM CASA MESMO.
    PAIS E ALUNOS DESCONTENTES, CONTAMOS COM VOCÊS NA SEGUNDA-FEIRA.

    • Não sou funcionária estadual, não sou mãe de aluno. Mas sou CIDADÀconsciente que avalia as situações e APOIO 100% VCS EDUCADORES, que tentam diariamente conscientizar a população para não se tornar marionetes nas mãos desses políticos. FORA BETINHOOOO.

  39. As,Escolas não tem copo descartável, não papel, tinta para piloto escrever no Quadro,não dinheiro para pagar os terceirizados, merenda e para manutenção da Escola.

  40. só greve que vai fazer esse porco se mexer. Fora Betinho!

  41. Muito bom povo unidos somos fortes e temos que defender nossos direitos. Minha opinião é que teríamos que ir protestar nos pedágios que também está um absurdo. Poderíamos nos concentrar de Foz a Curitiba liberando todos os carros para dar prejuízo para ele tbm. Se os sem terras fazem isso e da certo pode dar para nos tbm….

  42. Parabéns a todos os profissionais de Educação do Paraná, aqui no Estado do Rio de Janeiro o governador Luiz Fernando Pezão do PMDB, cortou mais de R$ 500 milhões de reais da Educação.AS, direções de Escola estão pedindo para os professores levarem papel higiênico, pois não tem esse material nas Escolas.

  43. Vamos lá pessoal, e só parem a greve se este caloteiro “Beto Richa” cancelar o projeto que será votado e pagar todos os atrasados de professores e funcionários da educação. Força pessoal vamos derrubar esta corja que esta no governo.

  44. HOJE
    INIMIGO número 01 da Educação Pública do Paraná = Beto Richa
    INIMIGO número 02 da Educação Pública do paraná = Cláudio Roubanelli
    INIMIGO número 03 da Educação Pública do Paraná = Ademal Luiz Traírano

    SEGUNDA FEIRA
    INIMIGOS número 01 da Educação Pública do Paraná = Beto Richa e deputados que votarem a favor dos projetos de lei catastróficos contra os funcionários públicos do Paraná.

  45. Além dos desmandos já conhecidos, agora publicou a lista dos nomeados no novo concurso, deixando muita gente (inclusive eu) que tinha sido aprovada fora da lista. Quem ele pensa que é??

    • Ele é apenas um representante e se acha o dono do Estado para entrar na vida das pessoas (educadores) como se fosse o dono…proprietário…Muita petulância desse governador em querer tirar os direitos adquiridos… durante anos…por essa classe de trabalhadores… Cadê o respeito, governador???

  46. O mais correto era expulsar este tirano incompetente do poder.

  47. FUNCIONALISMO SE FERRANDO E TRIB.DE CONTAS, QUERENDO AUMENTO NO AUXILIO MORADIA….E ELE VAI DAR….

  48. É pessoal vamos tomar cuidado, não é a toa que o desgovernador deu declarações que policial tem que ser praticamente analfabeto e reforçou a cavalaria a uns dois anos.
    Muito cuidado lembrem-se do ocorrido em 1988

    https://www.youtube.com/watch?v=W98ztBU8vKw

    em bem possível que o senhor Beto Richa seguindo os mesmos preceitos do senador Alvaro dias tente soltar novamente os cavalos!

    • Que ridículo seu comentário! extremamente ridículo!

    • Por isso a mídia tem que estar junto! A APP devia solicitar a rede móvel da RPC TV para acompanhar de perto!

    • Nao esquenta nao te garanto que nós policiais estamos todos a favor de voces, também fomos vitimas deste governo, falta de terços de ferias, quinquenios, diarias e etc. Pena ainda sermos regidos pelo militarismo senao estariamos juntos de vcs nesta batalha

      • Policial, vc não pode, mas sua esposa, sua familia, pode estar lá conosco. Juntem-se a nós….

      • e ainda por cima meu amigo,vcs tem que empurrar suas viaturas por falta de recursos para combustível e manutenção.Requião tinha razão ao dizer que se o desgovernador for eleito mais uma vez,o Paraná sofrerá um grave retrocesso em seu sistema político e nas principais áreas que regem o estado.

    • Não tem perigo não companheira porque esse traste de governador está deixando de liberar verba até para a comida dos cavalos da polícia. E cavalo vazio não para em pé.

  49. Queria ter o privilégio de estar em Guarapuava neste momento com meus colegas de Educação!

    • Kelly, foi emocionante. Tenho 36 anos de serviço como professora na Educação Pública do Paraná, e só em outro momento passamos por uma situação tão difícil : com o Jaime Lerner. Estávamos em 10 mil professores e funcionários em Guarapuava. é a força da categoria que fara as mudanças.

  50. E isso mesmo… parabéns a todos os colegas que estão lutando por uma educação com mais dignidade…
    Precisamos rever quem é o governante louco… ou seria LOBO EM PELE DE CORDEIRO..

  51. Temos que mostrar que: nós professores somo unidos sim!E essa é a hora de vestirmos de vez nossa camisa em prol de uma EDUCAÇÃO que anseia mudanças, mas para o melhor da população, não podemos regredir no tempo, não podemos baixar nossas cabeças engolir guela abaixo leis que tentam desmontar com nossa classe! PROFESSORES UNIDOS, JAMAIS SERÃO VENCIDOS!!! BORA LUTAR!!!

  52. Político só tem medo do povo na rua..Estamos juntos!!!

  53. Paraná todo unido contra esse tirano fora Beto Richa,vicê não representa a educação do Paraná

    • primeiro dia de aula.mas apoio os professores e funcionários como prof,e mãe.força deus abençoe.

    • Os professores do parana votaram em massa no atual governador,tao satisfeitos que estavam o elegeram ja no primeiro turno!A populacao do parana tambem!Agora arquem com as consequencias!!!Protesto se faz votando,agora n adianta chorar…

    • E AINDA POR CIMA A FILHINHA DA VICE-GOVERNADORA QUE SEMPRE ARRANJA CABIDES DE EMPREGO PRA SEUS FAMILIARES É CONTRA A EDUCAÇÃO E SUAS MELHORIAS,TUDO FARINHA DO MESMO SACO,LIXOS POLÍTICOS QUE ILUDEM A CABEÇA DO POVO PARANAENSE